DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade 2 de Julho foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 1.087, de 14 de dezembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 19 de dezembro de 2006, e autorizado pela Portaria do MEC nº 1.156, de 11 de junho de 2001, com a titulação de Bacharel.
Este curso habilita o profissional para exercer uma das mais importantes funções na sociedade contemporânea. É pelo trabalho do jornalista que os fatos de cada dia e a tendência para o futuro são dados a conhecer à população. O jornalista busca a objetividade no registro e na divulgação dos acontecimentos. Para desempenhar suas atividades, o conhecimento, a ética e o bom senso guiam este profissional que precisa estar comprometido com a realidade histórica e a verdade dos fatos.
Objetivos
O curso de Jornalismo da Faculdade 2 de Julho tem como objetivo formar profissionais preparados para apurar as informações, traduzir opiniões, dados e fatos de maneira clara. No final do curso, o estudante deve estar apto a investigar, selecionar e transmitir informações ao público, buscando sempre apresentar os fatos de maneira contextualizada. E o principal: formar profissionais que sirvam aos interesses da sociedade, objetivo que marca a história da Instituição.
O formando em jornalismo deve estar apto a:
*
Compreender as diversidades locais e nacionais, relacionando-as à sua atuação profissional, de forma a contribuir para a melhoria do ambiente social e cultural;
*
Posicionar-se eticamente sobre as repercussões sociais das práticas comunicacionais e as necessidades da sociedade contemporânea em relação à Comunicação Social;
*
Compreender os mecanismos do processo de elaboração, emissão e recepção de mensagens e o seu impacto sobre os diversos setores da sociedade;
*
Interpretar mensagens emitidas pelos diversos agentes sociais;
*
Atuar nos diversos meios de comunicação (rádio, jornal, TV, Internet etc.), exercendo ética e criticamente o seu papel social na defesa da cidadania;
*
Atuar como assessor de imprensa/comunicação em qualquer tipo de organização, seja ela privada, pública, ou instituições do Terceiro Setor;
*
Planejar a comunicação de empresas, governos, movimentos sociais, sindicatos, ONG e demais organizações existentes na sociedade.
A partir do entendimento de que a Comunicação é uma ciência, o Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho busca oferecer um curso onde conhecimento e desenvolvimento científico se aliam ao técnico. Este propósito se revela na concepção das matrizes curriculares das habilitações dentro desta área do saber, constando, desde a etapa básica à mais específica, disciplinas que concretizam este objetivo.
Além disso, o formando em Comunicação deve estar apto a revelar a sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica em relação às mídias, às práticas profissionais e sociais, e suas inserções culturais, políticas e econômicas; adequar-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo, ao uso das tecnologias e à variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais; ter uma visão abrangente, de modo a permitir o entendimento global e especializado da dinâmica das diversas formas de comunicação e suas relações com os processos sociais que lhes deram origem e dos quais são conseqüentes.
O profissional de Comunicação deve se utilizar criticamente do instrumental teórico-prático obtido em seu curso para se posicionar, a partir de um ponto ético-político, sobre o exercício do poder da/na comunicação.
O profissional de jornalismo deve estar habilitado a:
* Adequar o uso dos recursos tecnológicos à prática do jornalismo;
* Assumir posição profissional em relação ao exercício do poder do jornalismo sobre as repercussões sociais e sua relação com a justiça social e a democracia;
* Apurar, interpretar, registrar e editar fatos jornalísticos, transformando-os em notícias, reportagens, artigos opinativos, documentários etc.;
* Ter domínio da língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas usadas em mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
* Buscar a verdade jornalística dos fatos com postura ética e compromisso com a cidadania;
* Produzir mensagens e textos jornalísticos com correção e clareza, adequando-os a cada tipo de mídia e técnicas de comunicação.
O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade 2 de Julho foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 1.087, de 14 de dezembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 19 de dezembro de 2006, e autorizado pela Portaria do MEC nº 1.156, de 11 de junho de 2001, com a titulação de Bacharel.
Este curso habilita o profissional para exercer uma das mais importantes funções na sociedade contemporânea. É pelo trabalho do jornalista que os fatos de cada dia e a tendência para o futuro são dados a conhecer à população. O jornalista busca a objetividade no registro e na divulgação dos acontecimentos. Para desempenhar suas atividades, o conhecimento, a ética e o bom senso guiam este profissional que precisa estar comprometido com a realidade histórica e a verdade dos fatos.
Objetivos
O curso de Jornalismo da Faculdade 2 de Julho tem como objetivo formar profissionais preparados para apurar as informações, traduzir opiniões, dados e fatos de maneira clara. No final do curso, o estudante deve estar apto a investigar, selecionar e transmitir informações ao público, buscando sempre apresentar os fatos de maneira contextualizada. E o principal: formar profissionais que sirvam aos interesses da sociedade, objetivo que marca a história da Instituição.
O formando em jornalismo deve estar apto a:
*
Compreender as diversidades locais e nacionais, relacionando-as à sua atuação profissional, de forma a contribuir para a melhoria do ambiente social e cultural;
*
Posicionar-se eticamente sobre as repercussões sociais das práticas comunicacionais e as necessidades da sociedade contemporânea em relação à Comunicação Social;
*
Compreender os mecanismos do processo de elaboração, emissão e recepção de mensagens e o seu impacto sobre os diversos setores da sociedade;
*
Interpretar mensagens emitidas pelos diversos agentes sociais;
*
Atuar nos diversos meios de comunicação (rádio, jornal, TV, Internet etc.), exercendo ética e criticamente o seu papel social na defesa da cidadania;
*
Atuar como assessor de imprensa/comunicação em qualquer tipo de organização, seja ela privada, pública, ou instituições do Terceiro Setor;
*
Planejar a comunicação de empresas, governos, movimentos sociais, sindicatos, ONG e demais organizações existentes na sociedade.
A partir do entendimento de que a Comunicação é uma ciência, o Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho busca oferecer um curso onde conhecimento e desenvolvimento científico se aliam ao técnico. Este propósito se revela na concepção das matrizes curriculares das habilitações dentro desta área do saber, constando, desde a etapa básica à mais específica, disciplinas que concretizam este objetivo.
Além disso, o formando em Comunicação deve estar apto a revelar a sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica em relação às mídias, às práticas profissionais e sociais, e suas inserções culturais, políticas e econômicas; adequar-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo, ao uso das tecnologias e à variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais; ter uma visão abrangente, de modo a permitir o entendimento global e especializado da dinâmica das diversas formas de comunicação e suas relações com os processos sociais que lhes deram origem e dos quais são conseqüentes.
O profissional de Comunicação deve se utilizar criticamente do instrumental teórico-prático obtido em seu curso para se posicionar, a partir de um ponto ético-político, sobre o exercício do poder da/na comunicação.
O profissional de jornalismo deve estar habilitado a:
* Adequar o uso dos recursos tecnológicos à prática do jornalismo;
* Assumir posição profissional em relação ao exercício do poder do jornalismo sobre as repercussões sociais e sua relação com a justiça social e a democracia;
* Apurar, interpretar, registrar e editar fatos jornalísticos, transformando-os em notícias, reportagens, artigos opinativos, documentários etc.;
* Ter domínio da língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas usadas em mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
* Buscar a verdade jornalística dos fatos com postura ética e compromisso com a cidadania;
* Produzir mensagens e textos jornalísticos com correção e clareza, adequando-os a cada tipo de mídia e técnicas de comunicação.
Filosofia 72 hs --- Ver Ver
COJ001 Filosofia 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introduzir ao pensamento filosófico. Fundamentos históricos das grandes correntes do pensamento. Razão filosófica e comunicação. Fundamentos para uma abordagem ética da comunicação e do jornalismo.
COJ002 Oficina de Texto 72 hs --- Ver Ver
COJ002 Oficina de Texto 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Produção de textos jornalísticos para jornais, revistas, TV, rádio e Internet.Estudo introdutório das diversas formas de escrita para meios de comunicação. Reconhecimento das especificidades do texto veiculado pelos meios de comunicação. A mesma notícia em diversos meios.
COJ003 Introdução ao Jornalismo 72 hs --- Ver Ver
COJ003 Introdução ao Jornalismo 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
O que é jornalismo e quem são os jornalistas – sua trajetória histórica. As principais características do jornalismo enquanto subcampo da comunicação social e especificidades de cada veículo. A linguagem jornalística, as técnicas básicas, a ética e a relação com o poder. Jornalismo e novas tecnologias. Como começou e se desenvolveu o jornalismo. O jornalismo cultural, político, econômico, científico, esportivo, policial. O jornalismo na era digital. Estilos e formas. Editorial, crônica, colunas, reportagem, notícia. Os critérios de noticiabilidade. A linguagem do jornalismo.
COJ004 Língua Portuguesa I 72 hs --- Ver Ver
COJ004 Língua Portuguesa I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
O papel da língua e da linguagem; a língua como fenômeno social. Aspectos caracterizadores da oralidade e da escrita. A produção textual e os princípios de coesão e coerência. As relações entre conhecimento gramatical e linguagem escrita: diferentes gramáticas e possibilidades de uso. Utilização crítica de obras de referências (dicionários, gramáticas, etc). A norma culta e o espaço de intervenção do falante. Parágrafo. Leitura e produção de textos: informações teóricas e práticas para seu aprimoramento.
COJ005 Metodologia do Trabalho Acadêmico 72 hs --- Ver Ver
COJ005 Metodologia do Trabalho Acadêmico 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo científico dos métodos introdutórios. Teoria, explicações e funções. Métodos Teóricos, formal e informal. Pesquisa experimental. Fundamentação.
2º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ006 Língua Portuguesa II 72 hs COJ004 Ver Ver
COJ006 Língua Portuguesa II 72 hs COJ004 Suprimir Ver
Ementa:
Análise das condições de produção de texto referencial. Linguagem jornalística. Planejamento e produção de textos referenciais com base nos parâmetros da linguagem técnico-científica. Prática de elaboração de resumos e resenhas. Leitura, interpretação e reelaboração de textos jornalísticos.
COJ007 Sociologia Geral e da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ007 Sociologia Geral e da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos de Sociologia e às teorias sociológicas. Noções de estruturas, classes, instituições e processos sociais. Análise do processo comunicacional. Tradição e contemporaneidade. O capitalismo e a sociedade de massas.
COJ008 Antropologia Cultural 72 hs --- Ver Ver
COJ008 Antropologia Cultural 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Teorias antropológicas. Sistemas de representações e sistemas simbólicos da realidade brasileira. A Antropologia do Mito.
COJ009 Técnica de Reportagem 72 hs --- Ver Ver
COJ009 Técnica de Reportagem 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A reportagem como gênero jornalístico. As técnicas de entrevistas. A relação com a fonte. A preparação do roteiro da entrevista. A pauta, o perfil do entrevistado, o tema, subtemas e demais questões a serem abordadas na entrevista. A codificação e decodificação das questões e respostas. A entrevista pingue-pongue. A transcrição da entrevista. A produção do texto e os tipos de textos decorrente da entrevista.
COJ010 Teoria da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ010 Teoria da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introdução às teorias da comunicação. Relação entre Teoria da Comunicação e a prática do comunicador. Paradigmas e modelos de teorias da comunicação. Pós-modernismo e comunicação. Teorias da Comunicação e sua relação com o advento das novas tecnologias. Relação entre Teorias da Comunicação e produtos midiáticos.
3º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ011 Língua Portuguesa III 72 hs COJ006 Ver Ver
COJ011 Língua Portuguesa III 72 hs COJ006 Suprimir Ver
Ementa:
Reconhecimento de diferentes gêneros textuais em seus aspectos formais sócio comunicativos. Reflexão sobre práticas da escrita de alguns gêneros textuais. Texto, discurso e enunciação. Discurso polêmico e autoritário. Textualidade e argumentação. Estratégias argumentativas. A narrativa literária e a narrativa jornalística, ordem narrativa e ordem expositiva, o texto de alta comunicabilidade. Prática de texto.
COJ012 R.S.P.E.B. 72 hs --- Ver Ver
COJ012 R.S.P.E.B. 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Os meios de comunicação e as características da sociedade brasileira em seus aspectos econômicos, políticos e culturais, com ênfase no período posterior a 1930. Situação atual e perspectivas.
COJ013 Legislação e Ética em Jornalismo 72 hs --- Ver Ver
COJ013 Legislação e Ética em Jornalismo 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
As lógicas que regem a formulação da Ética e da Legislação no jornalismo e na comunicação: instituições, legislações, sistemas de financiamento. Os diferentes papéis dos meios de comunicação: educativos, informativos, prestadores de serviço e entretenimento. Os papéis do Estado, das organizações privadas e da sociedade civil. Formação da opinião pública, formas de controle e liberdade de informação. Os monopólios públicos e oligopólios privados. As regulamentações e direitos do exercício profissional.
COJ014 Psicologia da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ014 Psicologia da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Conceitos de Psicologia . Principais teorias e correntes da psicologia. A comunicação e o processo de socialização. Elementos e conceitos de psicologia aplicáveis no campo da comunicação. Processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem, motivação, emoção). Fatores que interferem na comunicação interpessoal e de grupos. A Comunicação verbal e não verbal. Comportamento social e situações interacionais. Comunicação de massa e sua influência no comportamento humano. Psicologia do Consumidor.
COJ015 Oficina de Redação Jornalística I 72 hs --- Ver Ver
COJ015 Oficina de Redação Jornalística I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A redação de textos é a base para toda e qualquer forma de prática jornalística. A idéia dessa disciplina é introduzir os conhecimentos necessários para instrumentalizar o futuro profissional para a execução das suas tarefas.
4º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ016 Semiótica 72 hs --- Ver Ver
COJ016 Semiótica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Semiótica e os aspectos cognitivos da Comunicação, a saber, seu caráter epistemológico. A semiótica, como um sistema de signos no qual se organizam as linguagens e suas respectivas lógicas, será analisada tendo em vista seu potencial com respeito aos conteúdos de conhecimento que podem ser adquiridos e ser universalmente comunicados. Analisar como a estrutura do objeto da comunicação condiciona sua representação e, portanto, sua cognição, em uma interatividade entre os signos possíveis nos diversos campos da cultura, notadamente em ciência e em arte. Os modos de produção jornalísticos e sua relação com o sistema maior da cultura. Investigar a inserção diferenciada dos processos comunicacionais em cada cultura. A indústria cultural e as novas tecnologias. O analógico e o digital: civilizações da escritura e da oralidade. Os conflitos políticos entre as grafias de centro e as interações de fronteira.
COJ017 Oficina de Redação Jornalística II 72 hs COJ015 Ver Ver
COJ017 Oficina de Redação Jornalística II 72 hs COJ015 Suprimir Ver
Ementa:
Identificar os gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. Produzir textos para editoriais, cartas, resenhas, colunas, comentários, artigos e crônicas. Distinguir as principais diferenças entre os gêneros do jornalismo opinativo e do jornalismo informativo.
COJ018 Editoração Eletrônica e Planejamento e Produção Gráfica 72 hs --- Ver Ver
COJ018 Editoração Eletrônica e Planejamento e Produção Gráfica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo do processo e das ferramentas (softwares) de editoração gráfica, abrangendo etapas de criação, desenvolvimento e finalização de uma peça gráfica.
COJ019 Comunicação e Economia 72 hs --- Ver Ver
COJ019 Comunicação e Economia 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A Economia como Ciência Social. Conceitos Fundamentais. A Evolução do Pensamento Econômico e seu Caráter Ideológico. Sistema Econômico. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Mensuração dos Agregados Macroeconômicos. Teoria Monetária. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Noções de Economia Internacional. O Setor Público. Crescimento e Desenvolvimento Econômico. O Saber e o Conhecimento no Jornalismo Econômico. A Ética do Jornalismo Econômico. A Ideologia no Jornalismo de Economia.
COJ020 Fotojornalismo I 72 hs --- Ver Ver
COJ020 Fotojornalismo I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Técnicas de registro fotográfico. Operação de câmara fotográfica e seus acessórios. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo. A pauta fotográfica.
5º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ021 Oficina de Jornalismo I 72 hs COJ017 Ver Ver
COJ021 Oficina de Jornalismo I 72 hs COJ017 Suprimir Ver
Ementa:
Produção laboratorial de notícias. Textos jornalísticos. Realização e implantação de jornais laboratórios. Tipos de jornais.
COJ022 Fotojornalismo II 72 hs COJ020 Ver Ver
COJ022 Fotojornalismo II 72 hs COJ020 Suprimir Ver
Ementa:
Fotografia de eventos jornalísticos. A escolha dos ângulos. O discurso da linguagem na fotografia jornalística. O uso e a exploração da imagem. As técnicas de captação de imagens, a fotografia digital e a edição eletrônica de foto. Edição de imagens fotográficas no jornalismo impresso.
COJ023 Comunicação Comunitária 72 hs --- Ver Ver
COJ023 Comunicação Comunitária 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A conceituação e caracterização da comunicação comunitária, sua aplicação, formatações e manifestações. As mídias alternativas, a imprensa alternativa, as relações de poder na comunicação. Formas de comunicação produzidas/ utilizadas por grupos/ comunidades (rurais e urbanas). A função da comunicação comunitária, seu poder de mobilização, engajamento e conscientização social.
COJ024 Comunicação e política 72 hs --- Ver Ver
COJ024 Comunicação e política 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo da comunicação enquanto campo de poder. Definição de poder e os poderes específicos da comunicação. Poderes da comunicação na sociedade contemporânea. Constrangimentos sociais no exercício da comunicação. Repercussões sociais da comunicação e da mídia. Comunicação, política e democracia. Novas configurações da política na sociedade midiatizada. Esfera e opinião pública.
COJ025 Edição em Jornalismo Impresso 72 hs --- Ver Ver
COJ025 Edição em Jornalismo Impresso 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Projeto e linha editorial. Critérios noticiabilidade e hierarquização da notícia. Construção e edição de gêneros jornalísticos. Aspectos e recursos gráfico-textuais. Rotinas de produção ligadas à função do editor. Atividades interdisciplinares visando a elaboração do jornal-laboratório.
6º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ026 Oficina de Jornalismo II 72 hs COJ021 Ver Ver
COJ026 Oficina de Jornalismo II 72 hs COJ021 Suprimir Ver
Ementa:
A linguagem no texto jornalístico e sua estrutura. Critérios de noticiabilidade. Gêneros jornalísticos na mídia impressa. Decisões editoriais. Comparação entre o texto de revista com os demais textos da mídia impressa. Projeto de Revista para a disciplina do 6° semestre.
COJ027 Jornalismo Digital 72 hs --- Ver Ver
COJ027 Jornalismo Digital 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Jornalismo na World Wide Web e seus serviços. Redação de matérias para a Rede. Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. Ferramentas de trabalho para o jornalismo digital. A Web como fonte da notícia. Convergência de mídia no jornalismo digital.
COJ028 Comunicação nas Organizações 72 hs --- Ver Ver
COJ028 Comunicação nas Organizações 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Fundamentos teóricos do planejamento: o estado atual, futuro e desejado; racionalidade e sistematização. Planejamento na comunicação midiática e na comunicação organizacional. Elaboração de planos, programas e projetos.
COJ029 Linguagem Radiofônica 72 hs --- Ver Ver
COJ029 Linguagem Radiofônica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
História do rádio. As especificidades da linguagem radiofônica. Os gêneros jornalísticos e sua aplicação no rádio. Rádio na Internet. Rádios comunitárias: características. Rádios digitais: características.
COJ030 Telejornalismo I 72 hs --- Ver Ver
COJ030 Telejornalismo I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Prática de reportagem, edição e produção em telejornalismo associada à análise crítica do veículo e as suas relações históricas e sociais.
7º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ031 Técnica de Apuração e Edição em Jornalismo Digital 72 hs COJ027 Ver Ver
COJ031 Técnica de Apuração e Edição em Jornalismo Digital 72 hs COJ027 Suprimir Ver
Ementa:
A Internet como fonte de informação. As ferramentas e as técnicas de apuração na rede. A edição na e para a rede – as especificidades do jornalismo digital.
COJ032 Telejornalismo II 72 hs COJ030 Ver Ver
COJ032 Telejornalismo II 72 hs COJ030 Suprimir Ver
Ementa:
Prática de reportagem, edição e produção em telejornalismo associada à análise crítica do veículo e as suas relações históricas e sociais.
COJ033 Oficina de Radiojornalismo 72 hs COJ029 Ver Ver
COJ033 Oficina de Radiojornalismo 72 hs COJ029 Suprimir Ver
Ementa:
Conceito e história do rádio e do radiojornalismo. A pauta e a produção Radiojornalística contemporânea. A edição no rádio. O uso de recursos técnicos. O radiojornalismo na Internet. Organização e planejamento de coberturas e construção de programas especiais.
COJ034 Assessoria de Imprensa 72 hs COJ028 Ver Ver
COJ034 Assessoria de Imprensa 72 hs COJ028 Suprimir Ver
Ementa:
Assessoria de comunicação: o que é, como funciona, para que serve e a quem serve. Objetivos e ideologia das assessorias de comunicação ou de imprensa. Os instrumentos da assessoria de comunicação. O press-kit, o press-release, o briefing, a sinopse, o clipping, o house organ. A relação assessor x jornalista. O assessor como facilitador da comunicação empresa/veículo/comunidade. A produção da notícia pela assessoria.
COJ035 Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ035 Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Metodologia do trabalho científico. Teorias e métodos de investigação científica aplicada à comunicação social. Elaboração de projeto de pesquisa em Comunicação Social, especialmente em produção editorial.
8º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ036 Projeto Experimental ou Trabalho de Conclusão de Curso
COJ001 Filosofia 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introduzir ao pensamento filosófico. Fundamentos históricos das grandes correntes do pensamento. Razão filosófica e comunicação. Fundamentos para uma abordagem ética da comunicação e do jornalismo.
COJ002 Oficina de Texto 72 hs --- Ver Ver
COJ002 Oficina de Texto 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Produção de textos jornalísticos para jornais, revistas, TV, rádio e Internet.Estudo introdutório das diversas formas de escrita para meios de comunicação. Reconhecimento das especificidades do texto veiculado pelos meios de comunicação. A mesma notícia em diversos meios.
COJ003 Introdução ao Jornalismo 72 hs --- Ver Ver
COJ003 Introdução ao Jornalismo 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
O que é jornalismo e quem são os jornalistas – sua trajetória histórica. As principais características do jornalismo enquanto subcampo da comunicação social e especificidades de cada veículo. A linguagem jornalística, as técnicas básicas, a ética e a relação com o poder. Jornalismo e novas tecnologias. Como começou e se desenvolveu o jornalismo. O jornalismo cultural, político, econômico, científico, esportivo, policial. O jornalismo na era digital. Estilos e formas. Editorial, crônica, colunas, reportagem, notícia. Os critérios de noticiabilidade. A linguagem do jornalismo.
COJ004 Língua Portuguesa I 72 hs --- Ver Ver
COJ004 Língua Portuguesa I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
O papel da língua e da linguagem; a língua como fenômeno social. Aspectos caracterizadores da oralidade e da escrita. A produção textual e os princípios de coesão e coerência. As relações entre conhecimento gramatical e linguagem escrita: diferentes gramáticas e possibilidades de uso. Utilização crítica de obras de referências (dicionários, gramáticas, etc). A norma culta e o espaço de intervenção do falante. Parágrafo. Leitura e produção de textos: informações teóricas e práticas para seu aprimoramento.
COJ005 Metodologia do Trabalho Acadêmico 72 hs --- Ver Ver
COJ005 Metodologia do Trabalho Acadêmico 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo científico dos métodos introdutórios. Teoria, explicações e funções. Métodos Teóricos, formal e informal. Pesquisa experimental. Fundamentação.
2º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ006 Língua Portuguesa II 72 hs COJ004 Ver Ver
COJ006 Língua Portuguesa II 72 hs COJ004 Suprimir Ver
Ementa:
Análise das condições de produção de texto referencial. Linguagem jornalística. Planejamento e produção de textos referenciais com base nos parâmetros da linguagem técnico-científica. Prática de elaboração de resumos e resenhas. Leitura, interpretação e reelaboração de textos jornalísticos.
COJ007 Sociologia Geral e da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ007 Sociologia Geral e da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos de Sociologia e às teorias sociológicas. Noções de estruturas, classes, instituições e processos sociais. Análise do processo comunicacional. Tradição e contemporaneidade. O capitalismo e a sociedade de massas.
COJ008 Antropologia Cultural 72 hs --- Ver Ver
COJ008 Antropologia Cultural 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Teorias antropológicas. Sistemas de representações e sistemas simbólicos da realidade brasileira. A Antropologia do Mito.
COJ009 Técnica de Reportagem 72 hs --- Ver Ver
COJ009 Técnica de Reportagem 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A reportagem como gênero jornalístico. As técnicas de entrevistas. A relação com a fonte. A preparação do roteiro da entrevista. A pauta, o perfil do entrevistado, o tema, subtemas e demais questões a serem abordadas na entrevista. A codificação e decodificação das questões e respostas. A entrevista pingue-pongue. A transcrição da entrevista. A produção do texto e os tipos de textos decorrente da entrevista.
COJ010 Teoria da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ010 Teoria da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Introdução às teorias da comunicação. Relação entre Teoria da Comunicação e a prática do comunicador. Paradigmas e modelos de teorias da comunicação. Pós-modernismo e comunicação. Teorias da Comunicação e sua relação com o advento das novas tecnologias. Relação entre Teorias da Comunicação e produtos midiáticos.
3º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ011 Língua Portuguesa III 72 hs COJ006 Ver Ver
COJ011 Língua Portuguesa III 72 hs COJ006 Suprimir Ver
Ementa:
Reconhecimento de diferentes gêneros textuais em seus aspectos formais sócio comunicativos. Reflexão sobre práticas da escrita de alguns gêneros textuais. Texto, discurso e enunciação. Discurso polêmico e autoritário. Textualidade e argumentação. Estratégias argumentativas. A narrativa literária e a narrativa jornalística, ordem narrativa e ordem expositiva, o texto de alta comunicabilidade. Prática de texto.
COJ012 R.S.P.E.B. 72 hs --- Ver Ver
COJ012 R.S.P.E.B. 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Os meios de comunicação e as características da sociedade brasileira em seus aspectos econômicos, políticos e culturais, com ênfase no período posterior a 1930. Situação atual e perspectivas.
COJ013 Legislação e Ética em Jornalismo 72 hs --- Ver Ver
COJ013 Legislação e Ética em Jornalismo 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
As lógicas que regem a formulação da Ética e da Legislação no jornalismo e na comunicação: instituições, legislações, sistemas de financiamento. Os diferentes papéis dos meios de comunicação: educativos, informativos, prestadores de serviço e entretenimento. Os papéis do Estado, das organizações privadas e da sociedade civil. Formação da opinião pública, formas de controle e liberdade de informação. Os monopólios públicos e oligopólios privados. As regulamentações e direitos do exercício profissional.
COJ014 Psicologia da Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ014 Psicologia da Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Conceitos de Psicologia . Principais teorias e correntes da psicologia. A comunicação e o processo de socialização. Elementos e conceitos de psicologia aplicáveis no campo da comunicação. Processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem, motivação, emoção). Fatores que interferem na comunicação interpessoal e de grupos. A Comunicação verbal e não verbal. Comportamento social e situações interacionais. Comunicação de massa e sua influência no comportamento humano. Psicologia do Consumidor.
COJ015 Oficina de Redação Jornalística I 72 hs --- Ver Ver
COJ015 Oficina de Redação Jornalística I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A redação de textos é a base para toda e qualquer forma de prática jornalística. A idéia dessa disciplina é introduzir os conhecimentos necessários para instrumentalizar o futuro profissional para a execução das suas tarefas.
4º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ016 Semiótica 72 hs --- Ver Ver
COJ016 Semiótica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Semiótica e os aspectos cognitivos da Comunicação, a saber, seu caráter epistemológico. A semiótica, como um sistema de signos no qual se organizam as linguagens e suas respectivas lógicas, será analisada tendo em vista seu potencial com respeito aos conteúdos de conhecimento que podem ser adquiridos e ser universalmente comunicados. Analisar como a estrutura do objeto da comunicação condiciona sua representação e, portanto, sua cognição, em uma interatividade entre os signos possíveis nos diversos campos da cultura, notadamente em ciência e em arte. Os modos de produção jornalísticos e sua relação com o sistema maior da cultura. Investigar a inserção diferenciada dos processos comunicacionais em cada cultura. A indústria cultural e as novas tecnologias. O analógico e o digital: civilizações da escritura e da oralidade. Os conflitos políticos entre as grafias de centro e as interações de fronteira.
COJ017 Oficina de Redação Jornalística II 72 hs COJ015 Ver Ver
COJ017 Oficina de Redação Jornalística II 72 hs COJ015 Suprimir Ver
Ementa:
Identificar os gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. Produzir textos para editoriais, cartas, resenhas, colunas, comentários, artigos e crônicas. Distinguir as principais diferenças entre os gêneros do jornalismo opinativo e do jornalismo informativo.
COJ018 Editoração Eletrônica e Planejamento e Produção Gráfica 72 hs --- Ver Ver
COJ018 Editoração Eletrônica e Planejamento e Produção Gráfica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo do processo e das ferramentas (softwares) de editoração gráfica, abrangendo etapas de criação, desenvolvimento e finalização de uma peça gráfica.
COJ019 Comunicação e Economia 72 hs --- Ver Ver
COJ019 Comunicação e Economia 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A Economia como Ciência Social. Conceitos Fundamentais. A Evolução do Pensamento Econômico e seu Caráter Ideológico. Sistema Econômico. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Mensuração dos Agregados Macroeconômicos. Teoria Monetária. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Noções de Economia Internacional. O Setor Público. Crescimento e Desenvolvimento Econômico. O Saber e o Conhecimento no Jornalismo Econômico. A Ética do Jornalismo Econômico. A Ideologia no Jornalismo de Economia.
COJ020 Fotojornalismo I 72 hs --- Ver Ver
COJ020 Fotojornalismo I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Técnicas de registro fotográfico. Operação de câmara fotográfica e seus acessórios. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo. A pauta fotográfica.
5º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ021 Oficina de Jornalismo I 72 hs COJ017 Ver Ver
COJ021 Oficina de Jornalismo I 72 hs COJ017 Suprimir Ver
Ementa:
Produção laboratorial de notícias. Textos jornalísticos. Realização e implantação de jornais laboratórios. Tipos de jornais.
COJ022 Fotojornalismo II 72 hs COJ020 Ver Ver
COJ022 Fotojornalismo II 72 hs COJ020 Suprimir Ver
Ementa:
Fotografia de eventos jornalísticos. A escolha dos ângulos. O discurso da linguagem na fotografia jornalística. O uso e a exploração da imagem. As técnicas de captação de imagens, a fotografia digital e a edição eletrônica de foto. Edição de imagens fotográficas no jornalismo impresso.
COJ023 Comunicação Comunitária 72 hs --- Ver Ver
COJ023 Comunicação Comunitária 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
A conceituação e caracterização da comunicação comunitária, sua aplicação, formatações e manifestações. As mídias alternativas, a imprensa alternativa, as relações de poder na comunicação. Formas de comunicação produzidas/ utilizadas por grupos/ comunidades (rurais e urbanas). A função da comunicação comunitária, seu poder de mobilização, engajamento e conscientização social.
COJ024 Comunicação e política 72 hs --- Ver Ver
COJ024 Comunicação e política 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Estudo da comunicação enquanto campo de poder. Definição de poder e os poderes específicos da comunicação. Poderes da comunicação na sociedade contemporânea. Constrangimentos sociais no exercício da comunicação. Repercussões sociais da comunicação e da mídia. Comunicação, política e democracia. Novas configurações da política na sociedade midiatizada. Esfera e opinião pública.
COJ025 Edição em Jornalismo Impresso 72 hs --- Ver Ver
COJ025 Edição em Jornalismo Impresso 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Projeto e linha editorial. Critérios noticiabilidade e hierarquização da notícia. Construção e edição de gêneros jornalísticos. Aspectos e recursos gráfico-textuais. Rotinas de produção ligadas à função do editor. Atividades interdisciplinares visando a elaboração do jornal-laboratório.
6º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ026 Oficina de Jornalismo II 72 hs COJ021 Ver Ver
COJ026 Oficina de Jornalismo II 72 hs COJ021 Suprimir Ver
Ementa:
A linguagem no texto jornalístico e sua estrutura. Critérios de noticiabilidade. Gêneros jornalísticos na mídia impressa. Decisões editoriais. Comparação entre o texto de revista com os demais textos da mídia impressa. Projeto de Revista para a disciplina do 6° semestre.
COJ027 Jornalismo Digital 72 hs --- Ver Ver
COJ027 Jornalismo Digital 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Jornalismo na World Wide Web e seus serviços. Redação de matérias para a Rede. Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. Ferramentas de trabalho para o jornalismo digital. A Web como fonte da notícia. Convergência de mídia no jornalismo digital.
COJ028 Comunicação nas Organizações 72 hs --- Ver Ver
COJ028 Comunicação nas Organizações 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Fundamentos teóricos do planejamento: o estado atual, futuro e desejado; racionalidade e sistematização. Planejamento na comunicação midiática e na comunicação organizacional. Elaboração de planos, programas e projetos.
COJ029 Linguagem Radiofônica 72 hs --- Ver Ver
COJ029 Linguagem Radiofônica 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
História do rádio. As especificidades da linguagem radiofônica. Os gêneros jornalísticos e sua aplicação no rádio. Rádio na Internet. Rádios comunitárias: características. Rádios digitais: características.
COJ030 Telejornalismo I 72 hs --- Ver Ver
COJ030 Telejornalismo I 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Prática de reportagem, edição e produção em telejornalismo associada à análise crítica do veículo e as suas relações históricas e sociais.
7º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ031 Técnica de Apuração e Edição em Jornalismo Digital 72 hs COJ027 Ver Ver
COJ031 Técnica de Apuração e Edição em Jornalismo Digital 72 hs COJ027 Suprimir Ver
Ementa:
A Internet como fonte de informação. As ferramentas e as técnicas de apuração na rede. A edição na e para a rede – as especificidades do jornalismo digital.
COJ032 Telejornalismo II 72 hs COJ030 Ver Ver
COJ032 Telejornalismo II 72 hs COJ030 Suprimir Ver
Ementa:
Prática de reportagem, edição e produção em telejornalismo associada à análise crítica do veículo e as suas relações históricas e sociais.
COJ033 Oficina de Radiojornalismo 72 hs COJ029 Ver Ver
COJ033 Oficina de Radiojornalismo 72 hs COJ029 Suprimir Ver
Ementa:
Conceito e história do rádio e do radiojornalismo. A pauta e a produção Radiojornalística contemporânea. A edição no rádio. O uso de recursos técnicos. O radiojornalismo na Internet. Organização e planejamento de coberturas e construção de programas especiais.
COJ034 Assessoria de Imprensa 72 hs COJ028 Ver Ver
COJ034 Assessoria de Imprensa 72 hs COJ028 Suprimir Ver
Ementa:
Assessoria de comunicação: o que é, como funciona, para que serve e a quem serve. Objetivos e ideologia das assessorias de comunicação ou de imprensa. Os instrumentos da assessoria de comunicação. O press-kit, o press-release, o briefing, a sinopse, o clipping, o house organ. A relação assessor x jornalista. O assessor como facilitador da comunicação empresa/veículo/comunidade. A produção da notícia pela assessoria.
COJ035 Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação 72 hs --- Ver Ver
COJ035 Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação 72 hs --- Suprimir Ver
Ementa:
Metodologia do trabalho científico. Teorias e métodos de investigação científica aplicada à comunicação social. Elaboração de projeto de pesquisa em Comunicação Social, especialmente em produção editorial.
8º Semestre
Código Disciplina C. H. Pré-Req. Ementa Programa
COJ036 Projeto Experimental ou Trabalho de Conclusão de Curso
DFP_