DFP_
Diploma oferecido:Psicólogo
Localização:São Carlos - São Paulo
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO:
O curso de PSICOLOGIA do UNICEP tem como proposta oferecer uma formação básica, pluralista e sólida, concretizada através da oferta de atividades comprometidas com a análise crítica de diferentes sistemas psicológicos, em termos da concepção de homem que sustenta seus principais conceitos, instrumentos de estudo, investigação e intervenção. Esta análise oferecerá condições para uma apreensão reflexiva da ampla gama de questões, tanto científicas quanto sociais, que envolvem a atuação do psicólogo, e capacitará os estudantes para atuarem com autonomia frente a novas demandas que possam surgir quando no exercício da profissão, evidenciando para estes a importância da formação continuada.
Considerando que o mercado de trabalho, nos dias atuais, exige uma formação que habilite o profissional a enfrentar com seriedade e competência uma diversidade de desafios, esta formação básica e pluralista será acompanhada de uma formação generalista, que buscará evidenciar para o futuro profissional a importância da compreensão da atividade humana em suas interfaces com os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais. A interdisciplinariedade não será contemplada apenas pela oferta de disciplinas introdutórias, mas norteará o curso todo, através do oferecimento de disciplinas e/ou estágios que integrarão os conteúdos de áreas afins e as diferentes formas de atuação inter e multiprofissional.
A superação da dicotomia teoria-prática se dará através do envolvimento ativo do aluno com os problemas vivenciados pela população e para os quais os referenciais teóricos da psicologia podem contribuir, através da análise contextualizada dos mesmos e apresentação de possíveis intervenções visando sua superação ou minimização. Este exercício do papel profissional se dará através das atividades de Estágios Básicos e Estágios Profissionalizantes, e nos seminários de integração das disciplinas Tópicos Básicos em Psicologia e Tópicos Avançados em Psicologia.
Estes seminários de integração serão instâncias especiais, também, para o desenvolvimento do compromisso ético na produção e divulgação das pesquisas que subsidiarão as atividades profissionais, nas relações com o público, com clientes e usuários, com colegas da mesma profissão, com equipes profissionais e com as leis do país. Por fim, estes seminários consistirão em um espaço para vivências e reflexões sobre as possibilidades de atuação do psicólogo em diferentes contextos, subsidiando a opção dos alunos por uma das ênfases do curso.
Por entender que a atuação do psicólogo nos diferentes contextos das áreas de saúde e educação possibilita a operacionalização do compromisso ético e social da psicologia com a comunidade, o projeto do curso de PSICOLOGIA do UNICEP optou pelas ênfases “Psicologia e Processos de Promoção de Saúde e Cidadania” e “Psicologia e Processos Educativos na Promoção da Cidadania”. Embora tradicionais estas áreas têm revelado novas possibilidades de atuação do Psicólogo. Além disto, a opção pelas ênfases justifica-se pela necessidade de formar profissionais habilitados a atuarem em diferentes programas que demandam intervenções em processos educativos e de promoção de saúde, desenvolvidos na cidade de São Carlos, com o objetivo de garantir aos seus munícipes o exercício da cidadania e a melhoria dos indicadores de qualidade de vida da comunidade.
PERFIL PROFISSIONAL:
O curso de PSICOLOGIA da UNICEP visa formar PSICÓLOGOS que possam atuar em diversos contextos nos quais se desenvolvam processos de promoção de saúde e cidadania e em diferentes contextos em que se busca através de processos educativos garantir às pessoas o exercício da cidadania. Para atingir seu objetivo oferecerá uma formação que desenvolva as competências e habilidades gerais requeridas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES, 2004).
Aptidões esperadas do egresso:
Analisar o campo de atuação do PSICÓLOGO e seus desafios contemporâneos;
Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-–alvo;
Identificar, definir, formular e justificar questões de investigação científica vinculando-as às decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
Escolher e utilizar instrumentos de coleta de dados em PSICOLOGIA, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
Realizar diagnóstico, avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais, requeridos na sua atuação profissional;
Atuar profissionalmente em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Habilidades requeridas do egresso:
Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da PSICOLOGIA;
Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos básicos de investigação científica;
Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
Analisar, descrever, e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em PSICOLOGIA.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
O exercício profissional poderá se dar em instituições da área da educação (escolas, creches, etc), instituições de saúde (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, núcleos de atendimento psicossocial, etc), organizações governamentais e/ou da sociedade civil (centros comunitários, casas abrigo, etc), em empresas, laboratórios de pesquisa, universidades, clínicas psicológicas.
Classses de problemas que os egressos estarão capacitados a resolver segundo a ênfase do curso:
Psicologia e Processos de Promoção de Saúde e Cidadania
Efetuar diagnóstico psicológico;
Prescrever e realizar psicoterapias em diferentes abordagens;
Realizar atendimento familiar para orientação ou acompanhamento psicológico;
Participar da elaboração de programas de prevenção e promoção da saúde em instituições que prestam atendimento às: crianças e/ou adolescentes, mulheres vitimas de violência doméstica, pessoas na terceira idade;
Participar da elaboração de programas de atendimento em Saúde mental em Centros de Atendimento Psicossocial e Centros de Atendimento Psicossocial em Drogadicção.
Colaborar em equipe multiprofissional no planejamento das políticas de saúde;
Atuar e/ou participar da elaboração de propostas de intervenção em equipe multiprofissional junto aos Programas desenvolvidos por instituições de saúde, tais com Unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades e hospitais gerais;
Elaborar programas e atividades na área de segurança do trabalho bem como programas educacionais, culturais, recreativos e de saúde mental, visando assegurar a preservação da saúde do trabalhador;
Participar no desenvolvimento de ações destinadas a otimizar relações e condições de trabalho, no sentido da maior produtividade e realização pessoal de indivíduos e grupos, ergonomia e assessoramento para formulação e implementação da política de recursos humanos;
Atuar em programas que visem à redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens, organizando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;
Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais existentes na comunidade;
Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, na área das ações da PSICOLOGIA no campo da saúde.
Psicologia e Processos Educativos na Promoção da Cidadania
Atuar junto à educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes ao sistema educacional;
Colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de PSICOLOGIA, úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis;
Desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes;
Elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento;
Atuar em programas do sistema sócio-educativo destinados ao acompanhamento de adolescentes e familiares no cumprimento das medidas sócio-educativas determinadas pelo Poder Judiciário, desenvolvendo ações que previnam a reincidência na prática do ato infracional.
Atuar em programas de orientação profissional para diferentes faixas etárias, oferecendo desde orientações para a escolha da profissão até acompanhamento para o re-direcionamento profissional;
Atuar em programas que visem à prevenção da violência e o envolvimento infracional de crianças e jovens, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;
Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais que atendem a comunidade em atividades relacionadas a processos educativos.
Participar da elaboração de programas que visem à melhoria de relacionamento entre diferentes grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais;
Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no âmbito da educação.
O curso de PSICOLOGIA do UNICEP tem como proposta oferecer uma formação básica, pluralista e sólida, concretizada através da oferta de atividades comprometidas com a análise crítica de diferentes sistemas psicológicos, em termos da concepção de homem que sustenta seus principais conceitos, instrumentos de estudo, investigação e intervenção. Esta análise oferecerá condições para uma apreensão reflexiva da ampla gama de questões, tanto científicas quanto sociais, que envolvem a atuação do psicólogo, e capacitará os estudantes para atuarem com autonomia frente a novas demandas que possam surgir quando no exercício da profissão, evidenciando para estes a importância da formação continuada.
Considerando que o mercado de trabalho, nos dias atuais, exige uma formação que habilite o profissional a enfrentar com seriedade e competência uma diversidade de desafios, esta formação básica e pluralista será acompanhada de uma formação generalista, que buscará evidenciar para o futuro profissional a importância da compreensão da atividade humana em suas interfaces com os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais. A interdisciplinariedade não será contemplada apenas pela oferta de disciplinas introdutórias, mas norteará o curso todo, através do oferecimento de disciplinas e/ou estágios que integrarão os conteúdos de áreas afins e as diferentes formas de atuação inter e multiprofissional.
A superação da dicotomia teoria-prática se dará através do envolvimento ativo do aluno com os problemas vivenciados pela população e para os quais os referenciais teóricos da psicologia podem contribuir, através da análise contextualizada dos mesmos e apresentação de possíveis intervenções visando sua superação ou minimização. Este exercício do papel profissional se dará através das atividades de Estágios Básicos e Estágios Profissionalizantes, e nos seminários de integração das disciplinas Tópicos Básicos em Psicologia e Tópicos Avançados em Psicologia.
Estes seminários de integração serão instâncias especiais, também, para o desenvolvimento do compromisso ético na produção e divulgação das pesquisas que subsidiarão as atividades profissionais, nas relações com o público, com clientes e usuários, com colegas da mesma profissão, com equipes profissionais e com as leis do país. Por fim, estes seminários consistirão em um espaço para vivências e reflexões sobre as possibilidades de atuação do psicólogo em diferentes contextos, subsidiando a opção dos alunos por uma das ênfases do curso.
Por entender que a atuação do psicólogo nos diferentes contextos das áreas de saúde e educação possibilita a operacionalização do compromisso ético e social da psicologia com a comunidade, o projeto do curso de PSICOLOGIA do UNICEP optou pelas ênfases “Psicologia e Processos de Promoção de Saúde e Cidadania” e “Psicologia e Processos Educativos na Promoção da Cidadania”. Embora tradicionais estas áreas têm revelado novas possibilidades de atuação do Psicólogo. Além disto, a opção pelas ênfases justifica-se pela necessidade de formar profissionais habilitados a atuarem em diferentes programas que demandam intervenções em processos educativos e de promoção de saúde, desenvolvidos na cidade de São Carlos, com o objetivo de garantir aos seus munícipes o exercício da cidadania e a melhoria dos indicadores de qualidade de vida da comunidade.
PERFIL PROFISSIONAL:
O curso de PSICOLOGIA da UNICEP visa formar PSICÓLOGOS que possam atuar em diversos contextos nos quais se desenvolvam processos de promoção de saúde e cidadania e em diferentes contextos em que se busca através de processos educativos garantir às pessoas o exercício da cidadania. Para atingir seu objetivo oferecerá uma formação que desenvolva as competências e habilidades gerais requeridas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES, 2004).
Aptidões esperadas do egresso:
Analisar o campo de atuação do PSICÓLOGO e seus desafios contemporâneos;
Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-–alvo;
Identificar, definir, formular e justificar questões de investigação científica vinculando-as às decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
Escolher e utilizar instrumentos de coleta de dados em PSICOLOGIA, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
Realizar diagnóstico, avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais, requeridos na sua atuação profissional;
Atuar profissionalmente em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Habilidades requeridas do egresso:
Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da PSICOLOGIA;
Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos básicos de investigação científica;
Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
Analisar, descrever, e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em PSICOLOGIA.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
O exercício profissional poderá se dar em instituições da área da educação (escolas, creches, etc), instituições de saúde (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, núcleos de atendimento psicossocial, etc), organizações governamentais e/ou da sociedade civil (centros comunitários, casas abrigo, etc), em empresas, laboratórios de pesquisa, universidades, clínicas psicológicas.
Classses de problemas que os egressos estarão capacitados a resolver segundo a ênfase do curso:
Psicologia e Processos de Promoção de Saúde e Cidadania
Efetuar diagnóstico psicológico;
Prescrever e realizar psicoterapias em diferentes abordagens;
Realizar atendimento familiar para orientação ou acompanhamento psicológico;
Participar da elaboração de programas de prevenção e promoção da saúde em instituições que prestam atendimento às: crianças e/ou adolescentes, mulheres vitimas de violência doméstica, pessoas na terceira idade;
Participar da elaboração de programas de atendimento em Saúde mental em Centros de Atendimento Psicossocial e Centros de Atendimento Psicossocial em Drogadicção.
Colaborar em equipe multiprofissional no planejamento das políticas de saúde;
Atuar e/ou participar da elaboração de propostas de intervenção em equipe multiprofissional junto aos Programas desenvolvidos por instituições de saúde, tais com Unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades e hospitais gerais;
Elaborar programas e atividades na área de segurança do trabalho bem como programas educacionais, culturais, recreativos e de saúde mental, visando assegurar a preservação da saúde do trabalhador;
Participar no desenvolvimento de ações destinadas a otimizar relações e condições de trabalho, no sentido da maior produtividade e realização pessoal de indivíduos e grupos, ergonomia e assessoramento para formulação e implementação da política de recursos humanos;
Atuar em programas que visem à redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens, organizando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;
Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais existentes na comunidade;
Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, na área das ações da PSICOLOGIA no campo da saúde.
Psicologia e Processos Educativos na Promoção da Cidadania
Atuar junto à educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes ao sistema educacional;
Colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de PSICOLOGIA, úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis;
Desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes;
Elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento;
Atuar em programas do sistema sócio-educativo destinados ao acompanhamento de adolescentes e familiares no cumprimento das medidas sócio-educativas determinadas pelo Poder Judiciário, desenvolvendo ações que previnam a reincidência na prática do ato infracional.
Atuar em programas de orientação profissional para diferentes faixas etárias, oferecendo desde orientações para a escolha da profissão até acompanhamento para o re-direcionamento profissional;
Atuar em programas que visem à prevenção da violência e o envolvimento infracional de crianças e jovens, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;
Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais que atendem a comunidade em atividades relacionadas a processos educativos.
Participar da elaboração de programas que visem à melhoria de relacionamento entre diferentes grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais;
Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no âmbito da educação.
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