Localização:São Paulo - São Paulo
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
O Curso de Pedagogia da Faculdade João XXIII em sua estrutura curricular, tem como fundamento a formação docente, por meio da inter-relação entre a investigação e a compreensão do fenômeno educativo em todas as suas dimensões, que podem se dar na instituição escolar ou em outros espaços educativos, possibilitando, por meio de uma sólida fundamentação teórica que se articula com a investigação e prática educacionais, a formação de professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, bem como de Ensino Médio, na modalidade Normal, preparados para planejar e definir estratégias de intervenção e atuação profissional.
A formação desse profissional na Instituição pressupõe, por meio de um currículo integrado, vivência que integre teoria e prática que se dará por meio de mecanismos de colaboração com os sistemas de ensino e demais instituições, de modo a assegurar aos alunos, futuros docentes, a oportunidade de contato regular e supervisionado com a escola.
O Curso está organizado de tal forma que a prática de ensino perpassa toda a formação docente, tendo como referência básica o conhecimento e análise sobre as políticas públicas da educação nos seus diferentes níveis, diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais. Para essa formação, a educação é o objeto de estudos e investigações e a escola, atual e concreta, a instituição a ser privilegiada em suas relações político-pedagógicas, principalmente nas (inter)relações que definem o processo ensino-aprendizagem.
Dessa forma, priorizando a perspectiva histórica, crítica e social, tendo em vista a superação da concepção fragmentada e funcionalista de formação, a presente proposta se constitui em quatro eixos centrais:
1. a dimensão sócio-política;
2. a articulação teoria e prática;
3. a articulação entre Módulos (áreas) do conhecimento ou disciplinas;
4. a formação do educador reflexivo e participativo