Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (São Carlos, São Paulo)
Centro Universitário Central Paulista
DFP_
Localização:São Carlos - São Paulo
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO:
O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena visa formar professores de Ciências e Biologia que atuem como educadores, com domínio do conteúdo das Ciências Biológicas e com formação didático-pedagógica e humanística contextualizada à realidade sócio-econômica e cultural regional. A grade curricular está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e inclui conteúdos que tornam o profissional apto a atuar multi e interdisciplinarmente. Desde o início do curso o aluno é estimulado a participar de eventos e a desenvolver projetos e estágios nas diversas áreas das Ciências Biológicas, além dos estágios curriculares supervisionados no Ensino de Ciências e Biologia em escolas de Educação Básica.
» O MERCADO DE TRABALHO:
Atualmente o Ministério da Educação tem incentivado os cursos de licenciatura e define o curso de licenciatura em Ciências Biológicas como um dos cursos prioritários. As habilidades e competências desenvolvidas durante o curso habilitam ao mercado de trabalho como professor de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio ou superior. Além da educação básica, há possibilidade de atuação na pesquisa em educação ou em vários setores da Biologia. Estágios e a pós-graduação podem ampliar as possibilidades de atuação como biólogos.
OBJETIVOS DO CURSO:
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visa formar biólogos generalistas, com uma visão integrada, ampla, crítica, ética e moderna dos conhecimentos biológicos, com embasamento científico teórico e prático adequados para atuação nas questões inerentes a profissão e a demanda do mercado global. Biólogos que atuem como professores de Ciências e Biologia na educação básica, ou no ensino superior, na pesquisa ou como profissional autônomo em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida e entendimento dos processos vitais.
O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena visa desenvolver:
formação psico-pedagógica e humanística sólida e contextualizada para atuação na educação básica (ensino fundamental, médio) e superior e como interventor na sociedade;
ensino voltado para o desenvolvimento de tecnologias em educação e recursos didáticos para melhor eficiência no desempenho da profissão de docente;
ensino problematizado e integrado das diversas sub-áreas das Ciências Biológicas, com aplicação do método científico como forma de aprendizado e futura atuação profissional;
base teórica e prática sólida, para atuação na pesquisa básica e aplicada nos diversos campos de atuação do biólogo, visando ampliação do conhecimento;
desenvolvimento de habilidades práticas, manejo de equipamentos e materiais biológicos para melhor atuação profissional;
desenvolvimento de habilidades para a elaboração e execução de projetos e ações estratégicas nas questões ambientais, seguindo critérios éticos e de relevância social, emitindo pareceres, laudos e decisões, prestando consultorias ou atuando em equipes multidisciplinares;
formação que valoriza a exploração racional dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade;
um profissional dinâmico e com capacidade de atualização do conhecimento;
formação crítica e diferenciada, voltada a demanda de mercado;
habilidades para desenvolvimento e gerenciamento de tecnologias em níveis moleculares, ampliando estratégias de intervenção nos processos vitais;
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
A formação complementar é incentivada através do estímulo a participação dos alunos em atividades de monitoria de disciplinas, projetos de Iniciação Científica, de forma voluntária ou com incentivo da instituição na forma de bolsa projeto e trabalhos orientados por docentes da Instituição, cujos resultados são apresentados em congressos de iniciação científica.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolve a elaboração de uma Monografia que proporciona o aperfeiçoamento das habilidades no desempenho da profissão, elaboração e execução de projetos, desenvolvimento de autonomia e capacitação para ingresso no mercado de trabalho. Além disso, os estudantes participam de programas de extensão, entre outros eventos promovidos pela Instituição e pelo Curso.
Os estágios extracurriculares abrem oportunidade para envolvimento com as diversas áreas de atuação do biólogo. Alguns alunos desenvolvem estágios junto a Laboratórios de Análises Clínicas da cidade de São Carlos e região, Associações, órgãos públicos, Institutos de pesquisa, outras IES, e na própria Instituição, aprimorando as atividades de rotina necessárias a um profissional biólogo.
ATIVIDADES DE CAMPO:
As atividades de campo são oferecidas ao aluno desde o início do curso no âmbito de algumas disciplinas. A disponibilização de uma Área de Preservação Permanente fazendo divisa com as instalações da UNICEP abre grandes oportunidades de desenvolvimento de estudos e atividades de campo, valorizando a formação do aluno para a prática profissional.
Atualmente, o Curso de Ciências Biológicas em consonância com a concepção do curso conta com o grupo de Biologia da Conservação, do qual participam alunos e docentes do Curso de Ciências Biológicas, bem como de outros cursos da Instituição.
LABORATÓRIOS:
O Curso de Ciências Biológicas do UNICEP conta com uma estrutura laboratorial básica e específica:
Laboratórios e ambientes para a Formação Geral Básica:
Laboratórios que atendem à área de Biologia da Célula
- Laboratório Multidisciplinar de Microscopia I
- Laboratório Multidisciplinar de Microscopia II
Laboratórios que atendem às áreas de Física e Química
- Laboratório de Farmacologia e Fisiologia e Sala dos técnicos
- Laboratório Multidisciplinar (Química e Bioquímica)
Laboratórios que atendem à área de Biologia dos Organismos
- Laboratório de Microbiologia e Imunologia
- Laboratório de Anatomia I
- Laboratório de Anatomia II
- Biotério
- Laboratório Multidisciplinar II (Biotecnologia e Genética)
Laboratório que atende à área de Geologia e Paleontologia
- Zoologia, Geologia e Paleontologia
Laboratórios que atendem à área de Biologia das Comunidades
- Estufa (Casa de vegetação)
- Laboratório de Ecologia e Botânica
Laboratórios e ambientes para a Formação Específica:
Laboratório que atende à área de Educação
- Laboratório de Práticas Pedagógicas
PERFIL PROFISSIONAL:
O Curso de Ciências Biológicas da UNICEP está estruturado com a proposta de formar licenciados com ampla capacidade de adequação aos novos direcionamentos da ciência e da educação. Além disso, esses profissionais estarão com base para ingressarem em cursos de pós-graduação "stricto sensu" para a sua maior capacitação em ensino ou pesquisa (carreira acadêmica).
O profissional licenciado em Ciências Biológicas formado pela UNICEP deverá possuir o seguinte perfil:
educador, com domínio geral e integrado das diversas áreas das Ciências Biológicas assegurado pelas disciplinas específicas cursadas;
detentor de amplo domínio das diferentes áreas do conhecimento biológico para atuar interdisciplinarmente como professor criativo na educação básica (ensino fundamental e médio) e superior;
detentor de domínio didático, psico-pedagógico e humanístico para atuar no ensino, além de adequada fundamentação no que se refere às políticas educacionais, desenvolvimento cognitivo e de novas tecnologias aplicadas ao ensino;
pesquisador crítico e ético atuante na pesquisa básica e aplicada e que pratica os conhecimentos adquiridos, em prol da sociedade e do ambiente;
gerenciador e executor de projetos, perícias e consultorias, emissor de laudos e pareceres, incorporando o método científico num universo multidisciplinar;
entendedor do meio ambiente e consciente da responsabilidade de trabalhar em prol da conservação da biodiversidade, desenvolvendo estratégias de conservação, exploração racional dos recursos naturais e manejo da biodiversidade, seja através da pesquisa, ou da elaboração de políticas para a melhoria da qualidade de vida;
autônomo e dinâmico para adaptação à realidade científico-tecnológica e inovações com relação à pesquisa, capaz de analisar a realidade onde se insere e solucionar problemas em seu campo de atuação;
possuidor de sólida formação técnico-científica para monitorar novas tecnologias nas diversas áreas do conhecimento biológico;
proponente e gerenciador de tecnologias em níveis moleculares, intervindo nos processos vitais;
PROGRAMAS DE EXTENSÃO:
De acordo com o Plano Nacional de Extensão Universitária elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e pela SESu / MEC, a Extensão Universitária é um “processo educativo, cultural e científico” que “viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade”. Nesse tipo de atividade, docentes e alunos vivenciam um intercâmbio com a sociedade que proporciona oportunidades para uma troca de saberes entre os envolvidos e possibilita a “democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade”.
Dessa forma, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social e reforça o compromisso da universidade com a transformação da sociedade brasileira. As atividades de extensão têm por objetivos:
Intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;
Contribuir para a formação ética do profissional;
Estimular atitude de interação com a realidade.
Programas de Extensão desenvolvidos pelo curso:
Criança na Horta;
Arborização do Campus II – UNICEP.
Microalgas do Parque Ecológico: Importância da preservação da vida microscópica;
Microrganismos do Parque Ecológico: Importância da preservação da vida microscópica;
S.O. S Lixo – Projeto de Educação Ambiental.
Avaliação do perfil Lipídico e pressão arterial de escolares da cidade de São Carlos- SP.
MERCADO DE TRABALHO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Atualmente o Ministério da Educação tem incentivado os cursos de licenciatura e define o curso de licenciatura em Ciências Biológicas como um dos cursos prioritários. As habilidades e competências desenvolvidas durante o curso habilitam ao mercado de trabalho como professor de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio ou superior. Além da educação básica, há possibilidade de atuação na pesquisa em educação ou em vários setores da Biologia. Estágios e a pós-graduação podem ampliar as possibilidades de atuação como biólogos.
O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena visa formar professores de Ciências e Biologia que atuem como educadores, com domínio do conteúdo das Ciências Biológicas e com formação didático-pedagógica e humanística contextualizada à realidade sócio-econômica e cultural regional. A grade curricular está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e inclui conteúdos que tornam o profissional apto a atuar multi e interdisciplinarmente. Desde o início do curso o aluno é estimulado a participar de eventos e a desenvolver projetos e estágios nas diversas áreas das Ciências Biológicas, além dos estágios curriculares supervisionados no Ensino de Ciências e Biologia em escolas de Educação Básica.
» O MERCADO DE TRABALHO:
Atualmente o Ministério da Educação tem incentivado os cursos de licenciatura e define o curso de licenciatura em Ciências Biológicas como um dos cursos prioritários. As habilidades e competências desenvolvidas durante o curso habilitam ao mercado de trabalho como professor de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio ou superior. Além da educação básica, há possibilidade de atuação na pesquisa em educação ou em vários setores da Biologia. Estágios e a pós-graduação podem ampliar as possibilidades de atuação como biólogos.
OBJETIVOS DO CURSO:
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visa formar biólogos generalistas, com uma visão integrada, ampla, crítica, ética e moderna dos conhecimentos biológicos, com embasamento científico teórico e prático adequados para atuação nas questões inerentes a profissão e a demanda do mercado global. Biólogos que atuem como professores de Ciências e Biologia na educação básica, ou no ensino superior, na pesquisa ou como profissional autônomo em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida e entendimento dos processos vitais.
O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena visa desenvolver:
formação psico-pedagógica e humanística sólida e contextualizada para atuação na educação básica (ensino fundamental, médio) e superior e como interventor na sociedade;
ensino voltado para o desenvolvimento de tecnologias em educação e recursos didáticos para melhor eficiência no desempenho da profissão de docente;
ensino problematizado e integrado das diversas sub-áreas das Ciências Biológicas, com aplicação do método científico como forma de aprendizado e futura atuação profissional;
base teórica e prática sólida, para atuação na pesquisa básica e aplicada nos diversos campos de atuação do biólogo, visando ampliação do conhecimento;
desenvolvimento de habilidades práticas, manejo de equipamentos e materiais biológicos para melhor atuação profissional;
desenvolvimento de habilidades para a elaboração e execução de projetos e ações estratégicas nas questões ambientais, seguindo critérios éticos e de relevância social, emitindo pareceres, laudos e decisões, prestando consultorias ou atuando em equipes multidisciplinares;
formação que valoriza a exploração racional dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade;
um profissional dinâmico e com capacidade de atualização do conhecimento;
formação crítica e diferenciada, voltada a demanda de mercado;
habilidades para desenvolvimento e gerenciamento de tecnologias em níveis moleculares, ampliando estratégias de intervenção nos processos vitais;
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
A formação complementar é incentivada através do estímulo a participação dos alunos em atividades de monitoria de disciplinas, projetos de Iniciação Científica, de forma voluntária ou com incentivo da instituição na forma de bolsa projeto e trabalhos orientados por docentes da Instituição, cujos resultados são apresentados em congressos de iniciação científica.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolve a elaboração de uma Monografia que proporciona o aperfeiçoamento das habilidades no desempenho da profissão, elaboração e execução de projetos, desenvolvimento de autonomia e capacitação para ingresso no mercado de trabalho. Além disso, os estudantes participam de programas de extensão, entre outros eventos promovidos pela Instituição e pelo Curso.
Os estágios extracurriculares abrem oportunidade para envolvimento com as diversas áreas de atuação do biólogo. Alguns alunos desenvolvem estágios junto a Laboratórios de Análises Clínicas da cidade de São Carlos e região, Associações, órgãos públicos, Institutos de pesquisa, outras IES, e na própria Instituição, aprimorando as atividades de rotina necessárias a um profissional biólogo.
ATIVIDADES DE CAMPO:
As atividades de campo são oferecidas ao aluno desde o início do curso no âmbito de algumas disciplinas. A disponibilização de uma Área de Preservação Permanente fazendo divisa com as instalações da UNICEP abre grandes oportunidades de desenvolvimento de estudos e atividades de campo, valorizando a formação do aluno para a prática profissional.
Atualmente, o Curso de Ciências Biológicas em consonância com a concepção do curso conta com o grupo de Biologia da Conservação, do qual participam alunos e docentes do Curso de Ciências Biológicas, bem como de outros cursos da Instituição.
LABORATÓRIOS:
O Curso de Ciências Biológicas do UNICEP conta com uma estrutura laboratorial básica e específica:
Laboratórios e ambientes para a Formação Geral Básica:
Laboratórios que atendem à área de Biologia da Célula
- Laboratório Multidisciplinar de Microscopia I
- Laboratório Multidisciplinar de Microscopia II
Laboratórios que atendem às áreas de Física e Química
- Laboratório de Farmacologia e Fisiologia e Sala dos técnicos
- Laboratório Multidisciplinar (Química e Bioquímica)
Laboratórios que atendem à área de Biologia dos Organismos
- Laboratório de Microbiologia e Imunologia
- Laboratório de Anatomia I
- Laboratório de Anatomia II
- Biotério
- Laboratório Multidisciplinar II (Biotecnologia e Genética)
Laboratório que atende à área de Geologia e Paleontologia
- Zoologia, Geologia e Paleontologia
Laboratórios que atendem à área de Biologia das Comunidades
- Estufa (Casa de vegetação)
- Laboratório de Ecologia e Botânica
Laboratórios e ambientes para a Formação Específica:
Laboratório que atende à área de Educação
- Laboratório de Práticas Pedagógicas
PERFIL PROFISSIONAL:
O Curso de Ciências Biológicas da UNICEP está estruturado com a proposta de formar licenciados com ampla capacidade de adequação aos novos direcionamentos da ciência e da educação. Além disso, esses profissionais estarão com base para ingressarem em cursos de pós-graduação "stricto sensu" para a sua maior capacitação em ensino ou pesquisa (carreira acadêmica).
O profissional licenciado em Ciências Biológicas formado pela UNICEP deverá possuir o seguinte perfil:
educador, com domínio geral e integrado das diversas áreas das Ciências Biológicas assegurado pelas disciplinas específicas cursadas;
detentor de amplo domínio das diferentes áreas do conhecimento biológico para atuar interdisciplinarmente como professor criativo na educação básica (ensino fundamental e médio) e superior;
detentor de domínio didático, psico-pedagógico e humanístico para atuar no ensino, além de adequada fundamentação no que se refere às políticas educacionais, desenvolvimento cognitivo e de novas tecnologias aplicadas ao ensino;
pesquisador crítico e ético atuante na pesquisa básica e aplicada e que pratica os conhecimentos adquiridos, em prol da sociedade e do ambiente;
gerenciador e executor de projetos, perícias e consultorias, emissor de laudos e pareceres, incorporando o método científico num universo multidisciplinar;
entendedor do meio ambiente e consciente da responsabilidade de trabalhar em prol da conservação da biodiversidade, desenvolvendo estratégias de conservação, exploração racional dos recursos naturais e manejo da biodiversidade, seja através da pesquisa, ou da elaboração de políticas para a melhoria da qualidade de vida;
autônomo e dinâmico para adaptação à realidade científico-tecnológica e inovações com relação à pesquisa, capaz de analisar a realidade onde se insere e solucionar problemas em seu campo de atuação;
possuidor de sólida formação técnico-científica para monitorar novas tecnologias nas diversas áreas do conhecimento biológico;
proponente e gerenciador de tecnologias em níveis moleculares, intervindo nos processos vitais;
PROGRAMAS DE EXTENSÃO:
De acordo com o Plano Nacional de Extensão Universitária elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e pela SESu / MEC, a Extensão Universitária é um “processo educativo, cultural e científico” que “viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade”. Nesse tipo de atividade, docentes e alunos vivenciam um intercâmbio com a sociedade que proporciona oportunidades para uma troca de saberes entre os envolvidos e possibilita a “democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade”.
Dessa forma, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social e reforça o compromisso da universidade com a transformação da sociedade brasileira. As atividades de extensão têm por objetivos:
Intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;
Contribuir para a formação ética do profissional;
Estimular atitude de interação com a realidade.
Programas de Extensão desenvolvidos pelo curso:
Criança na Horta;
Arborização do Campus II – UNICEP.
Microalgas do Parque Ecológico: Importância da preservação da vida microscópica;
Microrganismos do Parque Ecológico: Importância da preservação da vida microscópica;
S.O. S Lixo – Projeto de Educação Ambiental.
Avaliação do perfil Lipídico e pressão arterial de escolares da cidade de São Carlos- SP.
MERCADO DE TRABALHO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Atualmente o Ministério da Educação tem incentivado os cursos de licenciatura e define o curso de licenciatura em Ciências Biológicas como um dos cursos prioritários. As habilidades e competências desenvolvidas durante o curso habilitam ao mercado de trabalho como professor de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio ou superior. Além da educação básica, há possibilidade de atuação na pesquisa em educação ou em vários setores da Biologia. Estágios e a pós-graduação podem ampliar as possibilidades de atuação como biólogos.
DFP_