Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Piracicaba, São Paulo)
Universidade Metropolitana de Santos
DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.
O estudo da Biologia deve possibilitar a compreensão de que a vida se organiza através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais. Assim, reconhece-se a importância da presença da Biologia como conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, com a inserção em atividades interdisciplinares. O diálogo acadêmico proposto numa perspectiva cultural instiga a relação com outros conhecimentos, valorizando tanto a atuação de professores pesquisadores, quanto à de alunos pesquisadores.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em Ciências Biológicas
O licenciado em Ciências Biológicas construirá, ao longo do curso, o perfil de:
generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromissado com a cidadania e o rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos da atuação profissional;
apto a atuar multi e interdisciplinarmente, flexível à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
capacidade de participar na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição de ensino em que for trabalhar nos níveis fundamental e médio;
estar capacitado para ministrar a disciplina de Ciências nos níveis fundamental e médio.
O estudo da Biologia deve possibilitar a compreensão de que a vida se organiza através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais. Assim, reconhece-se a importância da presença da Biologia como conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, com a inserção em atividades interdisciplinares. O diálogo acadêmico proposto numa perspectiva cultural instiga a relação com outros conhecimentos, valorizando tanto a atuação de professores pesquisadores, quanto à de alunos pesquisadores.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em Ciências Biológicas
O licenciado em Ciências Biológicas construirá, ao longo do curso, o perfil de:
generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromissado com a cidadania e o rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos da atuação profissional;
apto a atuar multi e interdisciplinarmente, flexível à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
capacidade de participar na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição de ensino em que for trabalhar nos níveis fundamental e médio;
estar capacitado para ministrar a disciplina de Ciências nos níveis fundamental e médio.
Didática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Comunicação, Educação e Tecnologias
Tópicos Especiais em Biologia
História da Educação
Filosofia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Política e Organização da Educação Básica
Biologia Celular
Morfologia e Sistemática Vegetal
Química Geral
Zoologia de Invertebrados
Física
Zoologia de Vertebrados
Genética e Evolução
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências I
Anatomia e Fisiologia Comparada
Biofísica
Biologia Molecular
Bioquímica
Ecologia de Comunidades e Populações
Fisiologia Vegetal
Geologia e Palenteologia
Histologia e Embriologia
Metodologia e Prática de Ensino de Ciências – II
Programa de Saúde
Matemática
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Geologia e Palenteologia
Histologia e Embriologia
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Programa de Saúde
Matemática
Requisitos para ingresso:
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
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