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Localização:Curitiba - Paraná
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Justificativa do Curso
O curso de Engenharia Mecância desta Instituição encontra sua justificativa numa linha de desenvolvimento encontrada no setor produtivo de nosso estado que observa um movimento de concentração sendo gerado justamente a partir de sua cidade-sede.
Esta linha de desenvolvimento se reflete na exigência, imposta pelo próprio ritmo de evolução do mercado, de que a qualificação profissional não se esgote na mera competência técnica ou no exercício de funções específicas, mas seja substanciada por uma sólida formação intelectual, caracterizada pela abrangência e versatilidade, algo para o qual o Projeto de Curso pretende dar uma resposta.
Considerando que a área de nosso estado, detalhada nos estudos sociais, não conta com nenhum curso de Engenharia Mecânica, entendemos que a nossa proposta vem preencher uma lacuna existente, a qual se não preenchida irá ser um dificultador, ou mesmo um impeditivo no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva dentro do supramencionado deslocamento regional.
Um outro motivo para a pertinência e importância do Curso encontra-se no próprio conjunto da proposta do mesmo. Concebido para ser um núcleo gerador e formador de novos profissionais, ele responde ao movimento centrípeto identificado no estudo supracitado (onde se destaca que Itaperuna funciona como metrópole regional agregadora) e ao mesmo tempo pretende ser iniciador de um direcionamento centrífugo, potencializando, catalisando e espraiando competência e habilidades. Desse modo, oferecendo novas condições de possibilidades de desenvolvimento de técnicas, tecnologias e de agentes formuladores destas últimas, o Curso pretende resultar numa convergência que se traduza e aproveite a sinergia da linha de desenvolvimento material e humano, sendo responsável pela formação de parcela considerável da massa crítica necessária para a plena continuidade do desenvolvimento detectado e pela sua continuidade sustentada. Sendo assim, a concepção do Curso entende que o profissional formado e o seu conhecimento, não pode estar a reboque do que já sucede, mas estar apto a não só aplicar, mas analisar criticamente e desenvolver novas tecnologias, sendo por isso mesmo ponto iniciador de tendências inovadoras e formulação das mesmas.
Concepção e Objetivos do Curso
O Projeto de Curso de Engenharia Mecânica, seguindo as tendências acadêmicas e mercadológicas, bem como as necessidades da sua área de atuação, pretende se caracterizar por um modelo que integre uma solução de compromisso entre as fórmulas Generalista e Especialista. Ao mesmo tempo, almeja proporcionar ao aluno uma base sólida de formação em dois dos principais ramos da Engenharia Mecânica, ou seja, nas áreas:
Projetos Mecânicos;
Projetos Térmicos.
Para tal a grade curricular irá se caracterizar por um forte sistema básico, a ser implementado pelas disciplinas obrigatórias e uma preparação mais focal e orientada para a especificação e especialização. Além disso, a grade curricular irá oferecer também um bom elenco de disciplinas optativas, que deverão ser cursadas, com um mínimo de duas disciplinas, com o objetivo de complementar e diversificar sua formação.
Este projeto se insere no objetivo geral de subsidiar o desenvolvimento de novas aptidões vocacionais que correspondem à demanda da área de atuação e, ao mesmo tempo, suscitar o fomento da massa crítica regional, dando condições de possibilidade para o incremento e gestão do capital intelectual do interior fluminense
Na verdade, este objetivo é uma resposta ao aumento expressivo da requisição por profissionais qualificados no campo da mecânica, em uma cidade que vem se tornando representativa do desenvolvimento no interior do estado e pólo concentrador em alguns setores e até de excelência em outros, como o hospitalar e o industrial.
A estrutura conceitual do curso também atenta para as crescentes inovações tecnológicas em processamento, que gera uma pressão qualitativana demanda do perfil do Engenheiro Mecânico. Nossa concepção optou então por uma forte ancoragem na formação técnico-científica de modo a propiciar a apropriação das novidades e desdobramentos das tecno-ciências.
Sabe-se da nova tendência de desenvolvimento industrial que requer a integração/ produção de conhecimento/assimilação tecnológica/linha de montagem. Para atender a este modelo o Projeto irá se sustentar em três pilares:
Ensino com forte embasamento teórico: Esta linha corresponde à necessidade de um sistema de ensino que se sustente numa sólida formação conceitual, caracterizada pela abrangência e versatilidade, fornecendo os fundamentos para um desenvolvimento sustentado e flexível do saber específico;
Capacitação adequada à assimilação de novas tecnologias: Este fundamento requer a atualização constante do currículo e construção de capacidade de agregação de valor intelectual;
Forte conexão entre prática e teoria:Este direcionamento está em sintonia com as novas tendências que tornam imprescindível a união laboratório/fábrica, portanto a montagem do Curso tem uma nítida preocupação com a continuidade entre os aspectos teórico-conceituais, e a parte de Projetos, Análise e Criação.
Para tal a grade curricular foi montada de modo a proporcionar esta integração, para que o aluno não sinta a ruptura entre o estudo e sua consecução.
Outrossim, o curso conta também com convênio com a Fábrica de Freios Boechat, para, mediante esta parceria, implementar esta aproximação academia/laboratório e cadeia de produção. Por meio da parceria os alunos poderão utilizar as instalações laboratoriais, num estreitamento produtivo e mais consistente daquelas unidades, conferindo ao estágio uma capacitação ainda mais eficaz, já que a proposta do Curso visa possibilitar ao aluno integrar no nível conceitual e operacional a importância da imbricação produção de conhecimento/projetos tecnológicos/cadeia produtiva.
Partindo dessas três articulações fundamentais o diplomado estará apto a aplicar, analisar criticamente e desenvolver novas tecnologias nas duas áreas acima delineadas (Projetos Mecânicos e Projetos Térmicos), pois a interconexão entre estes três eixos centrais, perseguida ao longo de todo o encadeamento disciplinar, permite o enfoque empírico, crítico-analítico e ao mesmo tempo criativo, capacitando o profissional a um amplo leque de inserções.
As disciplinas do Curso podem ser divididas, mediante uma visão macro, do seguinte modo:
Ciclo Básico: dirigidas à construção de um sólido embasamento teórico, das quais participam todos os alunos do Curso de Engenharia Mecânica e Civil (em conjunto até o quarto período), e contam com as seguintes disciplinas: Cálculo, Física, Química, Desenho Técnico, Administração, Programação em C++, economia e seus compartimentos;
Ciclo Profissional: neste módulo os alunos encontram as disciplinas de caráter mais generalista, cursado apenas por alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica (a partir do quinto período); dedica-se a apresentar um amplo leque de possíveis áreas de atuação, capacitando-o para uma análise sobre o campo da Mecânica: Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Ciência dos Materiais, Usinagem, Elementos de Máquinas, Máquinas Térmicas, Transferência de Calor e de Massa, Resistência dos Materiais, Mecanismos, Vibrações Mecânicas, Soldagem, Metrologia etc. Veja abaixo descrições de algumas das disciplinas do ciclo profissional.
Mecânica dos Fluidos:Esta disciplina é divida em duas partes: “Estática”, que estuda os esforços nos fluidos quando não existe movimento relativo entre as porções de fluido; e “Dinâmica”, que estuda movimentos e deformações nos fluidos, provocadas por esforços de cisalhamento.
Desenho Técnico Mecânico: Nesta disciplina, os alunos irão aprender a transformar seus projetos em realidade, utilizando para isso os mais modernos programas CAD (projeto auxiliado por computador), como o AutoCAD, Mechanical Desktop, Solid Works, Inventor etc.
Máquinas de Fluxo: Tem como objetivo capacitar o aluno para entender os fenômenos envolvidos em instalações de bombeamento, sendo capaz de entender e levantar as diversas curvas características de bombas. Conhecer os componentes de bombas dinâmicas e volumétricas.
Motores de Combustão Interna: Apresenta aos alunos o funcionamento e análise termodinâmica dos diversos ciclos motores, destacando-se o ciclo Otto e o Diesel.
Princípio de Ciência dos Materiais:Estuda a epistemologia dos Materiais, que são as substâncias cujas propriedades as tornam utilizáveis em estruturas, máquinas, dispositivos ou produtos consumíveis. Nelas se incluem metais, cerâmicos, semicondutores, supercondutores, polímeros, vidros, dielétricos, fibras, madeira, areia, pedra e vários conjugados.
Resistência dos Materiais: Estuda os elementos estruturais que oferecem resistência à flexão, provocada por carregamentos aplicados, são conhecidos como vigas. A maioria das vigas é uma barra prismática longa e as cargas são usualmente aplicadas na direção normal aos eixos da barra.
Tecnologia Metalúrgica:Neste curso o aluno conhecerá toda a tecnologia empregada nas Empresas Metalúrgicas e Siderúrgicas para a produção de peças metálicas, e os tratamentos térmicos utilizados na indústria metalúrgica.
Optativas: a partir deste módulo o aluno pode enriquecer seu perfil pessoal, dando vazão à suas escolhas singulares e montar um currículo baseado em áreas de interesse particular. As disciplinas optativas são as seguintes: Automação e Robótica, Ar Condicionado e Ventilação, Comando Numérico, Energia Solar, Equipamentos de Processo, Fontes Alternativas de Energia, Gerência de Fabricação, Refrigeração Industrial e Sistemas de Utilidades Industriais.
Perfil do Profissional
Através de uma sólida formação básica e uma visão geral e abrangente da Engenharia Mecânica espera-se que o profissional formado nesse curso adquira uma alta capacidade crítica e criativa sempre que estiver à frente de novos problemas ou de conhecimentos tecnológicos. Almeja-se, ainda, uma participação ativa desse profissional na solução de problemas políticos, econômicos e sociais do país. Nesse sentido, o Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Redentor deverá ser capaz de:
Resolver problemas de maneira sistemática
•Estar sempre estudando, aprendendo, incorporando novos conhecimentos, de maneira sistematizada, contínua, mesmo através de suas próprias busca
•Ter sólida base científica e cultural
•Demonstrar sólidos conhecimentos em Matemática e Física
•Demonstrar sólido conhecimento básico em sua área profissional
•Ter capacidade de utilizar a informática na solução dos problemas da Engenharia Mecânica
•Expressar com clareza, tanto na forma escrita como falada
•Demonstrar comportamento ético, aí envolvendo o respeito ao meio ambiente
•Ter capacidade de aproveitar novas oportunidades propiciadas pela sociedade de serviços, bem como ampliar sua visão de mercado;
•Desenvolver atitude empreendedora, possibilitando não apenas dentro do ambiente de trabalho, bem como a visão de iniciar novas empresas
•Demonstrar liderança, caracterizada tanto pelo trabalho individual como pelo trabalho em equipe
•Exercer atitudes inovadoras e funções multifuncionais;
•Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
•Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
Projeto de Extensão - INCETEC.
Em concordância com a concepção geral do Curso, que tem como forte acento a conexão teoria-prática, nosso Projeto conta ainda com a Incubadora de Empresas de Tecnologia – INCETEC. Este plano visa estimular uma cultura empreendedora e promover a articulação da vida acadêmica com outros setores da sociedade, e a partir deste encontro, detectar demandas e oportunidades de novas propostas, respostas e soluções que resultem na aplicação coerente do aprendizado recebido no Curso. Assim, através da INCETEC o aluno é encorajado a desenvolver não só o seu próprio negócio, mas todo um conjunto de referenciais sócio-políticos que se coadunem a uma intervenção responsiva, produtiva e envolvida socialmente. Já a partir do quinto período estará disponível para o aluno esta plataforma de desenvolvimento, podendo ele se aliar como integrante de uma Empresa-Junior já estabelecida, ou incentivado a formar a sua própria. As bases pedagógicas, que norteiam a INCETEC, compreendem a necessidade da imbricação de uma cultura competitiva com uma cooperativa, tanto intraempresa com extra, reforçando o objetivo de uma inserção no socius que vise tanto o desenvolvimento pessoal, como o progresso social. Serão fornecidos pela INCETEC a infraestrutura básica e inicial requerida para o funcionamento da Empresa-Junior, bem como o suporte acadêmico necessário, sob a responsabilidade de um professor. A concepção pedagógica da INCETEC também visa preservar o máximo possível a autonomia de cada empreendimento de modo suscitar a inventividade e criatividade, bem como um contato mais direto e flexível com as demandas sócio-econômicas.
Sistema de Avaliação de Desempenho Curricular
Através deste sistema o Curso visa possibilitar ao aluno uma percepção acurada de seu percurso e desempenho através dos conteúdos das disciplinas e por outro lado, permitir que a Coordenação tenha instrumentos adequados para medir o aproveitamento de seu sistema pedagógico, Corpo Docente e filosofia de trabalho. Outra pretensão desta proposta é permitir ao aluno um acompanhamento mais constante de suas capacidades expressivas, articulatórias e de correlacionamento conceitual, testando na prática de seu discurso seu aprendizado operacional. Para tal, o Sistema irá contar sempre com provas dissertativas, nas quais o aluno será estimulado a refletir, produzir questionamentos e respostas aos mesmos. O Sistema pretende também desmitificar qualquer conotação negativa dos processos avaliadores de uma forma geral, imprimindo de maneira clara, uma proposta produtiva e conseqüente a essas verificações. Desse modo, o Sistema será constituído de três etapas:
1 – Ao término do quarto período o aluno será avaliado em sua capacidade de operar com os conceitos mais gerais trabalhados no eixo Básico. Esta avaliação irá tornar claro se o aluno adquiriu um conhecimento substancial dos elementos mais estruturantes e necessários ao seu saber profissional.
2 – Findando o sétimo período, ocorrerá nova avaliação onde o enfoque a ser dado pretende mapear as possibilidades de trânsito para o aluno, entre teoria e prática, no que tange aos aspectos mais gerais da Mecânica.
3 – Já ao fim do Curso iremos promover uma verificação mais global oferecendo a possibilidade do estudante comprovar suas competências profissionais, científicas e as condições de seu pensamento prático e reflexivo, permitindo à ele uma ampla visada sobre seu processo de aprendizagem no quadro geral do Curso.
Todas as três etapas irão servir para estabelecer um ranking de desempenho, onde o aluno poderá acompanhar e comparar sua evolução e seu processo de aprendizagem em termos gerais, e não apenas por disciplinas individuais, o que certamente lhe proporcionará uma autocrítica mais ampla e consistente. Visando estimular e motivar o empenho para as avaliações em cada etapa, o ranking servirá também como critério para seleção de monitorias, ordem para matrículas e parâmetro comparativo de avaliação disciplinar.
Para a Coordenação, as notas obtidas servirão para promover uma crítica apurada e consistente ao Projeto pedagógico como um todo, que poderá então ser ajustado às deficiências/competências do Corpo Discente, promovendo uma sintonia fina entre o professorado e as expectativas/necessidades do alunado. Desse modo, o objetivo maior deste Sistema é contribuir para definir padrões de qualidade, caminhos e parâmetros para a otimização do processo pedagógico, oferendo à Coordenação um quadro constante, porém móvel de sua própria performance enquanto responsável pelas diretrizes do Projeto de Ensino do Curso.
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