DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Licenciatura em História da UNIMES foi concebido levando em conta a experiência de conhecimento em um mundo globalizado que acrescenta outras dinâmicas à vida cotidiana. Lidar com informações geradas rapidamente e consumidas com velocidade ainda maior exige posturas mais críticas e atentas, tanto em relação à absorção de idéias, como à produção das mesmas, situação a qual o curso de História da UNIMES pode dar importante contribuição.
A perspectiva positivista eurocêntrica, que foi referência na formatação dos cursos de História no Brasil até a segunda metade do século XX, cede espaço para as novas metodologias que priorizam reflexões críticas e perspectivas criativas sobre nossa sociedade.
A conjuntura social do século XXI demonstra a necessidade da integração de estudos regionais com os nacionais e internacionais. Nesse aspecto, a análise da História local, regional, do Brasil e de sua inserção na América Latina e no mundo está contemplada no curso.
A indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas é um dos eixos articuladores da proposta do curso de História da UNIMES, que apresenta, em seu interior, disciplinas que privilegiam essa articulação teoria-prática no processo da construção do conhecimento.
Entre os temas privilegiados pelo curso, a cultura africana não se constitui como apêndice curricular. O mito de uma formação social, sempre amistosa e solidária, é analisado frente a uma realidade contemporânea repleta de conflitos, que inclui discriminações, exclusões e inserções em diferentes contextos e realidades.
As questões das relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência também permeiam o estudo e o ensino da História na proposta da UNIMES. Levamos em conta, também, o projeto pedagógico da Universidade.
A opção pela criação do curso como licenciatura está baseada na percepção de uma demanda crescente de profissionais reflexivos e críticos para a docência nessa área, bem como pela necessidade de formação de sujeitos críticos para atuação como cidadãos conscientes nas múltiplias realidades contemporâneas.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em História
Esse profissional estará capacitado ao exercício do trabalho docente em História em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências, o profissional estará em condições, ainda, de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento: magistério no Ensino Fundamental e Médio, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.
Visando a formação do licenciado em história o curso desenvolve as seguintes competências e habilidades:
dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;
dominar os métodos e técnicas pedagógicos que permitem a docência e a construção do conhecimento aos diferentes níveis de ensino.
A perspectiva positivista eurocêntrica, que foi referência na formatação dos cursos de História no Brasil até a segunda metade do século XX, cede espaço para as novas metodologias que priorizam reflexões críticas e perspectivas criativas sobre nossa sociedade.
A conjuntura social do século XXI demonstra a necessidade da integração de estudos regionais com os nacionais e internacionais. Nesse aspecto, a análise da História local, regional, do Brasil e de sua inserção na América Latina e no mundo está contemplada no curso.
A indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas é um dos eixos articuladores da proposta do curso de História da UNIMES, que apresenta, em seu interior, disciplinas que privilegiam essa articulação teoria-prática no processo da construção do conhecimento.
Entre os temas privilegiados pelo curso, a cultura africana não se constitui como apêndice curricular. O mito de uma formação social, sempre amistosa e solidária, é analisado frente a uma realidade contemporânea repleta de conflitos, que inclui discriminações, exclusões e inserções em diferentes contextos e realidades.
As questões das relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência também permeiam o estudo e o ensino da História na proposta da UNIMES. Levamos em conta, também, o projeto pedagógico da Universidade.
A opção pela criação do curso como licenciatura está baseada na percepção de uma demanda crescente de profissionais reflexivos e críticos para a docência nessa área, bem como pela necessidade de formação de sujeitos críticos para atuação como cidadãos conscientes nas múltiplias realidades contemporâneas.
Com esse objetivo, todos os cursos de licenciatura partem de um Núcleo Pedagógico Comum constituído pelos conhecimentos que dão suporte ao exercício da docência. Essa pluralidade de conhecimentos e saberes, durante o processo formativo inicial das licenciaturas, sustenta a conexão entre a formação inicial, o exercício da profissão e as exigências da educação continuada apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil Profissional do Egresso em História
Esse profissional estará capacitado ao exercício do trabalho docente em História em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências, o profissional estará em condições, ainda, de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento: magistério no Ensino Fundamental e Médio, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.
Visando a formação do licenciado em história o curso desenvolve as seguintes competências e habilidades:
dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;
dominar os métodos e técnicas pedagógicos que permitem a docência e a construção do conhecimento aos diferentes níveis de ensino.
Didática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Comunicação, Educação e Novas Tecnologias
História da Educação
Filosofia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Introdução aos Estudos Históricos
Política e Organização da Educação Básica
História Antiga
História Medieval
Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
Historiografia e Teoria da História I
História Moderna
História do Brasil I
História e Linguagens
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática do Ensino da História I
Aspectos da História da África e dos Povos Afros Americanos e Ameríndios
Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural
História Contemporânea
História da América
História das Idéias Políticas e Econômicas
História do Brasil – II
Metodologia e Prática da História
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Comunicação, Educação e Novas Tecnologias
História da Educação
Filosofia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Introdução aos Estudos Históricos
Política e Organização da Educação Básica
História Antiga
História Medieval
Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
Historiografia e Teoria da História I
História Moderna
História do Brasil I
História e Linguagens
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática do Ensino da História I
Aspectos da História da África e dos Povos Afros Americanos e Ameríndios
Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural
História Contemporânea
História da América
História das Idéias Políticas e Econômicas
História do Brasil – II
Metodologia e Prática da História
Requisitos para ingresso:
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
DFP_