DFP_
Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O que é ser Administrador? Administrador é o profissional capacitado para gerenciar os destinos das organizações e levá-la ao sucesso no mercado.
Ele planeja, organiza, dirige e controla todo o funcionamento das organizações.
Atua nas áreas de recursos humanos e materiais, mercadológica, de produção, financeira e orçamentária. Habilidades Específicas: Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade;
Capacidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos, além de expressar-se de modo crítico e criativo em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Capacidade de demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
Capacidade de lidar com modelos de gestão inovadoras;
Capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados;
Capacidade de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas, de identificar e dimensionar riscos;
Capacidade de selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
Capacidade de selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
O Curso na AEDB
O Curso de Administração da AEDB, autorizado pela Portaria nº 203 de 06/03/98, Diário Oficial da União de 10 de março de 1998, reconhecido pela Portaria n.º 1.806 de 11 de julho de 2003, Diário Oficial da União de 14 de julho de 2003, veio integrar a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco (FCEACDB), cuja mantenedora é a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
Atenta ao objetivo de contribuir para o crescimento político-econômico e social da Região Sul Fluminense, a partir do princípio de que a educação constitui mola propulsora deste crescimento, a Associação Educacional Dom Bosco entendeu a necessidade de lançar o curso de graduação em Administração na cidade de Resende, favorecendo a interiorização do ensino superior, minimizando questões relacionadas ao deslocamento na área urbana e, conseqüentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e dos serviços a ela oferecidos.
É importante ressaltar que as empresas já instaladas na região, que contavam inicialmente com quadros dirigentes oriundos de outras regiões do país e do exterior, buscam hoje por profissionais formados no Sul Fluminense para compor seus quadros administrativos. A região possui um expressivo parque industrial e com a previsão de instalações de novas empresas, sendo previsto um aumento considerável da demanda de bacharéis em administração, o que justifica a ação pró-ativa e socialmente responsável da FCEADB, inserindo-se nesse contexto, ou seja, em oferecer formação profissional que possa atender as demandas dessas empresas e, também, da sociedade.
Outro fator preponderante para o curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco está relacionado à aprovação das Diretrizes Curriculares, pelo Conselho Nacional de Educação em 2005, que permitiu que a FCEADB pudesse conferir uma identidade própria ao curso em função das peculiaridades regionais, aproximando-se ainda mais de uma proposta que pudesse atender as necessidades locais do mercado de trabalho. Isso permitiu um diálogo permanente entre escolas, alunos e empresas, gerando maior atração pelos egressos dos cursos de Administração.
Ressalta-se que o Curso de Administração da AEDB representa a concretização de objetivos estratégicos decorrentes da análise dos cenários e perspectivas da região onde se concentram as expectativas de espaços profissionais para o futuro egresso, sem desconsiderar a possibilidade de mercados diversos decorrentes do mundo globalizado, cujas fronteiras comerciais se eliminam e o processo de adaptação das empresas ao sistema de concorrência internacional enseja a participação de profissionais altamente competentes.
Nesse contexto, para atender o perfil profissional desejado, o curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco pretende desenvolver três linhas gerais de habilidades nos estudantes: i) habilidade conceitual (o saber aprender), para perceber, dentro de uma visão abrangente e integradora do mundo e da sociedade, as diferenças culturais, econômicas e étnicas e suas sinergias; ii) habilidade humana (saber ser), que capacita para trabalhar com pessoas, entendendo os processos motivacionais e utilizando-se de técnicas de liderança situacional; iii) e, também, habilidade técnica (o saber fazer), ou seja, a capacidade de aplicação dos conhecimentos técnicos, métodos e ferramentas necessárias à execução de atividades específicas ligadas à profissão escolhida.
Busca-se, ainda, desenvolver estratégias para articular o processo de ensino à realidade dos alunos, propiciando uma aprendizagem referida aos diferentes âmbitos e dimensões da vida pessoal, social e cultural dos discentes. Nessa perspectiva, as atividades acadêmicas curriculares complementares implementadas no Curso de Administração reconhece que se aprende, também, fora do espaço institucional. Daí resulta uma proposta de trabalho contemplando projetos, eventos, atividades, envolvendo docentes e discentes, tais como o SEAC, o SEGET, entre outros, a serem abordados em tópicos subseqüentes.
Dispondo sobre os desafios existentes no ensino e prática da gestão contemporânea, citamos algumas condições que precisam ser atendidas para que o perfil profissional desejado, em questão, seja alcançado:
1. Em um mundo sistêmico e interdependente não faz sentido uma formação e um aprendizado fragmentado e reducionista. É preciso almejar, constantemente, a visão sistêmica e integradora através de uma abordagem de ensino interdisciplinar;
2. Estímulo à cooperação, em detrimento à competição. Esperamos contribuir para uma formação menos individualista, própria dos modelos burocráticos de gestão, onde prevalece a especialização funcional como base de qualquer proposta de estruturação organizacional. O trabalho em equipe (times) passa a ser a unidade de avaliação nas empresas modernas, ressaltando a capacidade de seus membros em atuarem nas equipes auto-gerenciáveis e multifuncionais;
3. O alcance da efetividade, enquanto parâmetro para o desempenho pressupõe maior esforço da organização para contribuir com a comunidade, melhorando sua imagem institucional. Tal premissa eleva o grau de conscientização de seus membros no sentido de uma atuação mais ética e responsável. Mais importante que atingir os objetivos organizacionais será questioná-los quanto às conseqüências das ações administrativas para a sociedade (Responsabilidade Social).
Por fim, a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco atua de forma que o Bacharel em administração possa estar preparado para assumir funções gerenciais no setor público ou privado, desenvolvendo, para tanto, técnicas de administração de pessoal, liderança, treinamento, administração financeira, de material, contábil, além de orçamento, pesquisa, sistema de informações gerenciais, controle, logística, produção e marketing.
Para tal, o curso será enfático em oferecer uma formação sólida tanto em conteúdo técnico especializado como de um embasamento de cultura geral, social e humanista, para integrar o profissional à sociedade, capacitando-o às funções de direção e chefias empresariais, num mercado mundial.
Missão e objetivos do curso
MISSÃO
O curso de Administração possui como missão, a promoção do ensino dentro das qualificações, das políticas e diretrizes emanadas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco, de forma a garantir a formação de profissionais de elevado nível de competência técnica e empreendedora, ambas aliadas a uma consciência crítica, ao engajamento ético e a uma postura socialmente responsável, comprometidos com a produtividade, com a gestão do conhecimento, com a qualidade de vida das pessoas, com a sustentabilidade e com o desenvolvimento social e econômico do país. Para que essa missão seja alcançada, formulam-se os objetivos gerais e específicos do curso, conforme segue.
OBJETIVOS GERAIS
O Curso de Administração tem como objetivo geral a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, produtividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às condições de um mundo dinâmico que implica alterações nas atividades de planejamento, estruturação das empresas, estilos gerenciais e tantas outras variáveis da prática administrativa.
Se as organizações são forçadas a se adaptarem às provocações de um novo ambiente, os administradores precisarão rever seus conhecimentos e práticas administrativas. Tal premissa consiste na revisão dos objetivos do ensino de administração. O enfoque tradicional dado aos cursos de graduação não atendem mais ao perfil desejado do administrador moderno, motivo pelo qual o curso de Administração Associação Educacional Dom Bosco foi concebido a partir da expressiva demanda por uma formação que atendesse a necessidade de profissionais qualificados, gerada principalmente pelo grande crescimento das atividades industriais da região onde o curso está inserido.
Com base nestas características, apontamos quatro enfoques pedagógicos para que o objetivo geral do curso seja atingido:
1. Enfoque na difusão do conhecimento técnico-científico;
2. Enfoque na formação humana;
3. Enfoque no desenvolvimento de um espírito empreendedor;
4. Enfoque na visão sistêmica (interdisciplinar).
Portanto, o perfil do curso é enfático em oferecer uma formação sólida tanto em conteúdo técnico especializado como de um embasamento de cultura geral, social e humanista, para integrar o profissional à sociedade, capacitando-o às funções de direção e supervisão empresariais, num mercado global.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tendo em vista a consecução do objetivo geral do curso, torna-se necessário sua segmentação em outros objetivos, denominados aqui de objetivos específicos, que são os seguintes:
• Capacitar o aluno para compreender o ambiente empresarial de tal forma que o mesmo seja eficaz na aplicação dos recursos humanos, físicos e organizacionais para a tomada de decisão;
• Dotar o aluno de uma visão criativa, inovadora e empreendedora de tal modo que o mesmo possa gerar novas soluções, novos caminhos e novos negócios;
• Dotar o aluno de uma visão ética e socialmente responsável, de tal forma que sua atuação nos negócios extrapole o ambiente empresarial e o faça levar em consideração a sociedade e o meio ambiente que nos cerca;
• Desenvolver no aluno competências para que o mesmo saiba liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe, bem como atuar e tomar decisões em um ambiente dinâmico e de grande competitividade;
• Desenvolver no aluno a visão e o processo de articulação para o alcance de metas e resultados, financeiros e/ou não financeiros; e
• Tornar o Curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco uma referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Ele planeja, organiza, dirige e controla todo o funcionamento das organizações.
Atua nas áreas de recursos humanos e materiais, mercadológica, de produção, financeira e orçamentária. Habilidades Específicas: Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade;
Capacidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos, além de expressar-se de modo crítico e criativo em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Capacidade de demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
Capacidade de lidar com modelos de gestão inovadoras;
Capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados;
Capacidade de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas, de identificar e dimensionar riscos;
Capacidade de selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
Capacidade de selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
O Curso na AEDB
O Curso de Administração da AEDB, autorizado pela Portaria nº 203 de 06/03/98, Diário Oficial da União de 10 de março de 1998, reconhecido pela Portaria n.º 1.806 de 11 de julho de 2003, Diário Oficial da União de 14 de julho de 2003, veio integrar a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco (FCEACDB), cuja mantenedora é a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
Atenta ao objetivo de contribuir para o crescimento político-econômico e social da Região Sul Fluminense, a partir do princípio de que a educação constitui mola propulsora deste crescimento, a Associação Educacional Dom Bosco entendeu a necessidade de lançar o curso de graduação em Administração na cidade de Resende, favorecendo a interiorização do ensino superior, minimizando questões relacionadas ao deslocamento na área urbana e, conseqüentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e dos serviços a ela oferecidos.
É importante ressaltar que as empresas já instaladas na região, que contavam inicialmente com quadros dirigentes oriundos de outras regiões do país e do exterior, buscam hoje por profissionais formados no Sul Fluminense para compor seus quadros administrativos. A região possui um expressivo parque industrial e com a previsão de instalações de novas empresas, sendo previsto um aumento considerável da demanda de bacharéis em administração, o que justifica a ação pró-ativa e socialmente responsável da FCEADB, inserindo-se nesse contexto, ou seja, em oferecer formação profissional que possa atender as demandas dessas empresas e, também, da sociedade.
Outro fator preponderante para o curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco está relacionado à aprovação das Diretrizes Curriculares, pelo Conselho Nacional de Educação em 2005, que permitiu que a FCEADB pudesse conferir uma identidade própria ao curso em função das peculiaridades regionais, aproximando-se ainda mais de uma proposta que pudesse atender as necessidades locais do mercado de trabalho. Isso permitiu um diálogo permanente entre escolas, alunos e empresas, gerando maior atração pelos egressos dos cursos de Administração.
Ressalta-se que o Curso de Administração da AEDB representa a concretização de objetivos estratégicos decorrentes da análise dos cenários e perspectivas da região onde se concentram as expectativas de espaços profissionais para o futuro egresso, sem desconsiderar a possibilidade de mercados diversos decorrentes do mundo globalizado, cujas fronteiras comerciais se eliminam e o processo de adaptação das empresas ao sistema de concorrência internacional enseja a participação de profissionais altamente competentes.
Nesse contexto, para atender o perfil profissional desejado, o curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco pretende desenvolver três linhas gerais de habilidades nos estudantes: i) habilidade conceitual (o saber aprender), para perceber, dentro de uma visão abrangente e integradora do mundo e da sociedade, as diferenças culturais, econômicas e étnicas e suas sinergias; ii) habilidade humana (saber ser), que capacita para trabalhar com pessoas, entendendo os processos motivacionais e utilizando-se de técnicas de liderança situacional; iii) e, também, habilidade técnica (o saber fazer), ou seja, a capacidade de aplicação dos conhecimentos técnicos, métodos e ferramentas necessárias à execução de atividades específicas ligadas à profissão escolhida.
Busca-se, ainda, desenvolver estratégias para articular o processo de ensino à realidade dos alunos, propiciando uma aprendizagem referida aos diferentes âmbitos e dimensões da vida pessoal, social e cultural dos discentes. Nessa perspectiva, as atividades acadêmicas curriculares complementares implementadas no Curso de Administração reconhece que se aprende, também, fora do espaço institucional. Daí resulta uma proposta de trabalho contemplando projetos, eventos, atividades, envolvendo docentes e discentes, tais como o SEAC, o SEGET, entre outros, a serem abordados em tópicos subseqüentes.
Dispondo sobre os desafios existentes no ensino e prática da gestão contemporânea, citamos algumas condições que precisam ser atendidas para que o perfil profissional desejado, em questão, seja alcançado:
1. Em um mundo sistêmico e interdependente não faz sentido uma formação e um aprendizado fragmentado e reducionista. É preciso almejar, constantemente, a visão sistêmica e integradora através de uma abordagem de ensino interdisciplinar;
2. Estímulo à cooperação, em detrimento à competição. Esperamos contribuir para uma formação menos individualista, própria dos modelos burocráticos de gestão, onde prevalece a especialização funcional como base de qualquer proposta de estruturação organizacional. O trabalho em equipe (times) passa a ser a unidade de avaliação nas empresas modernas, ressaltando a capacidade de seus membros em atuarem nas equipes auto-gerenciáveis e multifuncionais;
3. O alcance da efetividade, enquanto parâmetro para o desempenho pressupõe maior esforço da organização para contribuir com a comunidade, melhorando sua imagem institucional. Tal premissa eleva o grau de conscientização de seus membros no sentido de uma atuação mais ética e responsável. Mais importante que atingir os objetivos organizacionais será questioná-los quanto às conseqüências das ações administrativas para a sociedade (Responsabilidade Social).
Por fim, a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco atua de forma que o Bacharel em administração possa estar preparado para assumir funções gerenciais no setor público ou privado, desenvolvendo, para tanto, técnicas de administração de pessoal, liderança, treinamento, administração financeira, de material, contábil, além de orçamento, pesquisa, sistema de informações gerenciais, controle, logística, produção e marketing.
Para tal, o curso será enfático em oferecer uma formação sólida tanto em conteúdo técnico especializado como de um embasamento de cultura geral, social e humanista, para integrar o profissional à sociedade, capacitando-o às funções de direção e chefias empresariais, num mercado mundial.
Missão e objetivos do curso
MISSÃO
O curso de Administração possui como missão, a promoção do ensino dentro das qualificações, das políticas e diretrizes emanadas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco, de forma a garantir a formação de profissionais de elevado nível de competência técnica e empreendedora, ambas aliadas a uma consciência crítica, ao engajamento ético e a uma postura socialmente responsável, comprometidos com a produtividade, com a gestão do conhecimento, com a qualidade de vida das pessoas, com a sustentabilidade e com o desenvolvimento social e econômico do país. Para que essa missão seja alcançada, formulam-se os objetivos gerais e específicos do curso, conforme segue.
OBJETIVOS GERAIS
O Curso de Administração tem como objetivo geral a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, produtividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às condições de um mundo dinâmico que implica alterações nas atividades de planejamento, estruturação das empresas, estilos gerenciais e tantas outras variáveis da prática administrativa.
Se as organizações são forçadas a se adaptarem às provocações de um novo ambiente, os administradores precisarão rever seus conhecimentos e práticas administrativas. Tal premissa consiste na revisão dos objetivos do ensino de administração. O enfoque tradicional dado aos cursos de graduação não atendem mais ao perfil desejado do administrador moderno, motivo pelo qual o curso de Administração Associação Educacional Dom Bosco foi concebido a partir da expressiva demanda por uma formação que atendesse a necessidade de profissionais qualificados, gerada principalmente pelo grande crescimento das atividades industriais da região onde o curso está inserido.
Com base nestas características, apontamos quatro enfoques pedagógicos para que o objetivo geral do curso seja atingido:
1. Enfoque na difusão do conhecimento técnico-científico;
2. Enfoque na formação humana;
3. Enfoque no desenvolvimento de um espírito empreendedor;
4. Enfoque na visão sistêmica (interdisciplinar).
Portanto, o perfil do curso é enfático em oferecer uma formação sólida tanto em conteúdo técnico especializado como de um embasamento de cultura geral, social e humanista, para integrar o profissional à sociedade, capacitando-o às funções de direção e supervisão empresariais, num mercado global.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tendo em vista a consecução do objetivo geral do curso, torna-se necessário sua segmentação em outros objetivos, denominados aqui de objetivos específicos, que são os seguintes:
• Capacitar o aluno para compreender o ambiente empresarial de tal forma que o mesmo seja eficaz na aplicação dos recursos humanos, físicos e organizacionais para a tomada de decisão;
• Dotar o aluno de uma visão criativa, inovadora e empreendedora de tal modo que o mesmo possa gerar novas soluções, novos caminhos e novos negócios;
• Dotar o aluno de uma visão ética e socialmente responsável, de tal forma que sua atuação nos negócios extrapole o ambiente empresarial e o faça levar em consideração a sociedade e o meio ambiente que nos cerca;
• Desenvolver no aluno competências para que o mesmo saiba liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe, bem como atuar e tomar decisões em um ambiente dinâmico e de grande competitividade;
• Desenvolver no aluno a visão e o processo de articulação para o alcance de metas e resultados, financeiros e/ou não financeiros; e
• Tornar o Curso de Administração da Associação Educacional Dom Bosco uma referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
DISCIPLINAS:
Introdução ao Direito
Introdução à Informática
Matemática
Ciências Humanas e Sociais
Português Instrumental
Introdução à Contabilidade
Introdução à Economia
Introdução à Administração
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Métodos Quantitativos
Comportamento Organizacional
Matemática Financeira
Teoria Geral da Administração
Teoria das Organizações
Filosofia e Ética
Contabilidade de Custos
Gerência de Projetos
Legislação Trabalhista
Sistemas de Informações Gerenciais
Administração da Produção
Administração Financeira
Gestão de Pessoas I
Responsabilidade Social Corporativa
Logística
Organizações Holísticas I
Marketing I
Tópicos Especiais de Administração I
Legislação Tributária
Orçamento
Mercado de Capitais
Gestão de Pessoas II
Política dos Negócios
Marketing II
Tópicos Especiais de Administração II
Administração Estratégica
Empreendedorismo
Organizações Holísticas II
Estrutura e Processos Organizacionais
Estágio Supervisionado*
I- MATÉRIAS BÁSICAS:
Introdução ao Direito
Introdução à Informática
Introdução à Contabilidade
Matemática
Introdução à Economia
Filosofia e Ética
Contabilidade de Custos
Ciências Humanas e Sociais
Métodos Quantitativos
II- MATÉRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
Sistemas de Informações Gerenciais
Administração da Produção
Administração Financeira
Gestão de Pessoas I
Gestão de Pessoas II
Logística
Marketing I
Marketing II
Orçamento
Mercado de Capitais
Introdução à Administração
Estrutura e Processos Organizacionais
Teoria Geral da Administração - TGA
Teoria das Organizações - TO
Gerência de Projetos
Administração Estratégica
Empreendedorismo
III- MATÉRIAS COMPLEMENTARES:
Comportamento Organizacional
Português Instrumental
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Legislação Trabalhista
Legislação Tributária
Tópicos Especiais de Administração I
Tópicos Especiais de Administração II
Organizações Holísticas I
Organizações Holísticas II
Política de Negócios
Matemática Financeira
Responsabilidade Social Corporativa
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Introdução ao Direito
Introdução à Informática
Matemática
Ciências Humanas e Sociais
Português Instrumental
Introdução à Contabilidade
Introdução à Economia
Introdução à Administração
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Métodos Quantitativos
Comportamento Organizacional
Matemática Financeira
Teoria Geral da Administração
Teoria das Organizações
Filosofia e Ética
Contabilidade de Custos
Gerência de Projetos
Legislação Trabalhista
Sistemas de Informações Gerenciais
Administração da Produção
Administração Financeira
Gestão de Pessoas I
Responsabilidade Social Corporativa
Logística
Organizações Holísticas I
Marketing I
Tópicos Especiais de Administração I
Legislação Tributária
Orçamento
Mercado de Capitais
Gestão de Pessoas II
Política dos Negócios
Marketing II
Tópicos Especiais de Administração II
Administração Estratégica
Empreendedorismo
Organizações Holísticas II
Estrutura e Processos Organizacionais
Estágio Supervisionado*
I- MATÉRIAS BÁSICAS:
Introdução ao Direito
Introdução à Informática
Introdução à Contabilidade
Matemática
Introdução à Economia
Filosofia e Ética
Contabilidade de Custos
Ciências Humanas e Sociais
Métodos Quantitativos
II- MATÉRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
Sistemas de Informações Gerenciais
Administração da Produção
Administração Financeira
Gestão de Pessoas I
Gestão de Pessoas II
Logística
Marketing I
Marketing II
Orçamento
Mercado de Capitais
Introdução à Administração
Estrutura e Processos Organizacionais
Teoria Geral da Administração - TGA
Teoria das Organizações - TO
Gerência de Projetos
Administração Estratégica
Empreendedorismo
III- MATÉRIAS COMPLEMENTARES:
Comportamento Organizacional
Português Instrumental
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Legislação Trabalhista
Legislação Tributária
Tópicos Especiais de Administração I
Tópicos Especiais de Administração II
Organizações Holísticas I
Organizações Holísticas II
Política de Negócios
Matemática Financeira
Responsabilidade Social Corporativa
Libras – Língua Brasileira de Sinais
DFP_