DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo Geral:
O atual aumento de doenças relacionadas a hábitos alimentares inadequados vem fazendo com que a sociedade busque, cada vez mais, a saúde nutricional. Isso porque a alimentação é fator fundamental na qualidade de vida da população. O Nutricionista é o profissional responsável por avaliar, planejar e organizar de maneira apropriada a educação alimentar de grupos e indivíduos de acordo com sua realidade. Este profissional é de extrema importância no âmbito da saúde e da educação, pois é capaz de auxiliar na prevenção de contaminações alimentares, assessorar restaurantes na preparação saudável de seus pratos, sugerir combinações alimentícias que não venham a ser prejudiciais, incentivar a adequação da sociedade em hábitos alimentares mais nutritivos e saudáveis, desenvolver propostas para o melhor desempenho durante ações esportivas sob o enfoque alimentar, propor, planejar e desenvolver programas com olhar na alimentação e nutrição, e buscar a prática da dietoterapia voltada à melhora clínica do indivíduo. Diante disso, a Faculdade Santa Marcelina procura fazer com que o aluno tenha uma visão humanista, crítica e criativa para que sua atuação no mercado se estenda a todas as áreas do conhecimento onde a alimentação e a nutrição se apresente como fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e do bem estar da sociedade. A grade de disciplinas proposta pela FASM visa preparar o aluno para estes diferentes desafios da profissão e torná-lo um profissional ligado à ética e ao bom senso levando em conta fatores como a realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental.
Diferencial:
O curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina pauta disciplinas variadas que procuram preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho, agindo de maneira ética e humanista. O aluno participa como sujeito do processo ensino-aprendizagem, é estimulado por meio do Trabalho de Conclusão de Curso a se preparar para a dimensão do campo de pesquisa. A experiência prática da profissão fica por conta dos momentos das aulas práticas e mais efetivamente nos estágios curriculares. O público que demanda os serviços do Nutricionista pode pertencer a qualquer classes social, econômica e cultural, o que exige do aluno apropriar-se das diversas realidades para que consiga ser um profissional de nutrição e pensar e planejar a educação alimentar de acordo com as possibilidades de cada paciente. A ampla visão da real função e das possibilidades do Nutricionista é o principal diferencial da FASM.
Mercado de Trabalho:
Em tempos de estresse, vida agitada, aumento das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemia, entre outras) e o cuidado com a alimentação vem sendo as principais preocupações da sociedade atual. Por isso, o Nutricionista com criatividade vem conquistando seu espaço em diversos campos de atuação. A nutrição está presente em ramos diversificados o que ajuda na colocação de acordo com o perfil do profissional, que poderá optar por atuar em atendimentos personalizados para reeducação alimentar, melhoria de desempenho esportivo, saúde preventiva, ações de promoção a saúde, assistência, entretenimento ou até mesmocom olhar para a gastronomia. Uma profissão dinâmica, com a cara do seu futuro. Confira as áreas de atuação:
Clínica: hospitais, clínicas em geral, instituições de longa permanência para idosos, SPA, ambulatórios, consultórios, banco de leite, lactários e centrais de terapia nutricional e atendimento domiciliar (home care).
Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde e vigilância em saúde.
Escolar: escolas públicas e privadas.
Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN): instituições de alimentação públicas e privadas.
Docência: ensino, pesquisa, extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação.
Indústrias de Alimentos: área de desenvolvimento de produtos, entre outras.
Nutrição em Esportes: clubes esportivos, academias e similares, entre outros.
Marketing na área de alimentação e nutrição: instituições públicas ou privadas e em consultórios de nutrição e dietética, divulgando informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.
O atual aumento de doenças relacionadas a hábitos alimentares inadequados vem fazendo com que a sociedade busque, cada vez mais, a saúde nutricional. Isso porque a alimentação é fator fundamental na qualidade de vida da população. O Nutricionista é o profissional responsável por avaliar, planejar e organizar de maneira apropriada a educação alimentar de grupos e indivíduos de acordo com sua realidade. Este profissional é de extrema importância no âmbito da saúde e da educação, pois é capaz de auxiliar na prevenção de contaminações alimentares, assessorar restaurantes na preparação saudável de seus pratos, sugerir combinações alimentícias que não venham a ser prejudiciais, incentivar a adequação da sociedade em hábitos alimentares mais nutritivos e saudáveis, desenvolver propostas para o melhor desempenho durante ações esportivas sob o enfoque alimentar, propor, planejar e desenvolver programas com olhar na alimentação e nutrição, e buscar a prática da dietoterapia voltada à melhora clínica do indivíduo. Diante disso, a Faculdade Santa Marcelina procura fazer com que o aluno tenha uma visão humanista, crítica e criativa para que sua atuação no mercado se estenda a todas as áreas do conhecimento onde a alimentação e a nutrição se apresente como fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e do bem estar da sociedade. A grade de disciplinas proposta pela FASM visa preparar o aluno para estes diferentes desafios da profissão e torná-lo um profissional ligado à ética e ao bom senso levando em conta fatores como a realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental.
Diferencial:
O curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina pauta disciplinas variadas que procuram preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho, agindo de maneira ética e humanista. O aluno participa como sujeito do processo ensino-aprendizagem, é estimulado por meio do Trabalho de Conclusão de Curso a se preparar para a dimensão do campo de pesquisa. A experiência prática da profissão fica por conta dos momentos das aulas práticas e mais efetivamente nos estágios curriculares. O público que demanda os serviços do Nutricionista pode pertencer a qualquer classes social, econômica e cultural, o que exige do aluno apropriar-se das diversas realidades para que consiga ser um profissional de nutrição e pensar e planejar a educação alimentar de acordo com as possibilidades de cada paciente. A ampla visão da real função e das possibilidades do Nutricionista é o principal diferencial da FASM.
Mercado de Trabalho:
Em tempos de estresse, vida agitada, aumento das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemia, entre outras) e o cuidado com a alimentação vem sendo as principais preocupações da sociedade atual. Por isso, o Nutricionista com criatividade vem conquistando seu espaço em diversos campos de atuação. A nutrição está presente em ramos diversificados o que ajuda na colocação de acordo com o perfil do profissional, que poderá optar por atuar em atendimentos personalizados para reeducação alimentar, melhoria de desempenho esportivo, saúde preventiva, ações de promoção a saúde, assistência, entretenimento ou até mesmocom olhar para a gastronomia. Uma profissão dinâmica, com a cara do seu futuro. Confira as áreas de atuação:
Clínica: hospitais, clínicas em geral, instituições de longa permanência para idosos, SPA, ambulatórios, consultórios, banco de leite, lactários e centrais de terapia nutricional e atendimento domiciliar (home care).
Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde e vigilância em saúde.
Escolar: escolas públicas e privadas.
Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN): instituições de alimentação públicas e privadas.
Docência: ensino, pesquisa, extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação.
Indústrias de Alimentos: área de desenvolvimento de produtos, entre outras.
Nutrição em Esportes: clubes esportivos, academias e similares, entre outros.
Marketing na área de alimentação e nutrição: instituições públicas ou privadas e em consultórios de nutrição e dietética, divulgando informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.
Anatomia
Atividades Complementares
Citologia, Histologia e Embriologia
Imunologia e Microbiologia
Informática em Saúde
Língua Portuguesa
Nutrição em Diversos Contextos Culturais
Saúde Ambiental
Sociologia
Antropologia da Saúde
Atividades Complementares
Bioquímica e Metabolismo
Fisiologia Básica
Fundamentos da Nutrição
Metodologia da pesquisa
Parasitologia
Atividades Complementares
Avaliação Nutricional Aplicada à Criança, Adolescente e Gestante
Epidemiologia
Ética e Bioética
Fisiologia Aplicada à Nutrição
Nutrição Aplicada à Criança, Adolescente e Gestante
Técnica Dietética
Atividades Complementares
Avaliação Nutricional Aplicada ao Adulto, idoso e acamado ou restrito ao lar
Bromatologia
Higiene dos Alimentos e Vigilância Sanitária
Nutrição Aplicada ao Adulto, Idoso e Acamado ou restrito ao lar
Técnica Dietética Laboratorial
Tecnologia de Alimentos
Atividades Complementares
Dimensões do Prodcesso de Trabalho
Educação em Saúde
Educação Nutricional e Comunicação
Farmacologia Básica para Nutrição
Fisiopatologia da Nutrição
Fundamentos da Saúde Pública
Fundamentos Aplicada a Dimensão do Cuidado
Administração em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)
Atividades Complementares
Bioestatística
Dietoterapia
Nutrição em Atividades Física
Saúde Pública e Nutrição
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica
Estágio Supervisonado de Nutrição em Atividade Física
Estágio Supervisionado em Nutrição Saúde Pública
Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação
Metodologia da Pesquisa para elaboração do TCC
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado de Nutrição em Atividades Física - Ciclo II
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - Ciclo II
Estágio Supervisionado em Nutrição Saúde Pública - Ciclo II
Metodologia da Pesquisa para finalização do TCC
Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS (optativa)
Atividades Complementares
Citologia, Histologia e Embriologia
Imunologia e Microbiologia
Informática em Saúde
Língua Portuguesa
Nutrição em Diversos Contextos Culturais
Saúde Ambiental
Sociologia
Antropologia da Saúde
Atividades Complementares
Bioquímica e Metabolismo
Fisiologia Básica
Fundamentos da Nutrição
Metodologia da pesquisa
Parasitologia
Atividades Complementares
Avaliação Nutricional Aplicada à Criança, Adolescente e Gestante
Epidemiologia
Ética e Bioética
Fisiologia Aplicada à Nutrição
Nutrição Aplicada à Criança, Adolescente e Gestante
Técnica Dietética
Atividades Complementares
Avaliação Nutricional Aplicada ao Adulto, idoso e acamado ou restrito ao lar
Bromatologia
Higiene dos Alimentos e Vigilância Sanitária
Nutrição Aplicada ao Adulto, Idoso e Acamado ou restrito ao lar
Técnica Dietética Laboratorial
Tecnologia de Alimentos
Atividades Complementares
Dimensões do Prodcesso de Trabalho
Educação em Saúde
Educação Nutricional e Comunicação
Farmacologia Básica para Nutrição
Fisiopatologia da Nutrição
Fundamentos da Saúde Pública
Fundamentos Aplicada a Dimensão do Cuidado
Administração em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)
Atividades Complementares
Bioestatística
Dietoterapia
Nutrição em Atividades Física
Saúde Pública e Nutrição
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica
Estágio Supervisonado de Nutrição em Atividade Física
Estágio Supervisionado em Nutrição Saúde Pública
Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação
Metodologia da Pesquisa para elaboração do TCC
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado de Nutrição em Atividades Física - Ciclo II
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - Ciclo II
Estágio Supervisionado em Nutrição Saúde Pública - Ciclo II
Metodologia da Pesquisa para finalização do TCC
Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS (optativa)
DFP_