Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Vitória, Espírito Santo)
Faculdade Cristo Rei
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
1. Como É o curso de Jornalismo da FACCREI/FACED?
O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED iniciou suas atividades em 2001, sob a Direção Geral do Prof. José Antonio da Conceição. O curso veio atender a uma demanda regional por profissionalização da atividade jornalística, recebendo em sua primeira turma diversos alunos que já atuavam na área sem a formação acadêmica necessária.
O Curso tem como MISSÃO garantir a seus alunos conhecimentos, atividades e habilidades capazes de lhes proporcionarem condições de empregabilidade no mercado de mídia local, quer seja como mediadores de informações do interesse público, quer seja no respeito às fontes de informação e seleção crítica dos códigos e seus efeitos nas massas.
• As potencialidades dos alunos são desenvolvidas de forma a contribuir para a construção de um caminhar, em direção à excelência;
• Devem-se formar cidadãos preocupados com a interação na sociedade;
• Quando necessário, deve-se mudar todo um paradigma presente;
• A construção de uma sociedade mais justa depende de nossa atuação individual e coletiva;
• Para ser profissional jornalista é preciso optar por ser observador e participante do social;
• Trabalha-se na perspectiva do aprender a aprender sempre;
• A satisfação, a motivação e o entusiasmo dos professores, alunos e funcionários contribuem na construção do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com a qualidade que a contemporaneidade exige.
2. Onde o Jornalista pode trabalhar?
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pode realizar uma grande variedade de atividades em diferentes mídias: jornais, televisão, rádio e revistas, além do mais recente jornalismo online na Internet. Cada tipo de mídiautiliza um determinado suporte, ou seja: papel, som, celulóide ou vídeo, por radiodifusão ou teledifusão eletrônicas.
3. Quais as funÇÕes que um jornalista pode desempenhar?
O profissional em Jornalismo pode exercer funções diversificadas que variam de mídia para mídia, de canal para canal e de veículo para veículo. Às vezes a mesma função recebe nomes distintos em empresas diferentes. Basicamente, as funções fundamentais são três: a reportagem (coleta de informações), a redação (organização destas em texto) e a edição (seleção e hierarquização das informações no produto final).
Existem outras funções denominadas como auxiliares:
• Colunista, Articulista e Comentarista
• Editorialista
• Ombudsman
• Secretário de Redação
E outras caracterizadas como de extra-redação:
• Assessor de imprensa
• Correspondente estrangeiro
4. Quais os objetivos do curso?
• Formar profissionais da comunicação capacitados a exercer as atividades concernentes, tanto do ponto de vista semiótico quanto heurístico e deontológico.
• Garantir o domínio das disciplinas que formam a base cultural do jornalista, bem como das práticas e das linguagens específicas da comunicação e do jornalismo.
• Possibilitar que o aluno possa desenvolver-se dentro de um processo continuado e autodidata.
• Disponibilizar ao aluno o acesso às atividades laboratoriais necessárias para o exercício das habilidades jornalísticas individuais.
• Fornecer aos alunos as doutrinas e normas deontológicas que devem estar presentes na função social do jornalista.
• Oferecer modelos de profissionais que zelam pela liberdade de imprensa e discutir o tema de maneira problematizadora.
• Oferecer ao aluno métodos e técnicas de análise de conjunturas, bem como a compreensão e articulação dos conceitos novos com as práticas jornalísticas.
• Contribuir para a melhoria do curso e para a excelência da instituição através de uma grade curricular interativa com os problemas do contexto acadêmico como um todo a fim de permitir ao aluno inserir-se no mercado de trabalho de modo a se adequar às mudanças que os avanços conceituais e tecnológicos impõem ao tratamento que deve ser dado à informação bem como ao modo de se divulgá-la.
• Desenvolver a capacidade técnica necessária ao exercício da profissão, mas, sobretudo ter domínio semiótico da realidade social para analisar os fatos de maneira articulada com os entornos em que está atuando como profissional.
• Adquirir conhecimentos das normas da deontologia e saber distinguir diferentes morais; saber não julgar, mas sim apontar fatos historicizados.
5. Quais as competÊncias que o mercado de trabalho exige para o jornalista?
Atualmente, o mercado de trabalho exige do profissional em Jornalismo as seguintes competências:
a) registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
b) interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza, correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados;
d) formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) formular questões e conduzir entrevistas; relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza;
f) trabalhar em equipe com profissionais da área;
g) compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
h) desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
i) avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos;
j) compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
k) buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
l) dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
m) dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação.
6. Qual o perfil do aluno que a FACCREI/FACED pretende formar?
O ideal do aluno do Curso de Bacharelado em Comunicação Social é resultante do processo de auto-construção durante a vida acadêmica, através do relacionamento com professores, colegas, coordenadores de curso, funcionários e outros companheiros ou colaboradores, bem como através das experiências no meio universitário, como a participação em seminários, encontros, congressos, bancas de estudo, jornadas, projetos de extensão, pesquisa e monitoria, além da freqüência na biblioteca, demonstrando um perfil que garantirá a formação contínua do Jornalista. Para alcançar tal ideal é necessário o aluno:
• Ser identificado como sujeito de sua aprendizagem e da sua construção enquanto profissional, futuro Comunicólogo e Jornalista;
• Ter consciência crítica no estudar as disciplinas do curso e em todas as ações do curso;
• Situar-se como ator de sua história pessoal e social;
• Saber aprender a aprender, ser criativo e ter raciocínio lógico;
• Participar efetivamente do processo pedagógico do curso, em todas as atividades: curriculares e extracurriculares, projetos de extensão, pesquisa e outros eventos;
• Agir dentro de princípios éticos;
• Ser capaz de desenvolver-se como pessoa, de sentir, pensar e agir.
• Integrar-se na sociedade em que vive, sendo um fomentador constante de reflexão e crítica a fim de melhorar o meio em que vive.
7. Qual É o perfil do egresso de Jornalismo da FACCREI/FACED?
O curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED tem a missão de formar profissionais aptos a desenvolver todas as atividades relacionadas ao jornalismo, atuando em veículos de comunicação de maneira geral, empresas prestadoras de serviços especializados em comunicação, cooperativas agrícolas, associações de bairro, ONGs, rádios comunitárias, Internet, bem como estimular o empreendedorismo. Para tais, o egresso em Jornalismo na FACCREI/FACED deve estar apto a:
1- reconhecer na sociedade onde estão inseridas as informações de interesse da população e decodificá-las a fim de serem apreendidas pelos consumidores de informação;
2- traduzir e disseminar conhecimento no que diz respeito ao rural, considerando-se a região agrícola em que estamos inseridos;
3- lançar-se no empreendedorismo, criando novos veículos de comunicação locais, regionais, comunitários ou digitais, empresas de assessorias de imprensa, etc.
4- atuar como propagador não apenas de informação, mas de conhecimento acerca das áreas sociais, econômicas e culturais;
5- compreender que não existe neutralidade no Jornalismo, mas que a objetividade deve ser sempre uma meta a ser alcançada por aqueles que lidam diretamente com a informação.
8. Quais as competÊncias e habilidades a serem desenvolvidas no Jornalista formado pela instituiÇÃo?
Assim como há um perfil mais amplo que abrange todos os profissionais de Comunicação, há também as competências e habilidades da área e as específicas para a habilitação.
As competências e habilidades comuns são as seguintes:
a) assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
b) usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;
c) posicionar-se de modo ético-político;
d) dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica;
e) experimentar e inovar no uso destas linguagens;
f) refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação;
g) ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área.
9. Qual a concepÇÃo do currÍculo de jornalismo da FACCREI/FACED?
O currículo do Curso de comunicação social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED foi delineado a partir da análise dos melhores cursos de Jornalismo do país, a saber: USP, Cásper Líbero, UFPR, UEL, PUC-SP, entre outros, e também levando-se em conta as necessidades regionais. O foco para a formação de Jornalistas com perfil técnico, porém com capacidade de avaliar a sociedade em que está inserido e com múltiplas habilidades fez-nos incluir em nossa grade disciplinas como Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira, Teoria Política, Teoria Econômica, Psicologia Social, entre outras de aspecto heurístico a fim de desenvolver o senso crítico dos futuros profissionais para questões importantes, porém pouco trabalhadas nos cursos de Comunicação Social, especialmente no que diz respeito à transdisciplinaridade que é o ponto-chave da comunicação.
10. Qual a situaÇÃo atual do mercado de trabalho pra o jornalista?
Apesar das dificuldades por que vêm passando as empresas jornalísticas de um modo geral, o mercado de trabalho para o graduado em Comunicação Social – Habilitação em jornalismo da FACCREI/FACED está em ascensão. A cidade de Cornélio Procópio conta com 4 emissoras de rádio (2 AM e 2 FM) que privilegiam a cobertura jornalística, 3 jornais de circulação quinzenal, uma emissora de TV que retransmite o sinal da Rede Record e um site jornalístico e que não têm , em seus quadros, jornalistas com formação universitária. Na região temos emissoras de rádio e jornais, sites, rádios comunitárias. Outro mercado que possível aos egressos do curso são as assessorias de imprensa das prefeituras e câmaras de vereadores, cooperativas agrícolas, além de empresas de Cornélio Procópio e região que poderão ser beneficiadas com a presença de profissionais da comunicação em seus quadros. Há ainda, como já mencionamos a possibilidade da iniciativa empresarial individual e o terceiro setor.
Redações de jornais, TV e rádio bem como assessoria de imprensa e gestão empresarial, e ainda mestres em Comunicação Social com formação em Jornalismo.
Diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social
A Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002, publicada no Diário Oficial da União em 09 de abril de 2002, Seção 1, estabelece as Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações. As Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC para a área de Comunicação Social atendem a dois objetivos:
a) flexibilizar a estruturação dos cursos, tanto para atender a variedades de circunstâncias geográficas, político-sociais e acadêmicas, como para ajustar-se ao dinamismo da área, e para viabilizar o surgimento de propostas pedagógicas inovadoras e eficientes;
b) estabelecer orientações para obtenção de padrão de qualidade na formação oferecida.
O perfil comum do egresso de Comunicação Social, em qualquer uma de suas habilitações caracteriza-se por:
1. sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas e suas inserções culturais, políticas e econômicas;
2. sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
3. sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica de diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.
4. utilizar criticamente o instrumental teórico-prático, oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED iniciou suas atividades em 2001, sob a Direção Geral do Prof. José Antonio da Conceição. O curso veio atender a uma demanda regional por profissionalização da atividade jornalística, recebendo em sua primeira turma diversos alunos que já atuavam na área sem a formação acadêmica necessária.
O Curso tem como MISSÃO garantir a seus alunos conhecimentos, atividades e habilidades capazes de lhes proporcionarem condições de empregabilidade no mercado de mídia local, quer seja como mediadores de informações do interesse público, quer seja no respeito às fontes de informação e seleção crítica dos códigos e seus efeitos nas massas.
• As potencialidades dos alunos são desenvolvidas de forma a contribuir para a construção de um caminhar, em direção à excelência;
• Devem-se formar cidadãos preocupados com a interação na sociedade;
• Quando necessário, deve-se mudar todo um paradigma presente;
• A construção de uma sociedade mais justa depende de nossa atuação individual e coletiva;
• Para ser profissional jornalista é preciso optar por ser observador e participante do social;
• Trabalha-se na perspectiva do aprender a aprender sempre;
• A satisfação, a motivação e o entusiasmo dos professores, alunos e funcionários contribuem na construção do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com a qualidade que a contemporaneidade exige.
2. Onde o Jornalista pode trabalhar?
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pode realizar uma grande variedade de atividades em diferentes mídias: jornais, televisão, rádio e revistas, além do mais recente jornalismo online na Internet. Cada tipo de mídiautiliza um determinado suporte, ou seja: papel, som, celulóide ou vídeo, por radiodifusão ou teledifusão eletrônicas.
3. Quais as funÇÕes que um jornalista pode desempenhar?
O profissional em Jornalismo pode exercer funções diversificadas que variam de mídia para mídia, de canal para canal e de veículo para veículo. Às vezes a mesma função recebe nomes distintos em empresas diferentes. Basicamente, as funções fundamentais são três: a reportagem (coleta de informações), a redação (organização destas em texto) e a edição (seleção e hierarquização das informações no produto final).
Existem outras funções denominadas como auxiliares:
• Colunista, Articulista e Comentarista
• Editorialista
• Ombudsman
• Secretário de Redação
E outras caracterizadas como de extra-redação:
• Assessor de imprensa
• Correspondente estrangeiro
4. Quais os objetivos do curso?
• Formar profissionais da comunicação capacitados a exercer as atividades concernentes, tanto do ponto de vista semiótico quanto heurístico e deontológico.
• Garantir o domínio das disciplinas que formam a base cultural do jornalista, bem como das práticas e das linguagens específicas da comunicação e do jornalismo.
• Possibilitar que o aluno possa desenvolver-se dentro de um processo continuado e autodidata.
• Disponibilizar ao aluno o acesso às atividades laboratoriais necessárias para o exercício das habilidades jornalísticas individuais.
• Fornecer aos alunos as doutrinas e normas deontológicas que devem estar presentes na função social do jornalista.
• Oferecer modelos de profissionais que zelam pela liberdade de imprensa e discutir o tema de maneira problematizadora.
• Oferecer ao aluno métodos e técnicas de análise de conjunturas, bem como a compreensão e articulação dos conceitos novos com as práticas jornalísticas.
• Contribuir para a melhoria do curso e para a excelência da instituição através de uma grade curricular interativa com os problemas do contexto acadêmico como um todo a fim de permitir ao aluno inserir-se no mercado de trabalho de modo a se adequar às mudanças que os avanços conceituais e tecnológicos impõem ao tratamento que deve ser dado à informação bem como ao modo de se divulgá-la.
• Desenvolver a capacidade técnica necessária ao exercício da profissão, mas, sobretudo ter domínio semiótico da realidade social para analisar os fatos de maneira articulada com os entornos em que está atuando como profissional.
• Adquirir conhecimentos das normas da deontologia e saber distinguir diferentes morais; saber não julgar, mas sim apontar fatos historicizados.
5. Quais as competÊncias que o mercado de trabalho exige para o jornalista?
Atualmente, o mercado de trabalho exige do profissional em Jornalismo as seguintes competências:
a) registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
b) interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza, correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados;
d) formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) formular questões e conduzir entrevistas; relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza;
f) trabalhar em equipe com profissionais da área;
g) compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
h) desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
i) avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos;
j) compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
k) buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
l) dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
m) dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação.
6. Qual o perfil do aluno que a FACCREI/FACED pretende formar?
O ideal do aluno do Curso de Bacharelado em Comunicação Social é resultante do processo de auto-construção durante a vida acadêmica, através do relacionamento com professores, colegas, coordenadores de curso, funcionários e outros companheiros ou colaboradores, bem como através das experiências no meio universitário, como a participação em seminários, encontros, congressos, bancas de estudo, jornadas, projetos de extensão, pesquisa e monitoria, além da freqüência na biblioteca, demonstrando um perfil que garantirá a formação contínua do Jornalista. Para alcançar tal ideal é necessário o aluno:
• Ser identificado como sujeito de sua aprendizagem e da sua construção enquanto profissional, futuro Comunicólogo e Jornalista;
• Ter consciência crítica no estudar as disciplinas do curso e em todas as ações do curso;
• Situar-se como ator de sua história pessoal e social;
• Saber aprender a aprender, ser criativo e ter raciocínio lógico;
• Participar efetivamente do processo pedagógico do curso, em todas as atividades: curriculares e extracurriculares, projetos de extensão, pesquisa e outros eventos;
• Agir dentro de princípios éticos;
• Ser capaz de desenvolver-se como pessoa, de sentir, pensar e agir.
• Integrar-se na sociedade em que vive, sendo um fomentador constante de reflexão e crítica a fim de melhorar o meio em que vive.
7. Qual É o perfil do egresso de Jornalismo da FACCREI/FACED?
O curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED tem a missão de formar profissionais aptos a desenvolver todas as atividades relacionadas ao jornalismo, atuando em veículos de comunicação de maneira geral, empresas prestadoras de serviços especializados em comunicação, cooperativas agrícolas, associações de bairro, ONGs, rádios comunitárias, Internet, bem como estimular o empreendedorismo. Para tais, o egresso em Jornalismo na FACCREI/FACED deve estar apto a:
1- reconhecer na sociedade onde estão inseridas as informações de interesse da população e decodificá-las a fim de serem apreendidas pelos consumidores de informação;
2- traduzir e disseminar conhecimento no que diz respeito ao rural, considerando-se a região agrícola em que estamos inseridos;
3- lançar-se no empreendedorismo, criando novos veículos de comunicação locais, regionais, comunitários ou digitais, empresas de assessorias de imprensa, etc.
4- atuar como propagador não apenas de informação, mas de conhecimento acerca das áreas sociais, econômicas e culturais;
5- compreender que não existe neutralidade no Jornalismo, mas que a objetividade deve ser sempre uma meta a ser alcançada por aqueles que lidam diretamente com a informação.
8. Quais as competÊncias e habilidades a serem desenvolvidas no Jornalista formado pela instituiÇÃo?
Assim como há um perfil mais amplo que abrange todos os profissionais de Comunicação, há também as competências e habilidades da área e as específicas para a habilitação.
As competências e habilidades comuns são as seguintes:
a) assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
b) usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;
c) posicionar-se de modo ético-político;
d) dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica;
e) experimentar e inovar no uso destas linguagens;
f) refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação;
g) ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área.
9. Qual a concepÇÃo do currÍculo de jornalismo da FACCREI/FACED?
O currículo do Curso de comunicação social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED foi delineado a partir da análise dos melhores cursos de Jornalismo do país, a saber: USP, Cásper Líbero, UFPR, UEL, PUC-SP, entre outros, e também levando-se em conta as necessidades regionais. O foco para a formação de Jornalistas com perfil técnico, porém com capacidade de avaliar a sociedade em que está inserido e com múltiplas habilidades fez-nos incluir em nossa grade disciplinas como Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira, Teoria Política, Teoria Econômica, Psicologia Social, entre outras de aspecto heurístico a fim de desenvolver o senso crítico dos futuros profissionais para questões importantes, porém pouco trabalhadas nos cursos de Comunicação Social, especialmente no que diz respeito à transdisciplinaridade que é o ponto-chave da comunicação.
10. Qual a situaÇÃo atual do mercado de trabalho pra o jornalista?
Apesar das dificuldades por que vêm passando as empresas jornalísticas de um modo geral, o mercado de trabalho para o graduado em Comunicação Social – Habilitação em jornalismo da FACCREI/FACED está em ascensão. A cidade de Cornélio Procópio conta com 4 emissoras de rádio (2 AM e 2 FM) que privilegiam a cobertura jornalística, 3 jornais de circulação quinzenal, uma emissora de TV que retransmite o sinal da Rede Record e um site jornalístico e que não têm , em seus quadros, jornalistas com formação universitária. Na região temos emissoras de rádio e jornais, sites, rádios comunitárias. Outro mercado que possível aos egressos do curso são as assessorias de imprensa das prefeituras e câmaras de vereadores, cooperativas agrícolas, além de empresas de Cornélio Procópio e região que poderão ser beneficiadas com a presença de profissionais da comunicação em seus quadros. Há ainda, como já mencionamos a possibilidade da iniciativa empresarial individual e o terceiro setor.
Redações de jornais, TV e rádio bem como assessoria de imprensa e gestão empresarial, e ainda mestres em Comunicação Social com formação em Jornalismo.
Diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social
A Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002, publicada no Diário Oficial da União em 09 de abril de 2002, Seção 1, estabelece as Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações. As Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC para a área de Comunicação Social atendem a dois objetivos:
a) flexibilizar a estruturação dos cursos, tanto para atender a variedades de circunstâncias geográficas, político-sociais e acadêmicas, como para ajustar-se ao dinamismo da área, e para viabilizar o surgimento de propostas pedagógicas inovadoras e eficientes;
b) estabelecer orientações para obtenção de padrão de qualidade na formação oferecida.
O perfil comum do egresso de Comunicação Social, em qualquer uma de suas habilitações caracteriza-se por:
1. sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas e suas inserções culturais, políticas e econômicas;
2. sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
3. sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica de diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.
4. utilizar criticamente o instrumental teórico-prático, oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
1º PERÍODO
Estudos da Linguagem
Informática aplicada à comunicação
Fotojornalismo I
Introdução ao jornalismo
Introdução à Metodologia da Pesquisa
Inglês instrumental I
Introdução à Semiótica
Fundamentos de Audiovisual
2º PERÍODO
Teorias da comunicação
Redação
Fotojornalismo II
Técnicas de reportagem e entrevista I
Inglês instrumental II
Comunicação rural
3º PERÍODO
Radiojornalismo I
Sociologia geral e da comunicação
Técnicas de reportagem e entrevista II
Comunicação comunitária
Projeto gráfico em jornalismo impresso
Teorias do Jornalismo
4º PERÍODO
Radiojornalismo II
Psicologia
Filosofia
Assessoria de Comunicação
Planejamento gráfico em jornalismo digital
Comunicação comparada
Agência Universitária de Notícias
5º PERÍODO
Telejornalismo I
Jornalismo impresso I
Legislação jornalística
Gestão dos meios de comunicação
Cultura brasileira
Jornalismo Digital I
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
6º PERÍODO
Telejornalismo II
Ética profissional I
Jornalismo Digital II
História contemporânea
Jornalismo Impresso II
Jornalismo Especializado
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
7º PERÍODO
Metodologia da pesquisa em comunicação
Produção laboratorial em Rádio e TV
Produção de revista impressa
Produção experimental em assessoria de comunicação
Ética Profissional II
Economia
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
8º PERÍODO
Projetos experimentais em jornalismo (TCC)
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
Estudos da Linguagem
Informática aplicada à comunicação
Fotojornalismo I
Introdução ao jornalismo
Introdução à Metodologia da Pesquisa
Inglês instrumental I
Introdução à Semiótica
Fundamentos de Audiovisual
2º PERÍODO
Teorias da comunicação
Redação
Fotojornalismo II
Técnicas de reportagem e entrevista I
Inglês instrumental II
Comunicação rural
3º PERÍODO
Radiojornalismo I
Sociologia geral e da comunicação
Técnicas de reportagem e entrevista II
Comunicação comunitária
Projeto gráfico em jornalismo impresso
Teorias do Jornalismo
4º PERÍODO
Radiojornalismo II
Psicologia
Filosofia
Assessoria de Comunicação
Planejamento gráfico em jornalismo digital
Comunicação comparada
Agência Universitária de Notícias
5º PERÍODO
Telejornalismo I
Jornalismo impresso I
Legislação jornalística
Gestão dos meios de comunicação
Cultura brasileira
Jornalismo Digital I
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
6º PERÍODO
Telejornalismo II
Ética profissional I
Jornalismo Digital II
História contemporânea
Jornalismo Impresso II
Jornalismo Especializado
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
7º PERÍODO
Metodologia da pesquisa em comunicação
Produção laboratorial em Rádio e TV
Produção de revista impressa
Produção experimental em assessoria de comunicação
Ética Profissional II
Economia
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
8º PERÍODO
Projetos experimentais em jornalismo (TCC)
* Projeto Supervisionado em Jornalismo
DFP_