Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
UNISUAM - Rio de Janeiro
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Ciências Biológicas
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Bacharel em Ciências Biológicas é um cientista que possui, ao seu dispor, uma vasta área de atuação, estudando todos os seres vivos, suas interações com o meio em que vivem e as interações entre si. Busca a melhoria da qualidade de vida no planeta, valendo-se de das tecnologias de ponta.
Atua em empresas públicas e privadas, em inúmeras áreas tais como “pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização,
emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia, como pode ser visto na Resolução no 213, de 20 de março de 2010, do Conselho Federal de Biologia.
Busca a melhoria da qualidade de vida do planeta, utilizando métodos de ensino inovadores e tecnologias favoráveis a aquisição de conhecimento. Além disso, ele pode atuar em empresas ou órgãos públicos como consultor, elaborador, executor e supervisor de ações, nas áreas da Saúde Humana e Saúde Coletiva, Saneamento, Controle de Pragas, Conservação de Recursos Naturais, Preservação do Meio Ambiente, Melhoramento Genético, Biotecnologia, Engenharia Genética e Análise de Impacto Ambiental.
Na UNISUAM você terá acesso ao maior centro de pesquisas com rãs do Rio de Janeiro, além de vários laboratórios. Com toda infraestrutura e profissionais altamente qualificados proporcionamos a você a mais alta qualidade de ensino.
Projeto Pedagógico
Ensino
O ensino de graduação tem um caráter de unidade pedagógica, uma totalidade em contínuo processo de constituição e superação de si mesmo. O curso é, de modo precípuo, generalista, mas com formação sólida. Implica a aquisição de conhecimentos e competências necessárias à continuação do aprendizado, incluindo-se a dedicação a uma área específica. Desse modo, essa fase tem como meta principal a formação e qualificação profissional, de nível superior, dos alunos que tenham obtido a conclusão do ensino médio e que tenham sido aprovados e classificados através de um processo seletivo de concurso normatizado pelo estabelecimento de ensino superior. O curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma Licenciatura Plena. Tem como missão principal habilitar, formar e qualificar profissionais que atuarão em áreas afins. Desse modo, busca, de forma precípua, graduar para o campo da Educação, sem, no entanto, deixar de se preocupar com as atividades de pesquisa e de formação científica.
Programa de Iniciação Científica
Os principais objetivos da iniciação científica são despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por professores e/ou pesquisadores qualificados e/ou grupos de pesquisas experientes, possibilitando ao iniciante o aprendizado de técnicas e métodos, o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, aprimorando seu espírito crítico. Esse programa contribuirá para criar nos alunos uma nova mentalidade, melhorando sua formação, orientando-os para pós-graduação, para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse.
Face a importante função da iniciação científica para o desenvolvimento de nossos alunos, o Centro Universitário Augusto Motta incentivará a iniciação científica através de estágios em projetos realizados em suas dependências e/ou em outras instituições, assim como por concurso interno para monitoria em disciplinas-base do curso. O aluno será incentivado através da obtenção de créditos, que poderão ser aproveitados na disciplina de monografia. Os critérios e procedimentos para realização da Iniciação Científica seguirão normas específicas expedidas pela coordenação do curso. Ao final do projeto, o aluno apresentará um conjunto documental composto por relatórios técnicos de avaliação. O aluno será avaliado diretamente pelo seu orientador e pela comissão pedagógica.
A Comissão Pedagógica incentivará a todos os participantes do programa de Iniciação Científica que apresentem seminário de dados e/ou artigos científicos relacionados à linha temática em desenvolvimento para que o mesmo possa servir de incentivo aos demais graduandos e permita intercâmbio de informações no contexto da comunidade acadêmica.
Pós-graduação
Como proposta para o plano de expansão do curso, foram implantados dois cursos de pós-graduação lato sensu, nas seguintes especializações: Curso de Especialização em Saúde e Patologia Humana e Curso de Especialização em Educação e Política Ambiental. Os objetivos fundamentais desses cursos são formar, qualificar, aperfeiçoar e atualizar profissionais graduados, para atuarem no campo do magistério, incluindo o superior, e no campo da pesquisa científica, produzindo o saber em seus mais variados e diversificados níveis, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade.
Os cursos terão a duração mínima de oito meses e carga horária de 360 a 400 horas. Essa carga horária é dividida em módulos temáticos, os quais possuem sempre um docente responsável. O aluno será avaliado em cada módulo, através de prova escrita, prática (quando for o caso) e seminários, e deverá obter média 7.0 (sete) para ser aprovado. Ao término, o aluno apresentará uma monografia, que será avaliada por banca examinadora.
Pesquisa
A pesquisa destina-se à geração de novas técnicas e conhecimentos que sejam revertidos em prol do bem- estar da sociedade e da própria formação científica. Para tal, deve ser composta de rigorosa metodologia científica e princípios éticos e morais bem estabelecidos, avaliados e aprovados por comissões éticas existentes. Com esse espírito, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas encontra-se proposto à elaboração de projetos de pesquisa com cunho comunitário e de valor científico-social. Esses devem ser capazes de desenvolver programas de pesquisa que tenham enfoque básico em atualização bibliográfica e trabalho de campo, principalmente nas áreas de saúde e educação. Ofertando a seus alunos um vasto campo de trabalho para coleta de dados e acervo bibliográfico como fonte de informações (incluindo acesso a rede internacional de computadores), o programa permitirá aos alunos desenvolver seus projetos de iniciação científica, monografia e especialização.
O programa de pesquisa do curso já está sendo ampliado, objetivando estabelecer uma política institucional que, atualmente, se esmera em sua implantação. Na fase atual, estão sendo priorizados pequenos projetos voltados para atender às necessidades emergentes da comunidade do entorno e as atividades vinculadas ao trabalho de iniciação em investigação científica. Esses projetos visam propiciar campo interno de estágio e/ou permitir inserção de alunos numa interface escola-comunidade, uma vez que seus resultados e conhecimentos advindos serão traduzidos para a autonomia intelectual e o bem- estar social.
Extensão
O ensino de graduação deve ter inserido, em seus objetivos específicos, a motivação de seus discentes para participarem juntos em projetos de pesquisas e atividades de extensão de sua vida acadêmica. Estas são realizadas através de cursos de aperfeiçoamento científico e outros de curta duração, que possam oferecer aos alunos noções e aplicações básicas dos conhecimentos adquiridos. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove atualmente as seguintes atividades de extensão:
- Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa;
- Curso de Nivelamento em Matemática;
- Curso de Nivelamento de Biologia;
- Minicursos;
- Palestras e Seminários;
- Oficina de alimentação alternativa.
- Projeto Reciclagem.
- Atuação dos Alunos em Atividades Comunitárias
- Orientação e Divulgação da Preservação das DSTs
Laboratórios
O curso de Ciências Biológicas utiliza 11 laboratórios da instituição. O espaço físico de cada um é amplo. As atividades práticas são realizadas com, no máximo, 30 alunos. Esses laboratórios são equipados com instrumental básico e a instituição tem investido cada vez mais com o objetivo de ampliar a quantidade de equipamentos. A seguir, uma sinopse de cada um dos laboratórios:
Laboratório de Pesquisa em Biologia
Possui área de 48,5m2 e foi concebido para permitir o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, viabilizando um programa deste tipo de atividade na própria instituição. Atualmente, estão em andamento três projetos cujas sinopses encontram-se em anexo.
O conjunto físico-instrumental desse laboratório inclui microcomputador, 2 lupas estereoscópicas com zoom, uma balança digital com precisão de 0,01g, sistema de aquecimento de água, com resistência de 1000w, acoplado a termostato, sistema de aeração tipo soprador elétrico, paquímitro digital com capacidade para 150mm de precisão de 0,01 mm, uma estufa bacteriológica com capacidade de 37ºC e uma estufa de esterilização com capacidade para 105ºC.
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
É climatizado, com bancadas em aço inoxidável e possui área de 67,68m2 para abrigar 50 alunos em aula prática e em grupos menores para o desenvolvimento de pequenos projetos.
O conjunto físico-instrumental desse laboratório inclui freezer, câmara de luz ultravioleta, banho-maria, estufa bacteriológica, centrífuga clínica, instrumental para Microbiologia, além de vidraria, reagentes e meios de cultura diversos.
Laboratório de Geologia
Trata-se de um laboratório com 66,80 m2 e dotado de uma coleção de rochas e minerais, que permite aulas práticas fortemente interativas e dinâmicas. O trabalho deste laboratório é complementado pelas aulas de campo, que são realizadas na bacia calcárea de S. José de Itaboraí (ver sinopse deste projeto no Anexo).
Laboratório de Zoologia
Trata-se de um laboratório com 91,20m2 (sala108 D) e destinado às aulas práticas de Zoologia e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui uma significativa coleção didática com espécimes animais preservados em meios seco e líquido. O laboratório foi dotado de mobiliário específico para montagem de coleção entomológica e foram montados um aquário marinho e um aquaterráreo. As aulas têm focalizado aspectos estruturais e fisiológicos dos diferentes filos, como também aspectos adaptativos e evolutivos. Os equipamentos existentes incluem material de dissecção, lupas estereoscópicas convencionais, lupa estereoscópica acoplada a sistema de microcâmera com monitores de vídeos, microscópios ópticos, vidraria e reagentes em geral.
Laboratório de Botânica
Trata-se de um laboratório com 73,03 m2 (sala 101 D) e destinado às aulas práticas de Botânica e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui uma coleção de espécimes botânicas de interesse nas aulas, nas quais são focalizado tanto aspectos organográficos quanto histológicos e fisiológicos. O laboratório está dotado de microscópios ópticos, lupas estereoscópicas convencionais, banho-maria, placa de aquecimento, centrífuga, vidraria e reagentes diversos. Possui, também, uma área anexa com canteiros que objetiva o plantio e cultivo de espécies.
Laboratório de Histologia e Fisiologia
É um laboratório com 93,73m2 (105 D) e destina-se às aulas práticas de Histologia e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui centrífuga, banho-maria, pH metro, microscópios ópticos convencionais, um sistema de microscópio acoplado a microcâmera com monitores, agitador magnético de tubos, vidraria e reagentes diversos.
As aulas de Histologia são baseadas em forte interatividade e os alunos dispõem de um caderno diagramado, que permite comparações de imagens, construções de desenhos e esquemas e análises de estruturas teciduais diversas (ver ementa, programa e objetivos específicos da disciplina Histologia).
Laboratórios de Química (I e II)
Trata-se de um laboratório com duas áreas distintas (área total de 113,51m2 e designadas como salas 102D e 101 H). Esse espaço é dotado de bancadas multiuso que são utilizado em aulas práticas de Fundamentos de Química e em preparações e/ou aulas de outras disciplinas que requeiram seus instrumentais ou espaços. Possuem balanças, muflas, aquecedores, destiladores de água, espectrofotômetro, colorímetro, autoclave além de vidraria e um amplo e diversificado estoque de reagentes. Esses laboratórios também atendem aos cursos de Farmácia e Engenharia.
Laboratório de Física
Com 92,82 m2 (sala 103 D), abriga aulas práticas de Física Geral e disciplinas específicas do Curso de Engenharia. Possui equipamentos de medição, geradores e materiais para a parte de eletricidade, mecânica, óptica, cinemática e acústica.
Laboratórios de Anatomia
Com 133,37 m2 (térreo da unidade H), abriga uma significativa coleção anatômica humana. Dispõe de bancadas em aço, negatoscópios e material de dissecção. Nesse espaço, são dadas as aulas de Anatomia Humana e está sendo preparado para receber uma coleção zoológica conservada para permitir aulas de anatomia animal comparada em conjunto com Fisiologia Humana e Fisiologia Animal Comparada.
OBS.: Estuda-se a transformação do Laboratório de Anatomia em um Centro de Estudos Morfo-funcionais. Esse centro destinará espaços e equipamentos específicos para (1) Anatomia; (2) Fisiologia e (3) Embriologia.
Laboratório de Pesquisa em Biologia
Este laboratório possui área de 48,5m2 e foi concebido para permitir o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, viabilizando um programa deste tipo de atividade na própria Instituição. Atualmente, estão em andamento três projetos cujas sinopses encontram-se em anexo.
O conjunto físico-instrumental deste laboratório inclui: microcomputador, lupas estereoscópicas com zoom, balança digital de aquecimento de água, sistema de aeração tipo soprador elétrico, paquímetro digital, estufa bacteriológica, estufa de esterilização, criadouro e tanques para engorda de rãs e camarões, dentre outros.
O laboratório desenvolve linhas de pesquisa que são seguidas pelos alunos como base para defesas de monografias, bem como para prepará-los para pós-graduação lato-sensu e mestrado multidiciplinar.
Atua em empresas públicas e privadas, em inúmeras áreas tais como “pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização,
emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia, como pode ser visto na Resolução no 213, de 20 de março de 2010, do Conselho Federal de Biologia.
Busca a melhoria da qualidade de vida do planeta, utilizando métodos de ensino inovadores e tecnologias favoráveis a aquisição de conhecimento. Além disso, ele pode atuar em empresas ou órgãos públicos como consultor, elaborador, executor e supervisor de ações, nas áreas da Saúde Humana e Saúde Coletiva, Saneamento, Controle de Pragas, Conservação de Recursos Naturais, Preservação do Meio Ambiente, Melhoramento Genético, Biotecnologia, Engenharia Genética e Análise de Impacto Ambiental.
Na UNISUAM você terá acesso ao maior centro de pesquisas com rãs do Rio de Janeiro, além de vários laboratórios. Com toda infraestrutura e profissionais altamente qualificados proporcionamos a você a mais alta qualidade de ensino.
Projeto Pedagógico
Ensino
O ensino de graduação tem um caráter de unidade pedagógica, uma totalidade em contínuo processo de constituição e superação de si mesmo. O curso é, de modo precípuo, generalista, mas com formação sólida. Implica a aquisição de conhecimentos e competências necessárias à continuação do aprendizado, incluindo-se a dedicação a uma área específica. Desse modo, essa fase tem como meta principal a formação e qualificação profissional, de nível superior, dos alunos que tenham obtido a conclusão do ensino médio e que tenham sido aprovados e classificados através de um processo seletivo de concurso normatizado pelo estabelecimento de ensino superior. O curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma Licenciatura Plena. Tem como missão principal habilitar, formar e qualificar profissionais que atuarão em áreas afins. Desse modo, busca, de forma precípua, graduar para o campo da Educação, sem, no entanto, deixar de se preocupar com as atividades de pesquisa e de formação científica.
Programa de Iniciação Científica
Os principais objetivos da iniciação científica são despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por professores e/ou pesquisadores qualificados e/ou grupos de pesquisas experientes, possibilitando ao iniciante o aprendizado de técnicas e métodos, o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, aprimorando seu espírito crítico. Esse programa contribuirá para criar nos alunos uma nova mentalidade, melhorando sua formação, orientando-os para pós-graduação, para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse.
Face a importante função da iniciação científica para o desenvolvimento de nossos alunos, o Centro Universitário Augusto Motta incentivará a iniciação científica através de estágios em projetos realizados em suas dependências e/ou em outras instituições, assim como por concurso interno para monitoria em disciplinas-base do curso. O aluno será incentivado através da obtenção de créditos, que poderão ser aproveitados na disciplina de monografia. Os critérios e procedimentos para realização da Iniciação Científica seguirão normas específicas expedidas pela coordenação do curso. Ao final do projeto, o aluno apresentará um conjunto documental composto por relatórios técnicos de avaliação. O aluno será avaliado diretamente pelo seu orientador e pela comissão pedagógica.
A Comissão Pedagógica incentivará a todos os participantes do programa de Iniciação Científica que apresentem seminário de dados e/ou artigos científicos relacionados à linha temática em desenvolvimento para que o mesmo possa servir de incentivo aos demais graduandos e permita intercâmbio de informações no contexto da comunidade acadêmica.
Pós-graduação
Como proposta para o plano de expansão do curso, foram implantados dois cursos de pós-graduação lato sensu, nas seguintes especializações: Curso de Especialização em Saúde e Patologia Humana e Curso de Especialização em Educação e Política Ambiental. Os objetivos fundamentais desses cursos são formar, qualificar, aperfeiçoar e atualizar profissionais graduados, para atuarem no campo do magistério, incluindo o superior, e no campo da pesquisa científica, produzindo o saber em seus mais variados e diversificados níveis, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade.
Os cursos terão a duração mínima de oito meses e carga horária de 360 a 400 horas. Essa carga horária é dividida em módulos temáticos, os quais possuem sempre um docente responsável. O aluno será avaliado em cada módulo, através de prova escrita, prática (quando for o caso) e seminários, e deverá obter média 7.0 (sete) para ser aprovado. Ao término, o aluno apresentará uma monografia, que será avaliada por banca examinadora.
Pesquisa
A pesquisa destina-se à geração de novas técnicas e conhecimentos que sejam revertidos em prol do bem- estar da sociedade e da própria formação científica. Para tal, deve ser composta de rigorosa metodologia científica e princípios éticos e morais bem estabelecidos, avaliados e aprovados por comissões éticas existentes. Com esse espírito, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas encontra-se proposto à elaboração de projetos de pesquisa com cunho comunitário e de valor científico-social. Esses devem ser capazes de desenvolver programas de pesquisa que tenham enfoque básico em atualização bibliográfica e trabalho de campo, principalmente nas áreas de saúde e educação. Ofertando a seus alunos um vasto campo de trabalho para coleta de dados e acervo bibliográfico como fonte de informações (incluindo acesso a rede internacional de computadores), o programa permitirá aos alunos desenvolver seus projetos de iniciação científica, monografia e especialização.
O programa de pesquisa do curso já está sendo ampliado, objetivando estabelecer uma política institucional que, atualmente, se esmera em sua implantação. Na fase atual, estão sendo priorizados pequenos projetos voltados para atender às necessidades emergentes da comunidade do entorno e as atividades vinculadas ao trabalho de iniciação em investigação científica. Esses projetos visam propiciar campo interno de estágio e/ou permitir inserção de alunos numa interface escola-comunidade, uma vez que seus resultados e conhecimentos advindos serão traduzidos para a autonomia intelectual e o bem- estar social.
Extensão
O ensino de graduação deve ter inserido, em seus objetivos específicos, a motivação de seus discentes para participarem juntos em projetos de pesquisas e atividades de extensão de sua vida acadêmica. Estas são realizadas através de cursos de aperfeiçoamento científico e outros de curta duração, que possam oferecer aos alunos noções e aplicações básicas dos conhecimentos adquiridos. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove atualmente as seguintes atividades de extensão:
- Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa;
- Curso de Nivelamento em Matemática;
- Curso de Nivelamento de Biologia;
- Minicursos;
- Palestras e Seminários;
- Oficina de alimentação alternativa.
- Projeto Reciclagem.
- Atuação dos Alunos em Atividades Comunitárias
- Orientação e Divulgação da Preservação das DSTs
Laboratórios
O curso de Ciências Biológicas utiliza 11 laboratórios da instituição. O espaço físico de cada um é amplo. As atividades práticas são realizadas com, no máximo, 30 alunos. Esses laboratórios são equipados com instrumental básico e a instituição tem investido cada vez mais com o objetivo de ampliar a quantidade de equipamentos. A seguir, uma sinopse de cada um dos laboratórios:
Laboratório de Pesquisa em Biologia
Possui área de 48,5m2 e foi concebido para permitir o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, viabilizando um programa deste tipo de atividade na própria instituição. Atualmente, estão em andamento três projetos cujas sinopses encontram-se em anexo.
O conjunto físico-instrumental desse laboratório inclui microcomputador, 2 lupas estereoscópicas com zoom, uma balança digital com precisão de 0,01g, sistema de aquecimento de água, com resistência de 1000w, acoplado a termostato, sistema de aeração tipo soprador elétrico, paquímitro digital com capacidade para 150mm de precisão de 0,01 mm, uma estufa bacteriológica com capacidade de 37ºC e uma estufa de esterilização com capacidade para 105ºC.
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
É climatizado, com bancadas em aço inoxidável e possui área de 67,68m2 para abrigar 50 alunos em aula prática e em grupos menores para o desenvolvimento de pequenos projetos.
O conjunto físico-instrumental desse laboratório inclui freezer, câmara de luz ultravioleta, banho-maria, estufa bacteriológica, centrífuga clínica, instrumental para Microbiologia, além de vidraria, reagentes e meios de cultura diversos.
Laboratório de Geologia
Trata-se de um laboratório com 66,80 m2 e dotado de uma coleção de rochas e minerais, que permite aulas práticas fortemente interativas e dinâmicas. O trabalho deste laboratório é complementado pelas aulas de campo, que são realizadas na bacia calcárea de S. José de Itaboraí (ver sinopse deste projeto no Anexo).
Laboratório de Zoologia
Trata-se de um laboratório com 91,20m2 (sala108 D) e destinado às aulas práticas de Zoologia e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui uma significativa coleção didática com espécimes animais preservados em meios seco e líquido. O laboratório foi dotado de mobiliário específico para montagem de coleção entomológica e foram montados um aquário marinho e um aquaterráreo. As aulas têm focalizado aspectos estruturais e fisiológicos dos diferentes filos, como também aspectos adaptativos e evolutivos. Os equipamentos existentes incluem material de dissecção, lupas estereoscópicas convencionais, lupa estereoscópica acoplada a sistema de microcâmera com monitores de vídeos, microscópios ópticos, vidraria e reagentes em geral.
Laboratório de Botânica
Trata-se de um laboratório com 73,03 m2 (sala 101 D) e destinado às aulas práticas de Botânica e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui uma coleção de espécimes botânicas de interesse nas aulas, nas quais são focalizado tanto aspectos organográficos quanto histológicos e fisiológicos. O laboratório está dotado de microscópios ópticos, lupas estereoscópicas convencionais, banho-maria, placa de aquecimento, centrífuga, vidraria e reagentes diversos. Possui, também, uma área anexa com canteiros que objetiva o plantio e cultivo de espécies.
Laboratório de Histologia e Fisiologia
É um laboratório com 93,73m2 (105 D) e destina-se às aulas práticas de Histologia e Instrumentação ao Trabalho Científico. Possui centrífuga, banho-maria, pH metro, microscópios ópticos convencionais, um sistema de microscópio acoplado a microcâmera com monitores, agitador magnético de tubos, vidraria e reagentes diversos.
As aulas de Histologia são baseadas em forte interatividade e os alunos dispõem de um caderno diagramado, que permite comparações de imagens, construções de desenhos e esquemas e análises de estruturas teciduais diversas (ver ementa, programa e objetivos específicos da disciplina Histologia).
Laboratórios de Química (I e II)
Trata-se de um laboratório com duas áreas distintas (área total de 113,51m2 e designadas como salas 102D e 101 H). Esse espaço é dotado de bancadas multiuso que são utilizado em aulas práticas de Fundamentos de Química e em preparações e/ou aulas de outras disciplinas que requeiram seus instrumentais ou espaços. Possuem balanças, muflas, aquecedores, destiladores de água, espectrofotômetro, colorímetro, autoclave além de vidraria e um amplo e diversificado estoque de reagentes. Esses laboratórios também atendem aos cursos de Farmácia e Engenharia.
Laboratório de Física
Com 92,82 m2 (sala 103 D), abriga aulas práticas de Física Geral e disciplinas específicas do Curso de Engenharia. Possui equipamentos de medição, geradores e materiais para a parte de eletricidade, mecânica, óptica, cinemática e acústica.
Laboratórios de Anatomia
Com 133,37 m2 (térreo da unidade H), abriga uma significativa coleção anatômica humana. Dispõe de bancadas em aço, negatoscópios e material de dissecção. Nesse espaço, são dadas as aulas de Anatomia Humana e está sendo preparado para receber uma coleção zoológica conservada para permitir aulas de anatomia animal comparada em conjunto com Fisiologia Humana e Fisiologia Animal Comparada.
OBS.: Estuda-se a transformação do Laboratório de Anatomia em um Centro de Estudos Morfo-funcionais. Esse centro destinará espaços e equipamentos específicos para (1) Anatomia; (2) Fisiologia e (3) Embriologia.
Laboratório de Pesquisa em Biologia
Este laboratório possui área de 48,5m2 e foi concebido para permitir o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, viabilizando um programa deste tipo de atividade na própria Instituição. Atualmente, estão em andamento três projetos cujas sinopses encontram-se em anexo.
O conjunto físico-instrumental deste laboratório inclui: microcomputador, lupas estereoscópicas com zoom, balança digital de aquecimento de água, sistema de aeração tipo soprador elétrico, paquímetro digital, estufa bacteriológica, estufa de esterilização, criadouro e tanques para engorda de rãs e camarões, dentre outros.
O laboratório desenvolve linhas de pesquisa que são seguidas pelos alunos como base para defesas de monografias, bem como para prepará-los para pós-graduação lato-sensu e mestrado multidiciplinar.
DFP_