DFP_
Localização:Ribeirão Preto - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A Educação Física, como área profissional, visa atender a população em todas as faixas etárias na melhoria da sua qualidade de vida, relacionada ao não sedentarismo, educando-a a manter um comportamento de praticante permanente de atividades físicas. Entenda-se como atividade física qualquer movimento corporal que resulte num substancial aumento dos gastos das reservas energéticas, o que inclui as atividades físicas de lazer, a ginástica, o esporte, as tarefas da vida diária, entre outras. O termo educação física, por sua vez, refere-se aos conhecimentos sistematizados sobre o movimento humano, conhecimento esse que deve capacitar o aluno a otimizar suas potencialidades e possibilidades de movimentos de forma a se regular, interagir e transformar o meio ambiente, com autonomia, em busca de melhor qualidade de vida.
Desta forma, são objetivos do curso: (1) Capacitar o aluno a atuar profissionalmente no mercado de trabalho, planejando, administrando, implantando, desenvolvendo e avaliando programas de educação física para a população em geral e para indivíduos portadores de deficiências, no contexto não escolar e escolar. (2) Capacitar o aluno a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos organizados em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação. (3) Capacitar o aluno a buscar aperfeiçoamento acadêmico-profissional contínuo ao longo de sua carreira profissional.
Estratégias pedagógicas
O grande desafio que persiste para nossos Cursos é dispor de um corpo de conhecimentos necessários para dar sustentação a uma sólida formação profissional, visto que eles ainda apresentam lacunas e dificuldades, que podem ser observadas em algumas disciplinas. Entretanto, quando da sua implantação, este corpo de conhecimentos era incipiente, mas que está sendo pouco a pouco construído, por meio de pesquisas que integram conhecimentos básicos e aplicados para produção da tecnologia pertinente a nossa área. Tal conhecimento oferece maior suporte para o desenvolvimento de disciplinas (como, por exemplo, as de síntese no curso de Bacharelado). Outra dificuldade, determinada pela necessidade de uma análise multidimensional, exigida para que se compreenda a complexidade que é a atividade motora. O respeito a esse tipo de análise leva à busca da integração entre as disciplinas tradicionais como Física, Biologia, Sociologia, Psicologia, entre outras, levando ao desenvolvimento de áreas e conhecimentos que vão de níveis de análise macro ao micro, psicológico ao biológico e social ao físico. A tentativa de tal integração pode ser observada nas nossas grades curriculares, o que não se faz sem dificuldade, visto que exige dos docentes domínio dessas áreas tradicionais. Considerando as características de nossos cursos como de preparação de profissionais, que não se dissocia das discussões acadêmicas, é que temos por princípio sedimentar esta preparação no desenvolvimento de conhecimentos não só de natureza conceitual (fatos, conceitos e princípios), mas também nos conhecimentos de procedimentos (habilidades profissionais) e de atitudes (comportamentos e valores). Um aspecto inovador do curso diz respeito à constituição e implantação das chamadas disciplinas de "síntese" (Educação Física na 1a Infância 1 e 2, Educação Física na 2a Infância 1 e 2, Educação Física na Adolescência 1 e 2, Educação Física na Idade Adulta 1 e 2, Educação Física na 3a Idade 1 e 2), que levou à eliminação das disciplinas orientadas à atividade (Natação, Futebol, Atletismo, Ginástica, Dança, Recreação, etc.), de grande tradição nos currículos de Educação Física. Como o próprio nome diz, as disciplinas de síntese têm como papel selecionar, organizar e integrar conhecimentos que orientem como a Educação Física pode ser desenvolvida tendo como referência as fases que compõem o ciclo de vida. Busca-se instrumentalizar o aluno para atuar no desenvolvimento de políticas de Educação Física, no gerenciamento de programas de Educação Física e sua implementação nos contextos escolar e não-escolar como consultor de programas e serviços de Educação Física. Para que estes conhecimentos sejam desenvolvidos procuramos prover os alunos com atividades que não se restringem somente ao ensino em sala de aula, mas procura-se estimular a participação nas outras atividades fins da Universidade, que são atividades de pesquisa e extensão à comunidade, desenvolvidas nesta Escola. Embora esteja bem estabelecido este princípio, ainda encontramos dificuldades em envolver parte importante dos alunos nas atividades que não as de ensino, o que está levando Depto de Pedagogia a discutir esta situação, de forma a modificá-la.
Atuação profissional
Os cursos Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Educação Física caracterizam-se como cursos de preparação profissional que qualificarão pessoas a prestarem serviços de atividade física para a população em geral e ministrarem aulas de educação física em escolas. Os cursos de Educação Física não se restringem à simples implementação da grade curricular, mas repousam numa filosofia acerca dessa preparação e na clara definição do perfil profissional daquele que ingressará no mercado de trabalho. Tal perfil deve considerar o dinamismo das características deste mercado e das necessidades da sociedade. A preparação profissional, por sua vez, depende do nível de maturidade acadêmica da área e da qualidade do corpo docente. A associação entre preparação profissional e discussão acadêmica da área faz com que a abordagem destes cursos se distinga das demais em todo o país, caracterizando o bacharel e o licenciado em Educação Física em profissionais (comprometimento com a carreira, cujo trabalho baseia-se no conhecimento sobre o serviço oferecido e sobre a pessoa a quem o oferece) e não em artesãos (atuação baseada em métodos transmitidos por meio da tradição, calcada na prática profissional).
Desta forma, são objetivos do curso: (1) Capacitar o aluno a atuar profissionalmente no mercado de trabalho, planejando, administrando, implantando, desenvolvendo e avaliando programas de educação física para a população em geral e para indivíduos portadores de deficiências, no contexto não escolar e escolar. (2) Capacitar o aluno a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos organizados em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação. (3) Capacitar o aluno a buscar aperfeiçoamento acadêmico-profissional contínuo ao longo de sua carreira profissional.
Estratégias pedagógicas
O grande desafio que persiste para nossos Cursos é dispor de um corpo de conhecimentos necessários para dar sustentação a uma sólida formação profissional, visto que eles ainda apresentam lacunas e dificuldades, que podem ser observadas em algumas disciplinas. Entretanto, quando da sua implantação, este corpo de conhecimentos era incipiente, mas que está sendo pouco a pouco construído, por meio de pesquisas que integram conhecimentos básicos e aplicados para produção da tecnologia pertinente a nossa área. Tal conhecimento oferece maior suporte para o desenvolvimento de disciplinas (como, por exemplo, as de síntese no curso de Bacharelado). Outra dificuldade, determinada pela necessidade de uma análise multidimensional, exigida para que se compreenda a complexidade que é a atividade motora. O respeito a esse tipo de análise leva à busca da integração entre as disciplinas tradicionais como Física, Biologia, Sociologia, Psicologia, entre outras, levando ao desenvolvimento de áreas e conhecimentos que vão de níveis de análise macro ao micro, psicológico ao biológico e social ao físico. A tentativa de tal integração pode ser observada nas nossas grades curriculares, o que não se faz sem dificuldade, visto que exige dos docentes domínio dessas áreas tradicionais. Considerando as características de nossos cursos como de preparação de profissionais, que não se dissocia das discussões acadêmicas, é que temos por princípio sedimentar esta preparação no desenvolvimento de conhecimentos não só de natureza conceitual (fatos, conceitos e princípios), mas também nos conhecimentos de procedimentos (habilidades profissionais) e de atitudes (comportamentos e valores). Um aspecto inovador do curso diz respeito à constituição e implantação das chamadas disciplinas de "síntese" (Educação Física na 1a Infância 1 e 2, Educação Física na 2a Infância 1 e 2, Educação Física na Adolescência 1 e 2, Educação Física na Idade Adulta 1 e 2, Educação Física na 3a Idade 1 e 2), que levou à eliminação das disciplinas orientadas à atividade (Natação, Futebol, Atletismo, Ginástica, Dança, Recreação, etc.), de grande tradição nos currículos de Educação Física. Como o próprio nome diz, as disciplinas de síntese têm como papel selecionar, organizar e integrar conhecimentos que orientem como a Educação Física pode ser desenvolvida tendo como referência as fases que compõem o ciclo de vida. Busca-se instrumentalizar o aluno para atuar no desenvolvimento de políticas de Educação Física, no gerenciamento de programas de Educação Física e sua implementação nos contextos escolar e não-escolar como consultor de programas e serviços de Educação Física. Para que estes conhecimentos sejam desenvolvidos procuramos prover os alunos com atividades que não se restringem somente ao ensino em sala de aula, mas procura-se estimular a participação nas outras atividades fins da Universidade, que são atividades de pesquisa e extensão à comunidade, desenvolvidas nesta Escola. Embora esteja bem estabelecido este princípio, ainda encontramos dificuldades em envolver parte importante dos alunos nas atividades que não as de ensino, o que está levando Depto de Pedagogia a discutir esta situação, de forma a modificá-la.
Atuação profissional
Os cursos Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Educação Física caracterizam-se como cursos de preparação profissional que qualificarão pessoas a prestarem serviços de atividade física para a população em geral e ministrarem aulas de educação física em escolas. Os cursos de Educação Física não se restringem à simples implementação da grade curricular, mas repousam numa filosofia acerca dessa preparação e na clara definição do perfil profissional daquele que ingressará no mercado de trabalho. Tal perfil deve considerar o dinamismo das características deste mercado e das necessidades da sociedade. A preparação profissional, por sua vez, depende do nível de maturidade acadêmica da área e da qualidade do corpo docente. A associação entre preparação profissional e discussão acadêmica da área faz com que a abordagem destes cursos se distinga das demais em todo o país, caracterizando o bacharel e o licenciado em Educação Física em profissionais (comprometimento com a carreira, cujo trabalho baseia-se no conhecimento sobre o serviço oferecido e sobre a pessoa a quem o oferece) e não em artesãos (atuação baseada em métodos transmitidos por meio da tradição, calcada na prática profissional).
1º Semestre
Fisiologia Geral
Anatomia Humana I
Bioquímica e Biofísica
Biologia Tecidual / Molecular
Filosofia da Educação Física e Esporte
2º Semestre
Noções de Estatística
Fisiologia do Exercício I
Anatomia Humana II
Bioquímica do Exercício
Epidemiologia do Exercício
Introdução à Pesquisa Científica
História da Educação Física e Esporte
3º Semestre
Fisiologia do Exercício II
Biomecânica I
Aprendizagem e Controle Motor I
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Nutrição e Exercício
Primeiros Socorros
Tecnologia da Informação em Educação Física e Esporte
Antropologia da Educação Física e Esporte
Estágio Supervisionado de Observação I
4º Semestre
Biomecânica II
Aprendizageme Controle Motor II
Desenvolvimento Motor
Psicologia do Esporte e do Exercício
Sociologia da Educação Física e Esporte
Fundamentos da Atividade Física
Fundamentos da Atividade Física e Saúde
Fundamentos da Atividade Física, Educação e Cultura
Fundamentos da Atividade Física e Performance
Estágio Supervisionado de Observação II
4º Semestre
Biomecânica II
Aprendizageme Controle Motor II
Desenvolvimento Motor
Psicologia do Esporte e do Exercício
Sociologia da Educação Física e Esporte
Fundamentos da Atividade Física
Fundamentos da Atividade Física e Saúde
Fundamentos da Atividade Física, Educação e Cultura
Fundamentos da Atividade Física e Performance
Estágio Supervisionado de Observação II
5º Semestre
Fundamentos do Treinamento Físico
Gestão e Marketing na Educação Física e Esporte
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de acompanhamento I
Monografia I
6º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de acompanhamento II
Monografia II
7º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de atuação I
Trabalho de Conclusão de Curso I
8º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de atuação II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Fisiologia Geral
Anatomia Humana I
Bioquímica e Biofísica
Biologia Tecidual / Molecular
Filosofia da Educação Física e Esporte
2º Semestre
Noções de Estatística
Fisiologia do Exercício I
Anatomia Humana II
Bioquímica do Exercício
Epidemiologia do Exercício
Introdução à Pesquisa Científica
História da Educação Física e Esporte
3º Semestre
Fisiologia do Exercício II
Biomecânica I
Aprendizagem e Controle Motor I
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Nutrição e Exercício
Primeiros Socorros
Tecnologia da Informação em Educação Física e Esporte
Antropologia da Educação Física e Esporte
Estágio Supervisionado de Observação I
4º Semestre
Biomecânica II
Aprendizageme Controle Motor II
Desenvolvimento Motor
Psicologia do Esporte e do Exercício
Sociologia da Educação Física e Esporte
Fundamentos da Atividade Física
Fundamentos da Atividade Física e Saúde
Fundamentos da Atividade Física, Educação e Cultura
Fundamentos da Atividade Física e Performance
Estágio Supervisionado de Observação II
4º Semestre
Biomecânica II
Aprendizageme Controle Motor II
Desenvolvimento Motor
Psicologia do Esporte e do Exercício
Sociologia da Educação Física e Esporte
Fundamentos da Atividade Física
Fundamentos da Atividade Física e Saúde
Fundamentos da Atividade Física, Educação e Cultura
Fundamentos da Atividade Física e Performance
Estágio Supervisionado de Observação II
5º Semestre
Fundamentos do Treinamento Físico
Gestão e Marketing na Educação Física e Esporte
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de acompanhamento I
Monografia I
6º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de acompanhamento II
Monografia II
7º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de atuação I
Trabalho de Conclusão de Curso I
8º Semestre
Disciplinas Optativas
Estágio supervisionado de atuação II
Trabalho de Conclusão de Curso II
DFP_