DFP_
Localização:Juazeiro do Norte - Ceará
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão do Curso
O Curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio tem por missão desenvolver suas atividades com qualidade, atualidade e responsabilidade social, formando profissionais éticos e competentes capazes de contribuírem para o desenvolvimento da região e o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. Nossa atuação deverá estar pautada pela busca da Excelência no Ensino da Administração.
Objetivos do Curso
O objetivo do Curso de Administração é prover a sociedade de líderes organizacionais com capacidade empreendedora, experiência educacional no campo dos negócios e com base necessária para prosseguir estudos avançados no campo da Administração e correlatos, com a flexibilidade intelectual que lhes permita ter sucesso num ambiente dinâmico de negócios.
Perfil do Egresso
O curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio visa à formação do administrador com Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Sólida formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico, administrativo e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Sólida formação técnica e científica para atuar na Administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional. Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações. Capacidade de atuar de forma interdisciplinar. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança
Mercado de Trabalho
Empresas Públicas e Privadas, Organizações Sociais, Sindicais ou Classistas, Organizações Complexas ou Micro ou Pequenas Empresas.
O Curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio tem por missão desenvolver suas atividades com qualidade, atualidade e responsabilidade social, formando profissionais éticos e competentes capazes de contribuírem para o desenvolvimento da região e o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. Nossa atuação deverá estar pautada pela busca da Excelência no Ensino da Administração.
Objetivos do Curso
O objetivo do Curso de Administração é prover a sociedade de líderes organizacionais com capacidade empreendedora, experiência educacional no campo dos negócios e com base necessária para prosseguir estudos avançados no campo da Administração e correlatos, com a flexibilidade intelectual que lhes permita ter sucesso num ambiente dinâmico de negócios.
Perfil do Egresso
O curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio visa à formação do administrador com Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Sólida formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico, administrativo e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Sólida formação técnica e científica para atuar na Administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional. Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações. Capacidade de atuar de forma interdisciplinar. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança
Mercado de Trabalho
Empresas Públicas e Privadas, Organizações Sociais, Sindicais ou Classistas, Organizações Complexas ou Micro ou Pequenas Empresas.
RIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO 80 4
ementaCRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO
- CRIATIVIDADE (CONCEITOS) - CRIATIVIDADE NA UNIVERSIDADE - CRIATIVIDADE NAS EMPRESAS - MOTIVAÇÃO ( CONCEITOS E TEORIAS ) - CONCEITOS AFINS À MOTIVAÇÃO - TÉCNICAS PARA MOTIVAÇÃO APRESENTAÇÃO Este curso se apresenta como um introdução à Criatividade e Motivação. Abordaremos de início a importância da criatividade para a sobrevivência das empresas no mercado, seguindo-se do fator biológico e cultural no processo criativo. Posteriormente, será explanado as aplicações práticas da criatividade no ambiente empresarial,paralelamente será abordadas técnicas de como promover e facilitar a criatividade.Ao concluir o tema criatividade passaremos a enfocar o fator motivação onde abordaremos tanto os aspectos práticos como teóricos.
00112 INFORMÁTICA 80 4
ementaINFORMÁTICA
Informática e Processamento de Dados. O Hardware de Computadores. O Software de Computadores. Sistema Operacional Windows/Linux. Internet: conceitos, acesso e navegação. Sistemas de Buscas. Correio Eletrônico. OpenOffice/Office: criação e formatação de documentos, apresentações de slides, tabelas, fórmulas e funções. Conectividade e disseminação da informação. Normas de documentação da ABNT.
00127 MATEMÁTICA BÁSICA 80 4
ementaMATEMÁTICA BÁSICA
Funções. Limites e Continuidade Taxa média de variação. Derivadas. Máximos e Mínimos de função de uma variável. Integral Indefinida e Integral Definida.
00157 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 80 4
ementaPORTUGUÊS INSTRUMENTAL
APRESENTAÇÃO Consta neste Plano de Curso uma seleção de itens instrumentais, direcionado à boa comunicação do profissional em Ciências Contábeis.Através de tópicos referentes à Comunicação,Gramática e Redação, bem como a Correspondência e Redação Técnica, o aluno poderá adquirir um embasamento teórico- prático para a comunicação oral e escrita com o uso adequado e correto da língua padrão.
81050 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 80 4
ementaFUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentação teórico-prática da gestão. Estudo do processo administrativo. Planejamento e suas bases conceituais. A organização: estrutura, variáveis, recursos, mudança, stress e inovação. Liderança: comportamento individual e em grupo, motivação, liderança e confiança, comunicação e habilidades interpessoais. O Controle e suas bases conceituais. Administração de operações e cadeia de valores.
2° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00071 ESTATÍSTICA 80 4
ementaESTATÍSTICA
A natureza da estatística. Coleta, apuração e apresentação tabular e gráfica dos dados. Medidas de tendência central. Noções básicas sobre cálculo das probabilidades. Distribuição, amostragem, correlação e regressão. Números índices. Testes de hipóteses e séries temporais. Histogramas.
00131 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 80 4
ementaMETODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conceitos básicos - Ciência e Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Técnicas e Tipos de Pesquisa. Aspectos da Redação Científica. Normas para elaboração de um Trabalho Científico. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um Relatório de pesquisa.
80364 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MODERNO 80 4
ementaEVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MODERNO
Introdução à moderna administração. Abordagem Sistêmica. Abordagem contigencial. A administração no século XXI. Estrutura Organizacional:dilema entre estrutura e flexibilidade, elementos fundamentais,distinção entre projetos mecanicistas e orgânicos, incerteza e a estrutura organizacional. Vantagens e desvantagens de uma estrutura matricial, a organização virtual, características de uma organização sem fronteiras. Tendência na administração: O trabalho e a organização na sociedade pós-industrial,gestão da qualidade,reengenharia,downsizing e benchmarking, administração participativa, administração estratégica e representação social corporativista.
80366 INTRODUÇÃO AO DIREITO 80 4
ementaINTRODUÇÃO AO DIREITO
Introdução ao estudo do Direito: das noções preliminares, das fontes do direito. Os fundamentos de Direito Público e Privado.Instituições de direito público:da teoria do estado, do estado brasileiro.Instituições do direito privado: sujeitos de direito. Relações das ciências administrativas com o direito público e privado. A nova realidade da economia global e a aplicação do Direito nas relaçõesentre o Setor Público e o Setor Privado. As mudanças nas relações empresariais, nas relações de trabalho e no sistema tributário.
80367 SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES 80 4
ementaSOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
A Sociologia como ciência da sociedade e sua relação com a empresa. Paradigmas de produção:trabalho empresa, sociedade e estado. O indivíduo e a organização.Organização formal e informal. As relações sociais e seus reflexos nas organizações. As disfunções organizacionais. Caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. A sociedade do conhecimento e da informação. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações.
3° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00048 ECONOMIA 80 4
ementaECONOMIA
Introdução ao Estudo da Ciência Econômica e Problemática Econômica. Problemas Centrais das Sociedades e Decisões na Economia. A Demanda e a Oferta. Contas Nacionais.Setor Público na Economia.Relações Econômicas Externas. Sistema Monetário-financeiro da Economia. APRESENTAÇÃO O presente plano de aula, objetiva apresentar aos alunos dos curso de graduação os principais conceitos e teorias que norteiam a ciência econômica, de modo que o mesmo possa compreender a problemáticaeconômica e visualizar os efeitos internos e externos dos fatos econômicos sobre a realidade da empresa, também se objetiva desenvolver a capacidade de discussão sobre os problemas brasileiros e do Nordeste.
80368 GESTÃO MERCADOLÓGICA 80 4
ementaGESTÃO MERCADOLÓGICA
O que é marketing, Evolução histórica do marketing, Filosofias de marketing, Conceitos básicos para compreensão do marketing, Objetivos da utilização do marketing: satisfação, relacionamento, valor, Sistema de informação de marketing, Organização, implementação, avaliação e controle de marketing. Estratégias do ciclo de vida dos produtos, Composto de produtos e desenvolvimento de novos produtos,Plano de marketing, Linhas de produtos, marcas e embalagens, Canais de marketing, Estratégias de preço, Estratégias promocionais, Marketing de serviços.
80369 CONTABILIDADE GERENCIAL 80 4
ementaCONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade no contexto do processo decisório. Demonstrações contábeis: avaliação de desempenho e desenvolvimento. Relação de custo / volume / lucro. Planejamento financeiro. Informações contábeis para decisões de investimento e financiamento. Técnicas de controladoria e relatórios gerenciais como auxiliares do processo decisório.
81275 PSICOLOGIA DO TRABALHO 80 4
81451 MATEMATICA FINANCEIRA 80 4
ementaMATEMATICA FINANCEIRA
Juros, Descontos,Fluxo de caixa, Rendas,Empréstimos, Depreciação, Inflação,Coeficientes financeiros,Engenharia econômica e Analise de investimento.
4° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80055 DIREITO EMPRESARIAL 80 4
ementaDIREITO EMPRESARIAL
Direito Civil:divisão do direito,personalidade,pessoa jurídica, fato, Ato e negócio jurídico,direitodas obrigações (contratos).Direito Comercial:teoria geral do direito comercial, direito societário, direito cambiário, nova Lei de falência (Lei nº 11101/05). Direito Comsumerista (Código de Defesa doConsumidor):Definição de consumidor e fornecedor,direitos do consumidor, da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço,defeitos e vícios do produto e do serviço,dadecadência e da prescrição,da desconsideração da personalidade jurídica,da oferta e das práticas abusivas (cobrança de dívida ebanco de dados).Direito Tributário:o estado e o poder de tributar,princípios jurídicos da tributação,limitações da competência tributária,espécies de tributos,obrigação tributária. Direito Trabalhista: conceito de direito do trabalho,princípios do direito do trabalho,contrato de trabalho,empregado e empregador, remuneração.
80362 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 80 4
ementaFILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
A Gênese do Pensamento Filosófico, Mito e Filosofia. A História da Filosofia. Filosofia e Ciência. Fundamentos filosóficos.As grandes doutrinas filosóficas. A lógica.A ética e a Filosofia. Problemas morais e problemas éticos.A moral, a ética e o comportamento humano.A objetividade dos valores. Doutrinas éticas fundamentais. Fundamentos filosóficos da ética. Ética profissional. Ética nas organizações contemporâneas. Responsabilidade social e das organizações.A Concepção da Profissão do Administrador. Ética Profissional do Administrador. A liberdade e a independência.A necessidade do estudo da Ética. A confiança do cliente e a função pública do Administrador. O Conselho Federal de Administração.
80370 GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIO 80 4
ementaGESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIO
Objetivos e Funções da Administração de Materiais: Macro-funções da Administração de Materiais. A política de materiais nas empresas industriais. Sucata: uma fonte de receita. A Organização e as Responsabilidades da Administração de Materiais: Um modelo de estrutura orgânica, a administração integrada de materiais, vantagens e custos da Administração de Materiais. O Inter-relacionamento da Administração de Materiais com outras áreas: áreas internas na própria empresa. Áreas externas - fornecedores,esquema de intercâmbio de informações. Estrutura de controle,auditagem na administraçãode materiais. Utilização do Processamento Eletrônico de Dados na Gestão de Materiais: Qual o momentocorreto de se passar do controle manual para controle mecanizado.Terminologia Adotada na Administração de Materiais.
80380 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS 80 4
ementaGESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Estratégia mercadológica de preço: o impulso de compra do consumidor e a curva de demanda para a empresa, análise do macro ambiente, as estratégias de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise CUSTO- VOLUME-LUCRO:ponto de equilíbrio, metas de vendas com o objetivo de lucro.Decisão de preço quanto aopreço do insumo.Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta.Decisão de preço considerando o retorno sobre oinvestimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Custo ABC. Decisão de comprar ou fabricar. Custeio por processo. Custo de produto conjunto. A expectativa da gestão de custos nos anos 2000.
80381 PLANEJAMENTO E PESQUISA MERCADOLÓGICA 80 4
ementaPLANEJAMENTO E PESQUISA MERCADOLÓGICA
A importância competitiva do planejamento e da pesquisa de mercado. Pesquisa de marketing. Pesquisa de consumidor. Pesquisa de concorrência. Pesquisa de Canais. Definição do problema de pesquisa e desenvolvendo abordagem específica. Elaboração do modelo de pesquisa. Modelos de pesquisa: exploratória,descritiva e causal.Medição e escalonamento.Elaboração de questionário e de formulário.Amostragem. Coleta, análise e relatório de dados.
5° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00051 ELETIVA I 80 4
ementaELETIVA I
"Processo de Planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes." APRESENTAÇÃO O advento da globalização coadjuvado pelo desenvolvimento da tecnologia da Informação acirrou a competição entre as empresas e profissionais. O aumento da demanda dos clientes por níveis de serviçoscada vez mais elevados leva as organizações a efetuarem suas operações com maior eficiência e eficácia. A logística, que até recentemente era tratada como centro de custos, passa a ser gerida como resultado nas empresas líderes e nas de classe mundial, deixando a pecha de "vilão" e passando a "mocinho". Essa mudança de cenário obviamente foi orquestrada e operada. Por profissionais, dentre os quais o de logística, que passou a ser requisitado a opinar sobre as decisões estratégicas da empresa e até mesmo participar de sua formulação. Além desta participação no nível estratégico, ele teve suas responsabilidades aumentadas também no nível operacional, na medida em que passou a "enxergar" toda a extensão das cadeias de distribuição de suas áreas de negócio. No contraponto destas mudanças está a competência do profissional de logística, que passa pela sua formação e pela sua experiência. No Brasil, a grande maioria destes profissionais não tem a formação acadêmica adequada parasuportar este novo espectro de responsabilidades.Some-se a isto que a consciência da maioria dos nossos empresários ainda está muito aquém no que diz respeito a entender, valorizar, apoiar o crescimento, capacitar e remunerar adequadamente estes profissionais assim a capacitação do profissional de logística é proporcionada em número bastante reduzido pelas empresas lideres. Ou pelos próprios profissionais na busca constante do aprimoramento. No primeiro caso trata-se de um grupo seleto de empresas que vêm no profissional de logística o seu valor adequado e, portanto, investem em sua formação. No segundo caso, os profissionais procuram por mais conhecimentos, têm grandes dificuldades em aplicá-los em suas empresas e quase sempre buscam novas opções de trabalho, por não serem reconhecidos. É comum ouvirmos a argumentação do empresário míope que afirma não investir na capacitação de seus empregados, com receio de perdê-los para a concorrência, numa desculpa velada para não valorizá-los. Da mesma forma que as empresas desenvolvem técnicas de retenção de clientes, é fundamental que adotem técnicas para a retenção de talentos humanos, dentre as quais o apoio irrestrito a capacitação merece destaque. Usar de argumentos frágeis para não investir na capacitação de talentos é o mesmo que enxergar a Logística como atividade meramente responsável pelas atividades operacionais de transportes e armazenagem.
80049 GESTÃO FINANCEIRA 80 4
ementaGESTÃO FINANCEIRA
O ambiente da Administração Financeira. A função financeira.Administração financeira de curto prazo:caixa, valores, estoques, ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. Análise das demonstrações financeiras. Conceitos financeiros básicos. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de Capital. A logística das operações financeiras. O controle financeiro. Controladoria: funções e atribuições. Plano estratégico financeiro.
80373 GESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS 80 4
ementaGESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS
A função de Gestão de RH e o cenário atual. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos,definição das competências, recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos deseleção.Avaliação e Gestão do desempenho.Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneraçãoe benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.
80374 SIMULAÇÃO - LABORATÓRIO DE MARKETING 80 4
ementaSIMULAÇÃO - LABORATÓRIO DE MARKETING
Práticas de pesquisa mercadológica. Pesquisa-ação. Focus Group. Pesquisa de campo de produtos, mercado, clientes e canais de distribuição. Segmentação de mercados. Medindo o potencial de mercado e de vendas. Planejamento do produto: Estratégias de crescimento do produto e do mercado,estratégiasde projeto e desenvolvimento do produto. Objetivos e políticas de preços. Formulação deestratégias etáticas de preços. Planejamento da promoção. Planejamento da distribuição. Marketing na Internet.
80386 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS 80 4
ementaORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Referencial teórico.A era informacional.O contexto de mudança.Os ambientes organizacionais. Os novosparadigmas. Os sistemas em rede. Os condomínios industriais. Métodos e técnicas para estratégias competitivas. A gestão do conhecimento e da informação. Organização e reorganização. Distribuição dotrabalho.Processamento do trabalho.Aproveitamento racional de espaço físico.Gráficos de organização.Manuais administrativos. Formulários. Metodologias para levantamento, análise e prognóstico das organizações. Estrutura, estratégia, tecnologia, desempenho, processos organizacionais e ambiente externo. Análise organizacional.
6° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00052 ELETIVA II 80 4
00324 GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL 80 4
ementaGESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL
A Lei do Programa Nacional de Educação Ambiental combina educação formal e não-formal,responsabilizatoda a sociedade pela Educação Ambiental. Art. 2º "A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal." Art. 3º "Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, imcubino": I - ao poder público, nos termos dos arts. 2005 e 225 da Constituição Federal, definir políticas queincorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, II - às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem, III-à sociedade como um todo manter atenção permanente à formação de valores,atitudes e habilidadesque propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a preservação,a identificação e a soluçãode problemas ambientais." A Lei exige que todos os cursos da universidade (em especial as licenciaturas e pós-graduação formadores de professores) revisem os seus currículos para fazer com que o elo transversal da educação ambiental os permei, enriquecendo-os,com efeito,o Art.11 estipula que:"A dimensão ambientaldeve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas." Em termos de "conscientização" a educação ambiental é uma ação transformadora libertadora sobre a realidade eco-social rumo a uma comunidade humana sem opressores nem oprimidos. APRESENTAÇÃO O setor educacional é um instrumento norteador da formação critica do cidadão, recuperando e recriando a nos mesmos como seres humanos, respeitando a vida e buscando novas formas de unir e ensinar. Cabe à Gestão Sócio-ambiental coordenar esse processo para que o individuo compreenda de forma critica e ética os fatos naturais e humanos,através do esforço permanente de uma equipe comprometidacom ações educacionais, inserindo nos conteúdos programáticos abordagens relativas à melhoria da qualidade de vida, utilização sustentável do meio ambiente e valores cívicos da cidadania, nesse cenário globalizado e competitivo. Com uma abordagem interdisciplinar de problemas de desenvolvimento busca-se novas formas de desenvolvimento, que permita a reprodução do social e do natural. A disciplina de Gestão Sócio-ambiental tem por objetivo conscientizar os alunos das questões relativas ao meio ambiente e adquiri conhecimentos,valores,habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir individualmente e/ou coletivamente, no sentido de resolver problemas sócio-ambientais. Renda e cidadania são fatores necessários para transformar o nível de consciência de um povo. Essa transformação exige além dos elementos citados a qualidade da educação e da informação, a motivação social e a capacidade de organização para participar na solução dos problemas comunitários. A Educação é portanto o elemento chave do processo de mudança de mentalidade, hábitos e comportamentos nos sentido de uma sociedade sustentável. Sendo a Universidade instrumento desse desenvolvimento sustentável, na preocupação pela Gestão Sócio-Ambiental, desenvolve uma proposta pedagógica com as seguintes características: -democrática: que respeita e atua segundo interesse da maioria dos cidadãos, -participativa: onde o cidadão faz parte da elaboração de respostas aos problemas vividos pela comunidade que integra, -critica: que exercita a capacidade de questionar e avaliar a realidade sócio-ambiental, -transformadora: que busca a mudança de comportamentos, valores e mentalidades contrarias a vida coletiva, -dialógica: fundada no dialogo entre todos os participantes do processo educativo e da sociedade circundante, -multidisciplinar: que pauta sua compreensão dos fatos na integração dos diversos aspectos da realidade. A Metodologia de ensino baseia-se nas concepções previas dos estudantes, a partir das quais ele irá construir significados transformando individual e coletivamente esses conceitos pré-existentes em conceitos mais próximos da realidade numa transição desde o pensamento simples até o complexo. Com atividades onde os alunos aprendem a se expressar espontaneamente, agindo e constantemente aperfeiçoando sua ação em atividades como explosão de idéias, trabalho em equipe, apresentação de tópicos pelos colegas e pessoas da comunidade. A Lei dá a Educação Ambiental a idéia mais -que-disciplinar, quando no seu Art.10º estipula que: "A educação ambiental será desenvolvida como pratica educativa integrada continua e permanente em todosos níveis e modalidades do ensino formal". Essa abordagem será: -multidisciplinar: caracteriza uma situação na qual, embora exista coordenação entre diversas disciplinas, cada uma delas participa desde a perspectiva do seu próprio quadro teórico-metodológicoao estudo e tratamento de um dado fenômeno. -interdisciplinar: as disciplinas em questão, apesar de partirem cada uma do seu quadro referencial teórico-metodológico, estão em situação de mútua coordenação e cooperação e estão engajadas num processo de construção de referenciais conceituais e metodológicos consensuais. -transdisciplinar: caracteriza a situação na qual estes referenciais consensuais têm sido construídos e propiciam a re-acomodação com relativa desaparição de cada "disciplina" envolvida no estudo e tratamento do fenômeno considerado. As idéias básicas para o planejamento são: -vincular os conteúdos à questão da realidade sócio-econômica-ecológica brasileira (alimentação, saúde, moradia, educação, salário mínimo, desemprego, marginalidade, racismo, desemprego, ecologia edemocracia participativa), -reservar espaços específicos para as discussões dessas questões sem afastar o tratamento "técnico especifico" dos conteúdos, -fundamentar o tratamento "técnico" dos conteúdos e discussão sócio-econômicas na pesquisa experimental de campo e bibliográfica, -trabalhos coletivos na "re-construção" dos conhecimentos e posicionamentos, -incentivos a reivindicar propostas do aluno a nível regional e global, -dialogo e discussão em sala de aula, -ações visando a solução dos problemas debatidos. Ampliando a perspectiva em abordagem sócio-ambiental num desvelar critico ao conjunto das instanciasde dominação e devastação e a ordem sócio-ambiental visada será aquela na qual os seres humanos se reconciliem fraternalmente entre si e também com o restante da natureza, mediante a pratica de um intercambio que permita a preservação ou a permanente regeneração da natureza não-humana.
00325 GESTÃO DA QUALIDADE 80 4
ementaGESTÃO DA QUALIDADE
A disciplina tem por objetivo apresentar a base conceitual sobre as principais teorias de evolução dos conceitos de qualidade, o papel revolucionador do cliente no processo de mudanças das empresas. A importância da qualidade na elaboração do projeto de novos produtos e processos. O pensamento Sistêmico X Liderança. Gerenciamento da Qualidade Total. Ferramentas estatísticas como os Seis Sigmae a busca pelo Zero Defeito. ISSO 9000: 2000 e ISSO 14000. APRESENTAÇÃO A presente disciplina busca desenvolver os principais conceitos sobre o vasto universo da qualidade desde a concepção de novos produtos e processo que sejam capazes de atender os anseios dos clientes internos e externos, bem como, seu impacto ao desenvolvimento sustentável e responsável dos negóciosno mercado econômico.
80296 GESTÃO DA PRODUÇÃO 80 4
80377 SIMULAÇÃO - GERENCIANDO EM DIREÇÃO À META 80 4
ementaSIMULAÇÃO - GERENCIANDO EM DIREÇÃO À META
Gestão de uma empresa virtual em um ambiente competitivo e em mudanças, aplicando a formação de equipes eficazes,planejamento estratégico,contabilidade,finanças e teoria das restrições, promovendouma visão sistêmica de uma organização através da interdisciplinaridade e da aplicação de teorias daadministração vistas em sala de aula, numa experiência vivenciada na gestão de uma empresa em um mercado simulado.
7° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00053 ELETIVA III 80 4
00056 EMPREENDEDORISMO 80 4
ementaEMPREENDEDORISMO
A disciplina tem por objetivo apresentar a base conceitual referente aos principais conceitos sobre o perfil empreendedor e a visão empreendedora, sua formação e importância ao desenvolvimento de novos investimentos alicerçado em diretrizes que contribuam para o surgimento de novos negócios capazes de serem competitivos no segmento empresarial. APRESENTAÇÃO A presente disciplina será dividida em módulos seqüenciais que possibilitem o discente desenvolver suas habilidades para idealização e análise de um plano de negócios.
00074 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 80 4
ementaESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Evolução do pensamento estratégico. Fundamentos do planejamento estratégico empresarial, estratégia competitiva e vantagem competitiva, noção de indústria ou setor, forças competitivas na indústria, Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Estratégias competitivas genéricas, construção davantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor, fatores críticos de sucesso, Principais modelosde análise do ambiente interno e externo.análise da concorrência: movimentos competitivos. Balanced Scorecard. O Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos.
80382 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 80 4
ementaORÇAMENTO EMPRESARIAL
Aspectos gerais do orçamento empresarial. Orçamento operacional: projeção dos inflatores econômicos,orçamento de vendas, encargos tributários, despesas comerciais, produção em unidades, pessoal, apropriação de custos de mão-de-bra, matérias-primas, depreciação e amortização, gastos indiretos defabricação, apropriação de custos indiretos de fabricação,custos de produção, orçamento de produção,estoque de produtos elaborados,despesas administrativas,despesas provisionadas,despesas financeiras,despesas monetárias e orçamento de operação. Orçamento de investimentos e amortização de financiamentos. Orçamento de caixa. Análise do orçamento integrado: resultado do exercício orçamentário, projeção da demonstração de resultado do exercício, projeção do balanço patrimonial e projeção da lucratividade e rentabilidade.
80383 SIMULAÇÃO - TEORIA DAS RESTRIÇÕES 80 4
ementaSIMULAÇÃO - TEORIA DAS RESTRIÇÕES
A disciplina ensina a"Teoria das Restrições"e a gestão pelo método científico aplicadas às operaçõesprodutivas, comerciais e de serviços, linhas de produção e montagem, exportação e distribuição, com ensinamentos a serem aproveitados na vida pessoal e profissional. Utiliza-se as simulações em computador, para proporcionar ao aluno a vivência em situações desestruturadas, similares as que se encontra na vida real e no mercado, ensinando e exercitando as atividades de análise, planejamento eprincipalmente a tomada de decisão.
8° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00054 ELETIVA IV 80 4
00187 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80 4
ementaTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Definição do tema a ser desenvolvido como Trabalho de Curso e elaboração da proposta do projeto de pesquisa. Elaboração e execução de um projeto em bibliotecas e/ou serviços de informação, e/ou aprofundamento de um tema por meio do trabalho de investigação definido na proposta do projeto de pesquisa. Os Trabalhos de Curso tem regulamento próprio definido pelo colegiado do curso.
00250 CONSULTORIA E PROJETOS EMPRESARIAIS 80 4
ementaCONSULTORIA E PROJETOS EMPRESARIAIS
Conceituação geral. Sistema e planejamento econômico. Identificação da empresa. Abordagem sobre o mercado. Abordagem sobre engenharia e tamanho do projeto. Abordagem sobre localização do projeto. Custos e receitas. Abordagem sobre investimento e financiamento do projeto. Elaboração de projetos. Consultoria de empresas.O profissional consultor. Tipos de consultoria.Características do consultor.Contratação dos serviços de consultoria.
80378 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO 80 4
ementaTÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Livre. Temas atuais e transversais da administração.
80384 SIMULAÇÃO - COMÉRCIO EXTERIOR 80 4
ementaSIMULAÇÃO - COMÉRCIO EXTERIOR
As primeiras teorias do comércio exterior: o mercantilismo. Uma análise das teorias clássicas do comércio exterior. Evolução da estrutura do comércio internacional. Globalização e blocos econômicosregionais. Sistemática de exportação: conceitos,operacionalização e práticas.Processo de importação.Condições internacionais de exportação e importação - INCOTERMS. Marketing internacional. Princípiosbásicos de direito do comércio internacional. Técnicas de negociação internacional.
Eletivas
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00028 ELETIVA I - CONTABILIDADE COMERCIAL 80 4
00122 ELETIVA I - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E COMERCIAL 80 4
00368 ELETIVA I - GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANCAS 80 4
81559 ESTÁGIO II - GERENCIANDO EM DIREÇÃO A META 80 4
81577 ELETIVA I - GESTÃO DE MUDANÇAS 80 4
81882 ELETIVA I - COMÉRCIO INTERNACIONAL 80 4
81883 ELETIVA I - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 80 4
81884 ELETIVA I - MÉTODOS E ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 80 4
81886 ELETIVA I - LOGÍSTICA EMPRESARIAL 80 4
81887 ELETIVA I - MERCADO FINANCEIRO 80 4
81888 ELETIVA I - GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES 80 4
81889 ELETIVA I - GESTÃO DE VENDAS 80 4
81890 ELETIVA I - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 80 4
81891 ELETIVA I - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 80 4
81894 ELETIVA I - PSICOLOGIA II 80 4
81895 ELETIVA I - ESTATÍSTICA II 80 4
81898 ELETIVA I - CONTROLADORIA 80 4
81900 ELETIVA I - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 80 4
81967 ELETIVA I - JOGOS EMPRESARIAIS 80
ementaCRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO
- CRIATIVIDADE (CONCEITOS) - CRIATIVIDADE NA UNIVERSIDADE - CRIATIVIDADE NAS EMPRESAS - MOTIVAÇÃO ( CONCEITOS E TEORIAS ) - CONCEITOS AFINS À MOTIVAÇÃO - TÉCNICAS PARA MOTIVAÇÃO APRESENTAÇÃO Este curso se apresenta como um introdução à Criatividade e Motivação. Abordaremos de início a importância da criatividade para a sobrevivência das empresas no mercado, seguindo-se do fator biológico e cultural no processo criativo. Posteriormente, será explanado as aplicações práticas da criatividade no ambiente empresarial,paralelamente será abordadas técnicas de como promover e facilitar a criatividade.Ao concluir o tema criatividade passaremos a enfocar o fator motivação onde abordaremos tanto os aspectos práticos como teóricos.
00112 INFORMÁTICA 80 4
ementaINFORMÁTICA
Informática e Processamento de Dados. O Hardware de Computadores. O Software de Computadores. Sistema Operacional Windows/Linux. Internet: conceitos, acesso e navegação. Sistemas de Buscas. Correio Eletrônico. OpenOffice/Office: criação e formatação de documentos, apresentações de slides, tabelas, fórmulas e funções. Conectividade e disseminação da informação. Normas de documentação da ABNT.
00127 MATEMÁTICA BÁSICA 80 4
ementaMATEMÁTICA BÁSICA
Funções. Limites e Continuidade Taxa média de variação. Derivadas. Máximos e Mínimos de função de uma variável. Integral Indefinida e Integral Definida.
00157 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 80 4
ementaPORTUGUÊS INSTRUMENTAL
APRESENTAÇÃO Consta neste Plano de Curso uma seleção de itens instrumentais, direcionado à boa comunicação do profissional em Ciências Contábeis.Através de tópicos referentes à Comunicação,Gramática e Redação, bem como a Correspondência e Redação Técnica, o aluno poderá adquirir um embasamento teórico- prático para a comunicação oral e escrita com o uso adequado e correto da língua padrão.
81050 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 80 4
ementaFUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentação teórico-prática da gestão. Estudo do processo administrativo. Planejamento e suas bases conceituais. A organização: estrutura, variáveis, recursos, mudança, stress e inovação. Liderança: comportamento individual e em grupo, motivação, liderança e confiança, comunicação e habilidades interpessoais. O Controle e suas bases conceituais. Administração de operações e cadeia de valores.
2° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00071 ESTATÍSTICA 80 4
ementaESTATÍSTICA
A natureza da estatística. Coleta, apuração e apresentação tabular e gráfica dos dados. Medidas de tendência central. Noções básicas sobre cálculo das probabilidades. Distribuição, amostragem, correlação e regressão. Números índices. Testes de hipóteses e séries temporais. Histogramas.
00131 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 80 4
ementaMETODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conceitos básicos - Ciência e Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Técnicas e Tipos de Pesquisa. Aspectos da Redação Científica. Normas para elaboração de um Trabalho Científico. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um Relatório de pesquisa.
80364 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MODERNO 80 4
ementaEVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MODERNO
Introdução à moderna administração. Abordagem Sistêmica. Abordagem contigencial. A administração no século XXI. Estrutura Organizacional:dilema entre estrutura e flexibilidade, elementos fundamentais,distinção entre projetos mecanicistas e orgânicos, incerteza e a estrutura organizacional. Vantagens e desvantagens de uma estrutura matricial, a organização virtual, características de uma organização sem fronteiras. Tendência na administração: O trabalho e a organização na sociedade pós-industrial,gestão da qualidade,reengenharia,downsizing e benchmarking, administração participativa, administração estratégica e representação social corporativista.
80366 INTRODUÇÃO AO DIREITO 80 4
ementaINTRODUÇÃO AO DIREITO
Introdução ao estudo do Direito: das noções preliminares, das fontes do direito. Os fundamentos de Direito Público e Privado.Instituições de direito público:da teoria do estado, do estado brasileiro.Instituições do direito privado: sujeitos de direito. Relações das ciências administrativas com o direito público e privado. A nova realidade da economia global e a aplicação do Direito nas relaçõesentre o Setor Público e o Setor Privado. As mudanças nas relações empresariais, nas relações de trabalho e no sistema tributário.
80367 SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES 80 4
ementaSOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
A Sociologia como ciência da sociedade e sua relação com a empresa. Paradigmas de produção:trabalho empresa, sociedade e estado. O indivíduo e a organização.Organização formal e informal. As relações sociais e seus reflexos nas organizações. As disfunções organizacionais. Caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. A sociedade do conhecimento e da informação. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações.
3° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00048 ECONOMIA 80 4
ementaECONOMIA
Introdução ao Estudo da Ciência Econômica e Problemática Econômica. Problemas Centrais das Sociedades e Decisões na Economia. A Demanda e a Oferta. Contas Nacionais.Setor Público na Economia.Relações Econômicas Externas. Sistema Monetário-financeiro da Economia. APRESENTAÇÃO O presente plano de aula, objetiva apresentar aos alunos dos curso de graduação os principais conceitos e teorias que norteiam a ciência econômica, de modo que o mesmo possa compreender a problemáticaeconômica e visualizar os efeitos internos e externos dos fatos econômicos sobre a realidade da empresa, também se objetiva desenvolver a capacidade de discussão sobre os problemas brasileiros e do Nordeste.
80368 GESTÃO MERCADOLÓGICA 80 4
ementaGESTÃO MERCADOLÓGICA
O que é marketing, Evolução histórica do marketing, Filosofias de marketing, Conceitos básicos para compreensão do marketing, Objetivos da utilização do marketing: satisfação, relacionamento, valor, Sistema de informação de marketing, Organização, implementação, avaliação e controle de marketing. Estratégias do ciclo de vida dos produtos, Composto de produtos e desenvolvimento de novos produtos,Plano de marketing, Linhas de produtos, marcas e embalagens, Canais de marketing, Estratégias de preço, Estratégias promocionais, Marketing de serviços.
80369 CONTABILIDADE GERENCIAL 80 4
ementaCONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade no contexto do processo decisório. Demonstrações contábeis: avaliação de desempenho e desenvolvimento. Relação de custo / volume / lucro. Planejamento financeiro. Informações contábeis para decisões de investimento e financiamento. Técnicas de controladoria e relatórios gerenciais como auxiliares do processo decisório.
81275 PSICOLOGIA DO TRABALHO 80 4
81451 MATEMATICA FINANCEIRA 80 4
ementaMATEMATICA FINANCEIRA
Juros, Descontos,Fluxo de caixa, Rendas,Empréstimos, Depreciação, Inflação,Coeficientes financeiros,Engenharia econômica e Analise de investimento.
4° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80055 DIREITO EMPRESARIAL 80 4
ementaDIREITO EMPRESARIAL
Direito Civil:divisão do direito,personalidade,pessoa jurídica, fato, Ato e negócio jurídico,direitodas obrigações (contratos).Direito Comercial:teoria geral do direito comercial, direito societário, direito cambiário, nova Lei de falência (Lei nº 11101/05). Direito Comsumerista (Código de Defesa doConsumidor):Definição de consumidor e fornecedor,direitos do consumidor, da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço,defeitos e vícios do produto e do serviço,dadecadência e da prescrição,da desconsideração da personalidade jurídica,da oferta e das práticas abusivas (cobrança de dívida ebanco de dados).Direito Tributário:o estado e o poder de tributar,princípios jurídicos da tributação,limitações da competência tributária,espécies de tributos,obrigação tributária. Direito Trabalhista: conceito de direito do trabalho,princípios do direito do trabalho,contrato de trabalho,empregado e empregador, remuneração.
80362 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 80 4
ementaFILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
A Gênese do Pensamento Filosófico, Mito e Filosofia. A História da Filosofia. Filosofia e Ciência. Fundamentos filosóficos.As grandes doutrinas filosóficas. A lógica.A ética e a Filosofia. Problemas morais e problemas éticos.A moral, a ética e o comportamento humano.A objetividade dos valores. Doutrinas éticas fundamentais. Fundamentos filosóficos da ética. Ética profissional. Ética nas organizações contemporâneas. Responsabilidade social e das organizações.A Concepção da Profissão do Administrador. Ética Profissional do Administrador. A liberdade e a independência.A necessidade do estudo da Ética. A confiança do cliente e a função pública do Administrador. O Conselho Federal de Administração.
80370 GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIO 80 4
ementaGESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIO
Objetivos e Funções da Administração de Materiais: Macro-funções da Administração de Materiais. A política de materiais nas empresas industriais. Sucata: uma fonte de receita. A Organização e as Responsabilidades da Administração de Materiais: Um modelo de estrutura orgânica, a administração integrada de materiais, vantagens e custos da Administração de Materiais. O Inter-relacionamento da Administração de Materiais com outras áreas: áreas internas na própria empresa. Áreas externas - fornecedores,esquema de intercâmbio de informações. Estrutura de controle,auditagem na administraçãode materiais. Utilização do Processamento Eletrônico de Dados na Gestão de Materiais: Qual o momentocorreto de se passar do controle manual para controle mecanizado.Terminologia Adotada na Administração de Materiais.
80380 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS 80 4
ementaGESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Estratégia mercadológica de preço: o impulso de compra do consumidor e a curva de demanda para a empresa, análise do macro ambiente, as estratégias de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise CUSTO- VOLUME-LUCRO:ponto de equilíbrio, metas de vendas com o objetivo de lucro.Decisão de preço quanto aopreço do insumo.Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta.Decisão de preço considerando o retorno sobre oinvestimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Custo ABC. Decisão de comprar ou fabricar. Custeio por processo. Custo de produto conjunto. A expectativa da gestão de custos nos anos 2000.
80381 PLANEJAMENTO E PESQUISA MERCADOLÓGICA 80 4
ementaPLANEJAMENTO E PESQUISA MERCADOLÓGICA
A importância competitiva do planejamento e da pesquisa de mercado. Pesquisa de marketing. Pesquisa de consumidor. Pesquisa de concorrência. Pesquisa de Canais. Definição do problema de pesquisa e desenvolvendo abordagem específica. Elaboração do modelo de pesquisa. Modelos de pesquisa: exploratória,descritiva e causal.Medição e escalonamento.Elaboração de questionário e de formulário.Amostragem. Coleta, análise e relatório de dados.
5° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00051 ELETIVA I 80 4
ementaELETIVA I
"Processo de Planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes." APRESENTAÇÃO O advento da globalização coadjuvado pelo desenvolvimento da tecnologia da Informação acirrou a competição entre as empresas e profissionais. O aumento da demanda dos clientes por níveis de serviçoscada vez mais elevados leva as organizações a efetuarem suas operações com maior eficiência e eficácia. A logística, que até recentemente era tratada como centro de custos, passa a ser gerida como resultado nas empresas líderes e nas de classe mundial, deixando a pecha de "vilão" e passando a "mocinho". Essa mudança de cenário obviamente foi orquestrada e operada. Por profissionais, dentre os quais o de logística, que passou a ser requisitado a opinar sobre as decisões estratégicas da empresa e até mesmo participar de sua formulação. Além desta participação no nível estratégico, ele teve suas responsabilidades aumentadas também no nível operacional, na medida em que passou a "enxergar" toda a extensão das cadeias de distribuição de suas áreas de negócio. No contraponto destas mudanças está a competência do profissional de logística, que passa pela sua formação e pela sua experiência. No Brasil, a grande maioria destes profissionais não tem a formação acadêmica adequada parasuportar este novo espectro de responsabilidades.Some-se a isto que a consciência da maioria dos nossos empresários ainda está muito aquém no que diz respeito a entender, valorizar, apoiar o crescimento, capacitar e remunerar adequadamente estes profissionais assim a capacitação do profissional de logística é proporcionada em número bastante reduzido pelas empresas lideres. Ou pelos próprios profissionais na busca constante do aprimoramento. No primeiro caso trata-se de um grupo seleto de empresas que vêm no profissional de logística o seu valor adequado e, portanto, investem em sua formação. No segundo caso, os profissionais procuram por mais conhecimentos, têm grandes dificuldades em aplicá-los em suas empresas e quase sempre buscam novas opções de trabalho, por não serem reconhecidos. É comum ouvirmos a argumentação do empresário míope que afirma não investir na capacitação de seus empregados, com receio de perdê-los para a concorrência, numa desculpa velada para não valorizá-los. Da mesma forma que as empresas desenvolvem técnicas de retenção de clientes, é fundamental que adotem técnicas para a retenção de talentos humanos, dentre as quais o apoio irrestrito a capacitação merece destaque. Usar de argumentos frágeis para não investir na capacitação de talentos é o mesmo que enxergar a Logística como atividade meramente responsável pelas atividades operacionais de transportes e armazenagem.
80049 GESTÃO FINANCEIRA 80 4
ementaGESTÃO FINANCEIRA
O ambiente da Administração Financeira. A função financeira.Administração financeira de curto prazo:caixa, valores, estoques, ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. Análise das demonstrações financeiras. Conceitos financeiros básicos. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de Capital. A logística das operações financeiras. O controle financeiro. Controladoria: funções e atribuições. Plano estratégico financeiro.
80373 GESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS 80 4
ementaGESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS
A função de Gestão de RH e o cenário atual. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos,definição das competências, recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos deseleção.Avaliação e Gestão do desempenho.Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneraçãoe benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.
80374 SIMULAÇÃO - LABORATÓRIO DE MARKETING 80 4
ementaSIMULAÇÃO - LABORATÓRIO DE MARKETING
Práticas de pesquisa mercadológica. Pesquisa-ação. Focus Group. Pesquisa de campo de produtos, mercado, clientes e canais de distribuição. Segmentação de mercados. Medindo o potencial de mercado e de vendas. Planejamento do produto: Estratégias de crescimento do produto e do mercado,estratégiasde projeto e desenvolvimento do produto. Objetivos e políticas de preços. Formulação deestratégias etáticas de preços. Planejamento da promoção. Planejamento da distribuição. Marketing na Internet.
80386 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS 80 4
ementaORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Referencial teórico.A era informacional.O contexto de mudança.Os ambientes organizacionais. Os novosparadigmas. Os sistemas em rede. Os condomínios industriais. Métodos e técnicas para estratégias competitivas. A gestão do conhecimento e da informação. Organização e reorganização. Distribuição dotrabalho.Processamento do trabalho.Aproveitamento racional de espaço físico.Gráficos de organização.Manuais administrativos. Formulários. Metodologias para levantamento, análise e prognóstico das organizações. Estrutura, estratégia, tecnologia, desempenho, processos organizacionais e ambiente externo. Análise organizacional.
6° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00052 ELETIVA II 80 4
00324 GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL 80 4
ementaGESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL
A Lei do Programa Nacional de Educação Ambiental combina educação formal e não-formal,responsabilizatoda a sociedade pela Educação Ambiental. Art. 2º "A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal." Art. 3º "Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, imcubino": I - ao poder público, nos termos dos arts. 2005 e 225 da Constituição Federal, definir políticas queincorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, II - às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem, III-à sociedade como um todo manter atenção permanente à formação de valores,atitudes e habilidadesque propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a preservação,a identificação e a soluçãode problemas ambientais." A Lei exige que todos os cursos da universidade (em especial as licenciaturas e pós-graduação formadores de professores) revisem os seus currículos para fazer com que o elo transversal da educação ambiental os permei, enriquecendo-os,com efeito,o Art.11 estipula que:"A dimensão ambientaldeve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas." Em termos de "conscientização" a educação ambiental é uma ação transformadora libertadora sobre a realidade eco-social rumo a uma comunidade humana sem opressores nem oprimidos. APRESENTAÇÃO O setor educacional é um instrumento norteador da formação critica do cidadão, recuperando e recriando a nos mesmos como seres humanos, respeitando a vida e buscando novas formas de unir e ensinar. Cabe à Gestão Sócio-ambiental coordenar esse processo para que o individuo compreenda de forma critica e ética os fatos naturais e humanos,através do esforço permanente de uma equipe comprometidacom ações educacionais, inserindo nos conteúdos programáticos abordagens relativas à melhoria da qualidade de vida, utilização sustentável do meio ambiente e valores cívicos da cidadania, nesse cenário globalizado e competitivo. Com uma abordagem interdisciplinar de problemas de desenvolvimento busca-se novas formas de desenvolvimento, que permita a reprodução do social e do natural. A disciplina de Gestão Sócio-ambiental tem por objetivo conscientizar os alunos das questões relativas ao meio ambiente e adquiri conhecimentos,valores,habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir individualmente e/ou coletivamente, no sentido de resolver problemas sócio-ambientais. Renda e cidadania são fatores necessários para transformar o nível de consciência de um povo. Essa transformação exige além dos elementos citados a qualidade da educação e da informação, a motivação social e a capacidade de organização para participar na solução dos problemas comunitários. A Educação é portanto o elemento chave do processo de mudança de mentalidade, hábitos e comportamentos nos sentido de uma sociedade sustentável. Sendo a Universidade instrumento desse desenvolvimento sustentável, na preocupação pela Gestão Sócio-Ambiental, desenvolve uma proposta pedagógica com as seguintes características: -democrática: que respeita e atua segundo interesse da maioria dos cidadãos, -participativa: onde o cidadão faz parte da elaboração de respostas aos problemas vividos pela comunidade que integra, -critica: que exercita a capacidade de questionar e avaliar a realidade sócio-ambiental, -transformadora: que busca a mudança de comportamentos, valores e mentalidades contrarias a vida coletiva, -dialógica: fundada no dialogo entre todos os participantes do processo educativo e da sociedade circundante, -multidisciplinar: que pauta sua compreensão dos fatos na integração dos diversos aspectos da realidade. A Metodologia de ensino baseia-se nas concepções previas dos estudantes, a partir das quais ele irá construir significados transformando individual e coletivamente esses conceitos pré-existentes em conceitos mais próximos da realidade numa transição desde o pensamento simples até o complexo. Com atividades onde os alunos aprendem a se expressar espontaneamente, agindo e constantemente aperfeiçoando sua ação em atividades como explosão de idéias, trabalho em equipe, apresentação de tópicos pelos colegas e pessoas da comunidade. A Lei dá a Educação Ambiental a idéia mais -que-disciplinar, quando no seu Art.10º estipula que: "A educação ambiental será desenvolvida como pratica educativa integrada continua e permanente em todosos níveis e modalidades do ensino formal". Essa abordagem será: -multidisciplinar: caracteriza uma situação na qual, embora exista coordenação entre diversas disciplinas, cada uma delas participa desde a perspectiva do seu próprio quadro teórico-metodológicoao estudo e tratamento de um dado fenômeno. -interdisciplinar: as disciplinas em questão, apesar de partirem cada uma do seu quadro referencial teórico-metodológico, estão em situação de mútua coordenação e cooperação e estão engajadas num processo de construção de referenciais conceituais e metodológicos consensuais. -transdisciplinar: caracteriza a situação na qual estes referenciais consensuais têm sido construídos e propiciam a re-acomodação com relativa desaparição de cada "disciplina" envolvida no estudo e tratamento do fenômeno considerado. As idéias básicas para o planejamento são: -vincular os conteúdos à questão da realidade sócio-econômica-ecológica brasileira (alimentação, saúde, moradia, educação, salário mínimo, desemprego, marginalidade, racismo, desemprego, ecologia edemocracia participativa), -reservar espaços específicos para as discussões dessas questões sem afastar o tratamento "técnico especifico" dos conteúdos, -fundamentar o tratamento "técnico" dos conteúdos e discussão sócio-econômicas na pesquisa experimental de campo e bibliográfica, -trabalhos coletivos na "re-construção" dos conhecimentos e posicionamentos, -incentivos a reivindicar propostas do aluno a nível regional e global, -dialogo e discussão em sala de aula, -ações visando a solução dos problemas debatidos. Ampliando a perspectiva em abordagem sócio-ambiental num desvelar critico ao conjunto das instanciasde dominação e devastação e a ordem sócio-ambiental visada será aquela na qual os seres humanos se reconciliem fraternalmente entre si e também com o restante da natureza, mediante a pratica de um intercambio que permita a preservação ou a permanente regeneração da natureza não-humana.
00325 GESTÃO DA QUALIDADE 80 4
ementaGESTÃO DA QUALIDADE
A disciplina tem por objetivo apresentar a base conceitual sobre as principais teorias de evolução dos conceitos de qualidade, o papel revolucionador do cliente no processo de mudanças das empresas. A importância da qualidade na elaboração do projeto de novos produtos e processos. O pensamento Sistêmico X Liderança. Gerenciamento da Qualidade Total. Ferramentas estatísticas como os Seis Sigmae a busca pelo Zero Defeito. ISSO 9000: 2000 e ISSO 14000. APRESENTAÇÃO A presente disciplina busca desenvolver os principais conceitos sobre o vasto universo da qualidade desde a concepção de novos produtos e processo que sejam capazes de atender os anseios dos clientes internos e externos, bem como, seu impacto ao desenvolvimento sustentável e responsável dos negóciosno mercado econômico.
80296 GESTÃO DA PRODUÇÃO 80 4
80377 SIMULAÇÃO - GERENCIANDO EM DIREÇÃO À META 80 4
ementaSIMULAÇÃO - GERENCIANDO EM DIREÇÃO À META
Gestão de uma empresa virtual em um ambiente competitivo e em mudanças, aplicando a formação de equipes eficazes,planejamento estratégico,contabilidade,finanças e teoria das restrições, promovendouma visão sistêmica de uma organização através da interdisciplinaridade e da aplicação de teorias daadministração vistas em sala de aula, numa experiência vivenciada na gestão de uma empresa em um mercado simulado.
7° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00053 ELETIVA III 80 4
00056 EMPREENDEDORISMO 80 4
ementaEMPREENDEDORISMO
A disciplina tem por objetivo apresentar a base conceitual referente aos principais conceitos sobre o perfil empreendedor e a visão empreendedora, sua formação e importância ao desenvolvimento de novos investimentos alicerçado em diretrizes que contribuam para o surgimento de novos negócios capazes de serem competitivos no segmento empresarial. APRESENTAÇÃO A presente disciplina será dividida em módulos seqüenciais que possibilitem o discente desenvolver suas habilidades para idealização e análise de um plano de negócios.
00074 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 80 4
ementaESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Evolução do pensamento estratégico. Fundamentos do planejamento estratégico empresarial, estratégia competitiva e vantagem competitiva, noção de indústria ou setor, forças competitivas na indústria, Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Estratégias competitivas genéricas, construção davantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor, fatores críticos de sucesso, Principais modelosde análise do ambiente interno e externo.análise da concorrência: movimentos competitivos. Balanced Scorecard. O Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos.
80382 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 80 4
ementaORÇAMENTO EMPRESARIAL
Aspectos gerais do orçamento empresarial. Orçamento operacional: projeção dos inflatores econômicos,orçamento de vendas, encargos tributários, despesas comerciais, produção em unidades, pessoal, apropriação de custos de mão-de-bra, matérias-primas, depreciação e amortização, gastos indiretos defabricação, apropriação de custos indiretos de fabricação,custos de produção, orçamento de produção,estoque de produtos elaborados,despesas administrativas,despesas provisionadas,despesas financeiras,despesas monetárias e orçamento de operação. Orçamento de investimentos e amortização de financiamentos. Orçamento de caixa. Análise do orçamento integrado: resultado do exercício orçamentário, projeção da demonstração de resultado do exercício, projeção do balanço patrimonial e projeção da lucratividade e rentabilidade.
80383 SIMULAÇÃO - TEORIA DAS RESTRIÇÕES 80 4
ementaSIMULAÇÃO - TEORIA DAS RESTRIÇÕES
A disciplina ensina a"Teoria das Restrições"e a gestão pelo método científico aplicadas às operaçõesprodutivas, comerciais e de serviços, linhas de produção e montagem, exportação e distribuição, com ensinamentos a serem aproveitados na vida pessoal e profissional. Utiliza-se as simulações em computador, para proporcionar ao aluno a vivência em situações desestruturadas, similares as que se encontra na vida real e no mercado, ensinando e exercitando as atividades de análise, planejamento eprincipalmente a tomada de decisão.
8° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00054 ELETIVA IV 80 4
00187 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80 4
ementaTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Definição do tema a ser desenvolvido como Trabalho de Curso e elaboração da proposta do projeto de pesquisa. Elaboração e execução de um projeto em bibliotecas e/ou serviços de informação, e/ou aprofundamento de um tema por meio do trabalho de investigação definido na proposta do projeto de pesquisa. Os Trabalhos de Curso tem regulamento próprio definido pelo colegiado do curso.
00250 CONSULTORIA E PROJETOS EMPRESARIAIS 80 4
ementaCONSULTORIA E PROJETOS EMPRESARIAIS
Conceituação geral. Sistema e planejamento econômico. Identificação da empresa. Abordagem sobre o mercado. Abordagem sobre engenharia e tamanho do projeto. Abordagem sobre localização do projeto. Custos e receitas. Abordagem sobre investimento e financiamento do projeto. Elaboração de projetos. Consultoria de empresas.O profissional consultor. Tipos de consultoria.Características do consultor.Contratação dos serviços de consultoria.
80378 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO 80 4
ementaTÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Livre. Temas atuais e transversais da administração.
80384 SIMULAÇÃO - COMÉRCIO EXTERIOR 80 4
ementaSIMULAÇÃO - COMÉRCIO EXTERIOR
As primeiras teorias do comércio exterior: o mercantilismo. Uma análise das teorias clássicas do comércio exterior. Evolução da estrutura do comércio internacional. Globalização e blocos econômicosregionais. Sistemática de exportação: conceitos,operacionalização e práticas.Processo de importação.Condições internacionais de exportação e importação - INCOTERMS. Marketing internacional. Princípiosbásicos de direito do comércio internacional. Técnicas de negociação internacional.
Eletivas
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00028 ELETIVA I - CONTABILIDADE COMERCIAL 80 4
00122 ELETIVA I - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E COMERCIAL 80 4
00368 ELETIVA I - GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANCAS 80 4
81559 ESTÁGIO II - GERENCIANDO EM DIREÇÃO A META 80 4
81577 ELETIVA I - GESTÃO DE MUDANÇAS 80 4
81882 ELETIVA I - COMÉRCIO INTERNACIONAL 80 4
81883 ELETIVA I - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 80 4
81884 ELETIVA I - MÉTODOS E ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 80 4
81886 ELETIVA I - LOGÍSTICA EMPRESARIAL 80 4
81887 ELETIVA I - MERCADO FINANCEIRO 80 4
81888 ELETIVA I - GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES 80 4
81889 ELETIVA I - GESTÃO DE VENDAS 80 4
81890 ELETIVA I - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 80 4
81891 ELETIVA I - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 80 4
81894 ELETIVA I - PSICOLOGIA II 80 4
81895 ELETIVA I - ESTATÍSTICA II 80 4
81898 ELETIVA I - CONTROLADORIA 80 4
81900 ELETIVA I - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 80 4
81967 ELETIVA I - JOGOS EMPRESARIAIS 80
DFP_