Especialização em Alfabetização e Cultura Escrita na Educação e no Ensino Fundamental: Perspectivas e Críticas (Mogi das Cruzes, São Paulo)
Universidade de Mogi das Cruzes
DFP_
Localização:Mogi das Cruzes - São Paulo
Duração:14 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos:
- Formar pedagogos e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, intervindo sobre o processo de ensino e aprendizagem da cultura escrita.
- Discutir as concepções e teorias orientadoras dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita sob uma perspectiva crítica.
- Possibilitar uma sólida estrutura teórico-prática que embase a atuação profissional voltada para a reflexão e compreensão acerca dos elementos que configuram o processo de escolarização, especialmente em termos da leitura e da escrita.
Público-Alvo:
Profissionais graduados, pedagogos, educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos com o atendimento educacional.
- Formar pedagogos e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, intervindo sobre o processo de ensino e aprendizagem da cultura escrita.
- Discutir as concepções e teorias orientadoras dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita sob uma perspectiva crítica.
- Possibilitar uma sólida estrutura teórico-prática que embase a atuação profissional voltada para a reflexão e compreensão acerca dos elementos que configuram o processo de escolarização, especialmente em termos da leitura e da escrita.
Público-Alvo:
Profissionais graduados, pedagogos, educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos com o atendimento educacional.
Disciplinas:
Democratização da Educação: aspectos filosóficos e históricos
Políticas Públicas em Educação: legislação e financiamento
Psicologia Escolar: processos de exclusão e inclusão
Alfabetização no Brasil: implicações históricas na construção do saberes escolares
O pensamento construtivista e a Psicogênese da Língua Escrita: propostas de alfabetização popular
Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a educação escolar: a crítica emergente
Projetos de leitura na escola: resignificando o tempo e o espaço das aprendizagens
A produção textual no processo de alfabetização: a escrita na escola e no cotidiano
Linguagens na infância: variadas formas de leitura e representação
Oficina de projetos: elaborando estratégias de intervenção nos processos de aprendizagem da cultura escrita
Monografia I
Monografia II
Temas atuais em Educação
Estágio curricular Supervisionado em Alfabetização
Democratização da Educação: aspectos filosóficos e históricos
Políticas Públicas em Educação: legislação e financiamento
Psicologia Escolar: processos de exclusão e inclusão
Alfabetização no Brasil: implicações históricas na construção do saberes escolares
O pensamento construtivista e a Psicogênese da Língua Escrita: propostas de alfabetização popular
Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a educação escolar: a crítica emergente
Projetos de leitura na escola: resignificando o tempo e o espaço das aprendizagens
A produção textual no processo de alfabetização: a escrita na escola e no cotidiano
Linguagens na infância: variadas formas de leitura e representação
Oficina de projetos: elaborando estratégias de intervenção nos processos de aprendizagem da cultura escrita
Monografia I
Monografia II
Temas atuais em Educação
Estágio curricular Supervisionado em Alfabetização
Documentos Necessários:
Cópia do Diploma de graduação ou certificado de conclusão;
Cópia do RG e CPF.
Obs.: No caso da entrega de certificado de conclusão, deverá ser entregue cópia do diploma de graduação (devidamente registrado) no prazo máximo de 180 dias.
Cópia do Diploma de graduação ou certificado de conclusão;
Cópia do RG e CPF.
Obs.: No caso da entrega de certificado de conclusão, deverá ser entregue cópia do diploma de graduação (devidamente registrado) no prazo máximo de 180 dias.
DFP_