DFP_
Localização:Mafra - Santa Catarina
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso:
O curso de História visa proporcionar ao acadêmico uma formação geral adequada ao exercício profissional a que se destina e dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Busca fornecer ao profissional da História uma visão mais ampla da realidade, aguçando-lhe o espírito crítico e preparando-o para o exercício da cidadania consciente.
A profissão:
O curso de História, opção licenciatura, visa à formação de professores para o magistério do ensino fundamental e médio. A opção bacharelado oferece um leque cada vez mais amplo de atividades ligadas à preservação da memória e da cultura, do resgate e preservação documental para a composição de acervos que viabilizem a pesquisa histórica.
Mercado de Trabalho:
Além de formar profissionais para o magistério dos níveis fundamental e médio, prepara para o exercício da função de historiador, isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais realmente habilitados para desenvolver atividades relacionadas com a preservação da memória histórica e com a pesquisa em local e regional, atuando não apenas no setor público mas também no privado.
Porque fazer o curso de História na UnC?
A formação do profissional de História inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente desenvolver-lhes uma postura crítica frente à realidade que os cerca.
Estruturas de Apoio:
Possui salas amplas com material pedagógico variado. A biblioteca apresenta um acervo que complementa o conteúdo exposto em sala de aula por e profissionais capacitados.
O curso de História visa proporcionar ao acadêmico uma formação geral adequada ao exercício profissional a que se destina e dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Busca fornecer ao profissional da História uma visão mais ampla da realidade, aguçando-lhe o espírito crítico e preparando-o para o exercício da cidadania consciente.
A profissão:
O curso de História, opção licenciatura, visa à formação de professores para o magistério do ensino fundamental e médio. A opção bacharelado oferece um leque cada vez mais amplo de atividades ligadas à preservação da memória e da cultura, do resgate e preservação documental para a composição de acervos que viabilizem a pesquisa histórica.
Mercado de Trabalho:
Além de formar profissionais para o magistério dos níveis fundamental e médio, prepara para o exercício da função de historiador, isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais realmente habilitados para desenvolver atividades relacionadas com a preservação da memória histórica e com a pesquisa em local e regional, atuando não apenas no setor público mas também no privado.
Porque fazer o curso de História na UnC?
A formação do profissional de História inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente desenvolver-lhes uma postura crítica frente à realidade que os cerca.
Estruturas de Apoio:
Possui salas amplas com material pedagógico variado. A biblioteca apresenta um acervo que complementa o conteúdo exposto em sala de aula por e profissionais capacitados.
1º Período
Metodologia Científica
História do Contestado
Filosofia Geral
Português
Universidade e Sociedade
História Antiga I
Seminário de Pesquisa Histórica I
2º Período
Filosofia da História
Sociologia Geral
Psicologia da Educação
História Antiga II
História do Brasil I
Seminário de Pesquisa Histórica II
3º Período
História Medieval I
História do Brasil II
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Historiografia
História das Religiões
Seminário de Pesquisa Histórica III
4º Período
História Medieval II
História do Brasil III
História da América I
História de Santa Catarina I
História da África
Seminário de Pesquisa Histórica IV
5º Período
História Moderna I
História do Brasil IV
Didática Geral
Antropologia Filosófica
História da América II
História de Santa Catarina II
História da Cultura Brasileira
Seminário de Pesquisa Histórica V
Teoria e Metodologia da Pesquisa
6º Período
História Moderna II
Metodologia da Pesquisa
Estrutura e Funcionamento Ensino
Fundamental e Médio
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio I
Metodologia do Ensino de História
Seminário de Pesquisa Histórica VI
7º Período
História Contemporânea I
História dos Movimentos Sociais na América
Latina
Antropologia Social e Cultural
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio II
História dos Movimentos Sociais no Brasil
Seminário de Pesquisa Histórica VII
8º Período
História Contemporânea II
Seminário de Pesquisa Histórica/TCC
Educação Patrimonial Histórica
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio III
História do Pensamento Político e Econômico
Seminário de Pesquisa Histórica VIII
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Metodologia Científica
História do Contestado
Filosofia Geral
Português
Universidade e Sociedade
História Antiga I
Seminário de Pesquisa Histórica I
2º Período
Filosofia da História
Sociologia Geral
Psicologia da Educação
História Antiga II
História do Brasil I
Seminário de Pesquisa Histórica II
3º Período
História Medieval I
História do Brasil II
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Historiografia
História das Religiões
Seminário de Pesquisa Histórica III
4º Período
História Medieval II
História do Brasil III
História da América I
História de Santa Catarina I
História da África
Seminário de Pesquisa Histórica IV
5º Período
História Moderna I
História do Brasil IV
Didática Geral
Antropologia Filosófica
História da América II
História de Santa Catarina II
História da Cultura Brasileira
Seminário de Pesquisa Histórica V
Teoria e Metodologia da Pesquisa
6º Período
História Moderna II
Metodologia da Pesquisa
Estrutura e Funcionamento Ensino
Fundamental e Médio
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio I
Metodologia do Ensino de História
Seminário de Pesquisa Histórica VI
7º Período
História Contemporânea I
História dos Movimentos Sociais na América
Latina
Antropologia Social e Cultural
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio II
História dos Movimentos Sociais no Brasil
Seminário de Pesquisa Histórica VII
8º Período
História Contemporânea II
Seminário de Pesquisa Histórica/TCC
Educação Patrimonial Histórica
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de
Ensino Fundamental e Médio III
História do Pensamento Político e Econômico
Seminário de Pesquisa Histórica VIII
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
DFP_