DFP_
Localização:Vassouras - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo(s):
. Habilitar o aluno para o domínio do uso das línguas portuguesa e espanhola (tanto oral quanto escrita), no que se refere à estrutura, ao funcionamento e às suas manifestações culturais;
. Proporcionar a identificação, compreensão e interação com as diversas variantes da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola;
. Oferecer embasamento teórico para que o aluno perceba a linguagem como fenômeno que constitui sujeitos, como elemento fundamental para a interação social;
. Levar o aluno à reflexão sobre a arte literária como manifestação social, fundamental à formação docente;
. Estabelecer a visão crítica sobre as bases teóricas que propiciam a formação da identidade profissional do aluno;
. Formar profissional capaz de integrar as diferentes áreas do conhecimento através da prática interdisciplinar;
. Habilitar o aluno para ter uma postura reflexiva diante do avanço das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e fazer uso das mesmas no processo de ensino-aprendizagem;
. Dar condições para que o aluno compreenda sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
. Conscientizar o aluno para o exercício de uma atitude positiva diante da inserção de alunos portadores de necessidades especiais, bem como saber se posicionar diante das questões de gênero e etnia;
. Promover a reflexão sobre a prática docente, com autonomia na seleção e produção de objetos/materiais de ensino;
. Estimular o aluno na percepção da diversidade cultural na qual esteja ou não inserido;
. Permitir que o aluno/futuro professor tenha domínio de métodos e técnicas pedagógicas que auxiliem na construção do conhecimento;
. Trabalhar com inovações e transformações na realidade do cotidiano escolar;
. Estimular a formação do professor-pesquisador, através da participação em grupos de pesquisa como iniciação científica e escrita de trabalhos acadêmicos para publicação em periódicos.
. Habilitar o aluno para o domínio do uso das línguas portuguesa e espanhola (tanto oral quanto escrita), no que se refere à estrutura, ao funcionamento e às suas manifestações culturais;
. Proporcionar a identificação, compreensão e interação com as diversas variantes da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola;
. Oferecer embasamento teórico para que o aluno perceba a linguagem como fenômeno que constitui sujeitos, como elemento fundamental para a interação social;
. Levar o aluno à reflexão sobre a arte literária como manifestação social, fundamental à formação docente;
. Estabelecer a visão crítica sobre as bases teóricas que propiciam a formação da identidade profissional do aluno;
. Formar profissional capaz de integrar as diferentes áreas do conhecimento através da prática interdisciplinar;
. Habilitar o aluno para ter uma postura reflexiva diante do avanço das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e fazer uso das mesmas no processo de ensino-aprendizagem;
. Dar condições para que o aluno compreenda sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
. Conscientizar o aluno para o exercício de uma atitude positiva diante da inserção de alunos portadores de necessidades especiais, bem como saber se posicionar diante das questões de gênero e etnia;
. Promover a reflexão sobre a prática docente, com autonomia na seleção e produção de objetos/materiais de ensino;
. Estimular o aluno na percepção da diversidade cultural na qual esteja ou não inserido;
. Permitir que o aluno/futuro professor tenha domínio de métodos e técnicas pedagógicas que auxiliem na construção do conhecimento;
. Trabalhar com inovações e transformações na realidade do cotidiano escolar;
. Estimular a formação do professor-pesquisador, através da participação em grupos de pesquisa como iniciação científica e escrita de trabalhos acadêmicos para publicação em periódicos.
Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia
Lingüística I
Gêneros do Discurso e Produção Textual I
Introdução aos Estudos Literários
Sociologia da Educação
Introdução aos Estudos de Língua Espanhola
Língua Portuguesa – Morfologia
Gêneros do Discurso e Produção Textual II
Lingüística II
Abordagens da Psicologia da Aprendizagem
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola I
Língua Espanhola I
Língua Portuguesa - Sintaxe I
Lingüística III
Literatura Brasileira I
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola II
Língua Espanhola II
Língua Portuguesa - Sintaxe II
História da Língua Portuguesa
Literatura Brasileira II
Fundamentos da Didática
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola III
Língua Espanhola III
Metodologia Científica (EAD)
TICs Aplicadas ao Ensino de Línguas (EAD)
Didática da Língua Portuguesa e de suas Literaturas
Literatura Brasileira III
Letramentos
Língua Espanhola IV
Literatura Espanhola I
Gramática e Ensino I
Lingüística Aplicada ao Ensino
Semântica e Pragmática
Literatura Portuguesa I
Língua Espanhola V
Literatura Espanhola II
Introdução ao Estudo de LIBRAS
Gramática e Ensino II
TCC em Letras
Literatura Portuguesa II
Didática da Língua Espanhola
Literatura Hispano-Americana
Lingüística I
Gêneros do Discurso e Produção Textual I
Introdução aos Estudos Literários
Sociologia da Educação
Introdução aos Estudos de Língua Espanhola
Língua Portuguesa – Morfologia
Gêneros do Discurso e Produção Textual II
Lingüística II
Abordagens da Psicologia da Aprendizagem
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola I
Língua Espanhola I
Língua Portuguesa - Sintaxe I
Lingüística III
Literatura Brasileira I
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola II
Língua Espanhola II
Língua Portuguesa - Sintaxe II
História da Língua Portuguesa
Literatura Brasileira II
Fundamentos da Didática
Prática Oral e Escrita em Língua Espanhola III
Língua Espanhola III
Metodologia Científica (EAD)
TICs Aplicadas ao Ensino de Línguas (EAD)
Didática da Língua Portuguesa e de suas Literaturas
Literatura Brasileira III
Letramentos
Língua Espanhola IV
Literatura Espanhola I
Gramática e Ensino I
Lingüística Aplicada ao Ensino
Semântica e Pragmática
Literatura Portuguesa I
Língua Espanhola V
Literatura Espanhola II
Introdução ao Estudo de LIBRAS
Gramática e Ensino II
TCC em Letras
Literatura Portuguesa II
Didática da Língua Espanhola
Literatura Hispano-Americana
DFP_