Graduação em História (Licenciatura) (São João del-Rei, Minas Gerais)
Universidade Federal de São João del-Rei
DFP_
Localização:São João del-Rei - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Breve Informativo:
Criado em 2002, o curso de graduação em história da UFSJ alcançou nota máxima (5) em todas as avaliações do ENADE. A organização da grade curricular, das disciplinas e das atividades de extensão permitem ao aluno compor a sua formação como bacharel e/ou licenciado em história com a flexibilidade necessária a uma formação básica, ampla e sólida, adequada às funções de educador e pesquisador e às exigências do mercado de trabalho.
Objetivos:
O curso de graduação em história da UFSJ é composto pela licenciatura plena e pelo bacharelado em história, estruturando-se através do vínculo entre pesquisa, ensino e extensão. O eixo de sua organização didático-pedagógica está baseado, primeiramente, numa visão interdisciplinar que possibilite ao aluno dominar conceitos fundamentais das diferentes áreas das ciências humanas, desenvolvendo sua capacidade crítica e analítica frente aos fenômenos históricos. O curso também dá ênfase à associação entre o conteúdo das disciplinas, o desenvolvimento de pesquisas e a prática pedagógica do ensino de história, posto que entende ser a pesquisa fundamental para a renovação e difusão do conhecimento histórico.
O que faz o profissional
O profissional em história poderá atuar em diversas atividades relacionadas à docência e pesquisa na área de história. O egresso estará habilitado a atuar como professor na rede pública ou privada de ensino, em seus diversos níveis: fundamental, médio e superior. Poderá trabalhar em instituições de pesquisa as mais diversas: museus, arquivos, universidades (cursos de pós-graduação) e demais instituições públicas relacionadas à área de cultura (casas de cultura, secretarias de cultura, conselhos e instituições de patrimônio e memória). Também poderá encontrar inserção junto a instituições privadas atuantes na área: empresas, ONGS, sindicatos e movimentos sociais.
Criado em 2002, o curso de graduação em história da UFSJ alcançou nota máxima (5) em todas as avaliações do ENADE. A organização da grade curricular, das disciplinas e das atividades de extensão permitem ao aluno compor a sua formação como bacharel e/ou licenciado em história com a flexibilidade necessária a uma formação básica, ampla e sólida, adequada às funções de educador e pesquisador e às exigências do mercado de trabalho.
Objetivos:
O curso de graduação em história da UFSJ é composto pela licenciatura plena e pelo bacharelado em história, estruturando-se através do vínculo entre pesquisa, ensino e extensão. O eixo de sua organização didático-pedagógica está baseado, primeiramente, numa visão interdisciplinar que possibilite ao aluno dominar conceitos fundamentais das diferentes áreas das ciências humanas, desenvolvendo sua capacidade crítica e analítica frente aos fenômenos históricos. O curso também dá ênfase à associação entre o conteúdo das disciplinas, o desenvolvimento de pesquisas e a prática pedagógica do ensino de história, posto que entende ser a pesquisa fundamental para a renovação e difusão do conhecimento histórico.
O que faz o profissional
O profissional em história poderá atuar em diversas atividades relacionadas à docência e pesquisa na área de história. O egresso estará habilitado a atuar como professor na rede pública ou privada de ensino, em seus diversos níveis: fundamental, médio e superior. Poderá trabalhar em instituições de pesquisa as mais diversas: museus, arquivos, universidades (cursos de pós-graduação) e demais instituições públicas relacionadas à área de cultura (casas de cultura, secretarias de cultura, conselhos e instituições de patrimônio e memória). Também poderá encontrar inserção junto a instituições privadas atuantes na área: empresas, ONGS, sindicatos e movimentos sociais.
DISCIPLINAS
1.º PERÍODO
Introdução à sociologia
Introdução à história
História antiga I
História antiga II
Leitura e produção de textos
2.º PERÍODO
Introdução à antropologia
Introdução à filosofia
Introdução à economia
História medieval
Introdução ao ensino de história
3.º PERÍODO
História da América I
História moderna
História da política educacional
4.º PERÍODO
História do Brasil I
História da América II
Didática da história
5.º PERÍODO
História contemporânea I
História da América III
História do Brasil II
Psicologia da aprendizagem
6.º PERÍODO
Métodos e técnicas da pesquisa histórica
Teoria da história
Laboratório de ensino de história
História contemporânea II
7.º PERÍODO
História do Brasil III
História da América IV
Prática de ensino I (estágio supervisionado)
8.º PERÍODO
História contemporânea III
História do Brasil IV
Prática de ensino II (estágio supervisionado)
Disciplinas Optativas do 1° semestre
História, ensino e educação no Brasil
Fontes e linguagens no ensino de história
História, historiografia e pesquisa educacional
Pesquisa no ensino de história
Introdução a história oral
História e fontes cartoriais: métodos e técnicas de pesquisa
1.º PERÍODO
Introdução à sociologia
Introdução à história
História antiga I
História antiga II
Leitura e produção de textos
2.º PERÍODO
Introdução à antropologia
Introdução à filosofia
Introdução à economia
História medieval
Introdução ao ensino de história
3.º PERÍODO
História da América I
História moderna
História da política educacional
4.º PERÍODO
História do Brasil I
História da América II
Didática da história
5.º PERÍODO
História contemporânea I
História da América III
História do Brasil II
Psicologia da aprendizagem
6.º PERÍODO
Métodos e técnicas da pesquisa histórica
Teoria da história
Laboratório de ensino de história
História contemporânea II
7.º PERÍODO
História do Brasil III
História da América IV
Prática de ensino I (estágio supervisionado)
8.º PERÍODO
História contemporânea III
História do Brasil IV
Prática de ensino II (estágio supervisionado)
Disciplinas Optativas do 1° semestre
História, ensino e educação no Brasil
Fontes e linguagens no ensino de história
História, historiografia e pesquisa educacional
Pesquisa no ensino de história
Introdução a história oral
História e fontes cartoriais: métodos e técnicas de pesquisa
DFP_