DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Profissional:
O propósito do curso de Filosofia é o de formar profissionais da área da Educação por meio do desenvolvimento das competências elencadas: percepção do dinamismo nacional-internacional, a compreensão da crise de valores contemporânea e os desafios antropológicos pungentes.
O licenciado em Filosofia possuirá uma formação abrangente. Sendo um profissional portador de competências, de habilidades e de atitudes, reunirá conhecimento científico, espírito especulativo, hábito de estudo e de pesquisa de maneira permanente. A estas competências e aspectos da formação, incluem-se a discussão de conteúdos de ordem macro e micro da dinâmica histórica social mundial, do país e, particularmente, da educação nacional. Esta formação fornecerá as bases para o exercício profissional de egresso (nas áreas da educação formal e não formal), fornecendo também uma atuação crítica, consciente e eficaz.
- Que, tendo conhecimento das diversas correntes filosóficas e tendo uma prática de pesquisa, seja capaz de re-criar e re-inventar tais conteúdos em diferentes ambientes educativos, sobretudo nos Ensinos fundamental e médio.
- Que seja capaz de diálogo com o seu tempo e leve os seus futuros alunos ao exercício do pensamento crítico;
- Que, diante dos desafios éticos que assolam a humanidade (violência, corrupção, tráfico de drogas, manipulação genética etc.), seja capaz de despertar nos seus ambientes educativos rigorosa reflexão, compromisso com o humano e com a cidadania;
- Que saiba utilizar as novas tecnologias nos ambientes educativos a serviço da humanidade.
Com a Licenciatura, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:
- identificar os problemas, os sistemas e as perspectivas a partir de um discurso filosófico, formulando e propondo soluções para as questões nos diversos campos do conhecimento;
- manifestar uma postura crítica e de conjunto da vida e de seus problemas;
- analisar, interpretar e comentar textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
- interpretar a realidade sob o ponto de vista filosófico, demonstrando uma suficiente bagagem humanística e técnica para dialogar com os jovens;
- propiciar aos jovens as condições para problematizar, criticar e edificar interpretações do real;
- organizar cursos (planos, projetos, programas de atividades, instrumentos de acompanhamento e avaliação) e ministrar aulas, como requisitos pedagógicos imprescindíveis à sua formação enquanto professor(a) de Filosofia;
- manifestar compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
- discutir questões da realidade atual à luz da Filosofia;
- dialogar e argumentar a respeito de outras áreas de conhecimento, percebendo a integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística, bem como o agir pessoal e político.
O propósito do curso de Filosofia é o de formar profissionais da área da Educação por meio do desenvolvimento das competências elencadas: percepção do dinamismo nacional-internacional, a compreensão da crise de valores contemporânea e os desafios antropológicos pungentes.
O licenciado em Filosofia possuirá uma formação abrangente. Sendo um profissional portador de competências, de habilidades e de atitudes, reunirá conhecimento científico, espírito especulativo, hábito de estudo e de pesquisa de maneira permanente. A estas competências e aspectos da formação, incluem-se a discussão de conteúdos de ordem macro e micro da dinâmica histórica social mundial, do país e, particularmente, da educação nacional. Esta formação fornecerá as bases para o exercício profissional de egresso (nas áreas da educação formal e não formal), fornecendo também uma atuação crítica, consciente e eficaz.
- Que, tendo conhecimento das diversas correntes filosóficas e tendo uma prática de pesquisa, seja capaz de re-criar e re-inventar tais conteúdos em diferentes ambientes educativos, sobretudo nos Ensinos fundamental e médio.
- Que seja capaz de diálogo com o seu tempo e leve os seus futuros alunos ao exercício do pensamento crítico;
- Que, diante dos desafios éticos que assolam a humanidade (violência, corrupção, tráfico de drogas, manipulação genética etc.), seja capaz de despertar nos seus ambientes educativos rigorosa reflexão, compromisso com o humano e com a cidadania;
- Que saiba utilizar as novas tecnologias nos ambientes educativos a serviço da humanidade.
Com a Licenciatura, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:
- identificar os problemas, os sistemas e as perspectivas a partir de um discurso filosófico, formulando e propondo soluções para as questões nos diversos campos do conhecimento;
- manifestar uma postura crítica e de conjunto da vida e de seus problemas;
- analisar, interpretar e comentar textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
- interpretar a realidade sob o ponto de vista filosófico, demonstrando uma suficiente bagagem humanística e técnica para dialogar com os jovens;
- propiciar aos jovens as condições para problematizar, criticar e edificar interpretações do real;
- organizar cursos (planos, projetos, programas de atividades, instrumentos de acompanhamento e avaliação) e ministrar aulas, como requisitos pedagógicos imprescindíveis à sua formação enquanto professor(a) de Filosofia;
- manifestar compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
- discutir questões da realidade atual à luz da Filosofia;
- dialogar e argumentar a respeito de outras áreas de conhecimento, percebendo a integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística, bem como o agir pessoal e político.
Sociologia Aplicada à Educação
Psicologia do Desenvolvimento
Política e Organização da Educação no Brasil
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Leitura e Produção de Texto
Didática
História da Educação
Filosofia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Introdução à Pesquisa Científica
História da Filosofia Antiga
Mitologia Comparada
Filosofia Política
Lógica
Estética
Estágio Supervisionado
Prática do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos I
História da Filosofia Medieval
Antropologia Filosófica
Projetos e Técnicas de Pesquisa
Filosofia da Natureza
Filosofia da Linguagem
Estágio Supervisionado
Práticas do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos II
História da Filosofia Moderna
Epistemologia
Ontologia
Ética
Filosofia da Mente
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
Práticas do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos III
História da Filosofia no Brasil
História da Filosofia Contemporânea
Filosofia da História
FMP do Ensino de Filosofia
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
Seminários Avançados
Prática do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos IV
Psicologia do Desenvolvimento
Política e Organização da Educação no Brasil
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Leitura e Produção de Texto
Didática
História da Educação
Filosofia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Introdução à Pesquisa Científica
História da Filosofia Antiga
Mitologia Comparada
Filosofia Política
Lógica
Estética
Estágio Supervisionado
Prática do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos I
História da Filosofia Medieval
Antropologia Filosófica
Projetos e Técnicas de Pesquisa
Filosofia da Natureza
Filosofia da Linguagem
Estágio Supervisionado
Práticas do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos II
História da Filosofia Moderna
Epistemologia
Ontologia
Ética
Filosofia da Mente
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
Práticas do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos III
História da Filosofia no Brasil
História da Filosofia Contemporânea
Filosofia da História
FMP do Ensino de Filosofia
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
Seminários Avançados
Prática do Ensino de Filosofia - Seminários Temáticos IV
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