Graduação em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Composição do Curso
O curso de Letras tem como foco central a linguagem e as ciências da linguagem: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Lingüística, em suas diferentes áreas e abordagens (etnolíngüística, sociolingüística, psicolingüística, lingüística aplicada, lingüística textual, semântica, semiótica, análise do discurso, pragmática, estudos fonéticos, fonológicos e filológicos, lexicologia), Literaturas Brasileira, Portuguesa e de Língua Inglesa, Teoria e Crítica literárias. Disciplinas de formação pedagógica e sociológica também integram o curso, participando da formação geral e específica dos acadêmicos. Desse modo, o curso procura capacitar profissionais dotados de competência necessária ao desempenho de seu papel sócio-educativo, o que requer habilidade social, cognitiva, emocional, afetiva que se expressam por meio do exercício de atitudes participativas e críticas com qualidade social.
Importância do curso de Letras
Vive-se, hoje, a Era do Conhecimento, segundo declaram os especialistas. Contraditoriamente, é nesta Era que há o predomínio do uso da linguagem oral. Poucas famílias e organizações praticam a leitura de textos de qualidade. As bibliotecas são, quase sempre, visitadas espontaneamente e como rito por poucos cidadãos. O encontro com o mundo dos livros, dos bons livros, tem se tornado privilégio de alguns. Na instituição escolar, a porcentagem dos que estudam é reduzida. Conseqüentemente, no mundo do trabalho, há escassez de profissionais qualificados tanto naquilo que é inerente à matéria especifica das letras quanto nas relações interpessoais de qualidade ética, emocional, afetiva, estética, sócio-ambiental.
Ler e escrever constituem-se em um dos caminhos para desenvolvermos a nossa capacidade de compreender tudo o que existe. Pela leitura e redação, podemos desenvolver a nossa capacidade de pensar, segundo exigências das linguagens próprias das relações formais. Esta é uma habilidade indispensável para sabermos formular e socializar idéias, propostas que agreguem as pessoas segundo objetivos a serem compartilhados, para que se tornem realidade.
Linguagem e pensamento desenvolvem-se paralelamente. Ler e pensar são dois domínios cada vez mais solicitados nas relações profissionais. Mas o que fazer para que se consiga domínio sobre a palavra, neste tempo de diversidade de linguagens? É fundamental que os meios de comunicação e as instituições educacionais promovam debates sobre esse problema. É preciso socializar a preocupação e, coletivamente, engendrar, instigar reflexões crítico-reflexivas a esse respeito, em busca do despertar da sociedade e dos atores sociais, quanto aos danos conseqüentes do despreparo generalizado relativo ao domínio da linguagem como elemento de libertação da criatura humana, pois como declara Clarice Lispector,ter domínio sobre a palavra é ter domínio sobre o mundo.
Procurando estar em consonância com as demandas do mundo moderno, o exercício dessas habilidades é a marca do curso de Letras da UCG.
Letras: Português e Inglês
O curso visa à formação integral do estudante como pessoa intelectualmente autônoma, como cidadão politicamente responsável e como professor de línguas inglesa e portuguesa e respectivas literaturas. Quer-se que, ao final do curso, o concluinte evidencie:
* hábitos investigatórios, habilidade pedagógica e comunicativa, de modo que possa atuar com competência pautada pela co-participação, co-responsabilidade, abertura à alteridade, à diversidade, à heterogeneidade. Em outras palavras, habilidade para gerir a complexidade própria do meio social em que atua;
* autonomia intelectual e social: compromisso com a justiça e a eqüidade social; capacidade para participar da busca da integração e da interação entre os diversos campos de conhecimentos afins às letras, tendo como referência a cultura da vida, a diversidade e a pluralidade.
Do ponto de vista do desenvolvimento de competências e desempenho profissionais, o conjunto de objetivos do curso é: criar condições para que o estudante possa desenvolver domínio do uso da língua portuguesa e língua inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e de produção de textos dos mais diversos gêneros.
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