DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
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APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, teve seu Mestrado recomendado e credenciado pela CAPES conforme parecer Nº CAA/CTC/11, 9 de abril de 1999 e seu Doutorado, homologado pelo CNE/ Portaria MEC 1045, em 18/08/2010. O PPGED forma pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolve estudos e pesquisas na área, em âmbito nacional e internacional.
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa que por sua vez possuem grupos de pesquisas e de estudos. Os projetos de pesquisa, as disciplinas e os seminários são componentes básicos dos grupos de pesquisas e das LPs. A pesquisa científica subsidia e dá especificidade às linhas, que por sua vez se articulam em grupos conforme as temáticas de investigação. Nas LPs são aprofundadas categorias metodológicas e definidas as orientações dos alunos, a organização dos seminários de dissertação e os estudos avançados em educação. As LPs que constituem o Programa, desde sua origem, já estão consolidadas em dois campos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Essas duas LPs se completam e se fortalecem no debate acadêmico interno do Programa.
O corpo docente do programa é composto de pesquisadores em Educação, professores permanentes e professores colaboradores.
Objetivos
• - Formar educadores com capacidade investigativa critica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica
• - Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
• - Produzir conhecimento em educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
• - Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
Público Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas interessados na pesquisa em educação.
Perfil do Profissional
O perfil do profissional a ser formado decorre dos objetivos do programa, destacando-se as seguintes capacidades: ser pesquisador com autonomia intelectual e critica perante as questões sociais brasileiras; ser capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social; estar familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolveu a investigação; estar preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas destacam-se: a formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político – pedagógico, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, reformas educacionais contemporâneas, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
- Estado e políticas educacionais;
- Formação e trabalho de profissionais da educação: políticas e demandas sociais;
- Políticas públicas e gestão da educação;
- Políticas públicas na construção dos saberes educacionais.
LINHA DE PESQUISA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A linha de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar. As práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, conhecimento escolar tecnologia educacional, história das práticas escolares e formação de professores.
O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, teve seu Mestrado recomendado e credenciado pela CAPES conforme parecer Nº CAA/CTC/11, 9 de abril de 1999 e seu Doutorado, homologado pelo CNE/ Portaria MEC 1045, em 18/08/2010. O PPGED forma pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolve estudos e pesquisas na área, em âmbito nacional e internacional.
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa que por sua vez possuem grupos de pesquisas e de estudos. Os projetos de pesquisa, as disciplinas e os seminários são componentes básicos dos grupos de pesquisas e das LPs. A pesquisa científica subsidia e dá especificidade às linhas, que por sua vez se articulam em grupos conforme as temáticas de investigação. Nas LPs são aprofundadas categorias metodológicas e definidas as orientações dos alunos, a organização dos seminários de dissertação e os estudos avançados em educação. As LPs que constituem o Programa, desde sua origem, já estão consolidadas em dois campos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Essas duas LPs se completam e se fortalecem no debate acadêmico interno do Programa.
O corpo docente do programa é composto de pesquisadores em Educação, professores permanentes e professores colaboradores.
Objetivos
• - Formar educadores com capacidade investigativa critica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica
• - Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
• - Produzir conhecimento em educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
• - Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
Público Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas interessados na pesquisa em educação.
Perfil do Profissional
O perfil do profissional a ser formado decorre dos objetivos do programa, destacando-se as seguintes capacidades: ser pesquisador com autonomia intelectual e critica perante as questões sociais brasileiras; ser capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social; estar familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolveu a investigação; estar preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas destacam-se: a formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político – pedagógico, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, reformas educacionais contemporâneas, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
- Estado e políticas educacionais;
- Formação e trabalho de profissionais da educação: políticas e demandas sociais;
- Políticas públicas e gestão da educação;
- Políticas públicas na construção dos saberes educacionais.
LINHA DE PESQUISA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A linha de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar. As práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, conhecimento escolar tecnologia educacional, história das práticas escolares e formação de professores.
O Formato Curricular do Doutorado
Apresenta-se do seguinte modo: Disciplinas obrigatórias: Pesquisa em Educação: aprofundamentos teórico-metodológicos (4 créditos) e Educação Brasileira: aprofundamentos teórico-metodológicos (4 créditos); Seminários Avançados (proposto e cada semestre); Gestão da Educação e Formação Humana (4 créditos); Teoria da Justiça e Políticas Educacionais (4 créditos); Cultura Escolar e Práticas Pedagógicas (4 créditos); Políticas e Educação em Gramsci (4 créditos); Indisciplina escolar na Educação Contemporânea (4 créditos); Educação e Escola Pública do Campo no Brasil (4 créditos); História e Historiografia da Educação (4 créditos) e História de Instituições Escolares (4 créditos) . Cada crédito corresponde a 15 horas/aula. Ao lado das disciplinas acontecerão as Atividades de Pesquisa que poderão ser realizadas com o próprio orientador da tese, no contexto das atividades do Grupo de Pesquisa, ou com outro docente pesquisador do Programa.
Apresenta-se do seguinte modo: Disciplinas obrigatórias: Pesquisa em Educação: aprofundamentos teórico-metodológicos (4 créditos) e Educação Brasileira: aprofundamentos teórico-metodológicos (4 créditos); Seminários Avançados (proposto e cada semestre); Gestão da Educação e Formação Humana (4 créditos); Teoria da Justiça e Políticas Educacionais (4 créditos); Cultura Escolar e Práticas Pedagógicas (4 créditos); Políticas e Educação em Gramsci (4 créditos); Indisciplina escolar na Educação Contemporânea (4 créditos); Educação e Escola Pública do Campo no Brasil (4 créditos); História e Historiografia da Educação (4 créditos) e História de Instituições Escolares (4 créditos) . Cada crédito corresponde a 15 horas/aula. Ao lado das disciplinas acontecerão as Atividades de Pesquisa que poderão ser realizadas com o próprio orientador da tese, no contexto das atividades do Grupo de Pesquisa, ou com outro docente pesquisador do Programa.
Do candidato ao DOUTORADO será exigida, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do Programa do PPGEd dos seguintes documentos:
a) Ficha de inscrição.
b) 2 fotos 3 x 4, recentes.
c) Fotocópia do documento de identidade.
d) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC.
e) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de Mestrado recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC.
f) Currículo Lattes (modelo completo em duas vias).
g) Projeto de Pesquisa.
h) Memorial.
i) 1 exemplar da dissertação de Mestrado.
a) Ficha de inscrição.
b) 2 fotos 3 x 4, recentes.
c) Fotocópia do documento de identidade.
d) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC.
e) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de Mestrado recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC.
f) Currículo Lattes (modelo completo em duas vias).
g) Projeto de Pesquisa.
h) Memorial.
i) 1 exemplar da dissertação de Mestrado.
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