DFP_
Localização:Campinas - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos Gerais
Formar profissionais habilitados à produção, à pesquisa, à crítica e ao ensino da Música, a partir do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro das especificidades do processo de criação musical, estabelecendo relações interdisciplinares e transdisciplinares com outras linguagens: Teatro, Artes Visuais e Dança.
Objetivos Específicos
Interagir com a sociedade de acordo com suas manifestações culturais, formando alunos sensíveis e criativos, com excelência prática na área de música.
Viabilizar pesquisa científica e tecnológica em Música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento.
Propiciar, de forma significativa, espaços de experimentação artística, a partir das manifestações musicais, instituídas ou emergentes.
Promover a atuação artística em diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de Música.
Estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
Interagir com as manifestações culturais da sociedade onde o curso se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual.
Perfil do Egresso / Campo de Atuação
Formação do professores para a educação básica, tendo também como proposta a formação do artista, que além de dominarem os princípios pedagógicos que envolvem o ensino e aprendizagem da arte, serão capazes de atuarem como agentes culturais em diversos setores da sociedade, configurando-se, dessa maneira, como Professor Artista.
Formar profissionais habilitados à produção, à pesquisa, à crítica e ao ensino da Música, a partir do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro das especificidades do processo de criação musical, estabelecendo relações interdisciplinares e transdisciplinares com outras linguagens: Teatro, Artes Visuais e Dança.
Objetivos Específicos
Interagir com a sociedade de acordo com suas manifestações culturais, formando alunos sensíveis e criativos, com excelência prática na área de música.
Viabilizar pesquisa científica e tecnológica em Música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento.
Propiciar, de forma significativa, espaços de experimentação artística, a partir das manifestações musicais, instituídas ou emergentes.
Promover a atuação artística em diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de Música.
Estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
Interagir com as manifestações culturais da sociedade onde o curso se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual.
Perfil do Egresso / Campo de Atuação
Formação do professores para a educação básica, tendo também como proposta a formação do artista, que além de dominarem os princípios pedagógicos que envolvem o ensino e aprendizagem da arte, serão capazes de atuarem como agentes culturais em diversos setores da sociedade, configurando-se, dessa maneira, como Professor Artista.
Componente Curricular
Apreciação Musical
Arte e Educação
Arte e Sociedade
Canto Coral
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Danças Dramáticas
Didática para Multimídia
Didática: Teorias e Práticas
Estágio Supervisionado em Música
Estudos da Performance
Expressão Vocal
Filosofia da Educação
Flauta Doce I
Flauta Doce II
Fundamentos da Linguagem Musical
História da Música
Intertextualidade nas Artes
Jogos Teatrais 1
Jogos Teatrais 2
Leitura e Crítica da Arte
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem e Cinema
Linguagem: Códigos da Arte 1
Linguagem: Códigos da Arte 2
Linguagem: Códigos Corporais
Oficina de Arranjo
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Percussão I
Percussão II
Políticas e Legislação Educacionais
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Prática de Regência Coral I
Prática de Regência Coral II
Psicologia da Educação
Semiologia da Arte
Teatro de Formas Animadas
Teoria da Percepção da Arte
Apreciação Musical
Arte e Educação
Arte e Sociedade
Canto Coral
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Danças Dramáticas
Didática para Multimídia
Didática: Teorias e Práticas
Estágio Supervisionado em Música
Estudos da Performance
Expressão Vocal
Filosofia da Educação
Flauta Doce I
Flauta Doce II
Fundamentos da Linguagem Musical
História da Música
Intertextualidade nas Artes
Jogos Teatrais 1
Jogos Teatrais 2
Leitura e Crítica da Arte
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem e Cinema
Linguagem: Códigos da Arte 1
Linguagem: Códigos da Arte 2
Linguagem: Códigos Corporais
Oficina de Arranjo
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Percussão I
Percussão II
Políticas e Legislação Educacionais
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Prática de Regência Coral I
Prática de Regência Coral II
Psicologia da Educação
Semiologia da Arte
Teatro de Formas Animadas
Teoria da Percepção da Arte
DFP_