DFP_
Localização:Juazeiro do Norte - Ceará
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão do Curso
Formar profissionais qualificados para a atuação na área de Educação Física, capacitados para analisar criticamente a realidade social regional, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, com ênfase no compromisso ético, respeitando as individualidades sociais.
Objetivos do Curso
A formação do Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio será conduzida por critérios de orientação e iniciação à pesquisa científica, da interação teoria-prática e pelos conhecimentos advindos do ser humano, da sociedade, do mundo do trabalho e da cultura do movimento. Este conjunto de conhecimentos de natureza multi e interdisciplinar possibilitará uma formação abrangente para o exercício profissional em um contexto específico – a escola, por forma a desenvolver uma estreita relação entre as áreas de conhecimento científico e a especificidade dos conteúdos da Educação Física. Nesse sentido, a Faculdade pretende que o curso possibilite ao egresso uma formação qualificada para o exercício profissional na docência do ensino básico.
Perfil do Egresso
Formar profissionais habilitados para desenvolver um trabalho pedagógico para a área de educação físca escolar, baseando-se para tanto em conhecimentos a respeito da cultura de movimento humano construida historicamente. Gerir atividades relacionadas ao setor da Educação Física com ética e respeito, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Formar profissionais capazes de orientar e definir as atividades educacionais, físico e adequadas aos diferentes perfís da sociedade. Orientar posturas, intensidade, frequencias de cada exercício, atraves de técnicas científicas para melhorar o desempenho cárdiorrespiratório e neuromusculares, proporcionando uma ação preventiva refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está também diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física e esporte para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto à instituições de educação básica de gestão pública ou privada, bem como, outras áreas de atuação do licenciado em Educação Física.
Formar profissionais qualificados para a atuação na área de Educação Física, capacitados para analisar criticamente a realidade social regional, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, com ênfase no compromisso ético, respeitando as individualidades sociais.
Objetivos do Curso
A formação do Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio será conduzida por critérios de orientação e iniciação à pesquisa científica, da interação teoria-prática e pelos conhecimentos advindos do ser humano, da sociedade, do mundo do trabalho e da cultura do movimento. Este conjunto de conhecimentos de natureza multi e interdisciplinar possibilitará uma formação abrangente para o exercício profissional em um contexto específico – a escola, por forma a desenvolver uma estreita relação entre as áreas de conhecimento científico e a especificidade dos conteúdos da Educação Física. Nesse sentido, a Faculdade pretende que o curso possibilite ao egresso uma formação qualificada para o exercício profissional na docência do ensino básico.
Perfil do Egresso
Formar profissionais habilitados para desenvolver um trabalho pedagógico para a área de educação físca escolar, baseando-se para tanto em conhecimentos a respeito da cultura de movimento humano construida historicamente. Gerir atividades relacionadas ao setor da Educação Física com ética e respeito, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Formar profissionais capazes de orientar e definir as atividades educacionais, físico e adequadas aos diferentes perfís da sociedade. Orientar posturas, intensidade, frequencias de cada exercício, atraves de técnicas científicas para melhorar o desempenho cárdiorrespiratório e neuromusculares, proporcionando uma ação preventiva refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está também diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física e esporte para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto à instituições de educação básica de gestão pública ou privada, bem como, outras áreas de atuação do licenciado em Educação Física.
PENSAMENTO PEDAGÓGICO E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO 40 2
ementaPENSAMENTO PEDAGÓGICO E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO
Conceituação de educação e Didática. O processo de ensino e aprendizagem: situando historicamente e a partir dos pressupostos das teorias e tendências da educação, com enfoque nas teorias críticas e teorias não críticas; Elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem: planejamento, objetivos do ensino, conteúdo programático, metodologia, avaliação da aprendizagem, relação professor-aluno.
80130 TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO E ESTUDOS ACADÊMICOS 40 2
ementaTÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO E ESTUDOS ACADÊMICOS
Desenvolvimento da capacidade de leitura, de análise e de produção textual a partir de elementos constitutivos do texto na elaboração do ensaio acadêmico e do relatório, bem como o exercício das técnicas de síntese textual, observando-se as normas gramaticais vigentes.
80500 ANATOMIA HUMANA 100 5
ementaANATOMIA HUMANA
Estudo dos dados anatômicos fundamentais para possibilitar o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas.Sistema Esquelético. Sistema Muscular. Sistema Nervoso. Sistema Circulatório. Sistema Respiratório. Sistema Digestório. Sistema Urinário. Sistemas Genitais Masculino e Feminino. Sistema Endócrino. Sistema Tegumentar.
81385 ESPORTE, LAZER E SOCIEDADE 60 3
ementaESPORTE, LAZER E SOCIEDADE
Analisa as dimensões político sociais e afetivas do corpo e as práticas de dominação e resistência na relação com o "corpo social". Discute ainda, o Saber, o Poder, o Esporte e Lazer, dentro da Política do corpo defendida e veiculada pelo modo de produção capitalista. Procura situar, também as relações entre lazer e trabalho e esporte e Estado.
81386 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 3
ementaPSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Compreender os conhecimentos específicos que constituem a Psicologia do Desenvolvimento - teorias, princípios e conceitos. As contribuições da psicologia na compreensão dos estudantes em suas semelhanças e diferenças, enfatizando os aspectos relevantes do desenvolvimento sócio-afetivo, relacionando-os à Educação Física.
81487 ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 60 3
ementaASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Esta disciplina pretende abordar os aspectos históricos e sociais da Educação relacionando-os com a Educação Física. Para tal pretende tratar da história como área de estudo e pesquisa; Teoria da História. Os projetos educacionais que viabilizam as transformações político-econômicas no Brasil. O desenvolvimento histórico da Educação Física.
81488 FORMAÇÃO RITMICA DO MOVIMENTO 60 3
ementaFORMAÇÃO RITMICA DO MOVIMENTO
Disciplina que estuda o ritmo e a dança como elementos que ajudam a promover o desenvolvimento dos componentes do auto-conceito físico (esquema corporal, consciência corporal e imagem corporal) que são básicos para o desenvolvimento da coordenação motora.
2° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00112 INFORMÁTICA 60 3
ementaINFORMÁTICA
Informática e Processamento de Dados. O Hardware de Computadores. O Software de Computadores. Sistema Operacional Windows/Linux. Internet: conceitos, acesso e navegação. Sistemas de Buscas. Correio Eletrônico. OpenOffice/Office: criação e formatação de documentos, apresentações de slides, tabelas, fórmulas e funções. Conectividade e disseminação da informação. Normas de documentação da ABNT.
80133 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 60 3
ementaFUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina de caráter teórico que subsidia a discussão Histórica e Conceitual sobre a caracterização da Educação Física delimitando as especificações referentes a cada uma de suas principais demandas sociais: Educação, Esporte, Lazer, Saúde ou Estética. Além de aspectos específicos da Educação Física, tais como as concepções de currículo, pedagogia, avaliação e pesquisa.
80145 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81339 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA 80 4
pré-reqCódigo Disciplina
80500 - ANATOMIA HUMANA
ementaCINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
Conceituação e terminologia em Cinesiologia e Biomecânica. Movimento, centro de gravidade e equilíbrio corporal. Sistema muscular sobre os aspectos morfológicos e funcionais. Análise cinesiológica e biomecânica dos movimentos articulares dos membros superiores e inferiores, do tórax, da coluna cervical, dorsal, lombar e da pelve. O funcionamento integrado da coluna com os outros componentes do corpo humano. Cinesiologia da Postura. Análise da postura normal. Cinesiologia da marcha, corrida e salto. Análise dos movimentos da vida diária dos membros superiores e inferiores.
81483 METODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR I 40 2
ementaMETODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR I
Estudo dos fundamentos técnicos, táticos, das corridas e noções básicas de arbitragem do atletismo visando o planejamento a orientação e a avaliação do processo ensino e aprendizagem, relativo à iniciação desportiva.
81484 METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I 40 2
ementaMETODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I
Discussão epistemologica do voleivol enquanto cultura historicamente produzida pela humanidade. Estrutura, fundamentos técnicos e evolução do voleibol no brasil. Bases pedagógicas para o ensino do voleibol introdução, regras e táticas do voleibol.
81493 FISIOLOGIA HUMANA 80 4
ementaFISIOLOGIA HUMANA
Introdução à Fisiologia Humana. Fisiologia dos sistemas muscular, nervoso,circulatório,respiratório,digestivo, renal, reprodutor e endócrino. Fisiologia do sistema nervoso: filogênese, sistemas de propagação do impulso nervoso, recepção somestésica e controle motor. Sistema nervoso autônomo e neurovegetativo. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema cardiovascular. Circulação do sangue, componentes e função. Fisiologia do sistema respiratório.Fisiologia do sistema linfático.Fisiologia do sistema digestório.Fisiologia do sistema urogenital. Rim: equilíbrio hidroeletrolíticoe ácido-básico. Aparelho reprodutor masculino e feminino: reprodução humana.
81494 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO 60 3
ementaCRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO
Conhecimento do processo histórico dos estudos em desenvolvimento motor, Compreensão dos termos utilizados no estudo de desenvolvimento motor, Entendimento das principais teorias do desenvolvimento humano que auxiliam os estudos em desenvolvimento motor, Compreensão das fases e respectivos estágios do desenvolvimento motor, Conhecimento dos métodos utilizados na avaliação do desenvolvimento motor, Diferenciação das estruturas inter-gêneros responsável pelo desempenho motor, Conhecimento das pesquisas realizadas em desenvolvimento motor
3° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00131 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 60 3
ementaMETODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conceitos básicos - Ciência e Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Técnicas e Tipos de Pesquisa. Aspectos da Redação Científica. Normas para elaboração de um Trabalho Científico. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um Relatório de pesquisa.
80134 PRÁTICA CURRICULAR I 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR I
A disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar partindo de situações-problema em direção ao relato de observações de instituições educacionais que atuam no ensino pré-escolar e nas primeiras séries do ensino fundamental, com o propósito de avaliar e elaborar resoluções em conjunto com a instituição observada de possíveis problemas encontrados.
80139 METODOLOGIA DA GINÁSTICA ESCOLAR 60 3
ementaMETODOLOGIA DA GINÁSTICA ESCOLAR
A ginástica no contexto da Educação Física Escolar.Aquisição de conhecimentos referentes à Ginásticavoltados para o desenvolvimento corporal-postural, orgânico-funcional e das habilidades motoras de alunos em diferentes níveis de escolaridade. Elaboração e aplicação de propostas de intervenção em âmbito escolar, a partir de análise crítica da realidade.
80152 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81291 BIOESTATÍSTICA 60 3
ementaBIOESTATÍSTICA
Estatística Descritiva:Dados Estatísticos.Distribuição de Freqüências.Representação Gráfica.Medidas de Posição e de Variabilidade. Teoria das Probabilidades. Distribuições de Probabilidades:Binomial e Normal. Estatística Inferencial: Teoria da Amostragem. Técnicas de informática aplicadas à Bioestatística. Estimação. Teste de hipótese. Correlação e Regressão. Testes Paramétricos. Testes não-paramétricos. Análise de Variância (ANOVA).
81474 METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81484 - METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I
ementaMETODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR II
O metodo e a didática de transmissão dos conteúdos técnicos e táticos, treinamentos, regras, análise de jogo em clubes, escolas e para diferentes segmentos sociais. Participação na organização prática de eventos desportivos. Noções de primeiro socorros aplicados ao conteúdo. Fundametos básicos para o treinamento desportivo dessa modalidade. Relações desse conhecimento com o mundo da informatica da pesquisa, trabalho e sociedade enquanto objeto de estudo da educação física.
81475 METODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR II 40 2
ementaMETODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR II
Processos metodologicos do ensino do atletismo. aprofundamento dos fundamentos técnicos, táticos, dos saltos e arremessos e das regras da arbitragem do atletismo visando o desenvolvimento de programas de iniciação e teinamento.
81495 INTRODUÇÃO À APREDIZAGEM MOTORA 40 2
81951 DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 40 2
4° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00051 ELETIVA I 60 3
ementaELETIVA I
"Processo de Planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes." APRESENTAÇÃO O advento da globalização coadjuvado pelo desenvolvimento da tecnologia da Informação acirrou a competição entre as empresas e profissionais. O aumento da demanda dos clientes por níveis de serviçoscada vez mais elevados leva as organizações a efetuarem suas operações com maior eficiência e eficácia. A logística, que até recentemente era tratada como centro de custos, passa a ser gerida como resultado nas empresas líderes e nas de classe mundial, deixando a pecha de "vilão" e passando a "mocinho". Essa mudança de cenário obviamente foi orquestrada e operada. Por profissionais, dentre os quais o de logística, que passou a ser requisitado a opinar sobre as decisões estratégicas da empresa e até mesmo participar de sua formulação. Além desta participação no nível estratégico, ele teve suas responsabilidades aumentadas também no nível operacional, na medida em que passou a "enxergar" toda a extensão das cadeias de distribuição de suas áreas de negócio. No contraponto destas mudanças está a competência do profissional de logística, que passa pela sua formação e pela sua experiência. No Brasil, a grande maioria destes profissionais não tem a formação acadêmica adequada parasuportar este novo espectro de responsabilidades.Some-se a isto que a consciência da maioria dos nossos empresários ainda está muito aquém no que diz respeito a entender, valorizar, apoiar o crescimento, capacitar e remunerar adequadamente estes profissionais assim a capacitação do profissional de logística é proporcionada em número bastante reduzido pelas empresas lideres. Ou pelos próprios profissionais na busca constante do aprimoramento. No primeiro caso trata-se de um grupo seleto de empresas que vêm no profissional de logística o seu valor adequado e, portanto, investem em sua formação. No segundo caso, os profissionais procuram por mais conhecimentos, têm grandes dificuldades em aplicá-los em suas empresas e quase sempre buscam novas opções de trabalho, por não serem reconhecidos. É comum ouvirmos a argumentação do empresário míope que afirma não investir na capacitação de seus empregados, com receio de perdê-los para a concorrência, numa desculpa velada para não valorizá-los. Da mesma forma que as empresas desenvolvem técnicas de retenção de clientes, é fundamental que adotem técnicas para a retenção de talentos humanos, dentre as quais o apoio irrestrito a capacitação merece destaque. Usar de argumentos frágeis para não investir na capacitação de talentos é o mesmo que enxergar a Logística como atividade meramente responsável pelas atividades operacionais de transportes e armazenagem.
80131 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 80 4
pré-reqCódigo Disciplina
81493 - FISIOLOGIA HUMANA
ementaFISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Disciplina que estuda os aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos relacionando-os com as modificações estruturais do organismo, compreendendo as vias metabólicas no exercício físico e as adaptações orgânicas frente às atividades condicionantes. Discute sobre os efeitos do exercícios sobre as capacidades físicas básicas e as adaptações fisiológicas no aparelho locomotor.
80156 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 60 3
ementaESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Discute a Educação brasileira - fundamentos, princípios, finalidades e objetivos, política,história e relações sociais de produção e de educação. Como se produz a escola pública no Brasil. Educação infantil ensino fundamental, ensino médio e Superior. Educação brasileira - novas concepções da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei 9394 de 20/12/96).
81303 URGÊNCIA EM SAÚDE 40 2
ementaURGÊNCIA EM SAÚDE
Estuda os tipos mais comuns de primeiro socorros, enquanto não é possível o atendimento especializado, frente a situações de distúrbio da consciência, parada cardiorrespiratória, estado de choque, hemorragias, ferimentos e lacerações, afogamentos, envenenamento, intoxicações e lesões ósteo-musculares. Desenvolvendo ainda procedimentos para atenuar o sofrimento humano, bem como minimizar o risco de possíveis complicações, no local do acidente ou enquanto ocorre uma doença súbita. Estabelecendo limitações de seus procedimentos de acordo com os conhecimentos e treinamentos adquiridos.
81321 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
80145 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
80152 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
81485 METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR I 40 2
81486 METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR I 40 2
81496 CINEATROPOMETRIA 60 3
5° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80143 PRÁTICA CURRICULAR II 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR II
A disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar partindo de situações-problema em direção ao relato de observações, de instituições educacionais que atuam no ensino fundamental (5a a 8a séries), com o propósito de avaliar e elaborar resoluções em conjunto com a instituição observada,depossíveis problemas encontrados. Estágio prático na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental como instrumento de integração do aluno com a realidade social, econômica e profissional de sua área de intervenção/curso.
80153 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A disciplina trata dos conhecimentos básicos para o reconhecimento das características diferenciadas do escolar e das adaptações necessárias para um trabalho em Educação Física Especial. Aborda as implicações da elaboração e desenvolvimento de programas com características interdisciplinares na construção de propostas de Educação Física adaptada.
81323 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
81321 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
81476 ÉTICA PROFISSIONAL 40 2
81477 METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81485 - METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR I
81478 METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81486 - METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR I
81497 METODOLOGIA DA NATAÇÃO I 40 2
6° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80140 EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO HUMANA 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO HUMANA
Os princípios da nutrição aplicados à Educação Física e aos esportes. Os nutrientes essenciais, seu papel metabólico e sua dinâmica. As conseqüências das carências alimentares nas fases de desenvolvimento humano e na atividade física
80149 PRÁTICA CURRICULAR III 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR III
A Disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar, partindo de situações-problema em direção ao relato de observações, de instituições educacionais que atuam no ensino médio ( 1ª ao 3ª ano ), com o propósito de avaliar e elaborar resoluções, em conjunto com a instituição observada de possíveis problemas encontrados.
80155 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
81321 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
ementaESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
Estágio Supervisionado em escolas da rede pública ou privada do ensino médio como instrumento de integração do aluno com a realidade social,econômica e profissional de sua área de intervenção/curso
80159 METODOLOGIA DO FUTEBOL E DO FUTSAL ESCOLAR 80 4
ementaMETODOLOGIA DO FUTEBOL E DO FUTSAL ESCOLAR
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81498 METODOLOGIA DA NATAÇÃO II 40 2
7° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00052 ELETIVA II 60 3
80154 PRÁTICA CURRICULAR IV 100 5
80158 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
80145 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
80152 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
ementaESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre a Educação Física no âmbito da Educação Física Adaptada, voltado à orientação de classes de portadores de necessidades especiais, através de conhecimentos acumulados nas fases de orientação específica - subsídios teórico-metodológicos. Os conhecimentos didáticos metodológia acerca da Educação Física Adaptada serão utilizados para transmissão de conhecimento da Educação Física nesse âmbito de ensino, tendo na pesquisa e na produção do conhecimento um mundo do trabalho da Educação Física Escolar.
81322 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
00131 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
81462 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 60 3
ementaLÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Estudo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sua origem, conceitos básicos, definições e divisões; concentrando-se nos sinais da LIBRAS relacionados aos temas: esporte e lazer, tendo como alvo oferecer ferramentas que facilitem a comunicação e o processo de ensino/aprendizagem entre os profissionais de Educação Física e os portadores de deficiência auditiva.
8° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00053 ELETIVA III 60 3
80160 DANÇA CONTEMPORÂNEA, FOLCLÓRICA E REGIONAL 60 3
ementaDANÇA CONTEMPORÂNEA, FOLCLÓRICA E REGIONAL
Disciplina que estuda os principais elementos contemporâneos e folclóricos que ajudam a desenvolver no aprendizado o envolvimento com a cultura através de experimentos voltados para o desenvolvimento integral do indivíduo, a partir do conhecimento das novas linguagens da dança, rituais e conteúdos desenvolvidos na prática.
80164 POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA 40 2
ementaPOLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
Análise das relações políticas que se estabelecem entre o Estado e a Sociedade, mediadas pela Educação,pela Educação Física,pelo Esporte e pelo Lazer,considerando-se essas práticas sociais como direito dos cidadãos.
81324 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81322 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
81499 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40 4
99° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80207 PSICOMOTRICIDADE 40 2
81480 BIOQUÍMICA METABÓLICA 80 4
81500 METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO (ELETIVA) 40 2
81501 GINÁSTICA EM ACADEMIA (ELETIVA) 40 2
81502 ATIVIDADE FÍSICA PARA 3ª IDADE (ELETIVA) 40 2
81503 ATIVID. FÍSICAS RADICAIS E DE AVENTURA (ELETIVA) 40 2
81504 METODOLOGIA DA HIDROGINÁSTICA (ELETIVA) 40 2
81507 FUNDAMENTOS DOS TREINAMENTO DESPORTIVO (ELETIVA) 40 2
81508 ADM. E GESTÃO EM ED. FÍSICA EM ESPORTE (ELETIVA) 40 2
81509 METODOLOGIA DO ENSINO DA LUTAS (ELETIVA)
ementaPENSAMENTO PEDAGÓGICO E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO
Conceituação de educação e Didática. O processo de ensino e aprendizagem: situando historicamente e a partir dos pressupostos das teorias e tendências da educação, com enfoque nas teorias críticas e teorias não críticas; Elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem: planejamento, objetivos do ensino, conteúdo programático, metodologia, avaliação da aprendizagem, relação professor-aluno.
80130 TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO E ESTUDOS ACADÊMICOS 40 2
ementaTÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO E ESTUDOS ACADÊMICOS
Desenvolvimento da capacidade de leitura, de análise e de produção textual a partir de elementos constitutivos do texto na elaboração do ensaio acadêmico e do relatório, bem como o exercício das técnicas de síntese textual, observando-se as normas gramaticais vigentes.
80500 ANATOMIA HUMANA 100 5
ementaANATOMIA HUMANA
Estudo dos dados anatômicos fundamentais para possibilitar o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas.Sistema Esquelético. Sistema Muscular. Sistema Nervoso. Sistema Circulatório. Sistema Respiratório. Sistema Digestório. Sistema Urinário. Sistemas Genitais Masculino e Feminino. Sistema Endócrino. Sistema Tegumentar.
81385 ESPORTE, LAZER E SOCIEDADE 60 3
ementaESPORTE, LAZER E SOCIEDADE
Analisa as dimensões político sociais e afetivas do corpo e as práticas de dominação e resistência na relação com o "corpo social". Discute ainda, o Saber, o Poder, o Esporte e Lazer, dentro da Política do corpo defendida e veiculada pelo modo de produção capitalista. Procura situar, também as relações entre lazer e trabalho e esporte e Estado.
81386 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60 3
ementaPSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Compreender os conhecimentos específicos que constituem a Psicologia do Desenvolvimento - teorias, princípios e conceitos. As contribuições da psicologia na compreensão dos estudantes em suas semelhanças e diferenças, enfatizando os aspectos relevantes do desenvolvimento sócio-afetivo, relacionando-os à Educação Física.
81487 ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 60 3
ementaASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Esta disciplina pretende abordar os aspectos históricos e sociais da Educação relacionando-os com a Educação Física. Para tal pretende tratar da história como área de estudo e pesquisa; Teoria da História. Os projetos educacionais que viabilizam as transformações político-econômicas no Brasil. O desenvolvimento histórico da Educação Física.
81488 FORMAÇÃO RITMICA DO MOVIMENTO 60 3
ementaFORMAÇÃO RITMICA DO MOVIMENTO
Disciplina que estuda o ritmo e a dança como elementos que ajudam a promover o desenvolvimento dos componentes do auto-conceito físico (esquema corporal, consciência corporal e imagem corporal) que são básicos para o desenvolvimento da coordenação motora.
2° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00112 INFORMÁTICA 60 3
ementaINFORMÁTICA
Informática e Processamento de Dados. O Hardware de Computadores. O Software de Computadores. Sistema Operacional Windows/Linux. Internet: conceitos, acesso e navegação. Sistemas de Buscas. Correio Eletrônico. OpenOffice/Office: criação e formatação de documentos, apresentações de slides, tabelas, fórmulas e funções. Conectividade e disseminação da informação. Normas de documentação da ABNT.
80133 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 60 3
ementaFUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina de caráter teórico que subsidia a discussão Histórica e Conceitual sobre a caracterização da Educação Física delimitando as especificações referentes a cada uma de suas principais demandas sociais: Educação, Esporte, Lazer, Saúde ou Estética. Além de aspectos específicos da Educação Física, tais como as concepções de currículo, pedagogia, avaliação e pesquisa.
80145 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81339 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA 80 4
pré-reqCódigo Disciplina
80500 - ANATOMIA HUMANA
ementaCINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
Conceituação e terminologia em Cinesiologia e Biomecânica. Movimento, centro de gravidade e equilíbrio corporal. Sistema muscular sobre os aspectos morfológicos e funcionais. Análise cinesiológica e biomecânica dos movimentos articulares dos membros superiores e inferiores, do tórax, da coluna cervical, dorsal, lombar e da pelve. O funcionamento integrado da coluna com os outros componentes do corpo humano. Cinesiologia da Postura. Análise da postura normal. Cinesiologia da marcha, corrida e salto. Análise dos movimentos da vida diária dos membros superiores e inferiores.
81483 METODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR I 40 2
ementaMETODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR I
Estudo dos fundamentos técnicos, táticos, das corridas e noções básicas de arbitragem do atletismo visando o planejamento a orientação e a avaliação do processo ensino e aprendizagem, relativo à iniciação desportiva.
81484 METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I 40 2
ementaMETODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I
Discussão epistemologica do voleivol enquanto cultura historicamente produzida pela humanidade. Estrutura, fundamentos técnicos e evolução do voleibol no brasil. Bases pedagógicas para o ensino do voleibol introdução, regras e táticas do voleibol.
81493 FISIOLOGIA HUMANA 80 4
ementaFISIOLOGIA HUMANA
Introdução à Fisiologia Humana. Fisiologia dos sistemas muscular, nervoso,circulatório,respiratório,digestivo, renal, reprodutor e endócrino. Fisiologia do sistema nervoso: filogênese, sistemas de propagação do impulso nervoso, recepção somestésica e controle motor. Sistema nervoso autônomo e neurovegetativo. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema cardiovascular. Circulação do sangue, componentes e função. Fisiologia do sistema respiratório.Fisiologia do sistema linfático.Fisiologia do sistema digestório.Fisiologia do sistema urogenital. Rim: equilíbrio hidroeletrolíticoe ácido-básico. Aparelho reprodutor masculino e feminino: reprodução humana.
81494 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO 60 3
ementaCRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO
Conhecimento do processo histórico dos estudos em desenvolvimento motor, Compreensão dos termos utilizados no estudo de desenvolvimento motor, Entendimento das principais teorias do desenvolvimento humano que auxiliam os estudos em desenvolvimento motor, Compreensão das fases e respectivos estágios do desenvolvimento motor, Conhecimento dos métodos utilizados na avaliação do desenvolvimento motor, Diferenciação das estruturas inter-gêneros responsável pelo desempenho motor, Conhecimento das pesquisas realizadas em desenvolvimento motor
3° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00131 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 60 3
ementaMETODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conceitos básicos - Ciência e Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Técnicas e Tipos de Pesquisa. Aspectos da Redação Científica. Normas para elaboração de um Trabalho Científico. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um Relatório de pesquisa.
80134 PRÁTICA CURRICULAR I 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR I
A disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar partindo de situações-problema em direção ao relato de observações de instituições educacionais que atuam no ensino pré-escolar e nas primeiras séries do ensino fundamental, com o propósito de avaliar e elaborar resoluções em conjunto com a instituição observada de possíveis problemas encontrados.
80139 METODOLOGIA DA GINÁSTICA ESCOLAR 60 3
ementaMETODOLOGIA DA GINÁSTICA ESCOLAR
A ginástica no contexto da Educação Física Escolar.Aquisição de conhecimentos referentes à Ginásticavoltados para o desenvolvimento corporal-postural, orgânico-funcional e das habilidades motoras de alunos em diferentes níveis de escolaridade. Elaboração e aplicação de propostas de intervenção em âmbito escolar, a partir de análise crítica da realidade.
80152 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81291 BIOESTATÍSTICA 60 3
ementaBIOESTATÍSTICA
Estatística Descritiva:Dados Estatísticos.Distribuição de Freqüências.Representação Gráfica.Medidas de Posição e de Variabilidade. Teoria das Probabilidades. Distribuições de Probabilidades:Binomial e Normal. Estatística Inferencial: Teoria da Amostragem. Técnicas de informática aplicadas à Bioestatística. Estimação. Teste de hipótese. Correlação e Regressão. Testes Paramétricos. Testes não-paramétricos. Análise de Variância (ANOVA).
81474 METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81484 - METODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR I
ementaMETODOLOGIA DO VOLEIBOL ESCOLAR II
O metodo e a didática de transmissão dos conteúdos técnicos e táticos, treinamentos, regras, análise de jogo em clubes, escolas e para diferentes segmentos sociais. Participação na organização prática de eventos desportivos. Noções de primeiro socorros aplicados ao conteúdo. Fundametos básicos para o treinamento desportivo dessa modalidade. Relações desse conhecimento com o mundo da informatica da pesquisa, trabalho e sociedade enquanto objeto de estudo da educação física.
81475 METODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR II 40 2
ementaMETODOLOGIA DO ATLETISMO ESCOLAR II
Processos metodologicos do ensino do atletismo. aprofundamento dos fundamentos técnicos, táticos, dos saltos e arremessos e das regras da arbitragem do atletismo visando o desenvolvimento de programas de iniciação e teinamento.
81495 INTRODUÇÃO À APREDIZAGEM MOTORA 40 2
81951 DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 40 2
4° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00051 ELETIVA I 60 3
ementaELETIVA I
"Processo de Planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes." APRESENTAÇÃO O advento da globalização coadjuvado pelo desenvolvimento da tecnologia da Informação acirrou a competição entre as empresas e profissionais. O aumento da demanda dos clientes por níveis de serviçoscada vez mais elevados leva as organizações a efetuarem suas operações com maior eficiência e eficácia. A logística, que até recentemente era tratada como centro de custos, passa a ser gerida como resultado nas empresas líderes e nas de classe mundial, deixando a pecha de "vilão" e passando a "mocinho". Essa mudança de cenário obviamente foi orquestrada e operada. Por profissionais, dentre os quais o de logística, que passou a ser requisitado a opinar sobre as decisões estratégicas da empresa e até mesmo participar de sua formulação. Além desta participação no nível estratégico, ele teve suas responsabilidades aumentadas também no nível operacional, na medida em que passou a "enxergar" toda a extensão das cadeias de distribuição de suas áreas de negócio. No contraponto destas mudanças está a competência do profissional de logística, que passa pela sua formação e pela sua experiência. No Brasil, a grande maioria destes profissionais não tem a formação acadêmica adequada parasuportar este novo espectro de responsabilidades.Some-se a isto que a consciência da maioria dos nossos empresários ainda está muito aquém no que diz respeito a entender, valorizar, apoiar o crescimento, capacitar e remunerar adequadamente estes profissionais assim a capacitação do profissional de logística é proporcionada em número bastante reduzido pelas empresas lideres. Ou pelos próprios profissionais na busca constante do aprimoramento. No primeiro caso trata-se de um grupo seleto de empresas que vêm no profissional de logística o seu valor adequado e, portanto, investem em sua formação. No segundo caso, os profissionais procuram por mais conhecimentos, têm grandes dificuldades em aplicá-los em suas empresas e quase sempre buscam novas opções de trabalho, por não serem reconhecidos. É comum ouvirmos a argumentação do empresário míope que afirma não investir na capacitação de seus empregados, com receio de perdê-los para a concorrência, numa desculpa velada para não valorizá-los. Da mesma forma que as empresas desenvolvem técnicas de retenção de clientes, é fundamental que adotem técnicas para a retenção de talentos humanos, dentre as quais o apoio irrestrito a capacitação merece destaque. Usar de argumentos frágeis para não investir na capacitação de talentos é o mesmo que enxergar a Logística como atividade meramente responsável pelas atividades operacionais de transportes e armazenagem.
80131 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 80 4
pré-reqCódigo Disciplina
81493 - FISIOLOGIA HUMANA
ementaFISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Disciplina que estuda os aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos relacionando-os com as modificações estruturais do organismo, compreendendo as vias metabólicas no exercício físico e as adaptações orgânicas frente às atividades condicionantes. Discute sobre os efeitos do exercícios sobre as capacidades físicas básicas e as adaptações fisiológicas no aparelho locomotor.
80156 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 60 3
ementaESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Discute a Educação brasileira - fundamentos, princípios, finalidades e objetivos, política,história e relações sociais de produção e de educação. Como se produz a escola pública no Brasil. Educação infantil ensino fundamental, ensino médio e Superior. Educação brasileira - novas concepções da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei 9394 de 20/12/96).
81303 URGÊNCIA EM SAÚDE 40 2
ementaURGÊNCIA EM SAÚDE
Estuda os tipos mais comuns de primeiro socorros, enquanto não é possível o atendimento especializado, frente a situações de distúrbio da consciência, parada cardiorrespiratória, estado de choque, hemorragias, ferimentos e lacerações, afogamentos, envenenamento, intoxicações e lesões ósteo-musculares. Desenvolvendo ainda procedimentos para atenuar o sofrimento humano, bem como minimizar o risco de possíveis complicações, no local do acidente ou enquanto ocorre uma doença súbita. Estabelecendo limitações de seus procedimentos de acordo com os conhecimentos e treinamentos adquiridos.
81321 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
80145 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
80152 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
81485 METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR I 40 2
81486 METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR I 40 2
81496 CINEATROPOMETRIA 60 3
5° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80143 PRÁTICA CURRICULAR II 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR II
A disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar partindo de situações-problema em direção ao relato de observações, de instituições educacionais que atuam no ensino fundamental (5a a 8a séries), com o propósito de avaliar e elaborar resoluções em conjunto com a instituição observada,depossíveis problemas encontrados. Estágio prático na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental como instrumento de integração do aluno com a realidade social, econômica e profissional de sua área de intervenção/curso.
80153 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A disciplina trata dos conhecimentos básicos para o reconhecimento das características diferenciadas do escolar e das adaptações necessárias para um trabalho em Educação Física Especial. Aborda as implicações da elaboração e desenvolvimento de programas com características interdisciplinares na construção de propostas de Educação Física adaptada.
81323 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
81321 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
81476 ÉTICA PROFISSIONAL 40 2
81477 METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81485 - METODOLOGIA DO BASQUETEBOL ESCOLAR I
81478 METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81486 - METODOLOGIA DO HANDEBOL ESCOLAR I
81497 METODOLOGIA DA NATAÇÃO I 40 2
6° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80140 EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO HUMANA 60 3
ementaEDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO HUMANA
Os princípios da nutrição aplicados à Educação Física e aos esportes. Os nutrientes essenciais, seu papel metabólico e sua dinâmica. As conseqüências das carências alimentares nas fases de desenvolvimento humano e na atividade física
80149 PRÁTICA CURRICULAR III 100 5
ementaPRÁTICA CURRICULAR III
A Disciplina discute a Educação Física no âmbito escolar, partindo de situações-problema em direção ao relato de observações, de instituições educacionais que atuam no ensino médio ( 1ª ao 3ª ano ), com o propósito de avaliar e elaborar resoluções, em conjunto com a instituição observada de possíveis problemas encontrados.
80155 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
81321 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
ementaESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
Estágio Supervisionado em escolas da rede pública ou privada do ensino médio como instrumento de integração do aluno com a realidade social,econômica e profissional de sua área de intervenção/curso
80159 METODOLOGIA DO FUTEBOL E DO FUTSAL ESCOLAR 80 4
ementaMETODOLOGIA DO FUTEBOL E DO FUTSAL ESCOLAR
A disciplina estuda possibilidades de aplicação dos conteúdos relacionados à Educação Física especificando suas divergências e possibilidades na escola pública ou particular. Reconhecimento da disciplina educação física na sua legalidade dentro da escola. Verificação da relação professor X aluno. Demonstração das possibilidades de envolvimento do professor na escola e sua função nesta. Possibilidade de realização de pequenos eventos na escola como forma de integração social com a comunidade escolar.
81498 METODOLOGIA DA NATAÇÃO II 40 2
7° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00052 ELETIVA II 60 3
80154 PRÁTICA CURRICULAR IV 100 5
80158 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 100 5
pré-reqCódigo Disciplina
80145 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
80152 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
ementaESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre a Educação Física no âmbito da Educação Física Adaptada, voltado à orientação de classes de portadores de necessidades especiais, através de conhecimentos acumulados nas fases de orientação específica - subsídios teórico-metodológicos. Os conhecimentos didáticos metodológia acerca da Educação Física Adaptada serão utilizados para transmissão de conhecimento da Educação Física nesse âmbito de ensino, tendo na pesquisa e na produção do conhecimento um mundo do trabalho da Educação Física Escolar.
81322 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
00131 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
81462 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 60 3
ementaLÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Estudo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sua origem, conceitos básicos, definições e divisões; concentrando-se nos sinais da LIBRAS relacionados aos temas: esporte e lazer, tendo como alvo oferecer ferramentas que facilitem a comunicação e o processo de ensino/aprendizagem entre os profissionais de Educação Física e os portadores de deficiência auditiva.
8° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00053 ELETIVA III 60 3
80160 DANÇA CONTEMPORÂNEA, FOLCLÓRICA E REGIONAL 60 3
ementaDANÇA CONTEMPORÂNEA, FOLCLÓRICA E REGIONAL
Disciplina que estuda os principais elementos contemporâneos e folclóricos que ajudam a desenvolver no aprendizado o envolvimento com a cultura através de experimentos voltados para o desenvolvimento integral do indivíduo, a partir do conhecimento das novas linguagens da dança, rituais e conteúdos desenvolvidos na prática.
80164 POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA 40 2
ementaPOLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
Análise das relações políticas que se estabelecem entre o Estado e a Sociedade, mediadas pela Educação,pela Educação Física,pelo Esporte e pelo Lazer,considerando-se essas práticas sociais como direito dos cidadãos.
81324 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 40 2
pré-reqCódigo Disciplina
81322 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
81499 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40 4
99° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
80207 PSICOMOTRICIDADE 40 2
81480 BIOQUÍMICA METABÓLICA 80 4
81500 METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO (ELETIVA) 40 2
81501 GINÁSTICA EM ACADEMIA (ELETIVA) 40 2
81502 ATIVIDADE FÍSICA PARA 3ª IDADE (ELETIVA) 40 2
81503 ATIVID. FÍSICAS RADICAIS E DE AVENTURA (ELETIVA) 40 2
81504 METODOLOGIA DA HIDROGINÁSTICA (ELETIVA) 40 2
81507 FUNDAMENTOS DOS TREINAMENTO DESPORTIVO (ELETIVA) 40 2
81508 ADM. E GESTÃO EM ED. FÍSICA EM ESPORTE (ELETIVA) 40 2
81509 METODOLOGIA DO ENSINO DA LUTAS (ELETIVA)
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