Duração:1 Ano
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
A habilitação, Biologia, do curso Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes atende aos requisitos da Resolução CNE nº2 de 26/06/97, que prevê a duração de um ano para a sua integralização, com uma carga horária de 540h, sendo 240h teóricas e 300h práticas.
No estudo da vida, dos seres vivos e as relações que eles estabelecem entre si e com o ambiente, o curso de Biologia apresenta conteúdo que possui uma certa estrutura interna, uma lógica intrínseca e um significado em si mesmo.
Também estará atento em relacionar o conteúdo de forma não arbitrária com o que já se conhece, para que o aluno possa assimilá-lo, e inseri-lo nas redes de significados já construídas no decurso de suas experiências prévias de aprendizagem
HORÁRIO:
O aluno deverá seguir o cronograma disponibilizado pela coordenação do curso.
Todas as aulas são realizadas a distância através do ambiente virtual do aluno (AVA).
Para o acesso completo o aluno deverá acompanhar os passos descritos no manual do aluno.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Todas as atividades acontecerão a distância, somente teremos um encontro presencial para a realização das avaliações finais.
O estágio supervisionado deverá ser realizado nos locais conveniados com a instituição.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Biologia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
1) Avaliação Formativa
Acontecerá durante todo o curso com a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento do aluno no, processo de ensino-aprendizagem.
2) Avaliação Somativa
Apresentar a fórmula (autoavaliação / avaliação de conteúdo) diz respeito ao somatório de pontos de avaliações de conteúdo, de entrega ou apresentação de atividades e pontos de avaliação formativa que levará o aluno à aprovação em módulos, disciplinas e no curso. A Universidade apresentará a fórmula discriminando a pontuação para cada avaliação empregada e distribuição de pesos para as diversas etapas da avaliação.
Avaliação presencial: obrigatória conforme o decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, será aplicada no final da disciplina e representará 55% da nota final do aluno. Ao final de cada semestre, serão realizadas as provas e as substitutivas para que o aluno possa substituir o menor resultado das disciplinas do semestre por um maior resultado, caso esse seja obtido. Essas provas devem ser solicitadas na Secretaria e realizadas estritamente de acordo com um calendário oficial.
Autoavaliação: somativa e formativa. Questões para que o aluno seja levado a sintetizar o conteúdo visto no item em questão, no caso do projeto apresentado ela será também elemento de auto-estudo, pois além de promover a avaliação continua durante todo o processo de aprendizado. No design instrucional apresentado, o aluno deverá apresentar um desempenho mínimo (6) para continuar seus estudos, podendo repetir o procedimento e rever a matéria quantas vezes quiser, esse procedimento avalia e estimula o aluno ao auto-estudo e o leva a manter um desempenho aceitável na conclusão do curso.
3) Indicadores de desenvolvimento
O aluno, por sua vez, deve encarar a avaliação como uma oportunidade de identificar lacunas na aprendizagem.
O aluno deverá apresentar, no final do ano, a média mínima 6,0 (seis) pontos por disciplina, com freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Não obtendo esses índices, ficará em regime de dependência.
Durante o período letivo serão atribuídas ao aluno 1 (uma) nota em cada disciplina, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), resultantes de aplicação de provas oficiais escritas (uma por disciplina) e do desenvolvimento do aluno nas atividades à distância.
Disciplinas
Biologia geral (biologia celular e genética/histologia e embriologia)
Botânica e ecologia
Didática
Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio
Estágio supervisionado I
Estágio supervisionado II
Língua brasileira de sinais-Libras
Metodologia do ensino de biologia
Prática de ensino
Psicologia da educação
Zoologia