DFP_
Localização:São Leopoldo - Rio Grande do Sul
Duração:400 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O ser humano e a sociedade de hoje experimentam um ritmo vertiginoso de mudanças. Quem seria capaz de imaginar, há um século, as inovações que hoje fazem parte de nosso cotidiano? Quem de nós se atreve a adivinhar as próximas surpresas que nos aguardam? Essas grandes transformações afetam as estruturas econômicas e políticas, produzem novas formas de organização social, criam novos modelos de relações sociais e de comportamento humano. O que fundamenta a opção ética de cada ser humano em meio a essas transformações? Como orientar-se em meio à pluralidade de opções que a sociedade apresenta? É grande o número de pessoas que sofrem pela falta de orientação e pela insegurança na escolha de parâmetros de comportamento.
O referencial teórico utilizado com vistas a estabelecer uma unidade viável entre as três grandezas constituintes do curso – ética, subjetividade e educação – é a teoria do reconhecimento, um desenvolvimento recente da categoria hegeliana da luta pelo reconhecimento. A teoria do reconhecimento é uma teoria normativa da sociedade (o aspecto ético então é constituinte da mesma), que procura dar conta da conflitividade e da transformação social nos âmbitos da subjetividade, da esfera pública e da institucionalidade constitucional em regimes democráticos. É uma teoria que pode ser também parceira de diálogo na renovação das teologias latino-americanas neste início de milênio.
Objetivos
Construir, ao redor do eixo do reconhecimento, uma perspectiva ética fundante para a compreensão da conflitividade social contemporânea e para a ação transformadora dessa mesma sociedade, em uma ótica cristã ecumênica e educacional.
Objetivos específicos
Capacitar participantes para uma renovada percepção crítica do rumo das transformações que se verificam em nossa sociedade e no comportamento humano;
Elaborar critérios que ajudem a discernir, nos debates teóricos e práticos, projetos éticos e educacionais viáveis e transformadores em uma sociedade plural;
Estabelecer um diálogo entre uma eticidade articulada à teoria do reconhecimento e categorias éticas e teológicas da tradição judaico-cristã
Proporcionar espaço de debate para a elaboração de princípios éticos para uma práxis educacional integralmente libertadora;
O referencial teórico utilizado com vistas a estabelecer uma unidade viável entre as três grandezas constituintes do curso – ética, subjetividade e educação – é a teoria do reconhecimento, um desenvolvimento recente da categoria hegeliana da luta pelo reconhecimento. A teoria do reconhecimento é uma teoria normativa da sociedade (o aspecto ético então é constituinte da mesma), que procura dar conta da conflitividade e da transformação social nos âmbitos da subjetividade, da esfera pública e da institucionalidade constitucional em regimes democráticos. É uma teoria que pode ser também parceira de diálogo na renovação das teologias latino-americanas neste início de milênio.
Objetivos
Construir, ao redor do eixo do reconhecimento, uma perspectiva ética fundante para a compreensão da conflitividade social contemporânea e para a ação transformadora dessa mesma sociedade, em uma ótica cristã ecumênica e educacional.
Objetivos específicos
Capacitar participantes para uma renovada percepção crítica do rumo das transformações que se verificam em nossa sociedade e no comportamento humano;
Elaborar critérios que ajudem a discernir, nos debates teóricos e práticos, projetos éticos e educacionais viáveis e transformadores em uma sociedade plural;
Estabelecer um diálogo entre uma eticidade articulada à teoria do reconhecimento e categorias éticas e teológicas da tradição judaico-cristã
Proporcionar espaço de debate para a elaboração de princípios éticos para uma práxis educacional integralmente libertadora;
Fundamentos éticos da educação
Ética em perspectiva histórica e sociológica
Bases bíblico-teológicas da ética
Ética Contemporânea
Teologia das Religiões
Paradigmas educacionais contemporâneos
Metodologia da Pesquisa
Metodologia do Ensino Superior
Ética do político e da libertação
Tendências Atuais da Teologia no Brasil
Hermenêutica e Teologia
Questões Contemporâneas das Religiões
Ética em perspectiva histórica e sociológica
Bases bíblico-teológicas da ética
Ética Contemporânea
Teologia das Religiões
Paradigmas educacionais contemporâneos
Metodologia da Pesquisa
Metodologia do Ensino Superior
Ética do político e da libertação
Tendências Atuais da Teologia no Brasil
Hermenêutica e Teologia
Questões Contemporâneas das Religiões
Religiosos/as, agentes de pastoral, líderes comunitários, professores/as, profissionais liberais e demais pessoas envolvidas na transformação da sociedade.
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