DFP_
Diploma oferecido:Médico
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:6 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
Geral
O curso tem por objetivo formar médicos generalistas com competências, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam atender às necessidades de seus pacientes quanto à saúde no seu conceito mais amplo, englobando a família e a comunidade, estando apto a desenvolver formação especializada se assim o desejar.
Específico
• Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde das comunidades em seu conjunto e da família, mantidas as preocupações com a atenção ao indivíduo;
• Apropriar-se de conceitos e princípios derivados do conhecimento das ciências naturais, sociais e humanas, dentro de uma filosofia de tratamento global do ser humano;
• Desenvolver habilidades para obter informações relativas ao paciente e para estabelecer, com este vínculo, tanto o diagnóstico como a terapêutica;
• Desenvolver a capacidade de aplicar métodos científicos na análise e síntese de problemas como forma de ampliação dos conhecimentos;
• Adquirir o hábito de publicar suas observações e experiências para que possam ser divulgadas e assimiladas pela coletividade científica;
• Desenvolver a capacidade de identificar e avaliar com espírito crítico a literatura relevante e a evidência clínica;
• Conhecer os elementos alternativos da medicina convencional.
Egresso
O profissional formado pela Universidade deverá apresentar o perfil de um médico generalista, com sólida formação geral, portador de competências, conhecimentos, habilidades e posturas que o capacitem a diagnosticar e tratar corretamente as patologias mais comuns ou urgentes em seu meio de atuação, compromissado com trabalho médico centrado na ética, na integridade moral e na responsabilidade social.
Projeto Pedagógico
A organização didático-pedagógica, expressa no projeto pedagógico do curso, visa formar e aperfeiçoar profissionais médicos, numa perspectiva holística, nos níveis de graduação e pós-graduação.
Atende às necessidades de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da pessoa e da comunidade, através da excelência do ensino, pesquisa e atividades de extensão, caracterizados por um currículo teórico-prático e linhas de pesquisa compatíveis com os avanços internacionais da Ciência, e adequados às reais necessidades da saúde, sob a perspectiva integral, da pessoa e da comunidade, tornando-se padrão de referência na área da Medicina.
A matriz curricular está organizada em 12 (doze) semestres, conforme os eixos estruturantes:
• Ciclo de Formação Geral;
• Ciclo Básico Profissionalizante;
• Módulos no Ciclo de Formação Profissional.
A interdisciplinaridade na formação ocorre através da correlação e articulação dos conteúdos desenvolvidos nos três eixos estruturantes.
Infraestrutura
Para seus estudos, o aluno conta com uma infraestrutura que viabiliza a realização das atividades de ensino. A Instituição possui as seguintes instalações onde são realizadas a maioria das aulas teórico-práticas:
• Central de Laboratórios
• Hospital Universitário
• Biblioteca
• Laboratório de Informática
As atividades profissionalizantes e de pesquisa do curso, além de serem realizadas nos laboratórios da Instituição, também são realizadas no Hospital Universitário, em UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Canoas, Hospital de Pronto Socorro de Canoas, e em outras unidades hospitalares conveniadas.
Há também a possibilidade de estágio opcional em outros estados ou países, atendendo às necessidades de assistência da comunidade, bem como as necessidades de ensino, pesquisa e extensão.
Atividades Acadêmicas
Estágios
Os estágios curriculares supervisionados são atividades práticas e pré-profissionais que possibilitam o exercício da prática profissional, de maneira sistemática e orientada. As atividades se concentram nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, incluindo atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área.
Os locais onde se desenvolvem as práticas de estágio são:
• Hospital Universitário da ULBRA;
• Unidades do SUS;
• Instituições conveniadas que mantenham programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou outros programas de pós-graduação.
TCC
O curso exige a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Esse é um trabalho de caráter científico, escrito sobre um determinado tema, exigido como requisito parcial para a obtenção do diploma de conclusão do curso de Medicina. Portanto, requer métodos e técnicas em sua elaboração e apresentação.
Sua característica principal é a profundidade e a sistematização do conhecimento sobre o assunto pesquisado. São aceitos diversos tipos de trabalhos, como relatos de caso, revisão de literatura, estudos originais e experimentais, os quais deverão ser apresentados sob a forma de artigo, conforme normas próprias do curso.
Os estudos originais e experimentais que envolvam diretamente pacientes ou animais deverão respeitar as normas do Conselho Nacional de Saúde – CNS 196/96 e, obrigatoriamente, serem submetidos à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
O Trabalho de Conclusão de Curso é elaborado, formalmente, nas disciplinas de TCCI e TCC II. A disciplina de TCC I é oferecida no 8º semestre e visa à construção do projeto de pesquisa. A disciplina de TCCII, oferecida no 10º semestre, visa à elaboração do artigo. Com isso, possibilita-se que os alunos adquiram conhecimentos e experiência em pesquisa na área da saúde e em redação de artigos científicos.
Atividades Complementares
As atividades complementares são atividades extracurriculares que visam propiciar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma durante a sua graduação. O acadêmico deverá realizar 422 horas de atividades complementares em três modalidades: ensino, pesquisa e extensão.
Geral
O curso tem por objetivo formar médicos generalistas com competências, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam atender às necessidades de seus pacientes quanto à saúde no seu conceito mais amplo, englobando a família e a comunidade, estando apto a desenvolver formação especializada se assim o desejar.
Específico
• Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde das comunidades em seu conjunto e da família, mantidas as preocupações com a atenção ao indivíduo;
• Apropriar-se de conceitos e princípios derivados do conhecimento das ciências naturais, sociais e humanas, dentro de uma filosofia de tratamento global do ser humano;
• Desenvolver habilidades para obter informações relativas ao paciente e para estabelecer, com este vínculo, tanto o diagnóstico como a terapêutica;
• Desenvolver a capacidade de aplicar métodos científicos na análise e síntese de problemas como forma de ampliação dos conhecimentos;
• Adquirir o hábito de publicar suas observações e experiências para que possam ser divulgadas e assimiladas pela coletividade científica;
• Desenvolver a capacidade de identificar e avaliar com espírito crítico a literatura relevante e a evidência clínica;
• Conhecer os elementos alternativos da medicina convencional.
Egresso
O profissional formado pela Universidade deverá apresentar o perfil de um médico generalista, com sólida formação geral, portador de competências, conhecimentos, habilidades e posturas que o capacitem a diagnosticar e tratar corretamente as patologias mais comuns ou urgentes em seu meio de atuação, compromissado com trabalho médico centrado na ética, na integridade moral e na responsabilidade social.
Projeto Pedagógico
A organização didático-pedagógica, expressa no projeto pedagógico do curso, visa formar e aperfeiçoar profissionais médicos, numa perspectiva holística, nos níveis de graduação e pós-graduação.
Atende às necessidades de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da pessoa e da comunidade, através da excelência do ensino, pesquisa e atividades de extensão, caracterizados por um currículo teórico-prático e linhas de pesquisa compatíveis com os avanços internacionais da Ciência, e adequados às reais necessidades da saúde, sob a perspectiva integral, da pessoa e da comunidade, tornando-se padrão de referência na área da Medicina.
A matriz curricular está organizada em 12 (doze) semestres, conforme os eixos estruturantes:
• Ciclo de Formação Geral;
• Ciclo Básico Profissionalizante;
• Módulos no Ciclo de Formação Profissional.
A interdisciplinaridade na formação ocorre através da correlação e articulação dos conteúdos desenvolvidos nos três eixos estruturantes.
Infraestrutura
Para seus estudos, o aluno conta com uma infraestrutura que viabiliza a realização das atividades de ensino. A Instituição possui as seguintes instalações onde são realizadas a maioria das aulas teórico-práticas:
• Central de Laboratórios
• Hospital Universitário
• Biblioteca
• Laboratório de Informática
As atividades profissionalizantes e de pesquisa do curso, além de serem realizadas nos laboratórios da Instituição, também são realizadas no Hospital Universitário, em UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Canoas, Hospital de Pronto Socorro de Canoas, e em outras unidades hospitalares conveniadas.
Há também a possibilidade de estágio opcional em outros estados ou países, atendendo às necessidades de assistência da comunidade, bem como as necessidades de ensino, pesquisa e extensão.
Atividades Acadêmicas
Estágios
Os estágios curriculares supervisionados são atividades práticas e pré-profissionais que possibilitam o exercício da prática profissional, de maneira sistemática e orientada. As atividades se concentram nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, incluindo atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área.
Os locais onde se desenvolvem as práticas de estágio são:
• Hospital Universitário da ULBRA;
• Unidades do SUS;
• Instituições conveniadas que mantenham programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou outros programas de pós-graduação.
TCC
O curso exige a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Esse é um trabalho de caráter científico, escrito sobre um determinado tema, exigido como requisito parcial para a obtenção do diploma de conclusão do curso de Medicina. Portanto, requer métodos e técnicas em sua elaboração e apresentação.
Sua característica principal é a profundidade e a sistematização do conhecimento sobre o assunto pesquisado. São aceitos diversos tipos de trabalhos, como relatos de caso, revisão de literatura, estudos originais e experimentais, os quais deverão ser apresentados sob a forma de artigo, conforme normas próprias do curso.
Os estudos originais e experimentais que envolvam diretamente pacientes ou animais deverão respeitar as normas do Conselho Nacional de Saúde – CNS 196/96 e, obrigatoriamente, serem submetidos à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
O Trabalho de Conclusão de Curso é elaborado, formalmente, nas disciplinas de TCCI e TCC II. A disciplina de TCC I é oferecida no 8º semestre e visa à construção do projeto de pesquisa. A disciplina de TCCII, oferecida no 10º semestre, visa à elaboração do artigo. Com isso, possibilita-se que os alunos adquiram conhecimentos e experiência em pesquisa na área da saúde e em redação de artigos científicos.
Atividades Complementares
As atividades complementares são atividades extracurriculares que visam propiciar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma durante a sua graduação. O acadêmico deverá realizar 422 horas de atividades complementares em três modalidades: ensino, pesquisa e extensão.
Disciplinas
Atividades complementares
Comunicacao e literatura medica
Cultura religiosa
Estudos em morfologia medica
Estudos em fisiologia medica
Ciclo da vida I
Modulo de morfologia aplicada
Modulo de fisiologia aplicada
Libras aplicadas a medicina
Saude e sociedade
Ciclo da vida II
Estudos em patologia medica
Modulo de farmacologia clinica
Metodologia cientifica
Modulo de semiologia medica
Modulo de procedimentos medicos
Medicina legal, deontologia e bioetica
Epidemiologia
Modulo de clinica medica I
Modulo de clinica medica II
Modulo de patologia aplicada
Genetica clinica
Modulo de clinica medica III
Modulo de clinica medica IV
Modulo de otorrinolaringologia e oftalmologia
Modulo de cirurgia - I
Infectologia
Modulo de cirurgia - II
Modulo de clinica medica V
Modulo de ginecologia e obstetria I
Modulo de neurologia e psiquiatria I
Pediatria
Modulo de cirurgia - III
Modulo de ortopedia e traumatologia
Modulo de neurologia e psiquiatria II
Modulo de trauma
Tcc em medicina I
Modulo de ginecologia e obstetricia II
Estagio HPS
Estagio integrado I
Plantoes I
Estagio integrado II
Plantoes II
TCC em medicina II
Estagio integrado III
Plantoes III
Estagio integrado IV
Atividades complementares
Comunicacao e literatura medica
Cultura religiosa
Estudos em morfologia medica
Estudos em fisiologia medica
Ciclo da vida I
Modulo de morfologia aplicada
Modulo de fisiologia aplicada
Libras aplicadas a medicina
Saude e sociedade
Ciclo da vida II
Estudos em patologia medica
Modulo de farmacologia clinica
Metodologia cientifica
Modulo de semiologia medica
Modulo de procedimentos medicos
Medicina legal, deontologia e bioetica
Epidemiologia
Modulo de clinica medica I
Modulo de clinica medica II
Modulo de patologia aplicada
Genetica clinica
Modulo de clinica medica III
Modulo de clinica medica IV
Modulo de otorrinolaringologia e oftalmologia
Modulo de cirurgia - I
Infectologia
Modulo de cirurgia - II
Modulo de clinica medica V
Modulo de ginecologia e obstetria I
Modulo de neurologia e psiquiatria I
Pediatria
Modulo de cirurgia - III
Modulo de ortopedia e traumatologia
Modulo de neurologia e psiquiatria II
Modulo de trauma
Tcc em medicina I
Modulo de ginecologia e obstetricia II
Estagio HPS
Estagio integrado I
Plantoes I
Estagio integrado II
Plantoes II
TCC em medicina II
Estagio integrado III
Plantoes III
Estagio integrado IV
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