DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Matemática
Localização:Nilópolis - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do curso
Formar profissionais que apresentem condições técnico-pedagógicas para assumir a docência do ensino fundamental e médio.
Dotar o profissional da visão de seu papel social de educador, capacitando-o de forma a se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
Proporcionar uma sólida formação de conteúdos matemáticos, não somente do trivial, mas em especial dos específicos para o exercício de suas atividades no ensino fundamental e médio;
Dotar o profissional da visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Proporcionar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor;
Desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador diante do processo ensino aprendizagem.
O que faz o profissional:
O profissional de Matemática usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve novas aplicações dos cálculos matemáticos.
Como professor, leciona Matemática nos ensinos fundamental e médio e lida com o desafio de desenvolver o raciocínio lógico-matemático em seus alunos, assim como desenvolver o gosto pela Matemática.
Escolas públicas, privadas e órgãos educacionais.
Formar profissionais que apresentem condições técnico-pedagógicas para assumir a docência do ensino fundamental e médio.
Dotar o profissional da visão de seu papel social de educador, capacitando-o de forma a se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
Proporcionar uma sólida formação de conteúdos matemáticos, não somente do trivial, mas em especial dos específicos para o exercício de suas atividades no ensino fundamental e médio;
Dotar o profissional da visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Proporcionar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor;
Desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador diante do processo ensino aprendizagem.
O que faz o profissional:
O profissional de Matemática usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve novas aplicações dos cálculos matemáticos.
Como professor, leciona Matemática nos ensinos fundamental e médio e lida com o desafio de desenvolver o raciocínio lógico-matemático em seus alunos, assim como desenvolver o gosto pela Matemática.
Escolas públicas, privadas e órgãos educacionais.
Aritmética básica
Didática I
Dinâmica das relações humanas
Fundamentos da matemática I
Fundamentos de trigonometria
História da educação
Metodologia científica e da pesquisa
Teoria e prática do texto
Álgebra linear I
Cálculo diferencial e integral I
Estudos integrados I
Fundamentos da matemática II
Geometria euclidiana I
Números complexos e equações algébricas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Álgebra linear II
Cálculo diferencial e integral II
Construções geométricas
Filosofia da educação
Geometria euclidiana II
Sociologia da educação
Tecnologias em educação
Aspectos legais da educação brasileira
Cálculo diferencial e integral III
Estudos integrados II
Funções de variáveis complexas
Fundamentos de física I
Geometria analítica e vetores
História da matemática
Álgebra abstrata I
Exercício da ação docente I
Fundamentos de física II
Matemática discreta I
Tendências em educação matemática
Álgebra abstrata II
Análise real
Estudos especiais I
Exercício da ação docente II
Laboratório do ensino da matemática
Matemática discreta II
Estudos especiais II
Exercício da ação docente III
Língua brasileira de sinais - libras
Optativa
Prática de pesquisa em matemática
Didática I
Dinâmica das relações humanas
Fundamentos da matemática I
Fundamentos de trigonometria
História da educação
Metodologia científica e da pesquisa
Teoria e prática do texto
Álgebra linear I
Cálculo diferencial e integral I
Estudos integrados I
Fundamentos da matemática II
Geometria euclidiana I
Números complexos e equações algébricas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Álgebra linear II
Cálculo diferencial e integral II
Construções geométricas
Filosofia da educação
Geometria euclidiana II
Sociologia da educação
Tecnologias em educação
Aspectos legais da educação brasileira
Cálculo diferencial e integral III
Estudos integrados II
Funções de variáveis complexas
Fundamentos de física I
Geometria analítica e vetores
História da matemática
Álgebra abstrata I
Exercício da ação docente I
Fundamentos de física II
Matemática discreta I
Tendências em educação matemática
Álgebra abstrata II
Análise real
Estudos especiais I
Exercício da ação docente II
Laboratório do ensino da matemática
Matemática discreta II
Estudos especiais II
Exercício da ação docente III
Língua brasileira de sinais - libras
Optativa
Prática de pesquisa em matemática
DFP_