Especialização em Educação, Diversidade e Cultura Indígena (São Leopoldo, Rio Grande do Sul)
Faculdades EST
DFP_
Localização:São Leopoldo - Rio Grande do Sul
Duração:400 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Qualificar professoras/es, educadoras/es, lideranças e profissionais de outras áreas para práticas em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.
Objetivos Específicos
1. Proporcionar aprofundamento teórico e metodológico em diversidade para atuação no contexto multiétnico e pluricultural brasileiro.
2. Oportunizar atualização de conhecimentos sobre história e cultura indígena e sobre as dimensões étnico-culturais-religiosas do conhecimento;
3. Proporcionar formação de multiplicadores para o exercício de seu papel transformador na sociedade e para construir práticas educativas na perspectiva da alteridade.
Por que fazer este curso?
A Constituição Federal de 1988 é como um divisor de águas. Pela primeira vez, o Brasil se reconhece como um país multiétnico e pluricultural. A sociedade brasileira abre-se para a reflexão inclusiva sobre suas origens históricas e formação social diversa. Esse processo precisa ser difundido no tecido social. Nessa difusão, escolas, universidades, igrejas, ONGs e movimentos sociais são atores preferenciais. Para isso, é necessária formação e sensibilização, mudança de paradigmas e reorientação de olhares.
O curso também é oportuno para atender a Lei federal nº. 11.465 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino (pública e privada). Este curso apresenta conteúdos e metodologias que possibilitam importante contribuição nesse processo.
Qualificar professoras/es, educadoras/es, lideranças e profissionais de outras áreas para práticas em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.
Objetivos Específicos
1. Proporcionar aprofundamento teórico e metodológico em diversidade para atuação no contexto multiétnico e pluricultural brasileiro.
2. Oportunizar atualização de conhecimentos sobre história e cultura indígena e sobre as dimensões étnico-culturais-religiosas do conhecimento;
3. Proporcionar formação de multiplicadores para o exercício de seu papel transformador na sociedade e para construir práticas educativas na perspectiva da alteridade.
Por que fazer este curso?
A Constituição Federal de 1988 é como um divisor de águas. Pela primeira vez, o Brasil se reconhece como um país multiétnico e pluricultural. A sociedade brasileira abre-se para a reflexão inclusiva sobre suas origens históricas e formação social diversa. Esse processo precisa ser difundido no tecido social. Nessa difusão, escolas, universidades, igrejas, ONGs e movimentos sociais são atores preferenciais. Para isso, é necessária formação e sensibilização, mudança de paradigmas e reorientação de olhares.
O curso também é oportuno para atender a Lei federal nº. 11.465 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino (pública e privada). Este curso apresenta conteúdos e metodologias que possibilitam importante contribuição nesse processo.
Introdução à AntropologiaHistória dos povos indígenasColonização, migração e relações interétnicasExpressões simbólico-culturais indígenasPedagogias e alteridade na diversidadeEducação no contexto indígenaTradições religiosas indígenasMissão cristã, povos indígenas e diversidade cultural-religiosaTerritorialidade indígenaPolíticas públicas e os povos indígenasParentesco e relações de gênero no contexto indígenaÉtica Contemporânea (disciplina do núcleo comum)Questões Contemporâneas das Religiões (disciplina do núcleo comum)Hermenêutica e Teologia (disciplina do núcleo comum)Metodologia e orientação de trabalho científico (disciplina do núcleo comum)
Destinado a professoras e professores da rede pública e privada, educadoras e educadores de ONGs e movimentos sociais, lideranças e interessados em geral.
Documentação exigida
Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação Plena, fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, fotocópia autenticada da Carteira de Identidade (RG), fotocópia autenticada do CPF, recibo da taxa de inscrição, comprovante de residência, autobiografia, Curriculum Vitae atualizado, duas fotos 3x4 e parecer descritivo com razões pela escolha do curso.
Documentação exigida
Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação Plena, fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, fotocópia autenticada da Carteira de Identidade (RG), fotocópia autenticada do CPF, recibo da taxa de inscrição, comprovante de residência, autobiografia, Curriculum Vitae atualizado, duas fotos 3x4 e parecer descritivo com razões pela escolha do curso.
DFP_