DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:840 Horas
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
HISTÓRICO
A melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem em todos os níveis tem sido pauta de amplo debate que a sociedade brasileira tem feito a respeito da Educação. Este fato é consubstanciado nas ações do Ministério da Educação, das Secretarias estaduais e municipais e da CAPES. A Universidade tem, evidentemente, papel essencial no atendimento a essa demanda.
A UNIBAN Brasil, tem se destacado como uma das universidades particulares que têm progressivamente aumentado o grau de qualidade de seus cursos, em ação cada vez mais efetiva na contratação de professores titulados e no investimento em sua infra-estrutura.
Todavia, para alcançar a qualidade no nível pretendido, essa instituição considera que suas atividades no campo do ensino e da aprendizagem devem estar necessariamente associadas às atividades relativas à pesquisa. Para tanto, conta com um Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa, com estatuto de Pró-Reitoria, articulada a uma comissão científica e a uma de ética.
A opção da UNIBAN Brasil pela abertura dos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Educação Matemática deve-se, entre outros, aos seguintes fatores:
• a necessidade e a importância social da formação qualificada do professor de Matemática em atividade na Educação Básica, que se traduz em uma forte demanda por programas de pós-graduação que levem os professores de volta à universidade;
• a necessidade de formar pesquisadores de alto nível em Educação Matemática;
• a demanda identificada nos recentes congressos de Educação Matemática e nos cursos de formação continuada para professores de Matemática da rede pública paulista de ensino;
• a demanda reconhecida pela CAPES, que criou a área de Ensino de Ciências e Matemática;
• o número relativamente pequeno de cursos stricto sensu em Educação Matemática no país, dada a dimensão do professorado do ensino básico e do superior e a necessidade de qualificação desses recursos humanos.
• a existência de professores que demonstram potencial para a produção de pesquisa em ensino e em aprendizagem de Matemática e o exercício de papéis centrais de liderança nos sistemas que oferecem a Educação Básica;
• a possibilidade de oferecimento de vagas voltadas para a formação de professores em serviço, em articulação e cooperação com os sistemas de ensino.
Assim, a UNIBAN Brasil por entender que tem compromisso institucional em partilhar desse objetivo da educação brasileira que é a qualificação de professores e pesquisadores em Educação Matemática, contratou em 2006, um grupo de professores pesquisadores liderados pela professora Tânia Maria Mendonça Campos para instalar o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Essa professora não só analisou o currículo de docentes da UNIBAN, como consultou grupos de pesquisa que são referência nas linhas em implantação, para que viessem constituir novo espaço de investigação. Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – mestrado acadêmico e doutorado – dessa Universidade foi criado a partir de um grupo sólido de pesquisadores com larga experiência conjunta, não se tratando, portanto, de um programa cujos docentes teriam ainda que estabelecer relações iniciais para formar os grupos de pesquisa.
Uma prova disso é a larga inserção nacional e internacional do Programa: grandes nomes da Educação Matemática têm dado cursos ou palestras em nosso programa. Além disso, o Programa conta com 15 professores colaboradores – nacionais e internacionais – que visitam o Programa ministrando seminários, workshops, discutindo os trabalhos de pesquisa em andamento e desenvolvendo atividades de pesquisa com membros do corpo docente.
Em 2008 o Programa recebeu a visita de cinco colaboradores internacionais. Em 2009 o Programa recebeu a visita de mais cinco professores colaboradores internacionais. Trabalha-se com a meta de mais cinco visitas de professores colaboradores para o ano de 2010.
Deste modo, todos os quinze colaboradores terão desenvolvido atividades presenciais e a distância nos cursos. Particularmente, em 2009, os cinco professores colaboradores: Célia Hoyles, Richard Noss, Maria de Lurdes Marques Serrazina, Terezinha Nunes e Peter Bryant, também denominados de professores visitantes, tendo em vista que os mesmos foram liberados por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral para o desenvolvimento com o corpo docente de projetos de pesquisa e/ou atividades de ensino.
Além disso, o Programa recebeu mais três professores visitantes: Guy Brousseau, Michele Artigue e Jana Trgalová. Em 2010, receberá mais dois professores visitantes: Raymond Duval, de agosto a novembro e Arthur Powell, de maio a agosto. Assim, este Programa tem como marca um forte intercâmbio nacional e internacional, que inclusive, vai além de apenas os professores colaboradores e vistantes, como será descrito a seguir. Foram convidados para ministrar cursos pela Escola de Altos Estudos da CAPES no Programa, os professores laureados com as medalhas Félix Klein e Hans Freudenthal. Em dezembro de 2008 ocorreu o curso do professor Jeremy Kilpatrick, em 2009, os cursos dos professores Guy Brousseau e Celia Hoyles. E estão programados até março 2011, cursos com os professores Paul Cobb e Anna Sfard, além do professor Ubiratan D’Ámbrosio, que já é membro do corpo docente permanente.
Os cursos ministrados foram transmitidos via internet com tradução simultânea, editados em DVD e com matrículas gratuitas para qualquer estudante de pós-graduação da área. O material está disponível para consulta no IREM UNIBAN– Instituto de Pesquisa no Ensino de Matemática. Em outubro de 2009, foi possível juntar o professor Ubiratan D’Ambrosio com os outros dois ganhadores da medalha Félix Klein: professor Guy Brousseau (2003) e professor Jeremy Kilpatrick (2007), num painel intitulado: “Rumos da Educação Matemática”. Esse painel foi o ponto culminante do II SIEMAT – Seminário Internacional de Educação Matemática, evento promovido pela UNIBAN que contou com a presença de importantes professores da área, a saber: Barbara Jaworski, Nilson José Machado, Antônio Vicente Marafioti Garnica, Lisbeth Kaiserlian Cordani, Jana Trgalová, Angel Ruiz Zuñiga, Victor Augusto Giraldo, Maria Tereza Carneiro Soares, Aldaíza Sposati, Roberto Nardi e Maria de Lurdes Marques Serrazina.
Em termos de eventos científicos, ainda no início de 2009, o Programa realizou o II Workshop Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, sob o tema “Campos Multiplicativos e Aspectos Psicológicos no Ensino de Matemática nas Séries Iniciais”, liderado pelos professores colaboradores e visitantes: Terezinha Nunes e Peter Bryant, ambos da Oxford University.
O Programa também recebeu a visita dos professores Dario Fiorentini, Luis Radford, Stephen Hegedus, Regina Pavanello, Jonei Cerqueira Barbosa, Renaud D’Enferd, François Jaquet, Lucia Grugnetti, Richard Noss e Michèle Artigue os quais desenvolveram atividades de pesquisa, participaram de mesas redondas, seminários e palestras para os estudantes do Programa. Os professores David Tall (University of Warwick), Salvador Lliñares (Universidade de Alicante), Arthur Powell (University of Rutgers) e Monica Rabello (Universidade Estácio de Sá) ministraram video-conferências. Todas as palestras, divulgadas no site, foram abertas gratuitamente ao público em geral.
APRESENTAÇÃO
Proposta
O curso de Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN tem por finalidade a formação de um doutor capaz de desenvolver pesquisas e produzir novos conhecimentos na área. Além disso, propõe-se também a preparar o egresso para atuar como docente nos diferentes níveis de ensino e em cursos de formação continuada de professores de Matemática. Tem por finalidade, ainda, prepará-lo para assessorar instituições quanto ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O estudante tem até 8 semestres para integralizar os créditos correspondentes a 10 disciplinas, prestar exame de qualificação e entregar a tese de Doutorado para defesa perante uma banca examinadora. Para obtenção desses créditos, o doutorando deve cumprir duas (2) disciplinas obrigatoriamente de conhecimento matemático, sem considerar aquelas já cursadas no Mestrado; Metodologia de Pesquisa II; uma (1) disciplina vinculada à linha de pesquisa em que ele se insere, Seminários de Pesquisa I e II, Tópicos de Pesquisa em Educação Matemática I e II; e duas (2) disciplinas optativas.
Objetivos
O Curso de Doutorado em Educação Matemática propõe-se à formação de pesquisadores capazes de realizar investigações aprofundadas na área de Educação Matemática. Em particular, tem por objetivo preparar pesquisadores, em um ambiente rico de pesquisa, com a finalidade de obtenção do título de doutor, criando oportunidades de desenvolvimento de uma sólida formação científica, que os torne capazes de atuar no Ensino Superior, de produzir novos conhecimentos, e de participar, de maneira crítica, construtiva e transformadora, da definição e implementação de políticas públicas na área de Educação Matemática. Assim sendo, o perfil do profissional que se deseja formar é o de um pesquisador que, por meio de sua atuação como professor e de sua produção acadêmico-científica e profissional, contribua para o desenvolvimento da área de Educação Matemática.
Público-alvo
Professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. Pesquisadores que se interessam em investigar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e o uso das tecnologias nesse processo, investigar a formação de professores de Matemática ou a história da Matemática Escolar no Brasil.
Exigências Mínimas
Para inscrever-se no programa de doutorado em Educação Matemática, o candidato deve possuir diploma de Mestre em Matemática, Mestre em Educação Matemática ou em áreas afins, a critério do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Caso o candidato ainda não possua o diploma no ato da inscrição, ele poderá apresentar o certificado de conclusão do curso.
Infra-estrutura
O programa conta com salas de aula com lousa inteligente, laboratórios de Educação Matemática e de Informática com o uso de softwares educacionais e outros materiais didáticos. Os recursos tecnológicos são utilizados de maneira integrada no processo de formação do mestrando, para garantir o desenvolvimento de competências que possibilitem a incorporação desses recursos em sua futura prática docente. O programa utiliza as bibliotecas da UNIBAN que têm um acervo adequado às linhas de pesquisa do Programa. Além disso, conta com bases de dados nacionais e internacionais tais como Portal CAPES, EBSCO, British Library, possibilitando acesso atualizado às fontes de informação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração Educação Matemática caracteriza-se por estudos e pesquisas que problematizam a Matemática e sua função na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As investigações que envolvem questões relativas aos processos didáticos, e aos fenômenos que estes originam, buscam compreender as relações entre saberes científicos e saberes escolares, e não se limitam a simples identificação de técnicas de ensino. A produção desses saberes deve ser considerada em contexto, fundamentada em suas dimensões histórica, política e social, bem como relacionada às tecnologias disponíveis.
A Educação Matemática está constituída como um campo de pesquisa, no sentido do desenvolvimento de investigação crítica e sistemática, visando produzir conhecimento, cujos objetos incluem:
• a natureza do conhecimento em Educação Matemática: seus conceitos, teorias, objetivos e resultados;
• a natureza da pesquisa em Educação Matemática: sua epistemologia, bases teóricas e filosóficas, suas metodologias e critérios de validação e avaliação;
• as instituições sociais da Educação Matemática: conferências, organizações, centros de pesquisa, revistas/periódicos, principais protagonistas.
Neste campo, as práticas associadas à Educação Matemática incluem diversos elementos e fatores, com destaque para:
• o desenvolvimento de diferentes paradigmas e metodologias de pesquisa em Educação Matemática;
• a natureza do conhecimento matemático e do conhecimento escolar;
• o ensino e aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior); bem como a aprendizagem da Matemática fora do contexto escolar;
• a identificação das diferentes abordagens de ensino e suas influências nos currículos escolares dos diferentes níveis, assim como dos objetivos associados ao ensino de Matemática e à Educação escolar;
• o design de materiais e cenários de aprendizagem de Matemática;
• as trajetórias de aprendizagem associadas a contextos matemáticos particulares;
• o estudos das tendências em pesquisa em Educação Matemática para professores que ensinam Matemática, com atenção às tecnologias e aos recursos de ensino (textos, materiais, ferramentas digitais, etc.).
LINHAS DE PESQUISA
As dissertações de mestrados serão desenvolvidas dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa, quais sejam:
Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações
Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática e diversos referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.
Tecnologias Digitais e Educação Matemática
Essa linha de pesquisa tem como foco investigar as novas oportunidades que as tecnologias digitais podem oferecer à Educação Matemática. A linha considera como a tecnologia nos desafia a repensar os fundamentos do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diferentes graus de ensino e como a natureza e objetivos de Educação Matemática se transformam na sociedade tecnológica. Os estudos contemplam questões tais como: o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática permitirá um acesso mais democrático ao desenvolvimento de certos tópicos e competências matemáticas ou poderá prejudicar a alfabetização matemática dos estudantes? Os estudos têm ainda por objeto a análise das mudanças no papel do professor e possíveis abordagens de ensino na presença de ferramentas tecnológicas, incluindo a Educação a Distância. As investigações priorizam também o design de ambientes tecnológicos para atender uma gama diversa de alunos, com necessidades distintas e diferentes acessos para campos sensoriais.
Formação de professores que ensinam Matemática
Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam Matemática, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de educadores e suas implicações na área de Educação Matemática. Desse modo, esta linha deverá contribuir para a construção de referenciais de análise da formação de profissionais dessa área, frente às inovações curriculares que vêm sendo propostas e às transformações do mundo do trabalho.
Tendências Internacionais da História e da Filosofia da Matemática e seus reflexos na Educação Matemática
Esta linha de pesquisa tem como finalidades: um estudo interdisciplinar e intercultural, examinando a evolução histórica das idéias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores sócio-culturais e ambientais influenciando a educação matemática. Especial atenção é dada à etnomatemática e à dinâmica dos encontros culturais. São destaques a geração (aspectos cognitivos), a organização intelectual (epistemologia) e social (história) e a difusão (sistemas educacionais e popularização, incluindo tecnologia e mídia) das idéias matemáticas. Particular atenção é dada às tendências da Educação em todo o mundo, com atenção especial para o Ensino da Matemática.
Educação Matemática Inclusiva
A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.
A melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem em todos os níveis tem sido pauta de amplo debate que a sociedade brasileira tem feito a respeito da Educação. Este fato é consubstanciado nas ações do Ministério da Educação, das Secretarias estaduais e municipais e da CAPES. A Universidade tem, evidentemente, papel essencial no atendimento a essa demanda.
A UNIBAN Brasil, tem se destacado como uma das universidades particulares que têm progressivamente aumentado o grau de qualidade de seus cursos, em ação cada vez mais efetiva na contratação de professores titulados e no investimento em sua infra-estrutura.
Todavia, para alcançar a qualidade no nível pretendido, essa instituição considera que suas atividades no campo do ensino e da aprendizagem devem estar necessariamente associadas às atividades relativas à pesquisa. Para tanto, conta com um Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa, com estatuto de Pró-Reitoria, articulada a uma comissão científica e a uma de ética.
A opção da UNIBAN Brasil pela abertura dos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Educação Matemática deve-se, entre outros, aos seguintes fatores:
• a necessidade e a importância social da formação qualificada do professor de Matemática em atividade na Educação Básica, que se traduz em uma forte demanda por programas de pós-graduação que levem os professores de volta à universidade;
• a necessidade de formar pesquisadores de alto nível em Educação Matemática;
• a demanda identificada nos recentes congressos de Educação Matemática e nos cursos de formação continuada para professores de Matemática da rede pública paulista de ensino;
• a demanda reconhecida pela CAPES, que criou a área de Ensino de Ciências e Matemática;
• o número relativamente pequeno de cursos stricto sensu em Educação Matemática no país, dada a dimensão do professorado do ensino básico e do superior e a necessidade de qualificação desses recursos humanos.
• a existência de professores que demonstram potencial para a produção de pesquisa em ensino e em aprendizagem de Matemática e o exercício de papéis centrais de liderança nos sistemas que oferecem a Educação Básica;
• a possibilidade de oferecimento de vagas voltadas para a formação de professores em serviço, em articulação e cooperação com os sistemas de ensino.
Assim, a UNIBAN Brasil por entender que tem compromisso institucional em partilhar desse objetivo da educação brasileira que é a qualificação de professores e pesquisadores em Educação Matemática, contratou em 2006, um grupo de professores pesquisadores liderados pela professora Tânia Maria Mendonça Campos para instalar o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Essa professora não só analisou o currículo de docentes da UNIBAN, como consultou grupos de pesquisa que são referência nas linhas em implantação, para que viessem constituir novo espaço de investigação. Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – mestrado acadêmico e doutorado – dessa Universidade foi criado a partir de um grupo sólido de pesquisadores com larga experiência conjunta, não se tratando, portanto, de um programa cujos docentes teriam ainda que estabelecer relações iniciais para formar os grupos de pesquisa.
Uma prova disso é a larga inserção nacional e internacional do Programa: grandes nomes da Educação Matemática têm dado cursos ou palestras em nosso programa. Além disso, o Programa conta com 15 professores colaboradores – nacionais e internacionais – que visitam o Programa ministrando seminários, workshops, discutindo os trabalhos de pesquisa em andamento e desenvolvendo atividades de pesquisa com membros do corpo docente.
Em 2008 o Programa recebeu a visita de cinco colaboradores internacionais. Em 2009 o Programa recebeu a visita de mais cinco professores colaboradores internacionais. Trabalha-se com a meta de mais cinco visitas de professores colaboradores para o ano de 2010.
Deste modo, todos os quinze colaboradores terão desenvolvido atividades presenciais e a distância nos cursos. Particularmente, em 2009, os cinco professores colaboradores: Célia Hoyles, Richard Noss, Maria de Lurdes Marques Serrazina, Terezinha Nunes e Peter Bryant, também denominados de professores visitantes, tendo em vista que os mesmos foram liberados por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral para o desenvolvimento com o corpo docente de projetos de pesquisa e/ou atividades de ensino.
Além disso, o Programa recebeu mais três professores visitantes: Guy Brousseau, Michele Artigue e Jana Trgalová. Em 2010, receberá mais dois professores visitantes: Raymond Duval, de agosto a novembro e Arthur Powell, de maio a agosto. Assim, este Programa tem como marca um forte intercâmbio nacional e internacional, que inclusive, vai além de apenas os professores colaboradores e vistantes, como será descrito a seguir. Foram convidados para ministrar cursos pela Escola de Altos Estudos da CAPES no Programa, os professores laureados com as medalhas Félix Klein e Hans Freudenthal. Em dezembro de 2008 ocorreu o curso do professor Jeremy Kilpatrick, em 2009, os cursos dos professores Guy Brousseau e Celia Hoyles. E estão programados até março 2011, cursos com os professores Paul Cobb e Anna Sfard, além do professor Ubiratan D’Ámbrosio, que já é membro do corpo docente permanente.
Os cursos ministrados foram transmitidos via internet com tradução simultânea, editados em DVD e com matrículas gratuitas para qualquer estudante de pós-graduação da área. O material está disponível para consulta no IREM UNIBAN– Instituto de Pesquisa no Ensino de Matemática. Em outubro de 2009, foi possível juntar o professor Ubiratan D’Ambrosio com os outros dois ganhadores da medalha Félix Klein: professor Guy Brousseau (2003) e professor Jeremy Kilpatrick (2007), num painel intitulado: “Rumos da Educação Matemática”. Esse painel foi o ponto culminante do II SIEMAT – Seminário Internacional de Educação Matemática, evento promovido pela UNIBAN que contou com a presença de importantes professores da área, a saber: Barbara Jaworski, Nilson José Machado, Antônio Vicente Marafioti Garnica, Lisbeth Kaiserlian Cordani, Jana Trgalová, Angel Ruiz Zuñiga, Victor Augusto Giraldo, Maria Tereza Carneiro Soares, Aldaíza Sposati, Roberto Nardi e Maria de Lurdes Marques Serrazina.
Em termos de eventos científicos, ainda no início de 2009, o Programa realizou o II Workshop Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, sob o tema “Campos Multiplicativos e Aspectos Psicológicos no Ensino de Matemática nas Séries Iniciais”, liderado pelos professores colaboradores e visitantes: Terezinha Nunes e Peter Bryant, ambos da Oxford University.
O Programa também recebeu a visita dos professores Dario Fiorentini, Luis Radford, Stephen Hegedus, Regina Pavanello, Jonei Cerqueira Barbosa, Renaud D’Enferd, François Jaquet, Lucia Grugnetti, Richard Noss e Michèle Artigue os quais desenvolveram atividades de pesquisa, participaram de mesas redondas, seminários e palestras para os estudantes do Programa. Os professores David Tall (University of Warwick), Salvador Lliñares (Universidade de Alicante), Arthur Powell (University of Rutgers) e Monica Rabello (Universidade Estácio de Sá) ministraram video-conferências. Todas as palestras, divulgadas no site, foram abertas gratuitamente ao público em geral.
APRESENTAÇÃO
Proposta
O curso de Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN tem por finalidade a formação de um doutor capaz de desenvolver pesquisas e produzir novos conhecimentos na área. Além disso, propõe-se também a preparar o egresso para atuar como docente nos diferentes níveis de ensino e em cursos de formação continuada de professores de Matemática. Tem por finalidade, ainda, prepará-lo para assessorar instituições quanto ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O estudante tem até 8 semestres para integralizar os créditos correspondentes a 10 disciplinas, prestar exame de qualificação e entregar a tese de Doutorado para defesa perante uma banca examinadora. Para obtenção desses créditos, o doutorando deve cumprir duas (2) disciplinas obrigatoriamente de conhecimento matemático, sem considerar aquelas já cursadas no Mestrado; Metodologia de Pesquisa II; uma (1) disciplina vinculada à linha de pesquisa em que ele se insere, Seminários de Pesquisa I e II, Tópicos de Pesquisa em Educação Matemática I e II; e duas (2) disciplinas optativas.
Objetivos
O Curso de Doutorado em Educação Matemática propõe-se à formação de pesquisadores capazes de realizar investigações aprofundadas na área de Educação Matemática. Em particular, tem por objetivo preparar pesquisadores, em um ambiente rico de pesquisa, com a finalidade de obtenção do título de doutor, criando oportunidades de desenvolvimento de uma sólida formação científica, que os torne capazes de atuar no Ensino Superior, de produzir novos conhecimentos, e de participar, de maneira crítica, construtiva e transformadora, da definição e implementação de políticas públicas na área de Educação Matemática. Assim sendo, o perfil do profissional que se deseja formar é o de um pesquisador que, por meio de sua atuação como professor e de sua produção acadêmico-científica e profissional, contribua para o desenvolvimento da área de Educação Matemática.
Público-alvo
Professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. Pesquisadores que se interessam em investigar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e o uso das tecnologias nesse processo, investigar a formação de professores de Matemática ou a história da Matemática Escolar no Brasil.
Exigências Mínimas
Para inscrever-se no programa de doutorado em Educação Matemática, o candidato deve possuir diploma de Mestre em Matemática, Mestre em Educação Matemática ou em áreas afins, a critério do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Caso o candidato ainda não possua o diploma no ato da inscrição, ele poderá apresentar o certificado de conclusão do curso.
Infra-estrutura
O programa conta com salas de aula com lousa inteligente, laboratórios de Educação Matemática e de Informática com o uso de softwares educacionais e outros materiais didáticos. Os recursos tecnológicos são utilizados de maneira integrada no processo de formação do mestrando, para garantir o desenvolvimento de competências que possibilitem a incorporação desses recursos em sua futura prática docente. O programa utiliza as bibliotecas da UNIBAN que têm um acervo adequado às linhas de pesquisa do Programa. Além disso, conta com bases de dados nacionais e internacionais tais como Portal CAPES, EBSCO, British Library, possibilitando acesso atualizado às fontes de informação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração Educação Matemática caracteriza-se por estudos e pesquisas que problematizam a Matemática e sua função na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As investigações que envolvem questões relativas aos processos didáticos, e aos fenômenos que estes originam, buscam compreender as relações entre saberes científicos e saberes escolares, e não se limitam a simples identificação de técnicas de ensino. A produção desses saberes deve ser considerada em contexto, fundamentada em suas dimensões histórica, política e social, bem como relacionada às tecnologias disponíveis.
A Educação Matemática está constituída como um campo de pesquisa, no sentido do desenvolvimento de investigação crítica e sistemática, visando produzir conhecimento, cujos objetos incluem:
• a natureza do conhecimento em Educação Matemática: seus conceitos, teorias, objetivos e resultados;
• a natureza da pesquisa em Educação Matemática: sua epistemologia, bases teóricas e filosóficas, suas metodologias e critérios de validação e avaliação;
• as instituições sociais da Educação Matemática: conferências, organizações, centros de pesquisa, revistas/periódicos, principais protagonistas.
Neste campo, as práticas associadas à Educação Matemática incluem diversos elementos e fatores, com destaque para:
• o desenvolvimento de diferentes paradigmas e metodologias de pesquisa em Educação Matemática;
• a natureza do conhecimento matemático e do conhecimento escolar;
• o ensino e aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior); bem como a aprendizagem da Matemática fora do contexto escolar;
• a identificação das diferentes abordagens de ensino e suas influências nos currículos escolares dos diferentes níveis, assim como dos objetivos associados ao ensino de Matemática e à Educação escolar;
• o design de materiais e cenários de aprendizagem de Matemática;
• as trajetórias de aprendizagem associadas a contextos matemáticos particulares;
• o estudos das tendências em pesquisa em Educação Matemática para professores que ensinam Matemática, com atenção às tecnologias e aos recursos de ensino (textos, materiais, ferramentas digitais, etc.).
LINHAS DE PESQUISA
As dissertações de mestrados serão desenvolvidas dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa, quais sejam:
Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações
Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática e diversos referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.
Tecnologias Digitais e Educação Matemática
Essa linha de pesquisa tem como foco investigar as novas oportunidades que as tecnologias digitais podem oferecer à Educação Matemática. A linha considera como a tecnologia nos desafia a repensar os fundamentos do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diferentes graus de ensino e como a natureza e objetivos de Educação Matemática se transformam na sociedade tecnológica. Os estudos contemplam questões tais como: o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática permitirá um acesso mais democrático ao desenvolvimento de certos tópicos e competências matemáticas ou poderá prejudicar a alfabetização matemática dos estudantes? Os estudos têm ainda por objeto a análise das mudanças no papel do professor e possíveis abordagens de ensino na presença de ferramentas tecnológicas, incluindo a Educação a Distância. As investigações priorizam também o design de ambientes tecnológicos para atender uma gama diversa de alunos, com necessidades distintas e diferentes acessos para campos sensoriais.
Formação de professores que ensinam Matemática
Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam Matemática, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de educadores e suas implicações na área de Educação Matemática. Desse modo, esta linha deverá contribuir para a construção de referenciais de análise da formação de profissionais dessa área, frente às inovações curriculares que vêm sendo propostas e às transformações do mundo do trabalho.
Tendências Internacionais da História e da Filosofia da Matemática e seus reflexos na Educação Matemática
Esta linha de pesquisa tem como finalidades: um estudo interdisciplinar e intercultural, examinando a evolução histórica das idéias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores sócio-culturais e ambientais influenciando a educação matemática. Especial atenção é dada à etnomatemática e à dinâmica dos encontros culturais. São destaques a geração (aspectos cognitivos), a organização intelectual (epistemologia) e social (história) e a difusão (sistemas educacionais e popularização, incluindo tecnologia e mídia) das idéias matemáticas. Particular atenção é dada às tendências da Educação em todo o mundo, com atenção especial para o Ensino da Matemática.
Educação Matemática Inclusiva
A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.
DISCIPLINAS:
Metodologia de Pesquisa II
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
Tópicos de Pesquisa I
Tópicos de Pesquisa II
Tópicos Fundamentais de Álgebra
Tópicos Fundamentais de Álgebra Linear
Tópicos Fundamentais de Análise
Tópicos Fundamentais de Geometria
Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística
A Teoria da Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática
Desenvolvimento Curricular de Matemática
Formação e Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
Didática da Álgebra
Didática da Geometria
Didática do Cálculo
Educação Matemática e a Integração de Novas Tecnologias
Educação Matemática e Inclusão
Estatística para Pesquisa em Educação Matemática
Fundamentos da Didática da Matemática
História da Matemática Escolar no Brasil
Seminários Avançados
Tendências em Educação Matemática
Teorias da Aprendizagem
Tópicos em Pensamento Matemático Avançado
Metodologia de Pesquisa II
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
Tópicos de Pesquisa I
Tópicos de Pesquisa II
Tópicos Fundamentais de Álgebra
Tópicos Fundamentais de Álgebra Linear
Tópicos Fundamentais de Análise
Tópicos Fundamentais de Geometria
Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística
A Teoria da Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática
Desenvolvimento Curricular de Matemática
Formação e Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
Didática da Álgebra
Didática da Geometria
Didática do Cálculo
Educação Matemática e a Integração de Novas Tecnologias
Educação Matemática e Inclusão
Estatística para Pesquisa em Educação Matemática
Fundamentos da Didática da Matemática
História da Matemática Escolar no Brasil
Seminários Avançados
Tendências em Educação Matemática
Teorias da Aprendizagem
Tópicos em Pensamento Matemático Avançado
EXAME DE SELEÇÃO
Para inscrever-se no Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN o candidato deverá apresentar, além dos documentos pessoais e currículo Lattes, um projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo do curso com a finalidade de compor sua tese de doutorado. Exige-se, também, uma carta justificativa apresentando as razões da opção pelo Programa e pela linha de pesquisa. Após a análise dos documentos, o candidato será entrevistado por dois professores do doutorado visando verificar sua disponibilidade de cursar as disciplinas oferecidas, identificar conhecimentos e leituras sobre temas referentes à Educação Matemática e eventuais esclarecimentos sobre o projeto apresentado. Para a avaliação desse projeto serão analisadas as justificativas, consistência e coerência entre o interesse do tema de estudo descrito e a área de concentração do Programa. Cada candidato terá uma pontuação – de zero a dez – em cada um dos três instrumentos: projeto, entrevista e análise de documentos.
Para inscrever-se no Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN o candidato deverá apresentar, além dos documentos pessoais e currículo Lattes, um projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo do curso com a finalidade de compor sua tese de doutorado. Exige-se, também, uma carta justificativa apresentando as razões da opção pelo Programa e pela linha de pesquisa. Após a análise dos documentos, o candidato será entrevistado por dois professores do doutorado visando verificar sua disponibilidade de cursar as disciplinas oferecidas, identificar conhecimentos e leituras sobre temas referentes à Educação Matemática e eventuais esclarecimentos sobre o projeto apresentado. Para a avaliação desse projeto serão analisadas as justificativas, consistência e coerência entre o interesse do tema de estudo descrito e a área de concentração do Programa. Cada candidato terá uma pontuação – de zero a dez – em cada um dos três instrumentos: projeto, entrevista e análise de documentos.
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