Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Brasília, Distrito Federal)
Universidade Católica de Brasília
DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília - UCB, oriundo da antiga Faculdade Dom Bosco de Educação Física, criada em 1976, ao longo dos seus mais de 30 anos de história dedicados às causas da Educação Física e do Desporto, experimentou um crescimento invejável, ao ponto de hoje, pela qualidade das suas instalações, atualidade dos seus laboratórios e equipamentos, qualidade do corpo docente e seus mais de 1800 alunos, situar-se como um dos maiores e melhores cursos de Educação Física do Brasil, com contribuições significativas para a Educação Física do Distrito Federal, da Região e do País.
Em razão do dinamismo dos processos políticos e sociais, novas exigências são impostas ao Ensino Superior Brasileiro. Vivemos um momento de redefinição, estamos diante de um novo processo que exige das Universidades Brasileiras novas orientações e, acima de tudo, clareza sobre o seu papel na sociedade, enquanto produtoras de conhecimento e veiculadoras do saber institucionalizado. Nesse contexto a Educação Física, como área acadêmica, também, experimenta mudanças, redefinições e novas orientações capazes de responder as demandas impostas pela sociedade, o que implica na tomada consciente de decisões que poderão não só influir, mas definir novos rumos e, conseqüentemente o futuro da área e dos seus profissionais. É o momento do despertar, de viver a solidariedade profissional, o companheirismo e principalmente, o compromisso de todos os segmentos com a qualidade do ensino superior, em especial da Educação Física.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, em que o ensino, a extensão e a pesquisa são componentes essenciais do desenvolvimento cultural, social, tecnológico e econômico de indivíduos, comunidades e nações. Portanto, há espaços e possibilidades para a sustentabilidade e crescimento das instituições de ensino, notadamente, aquelas que defendem e praticam uma educação de qualidade, centrada em valores humanos, na valorização da vida e da dignidade humana.
O Curso de Educação Física da UCB, na medida que busca orientar sua prática educativa e seus instrumentos de trabalho no sentido de educar, socializar e preparar indivíduos capazes de atuar em uma sociedade concreta, mas em constante mutação, tendo por base o vasto campo de intervenção do profissional de Educação Física, depara-se com um desafio coletivo que exige integração e empenho na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações capazes de preparar um profissional apto a atuar de forma competente em instituições, populações e espaços diversificados como academias, escolas, clubes, condomínios, laboratórios, centros/comunitários, empresas, hotéis, e institutos de reabilitação, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.
O curso, pelo seu projeto pedagógico, entende a necessidade de promover momentos de aprendizagem no sentido de internalizar conhecimentos e provocar discussões sobre a plenitude do ser humano, promovendo e valorizando momentos de aprendizagem baseados na reflexão, na discussão, na troca de idéias e na valorização do coletivo sobre o individual. Não existe espaço para o individualismo e a falta de comunicação entre e intra docentes e discentes. Este projeto deve refletir nossa permanente pretensão de repensar e buscar relações entre paradigmas científicos, conhecimentos produzidos e ações pedagógicas. A qualidade do curso está ligada à análise das práticas cotidianas e à troca de experiências significativas, na perspectiva de modificar a realidade de uma sociedade que vive uma profunda crise de princípios e valores éticos, implicando, sobretudo, a construção de uma consciência do outro como sujeito histórico e social.
Mercado
As transformações econômicas, sociais, culturais e políticas identificadas na sociedade, aumentaram a diversidade e complexidade do campo de atuação dos profissionais de Educação Física. O fenômeno sócio-cultural denominado por muitos de "esportivização da sociedade" associado ao reconhecimento das conseqüências deletérias do sedentarismo sobre o bem estar da população vem motivando e exigindo profundas modificações no estilo de vida das pessoas de todas as idades e condições sociais
Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional. Nesse sentido, acentuam-se as perspectivas do lazer, da formação corporal e seus reflexos no desenvolvimento cognitivo, na ocupação do tempo livre e da manutenção da saúde com reflexos positivos na qualidade de vida do cidadão.
Atualmente a Educação Física adquiriu o status de uma área de conhecimento, apoiada em bases científicas e reconhecimento social. Com essa evolução o profissional ampliou suas possibilidades de atuação, encontrando outros espaços de trabalho situados em duas dimensões claramente definidas e limitadas: o licenciado para atuar na escola básica e o graduado (bacharel) para atuar na área não-escolar.
Na Escola, o professor deve estar preparado para atuar em todo o segmento da Educação Básica, demonstrando condições técnico-pedagógicas para administrar, coordenar, planejar, programar, organizar, dirigir, supervisionar, avaliar e lecionar conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e nas atividades de natureza técnico-pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), que envolvam o ensino e aprendizagem dos movimentos corporais, culturalmente determinados e socialmente valorizados, como as práticas esportivas, as ginásticas, os jogos e a dança; denominado pelo Coletivo de Autores (1992) como Cultura Corporal de Movimento, que além de representar um conteúdo importante e socialmente reconhecido que precisa e deve ser trabalhado na escola, possui potencialidades para contribuir no processo de formação individual e social do jovem em idade escolar.
Fora do espaço da escola formal, na perspectiva da prevenção das doenças; promoção e proteção da saúde, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, preparação de equipes competitivas, lazer; atendimento às pessoas com necessidades de atividades motoras adaptadas tanto no que concerne à recreação e o lazer quanto às atividades de reabilitação e às de natureza competitiva, gestão de empreendimentos, organização, realização e avaliação de eventos. Os espaços onde, prioritariamente, poderão ser realizadas as atividades acima elencadas são: clínicas especializadas, academias, asilos, hotéis, clubes, condomínios, parques, centros de treinamento, laboratórios de pesquisa, logradouros públicos, empresas, e outros onde se realizem atividades físicas, recreativas e/ou desportivas.
Em razão do dinamismo dos processos políticos e sociais, novas exigências são impostas ao Ensino Superior Brasileiro. Vivemos um momento de redefinição, estamos diante de um novo processo que exige das Universidades Brasileiras novas orientações e, acima de tudo, clareza sobre o seu papel na sociedade, enquanto produtoras de conhecimento e veiculadoras do saber institucionalizado. Nesse contexto a Educação Física, como área acadêmica, também, experimenta mudanças, redefinições e novas orientações capazes de responder as demandas impostas pela sociedade, o que implica na tomada consciente de decisões que poderão não só influir, mas definir novos rumos e, conseqüentemente o futuro da área e dos seus profissionais. É o momento do despertar, de viver a solidariedade profissional, o companheirismo e principalmente, o compromisso de todos os segmentos com a qualidade do ensino superior, em especial da Educação Física.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, em que o ensino, a extensão e a pesquisa são componentes essenciais do desenvolvimento cultural, social, tecnológico e econômico de indivíduos, comunidades e nações. Portanto, há espaços e possibilidades para a sustentabilidade e crescimento das instituições de ensino, notadamente, aquelas que defendem e praticam uma educação de qualidade, centrada em valores humanos, na valorização da vida e da dignidade humana.
O Curso de Educação Física da UCB, na medida que busca orientar sua prática educativa e seus instrumentos de trabalho no sentido de educar, socializar e preparar indivíduos capazes de atuar em uma sociedade concreta, mas em constante mutação, tendo por base o vasto campo de intervenção do profissional de Educação Física, depara-se com um desafio coletivo que exige integração e empenho na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações capazes de preparar um profissional apto a atuar de forma competente em instituições, populações e espaços diversificados como academias, escolas, clubes, condomínios, laboratórios, centros/comunitários, empresas, hotéis, e institutos de reabilitação, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.
O curso, pelo seu projeto pedagógico, entende a necessidade de promover momentos de aprendizagem no sentido de internalizar conhecimentos e provocar discussões sobre a plenitude do ser humano, promovendo e valorizando momentos de aprendizagem baseados na reflexão, na discussão, na troca de idéias e na valorização do coletivo sobre o individual. Não existe espaço para o individualismo e a falta de comunicação entre e intra docentes e discentes. Este projeto deve refletir nossa permanente pretensão de repensar e buscar relações entre paradigmas científicos, conhecimentos produzidos e ações pedagógicas. A qualidade do curso está ligada à análise das práticas cotidianas e à troca de experiências significativas, na perspectiva de modificar a realidade de uma sociedade que vive uma profunda crise de princípios e valores éticos, implicando, sobretudo, a construção de uma consciência do outro como sujeito histórico e social.
Mercado
As transformações econômicas, sociais, culturais e políticas identificadas na sociedade, aumentaram a diversidade e complexidade do campo de atuação dos profissionais de Educação Física. O fenômeno sócio-cultural denominado por muitos de "esportivização da sociedade" associado ao reconhecimento das conseqüências deletérias do sedentarismo sobre o bem estar da população vem motivando e exigindo profundas modificações no estilo de vida das pessoas de todas as idades e condições sociais
Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional. Nesse sentido, acentuam-se as perspectivas do lazer, da formação corporal e seus reflexos no desenvolvimento cognitivo, na ocupação do tempo livre e da manutenção da saúde com reflexos positivos na qualidade de vida do cidadão.
Atualmente a Educação Física adquiriu o status de uma área de conhecimento, apoiada em bases científicas e reconhecimento social. Com essa evolução o profissional ampliou suas possibilidades de atuação, encontrando outros espaços de trabalho situados em duas dimensões claramente definidas e limitadas: o licenciado para atuar na escola básica e o graduado (bacharel) para atuar na área não-escolar.
Na Escola, o professor deve estar preparado para atuar em todo o segmento da Educação Básica, demonstrando condições técnico-pedagógicas para administrar, coordenar, planejar, programar, organizar, dirigir, supervisionar, avaliar e lecionar conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e nas atividades de natureza técnico-pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), que envolvam o ensino e aprendizagem dos movimentos corporais, culturalmente determinados e socialmente valorizados, como as práticas esportivas, as ginásticas, os jogos e a dança; denominado pelo Coletivo de Autores (1992) como Cultura Corporal de Movimento, que além de representar um conteúdo importante e socialmente reconhecido que precisa e deve ser trabalhado na escola, possui potencialidades para contribuir no processo de formação individual e social do jovem em idade escolar.
Fora do espaço da escola formal, na perspectiva da prevenção das doenças; promoção e proteção da saúde, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, preparação de equipes competitivas, lazer; atendimento às pessoas com necessidades de atividades motoras adaptadas tanto no que concerne à recreação e o lazer quanto às atividades de reabilitação e às de natureza competitiva, gestão de empreendimentos, organização, realização e avaliação de eventos. Os espaços onde, prioritariamente, poderão ser realizadas as atividades acima elencadas são: clínicas especializadas, academias, asilos, hotéis, clubes, condomínios, parques, centros de treinamento, laboratórios de pesquisa, logradouros públicos, empresas, e outros onde se realizem atividades físicas, recreativas e/ou desportivas.
Introdução à Educação Superior
Fund. Hist. e Filosóficos da Educ. Física e dos Desportos
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Dança
Anatomia
Anatomia do Movimento Humano
Bioquímica do Exercício
Aprendizagem Motora
Recreação e Lazer
Primeiros Socorros
Sociologia dos Esportes
Antropologia da Religião
Bases Teóricas e Metodológicas da Educação Física
Metodologia do Atletismo
Metodologia da Natação
Bases Fisiológicas da Educação Física
Ética
Seminários em Atividade Física e Esportes
Metodologia da Ginástica Artística
Metodologia do Voleibol
Bioestatística Aplicada a à Educação Física
Metodologia do Futebol/Futsal
Bases Neurofisiológicas do Movimento Humano
Estágio Supervisionado I - Prática de Ensino
Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício
Medidas e Avaliação em Educação Física
Fundamentos Didático-Pedagógicos do Jogo
Metodologia do Handebol
Metodologia do Basquetebol
Est. Sup. II - Atividades Esportivas e de Lazer
Fisiologia Aplicada à Atividade Física
Atividade Física Adaptada
Administração e Organização em Educação Física
Atividade Física e Saúde
Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo
Atividades em Academia I
Cinesiologia
Biomecânica Desportiva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Metodologia da Musculação
Atividade Física para Grupos Especiais
Trabalho de Conclusão de Curso II
Est. Sup. III - Atividades ligadas às Academias
Fund. Hist. e Filosóficos da Educ. Física e dos Desportos
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Dança
Anatomia
Anatomia do Movimento Humano
Bioquímica do Exercício
Aprendizagem Motora
Recreação e Lazer
Primeiros Socorros
Sociologia dos Esportes
Antropologia da Religião
Bases Teóricas e Metodológicas da Educação Física
Metodologia do Atletismo
Metodologia da Natação
Bases Fisiológicas da Educação Física
Ética
Seminários em Atividade Física e Esportes
Metodologia da Ginástica Artística
Metodologia do Voleibol
Bioestatística Aplicada a à Educação Física
Metodologia do Futebol/Futsal
Bases Neurofisiológicas do Movimento Humano
Estágio Supervisionado I - Prática de Ensino
Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício
Medidas e Avaliação em Educação Física
Fundamentos Didático-Pedagógicos do Jogo
Metodologia do Handebol
Metodologia do Basquetebol
Est. Sup. II - Atividades Esportivas e de Lazer
Fisiologia Aplicada à Atividade Física
Atividade Física Adaptada
Administração e Organização em Educação Física
Atividade Física e Saúde
Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo
Atividades em Academia I
Cinesiologia
Biomecânica Desportiva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Metodologia da Musculação
Atividade Física para Grupos Especiais
Trabalho de Conclusão de Curso II
Est. Sup. III - Atividades ligadas às Academias
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