DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
O crescimento da pesquisa científica na área da saúde e da educação ampliou consideravelmente o conhecimento específico e as modalidades preventivas e terapêuticas no tratamento de transtornos na infância.
O estudo da psicomotricidade atua em uma vertente interdisciplinar no trabalho com crianças, como uma especificidade articulada tanto ao processo educativo como ao terapêutico. É uma área de conhecimento que contribui na formação de diversas profissões como: pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Desta forma, o campo de conhecimento da psicomotricidade auxilia o profissional destas diferentes áreas, a compreender a criança em toda sua complexidade, o que envolve, de forma integrada, seu percurso maturativo, os processos de estruturação subjetiva e de desenvolvimento cognitivo, ampliando conceitos fundamentais na interface entre constituição subjetiva e desenvolvimento psicomotor.
Este programa oportunizará aos profissionais a capacitação em uma especificidade de atuação, a prática psicomotora, envolvendo continuamente reflexões sobre como esta especificidade pode contribuir de forma interdisciplinar em diversos campos de atuação, no universo da saúde e educação e suas possibilidades de articulação.
Objetivos do curso
Especializar profissionais na área de conhecimento da psicomotricidade, capacitando-os à atuação no âmbito clínico, segundo uma perspectiva interdisciplinar que enfoca a articulação das dimensões da corporeidade no processo de aprendizagem e subjetivação da criança.
Objetivos Específicos
Promover o conhecimento dos aspectos neuro-motores, cognitivos e subjetivos, atrelados ao desenvolvimento psicomotor infantil;
Aprofundar conhecimentos sobre o entrelaçamento entre corpo e subjetividade, suas implicações no processo de aprendizagem da criança e as possibilidades de intervenção desde a perspectiva da prática psicomotora;
Capacitar a identificação dos transtornos psicomotores e a realização da avaliação e intervenção clínica, desde a perspectiva da psicomotricidade.
O estudo da psicomotricidade atua em uma vertente interdisciplinar no trabalho com crianças, como uma especificidade articulada tanto ao processo educativo como ao terapêutico. É uma área de conhecimento que contribui na formação de diversas profissões como: pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Desta forma, o campo de conhecimento da psicomotricidade auxilia o profissional destas diferentes áreas, a compreender a criança em toda sua complexidade, o que envolve, de forma integrada, seu percurso maturativo, os processos de estruturação subjetiva e de desenvolvimento cognitivo, ampliando conceitos fundamentais na interface entre constituição subjetiva e desenvolvimento psicomotor.
Este programa oportunizará aos profissionais a capacitação em uma especificidade de atuação, a prática psicomotora, envolvendo continuamente reflexões sobre como esta especificidade pode contribuir de forma interdisciplinar em diversos campos de atuação, no universo da saúde e educação e suas possibilidades de articulação.
Objetivos do curso
Especializar profissionais na área de conhecimento da psicomotricidade, capacitando-os à atuação no âmbito clínico, segundo uma perspectiva interdisciplinar que enfoca a articulação das dimensões da corporeidade no processo de aprendizagem e subjetivação da criança.
Objetivos Específicos
Promover o conhecimento dos aspectos neuro-motores, cognitivos e subjetivos, atrelados ao desenvolvimento psicomotor infantil;
Aprofundar conhecimentos sobre o entrelaçamento entre corpo e subjetividade, suas implicações no processo de aprendizagem da criança e as possibilidades de intervenção desde a perspectiva da prática psicomotora;
Capacitar a identificação dos transtornos psicomotores e a realização da avaliação e intervenção clínica, desde a perspectiva da psicomotricidade.
Fundamentos da Prática Psicomotora
Bases neuropsicológicas para o campo psicomotor: instrumentos de avaliação
Psicanálise e Psicomotricidade
Contribuição das teorias psicogenéticas para a psicomotricidade
Introdução a psicopatologia
Corpo e construção do saber: psicomotricidade & dificuldades de aprendizagem.
Análise do desenho
Seminários I
Seminário II
Grupo de discussão
Ateliê psicomotor I e II
Ateliê psicomotor III
Ateliê psicomotor IV
Ateliê psicomotor V
Dinâmica de Grupo
Metodologia da pesquisa científica
Trabalho de conclusão de curso
Estágio Supervisionado
Bases neuropsicológicas para o campo psicomotor: instrumentos de avaliação
Psicanálise e Psicomotricidade
Contribuição das teorias psicogenéticas para a psicomotricidade
Introdução a psicopatologia
Corpo e construção do saber: psicomotricidade & dificuldades de aprendizagem.
Análise do desenho
Seminários I
Seminário II
Grupo de discussão
Ateliê psicomotor I e II
Ateliê psicomotor III
Ateliê psicomotor IV
Ateliê psicomotor V
Dinâmica de Grupo
Metodologia da pesquisa científica
Trabalho de conclusão de curso
Estágio Supervisionado
Graduados em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicopedagogos. Outros áreas, mediante aprovação de currículo.
DFP_