DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Especialização com foco no ensino atual da Língua Portuguesa, dirigida aos professores de Ciclo I que não têm especialização na disciplina e aos do Ciclo II que desejam atualizar-se e/ou atuar em programas de formação continuada ou no ensino superior.
A matriz curricular é organizada em torno dos conteúdos que representam reais contribuições para o profissional que trabalha com a Língua Portuguesa: a leitura, a escrita, as relações entre o oral e o escrito, a literatura, metodologia do ensino da língua, análise linguística e gêneros textuais. O objetivo é atualizar o estudante com as contribuições mais significativas produzidas na esfera acadêmica nos últimos anos, de modo a fundamentar melhor sua atuação profissional no uso e no ensino da Língua Portuguesa.
objetivo
O curso Docência em Língua Portuguesa destina-se a formar professores capazes de ensinar Língua Portuguesa em uma perspectiva que una a prática e a reflexão, para formar sujeitos que saibam empregar a linguagem oral e escrita, e detenham conhecimentos básicos que lhes permitam pensar analiticamente os textos.
público-alvo
Profissionais que lidam com os conteúdos da área em atividades relacionadas: coordenadores pedagógicos, formadores de professores, editores de materiais didáticos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros.
A matriz curricular é organizada em torno dos conteúdos que representam reais contribuições para o profissional que trabalha com a Língua Portuguesa: a leitura, a escrita, as relações entre o oral e o escrito, a literatura, metodologia do ensino da língua, análise linguística e gêneros textuais. O objetivo é atualizar o estudante com as contribuições mais significativas produzidas na esfera acadêmica nos últimos anos, de modo a fundamentar melhor sua atuação profissional no uso e no ensino da Língua Portuguesa.
objetivo
O curso Docência em Língua Portuguesa destina-se a formar professores capazes de ensinar Língua Portuguesa em uma perspectiva que una a prática e a reflexão, para formar sujeitos que saibam empregar a linguagem oral e escrita, e detenham conhecimentos básicos que lhes permitam pensar analiticamente os textos.
público-alvo
Profissionais que lidam com os conteúdos da área em atividades relacionadas: coordenadores pedagógicos, formadores de professores, editores de materiais didáticos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros.
Esta disciplina analisa como se constitui um artigo acadêmico, seu contexto de produção e de circulação e seus constituintes linguísticos. Propõe a avaliação e revisão de textos produzidos pelos estudantes durante o processo de desenvolvimento da monografia, visando às aprendizagens necessárias para o desenvolvimento da competência escritora desse gênero textual.
Esta disciplina analisa como se constituiu materialmente o texto ao longo da história e analisará procedimentos de produção de textos, visando à reflexão sobre as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento da competência escritora.
O curso tem por objetivo discutir a diversidade teórica das abordagens e dos procedimentos metodológicos das práticas de leitura, em circulação nos últimos anos.
Depois das abordagens que privilegiavam a análise intrínseca dos textos pedagogos, sociólogos, críticos literários e historiadores passaram a concentrar seus esforços no mapeamento dos contextos de leitura e da formação do leitor. A concepção do discurso como fenômeno autônomo e determinado obriga a prática da leitura a voltar-se para os mecanismos internos de agenciamento de sentido e para a formação discursiva que governa o texto.
Esta disciplina analisa o que é próprio da oralidade e da escrita e dos intercâmbios dessas duas modalidades, tanto na perspectiva da aquisição da língua quanto do seu uso. Promoverá também a reflexão sobre os padrões da escrita que auxiliam o ensino da ortografia.
Por compreender que a didática tem uma importância vital na formação do professor - organização do conteúdo / recursos / materiais / procedimentos – o curso tem como eixo a criação de situações que permitam aos alunos considerar a reflexão como um instrumento valoroso na constituição identitária de cada um, na construção da competência docente e no aperfeiçoamento profissional.
O curso analisa algumas das principais concepções de gênero textual que circulam hoje nos meios acadêmicos e as relações que mantêm com teorias do texto e do discurso, visando à identificação de princípios que permitam a descrição e o estudo de gêneros com vistas ao ensino da leitura e da produção de textos na escola.
A disciplina propõe um panorama da história do livro e da leitura, possibilitando ao estudante identificar práticas, modos de apreensão de textos e referências culturais, construídas historicamente, na formação de leitores.
Centrada em textos da literatura escritos em verso e em prosa, esta disciplina fornece ao estudante, por meio da exploração de estratégias textuais, métodos e técnicas de análise e interpretação de textos de ficção.
Elaboração de um trabalho de investigação – no formato artigo – sobre um dos três eixos-temáticos: leitura, produção de textos, análise e reflexão sobre a língua. que orientam o planejamento do curso, à escolha do estudante, sob orientação de um professor-ministrante.
Esta disciplina abordada conceitos de Psicologia do Desenvolvimento Sócio-construtivista, em especial, as teorias de Piaget e Vygotsky. A proposta é compreender como se dá o desenvolvimento das crianças, a forma como adquirem conhecimentos e, a partir disso, estabelecer relações com aprendizagem dos conteúdos. As atividades escolares realmente favorecem uma aprendizagem real da Língua Portuguesa?
O curso desenvolve os conceitos básicos da gramática funcional, contrapondo-os à descrição normativista, levando em conta a interação entre os componentes sintático, semântico e pragmático, com o propósito de aplicar a gramática funcional na descrição do português do Brasil.
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
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