Objetivos
O curso objetiva compreender e intervir na aprendizagem, buscando a formação do profissional que domine os conhecimentos relacionados aos fenômenos “ensino” e “aprendizagem”, e tenha, sobretudo, a sensibilidade para captar e considerar as relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de interação. Busca, também, subsidiar a prática de intervenção psicopedagógica, no processo de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança, ao adolescente, ao jovem, ao adulto e ao idoso, em vários contextos: do atendimento clínico, da escola, da empresa e da saúde. Inova-se na metodologia de educação a distância, possibilitando, por meio de atividades variadas e interessantes, a interação constante entre os alunos e os professores, a articulação teoria e prática. Utilizam-se recursos tecnológicos atrativos, tais como: vídeos, animações, áudios, simulações e ilustrações que visam a consolidação e o enriquecimento da aprendizagem do futuro psicopedagogo.
Público-alvo
Pessoas que possuem diploma de graduação ou superior de tecnologia. Profissionais da área de Educação, Saúde e Empresarial, entre outros profissionais que se interessem pelo processo de ensino e aprendizagem.
Certificado Conferido
Especialização em Psicopedagogia, ministrada como pós-graduação lato sensu. Linhas de pesquisa
1.Dificuldades Escolares: Matemática, Leitura e Escrita;
2.Socialização e sociabilidade – agressividade, limites e indisciplina;
3.Inclusão;
4.Análise Institucional Escolar, Empresarial e Hospitalar;
5.Neurociências e Educação;
6.Jogos, brincadeiras e psicopedagogia;
7.Psicopedagogia como campo de atuação clínica/institucional
Programa
Fundamentos Teóricos da Psicopedagogia: Interfaces
Breve Histórico da Psicopedagogia no Brasil e Áreas de Concentração: Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Estudos Sociológicos Sobre as Instituições e os Sujeitos Sócioculturais.
As Contribuições da Psicologia para a Compreensão dos Processos de Aprendizagem.
Módulo 2
Psicopedagogia e Áreas do Conhecimento
Desenvolvimento cognitivo, processos de pensamento lógico-matemático, da linguagem e aquisição da leitura e da escrita. Múltiplas linguagens e a ação psicopedagógica.
Estudo dos sujeitos que aprendem, tanto no seu aspecto normal quanto no patológico, considerando especialmente a integração dos aspectos biológicos, cognitivos e afetivo bem como o contexto social no qual o sujeito cognoscente está inserido.
Módulo 3
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
A Psicopedagogia como área de pesquisa e atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, que integra a avaliação e intervenção psicopedagógica no campo da Psicopedagogia.
Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Fóruns de atualização em Psicopedagogia
Critérios de Seleção
Análise dos objetivos cadastrados, análise da formação profissional e entrevista individual, se necessário.