Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Vila Velha, Espírito Santo)
Centro Universitário Vila Velha
DFP_
Localização:Vila Velha - Espírito Santo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissionais cujo perfil de competências seja caracterizado por uma visão empreendedora, pró-ativa e ética de sua futura profissão, de modo a que possa atuar no mercado de trabalho com excelência de desempenho, tendo em vista a construção de um projeto de vida auto-sustentável, pautado pelo exercício consciente da cidadania.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do jornalismo tende, cada vez mais, a absorver um profissional que seja capaz de produzir e atuar, de forma integrada, em diferentes mídias: Jornalismo impresso e digital, revistas, rádio e TVS. Vê-se, atualmente, uma ampliação do mercado de TVs por assinatura, jornal on-line e assessoria de Comunicação. Percebe-se, ainda, no Espírito Santo, a expansão do mercado de veículos customizados, da produção de conteúdo para veículos digitais e multimídias, assim como, a expansão do mercado de criação e execução de projetos de comunicação.
Objetivos
Formar profissionais criativos e competentes, capazes de perceber, decodificar, interpretar e analisar, criticamente, a realidade, de modo a nela poder intervir como profissional e como cidadão, aptos a provocar mudanças, a empreender projetos relacionados à profissão de jornalista, seja nos meios de comunicação da administração pública, da empresa privada, ou do terceiro setor.
Perfil profissional
O egresso do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, se caracteriza: pela capacidade de identificar as demandas do jornalismo e do mercado de comunicação de modo geral; de empreender neste mercado; de valorizar a cultura regional, preservando a memória, por meio de exercício de práticas jornalísticas; de atuar, criativamente, nos e com os diferentes veículos e meios de produção jornalístico; de ser ético e socialmente responsável nos desempenho de suas ações e funções.
Formar profissionais cujo perfil de competências seja caracterizado por uma visão empreendedora, pró-ativa e ética de sua futura profissão, de modo a que possa atuar no mercado de trabalho com excelência de desempenho, tendo em vista a construção de um projeto de vida auto-sustentável, pautado pelo exercício consciente da cidadania.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do jornalismo tende, cada vez mais, a absorver um profissional que seja capaz de produzir e atuar, de forma integrada, em diferentes mídias: Jornalismo impresso e digital, revistas, rádio e TVS. Vê-se, atualmente, uma ampliação do mercado de TVs por assinatura, jornal on-line e assessoria de Comunicação. Percebe-se, ainda, no Espírito Santo, a expansão do mercado de veículos customizados, da produção de conteúdo para veículos digitais e multimídias, assim como, a expansão do mercado de criação e execução de projetos de comunicação.
Objetivos
Formar profissionais criativos e competentes, capazes de perceber, decodificar, interpretar e analisar, criticamente, a realidade, de modo a nela poder intervir como profissional e como cidadão, aptos a provocar mudanças, a empreender projetos relacionados à profissão de jornalista, seja nos meios de comunicação da administração pública, da empresa privada, ou do terceiro setor.
Perfil profissional
O egresso do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, se caracteriza: pela capacidade de identificar as demandas do jornalismo e do mercado de comunicação de modo geral; de empreender neste mercado; de valorizar a cultura regional, preservando a memória, por meio de exercício de práticas jornalísticas; de atuar, criativamente, nos e com os diferentes veículos e meios de produção jornalístico; de ser ético e socialmente responsável nos desempenho de suas ações e funções.
Comunicação e Mercado
Editoração Eletrônica I
Fundamentos do Conhecimento Social
Introdução ao Jornalismo
Lingua Portuguesa
Realidade Sociohistórica Regional
Comunicação Visual
Editoração Eletrônica II
Gêneros, Estilos e Discursos em Comunicação Social
História do Pensamento Ocidental
Laboratório de Jornalismo
Sociologia da Comunicação
Teoria da Comunicação
Comunicação e Cultura
Estética
Questões Filosóficas da Contemporaneidade
Redação Jornalística
Semiótica
Teorias e Práticas de Telejornalismo
Estudos Éticos de Comunicação Contemporânea
História da Comunicação
Introdução à Fotografia
Laboratório de Jornalismo Impresso
Laboratório de Telejornalismo
Psicologia Social
Economia Brasileira e Mercado Capixaba
Introdução ao Marketing
Laboratório de Fotojornalismo
Teorias de Jornalismo
Teorias e Práticas de Radiojornalismo
Comunicação e Cidadania
Comunicação Institucional
Jornalismo Digital
Laboratório de Radiojornalismo
Legislação em Comunicação
Comunicação e Relações Corporativas
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Pesquisa em Jornalismo
Programas e Projetos de Comunicação
Tópicos Especiais em Comunicação
Atividades Complementares em Comunicação
Laboratório: Revista
Projeto Experimental em Jornalismo
Editoração Eletrônica I
Fundamentos do Conhecimento Social
Introdução ao Jornalismo
Lingua Portuguesa
Realidade Sociohistórica Regional
Comunicação Visual
Editoração Eletrônica II
Gêneros, Estilos e Discursos em Comunicação Social
História do Pensamento Ocidental
Laboratório de Jornalismo
Sociologia da Comunicação
Teoria da Comunicação
Comunicação e Cultura
Estética
Questões Filosóficas da Contemporaneidade
Redação Jornalística
Semiótica
Teorias e Práticas de Telejornalismo
Estudos Éticos de Comunicação Contemporânea
História da Comunicação
Introdução à Fotografia
Laboratório de Jornalismo Impresso
Laboratório de Telejornalismo
Psicologia Social
Economia Brasileira e Mercado Capixaba
Introdução ao Marketing
Laboratório de Fotojornalismo
Teorias de Jornalismo
Teorias e Práticas de Radiojornalismo
Comunicação e Cidadania
Comunicação Institucional
Jornalismo Digital
Laboratório de Radiojornalismo
Legislação em Comunicação
Comunicação e Relações Corporativas
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Pesquisa em Jornalismo
Programas e Projetos de Comunicação
Tópicos Especiais em Comunicação
Atividades Complementares em Comunicação
Laboratório: Revista
Projeto Experimental em Jornalismo
DFP_