Localização:Gravataí - Rio Grande do Sul
Duração:3000 Horas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
OBJETIVOS
O Curso de Ciências Gerenciais, além da formação básica exigida para o Administrador que atuará nas diversas organizações, cuja configuração tende para as novas estruturas empresariais, dará ênfase especial à sua ação no mercado empresarial.
O curso se encaminhará principalmente para a sensibilização da habilidade de liderança na gestão empresarial. Seu diferencial será a preparação dos alunos para a criação de novos negócios bem como para o planejamento, implantação e administração de tecnologias de gestão nas micros, pequenas e médias organizações.
A atenção às novas oportunidades e as estratégias para atendimento das exigências do mercado, serão dimensões também trabalhadas nos conteúdos de disciplinas, principalmente aquelas localizadas nas séries terminais do curso.
Os alunos serão especialmente trabalhados nas questões de globalização e de internacionalização em nível de procedimentos, de tecnologias e demais aspectos relacionados à empresa.
O objetivo é fazer algumas reflexões e arrolar argumentos que justifiquem a instalação de um programa de ensino de terceiro grau voltado para o desenvolvimento da capacidade de empreender programas de gerenciamento de mercados.
O objetivo do curso consiste em formar o cidadão e o profissional de Ciências Gerenciais com:
1º
Elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, ou seja, executivos preparados para um ajustamento contínuo às mudanças nas organizações na sociedade e no mercado de trabalho;
2º
Visão empreendedora;
3º
Comportamento e espírito social: o cidadão e o profissional trabalhando comprometidos com os problemas da comunidade;
4º
Potencial crítico para analisar e interpretar as informações;
5º
Características de liderança e de poder ativo na gestão de pessoas;
6º
Visão de mercado e com feeling acirrado nas necessidades ambientais;
7º
Domínio de habilidades instrumentais básicas.
É este profissional que está apto a atuar sob a influência do “novo” paradigma da Ciências Gerenciais, em contra-posição ao “velho” gestor de recursos.
Formar este profissional de perfil diferenciado, generalista/polivalente, com formação global e humanística forte, que seja um hábil negociador, planejador por excelência e preparado para “conduzir grupos de trabalho a exercerem atividades para as organizações” é o objetivo desse curso de Administração.
Normalmente, o ensino superior volta-se para a formação do cientista, do artista, do intelectual ou do profissional. No nosso caso trata-se de uma formação profissional mas que, antes de se concentrar em uma habilitação para atuação legal em um determinado mercado de trabalho regulamentado, mantém esse mercado totalmente aberto.
O profissional formado estará, em princípio, habilitado para atuar em qualquer atividade produtiva ou de prestação de serviços, seja ela do ramo químico, psicológico, construção civil, comércio varejista, hospitais ou escritório de advocacia. Seu universo de atuação é ilimitado. Tudo dependerá de fatores estruturais, conjunturais e mesmo de preferências pessoais. Em princípio deverá estar habilitado à atuar de forma bastante aberta tanto em termos de geografia, em termos de abrangência de seu negócio como em termo de natureza de produto ou de serviço.
O setor de pequenos negócios é heterogêneo e apresenta-se hoje em dia predominantemente de maneira informal. Existe uma total falta de correspondência entre as necessidades dos pequenos negócios e os sistemas tradicionais de informação.
Não há dúvida de que um dos maiores desafios da economia, hoje, é encontrar maneiras de fomentar, com eficácia, o setor das pequenas empresas. Dentro deste contexto a Gestão de Negócios tem como objetivo principal a formação de novos diretores/proprietários e a atualização profissional e reciclagem daqueles empreendedores já instalados na gestão empresarial.
Cabe ressaltar que esta educação de líderes engloba necessariamente a expansão, nos estudantes tanto de sua consciência quanto de seus conhecimentos sobre as oportunidades que os pequenos negócios abrem para eles mesmos. Portanto o curso não se restringe apenas ao ensino e a pesquisa de métodos e técnicas de criação de novos negócios.
Sem dúvida uma parcela cada vez mais significativa de nossos jovens estudantes têm a percepção clara de que a tendência da moderna economia aponta para uma mudança profunda na estrutura empresarial de maneira que o modelo do executivo bem sucedido que atua nas grandes empresas vem sendo substituído pelo jovem empresário de pequenos negócios.
PERFIL
O mundo atual é competitivo, desafiador, veloz e cada vez mais pragmático. Nunca foi tão imperativo para a carreira “aprender a aprender” e, também nunca as pessoas tiveram tantas oportunidades com tantas recompensas potenciais.
A competição será por emprego, recursos, promoções, mercado, clientes e consumidores e, para conseguir sobreviver e prosperar, os administradores deverão buscar vantagens sobre os seus concorrentes, fazendo a outra parte desejar contratar, comprar e repetir negócios com o profissional ou com a empresa por ele representada.
Pensar e agir estrategicamente é necessário; por essa razão, os administradores contemporâneos devem pensar sobre como construir uma força de trabalho capaz de gerenciá-la de modo a produzir bens e serviços que forneçam o maior valor possível ao mercado.
O Curso de Ciências Gerenciais objetiva a preparação de administradores modernos, inovadores, flexíveis e que tenham foco no mercado, nos negócios e nas suas necessidades.
Para isso é fundamental que as metodologias de ensino, ementários, bibliografias e corpo discente e docente estejam convergidos para a formação de administradores, líderes ativos, que proporcionem um ambiente de trabalho positivo, fornecendo oportunidades e incentivando o alto desempenho.
Os melhores administradores são líderes e participantes ativos nos departamentos e organizações. O administrador moderno não pode ser passivo; deve estar intimamente envolvido no processo decisorial e nos processos-chaves da empresa, possuindo um amplo e profundo entendimento das tarefas que se delegam a outros. A Instituição de Ensino promoverá a formação de líderes ativos que estabelecem direções estratégicas apropriadas às organizações. Para a tomada de decisões, os gestores devem conhecer a ciência da administração e as demais variáveis ligadas ao mundo dos negócios.
Quando é solicitado às pessoas que descrevam o trabalho de um executivo, elas respondem com freqüência: “dar ordens”. Embora a maioria das faculdades ainda forneçam aos seus alunos uma abordagem que incentiva os direcionamentos aos seus recursos humanos, o Curso de Administração tem um novo e amplo foco: a criação de um ambiente de trabalho positivo.
Um ambiente de trabalho positivo existe quando o administrador faz todo o possível para estabelecer as condições que encorajam o sucesso e removem as causas de falhas nos seus funcionários. Esse novo perfil de profissional coloca seus colaboradores numa posição em que eles são capazes de atingir o sucesso por seus próprios esforços. É necessário criar um ambiente em que o talento possa florescer, para colocar as pessoas em posição de vencedores.
Para a empresa e seus funcionários terem oportunidade de obter um bom desempenho, é necessário a compreensão de todo o trabalho (objetivos e métodos). Os administradores devem fornecer às pessoas oportunidades para atingir um desempenho satisfatório, assegurando-se de que as pessoas possuam todos os recursos necessários para executar as tarefas com sucesso (devem estar disponíveis na qualidade, quantidade, local e no momento em que precisarem). Do mesmo modo, uma das tarefas mais importantes do administrador moderno é remover obstáculos que impedem o desempenho eficaz do funcionário.
Outro ponto importante na formação dos administradores é a capacitação dos alunos para o incentivo em se atingir um alto desempenho. Os administradores devem identificar os fatores que motivam as pessoas e construí-los no ambiente de trabalho.
Para assegurar uma carreira gerencial bem sucedida nestes tempos desafiadores, os administradores devem ser, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas. Especialistas, como autoridades numa área específica de conhecimento, exigindo habilidades específicas que auxiliem a difundir valores concretos e identificáveis para as empresas e seus mercados. Generalistas, no conhecimento de diversas disciplinas (administrativas ou técnicas), podendo trabalhar com diferentes perspectivas.
É importante que o formando seja autoconfiante e assuma total responsabilidade sobre si mesmo, sobre as próprias ações e sobre a própria carreira.
Vicky Farrow (Sun Microsystems) oferece os seguintes conselhos para ajudar as pessoas a assumirem responsabilidades pelas próprias carreiras:
1
Pense em você como um negócio.
2
Defina o seu produto: qual a sua área de competência?
3
Conheça o seu mercado-alvo: a quem você vai vender o seu produto?
4
Esteja atento ao motivo por que seu cliente compra de você (clientes internos e externos). Qual é a sua “proposição de valor” – o que você está oferecendo que o faz vir até você?
5
Lute por qualidade e satisfação, mesmo que seu consumidor seja apenas alguém em sua organização, um cliente interno.
6
Conheça a sua profissão ou campo de atuação e saiba o que está ocorrendo nele.
7
Invista em seu próprio crescimento e desenvolvimento.
8
Esteja disposto a mudar a sua carreira.
Por outro lado, as características da mente são vitais podendo e devendo ser desenvolvidas nos cursos de administração. Para isso, é importante o aprimoramento das seguintes características nos alunos:
Capacidade de Comunicação Interpessoal – uso da comunicação escrita e oral;
Criação da Competência Contextual – capacidade de compreender o ambiente em que se está inserido e tomar as decisões cabíveis;
Sensibilidade Ética – conhecimento e aplicação dos princípios norteadores;
Capacidade de Adaptação – capacidade de antecipação e de adaptação às mudanças ambientais;
Atualização Contínua – o administrador deve manter-se constantemente atualizado, procurando novas formas de atuação para as organizações;
Criação de uma Vida Acadêmica Ativa –o aluno deve ter vontade de participar das atividades escolares;
Desenvolvimento de Competências Conceituais – a faculdade deve desenvolver uma competência técnica para resolver os problemas profissionais;
Desenvolvimento da Capacidade de Integração – criação da capacidade de integrar teoria e prática dentro de um ambiente organizacional.
Espera-se formar administradores profissionais que tenham capacidade de interferir na realidade empresarial, atuando de forma inovadora, flexível e dinamicamente relacionada com as pessoas que o cercam, promovendo o desenvolvimento e o aprimoramento empresarial, através da criação de novas formas de trabalho, raciocinando de forma crítica e analítica para melhorar a qualidade de vida e transformar os recursos disponíveis em oportunidades para o alcance dos objetivos.
GRADE CURRICULAR
Administração de Material e Orç.Contábil
Administração Geral
Contabilidade e Análise de Custos
Contabilidade Geral
Contabilidade Pública
Cultura Brasileira
Direito Administrativo
Direito
Economia Brasileira
Estatística
Gestão de Marketing
Introdução á Computação
Legislação Social
Legislação Tributária
Língua Portuguesa
Matemática Financeira
Sociologia Geral
Tecnologia da Informação
Teoria da Contabilidade
Teoria Econômica