DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do Curso
A Química é uma ciência essencial para o progresso da humanidade, lidando com as leis naturais que regem a transformação da matéria. A decorrente tecnologia química agrega conhecimentos que permitem o controle e a utilização dos fenômenos que obedecem a essas leis.
O profissional de Química pode atuar no magistério, na indústria, auxiliando no controle e desenvolvimento de processos, na assistência técnica, no tratamento de efluentes e resíduos e, também, em Institutos de Pesquisas e Universidades.
O curso de Química ministrado pela UNIP visa a proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área da Química. A sólida formação em Química, Matemática e Física, aliada à forte componente de disciplinas de cunho didático-pedagógico da licenciatura, permite a integração dos egressos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
O curso oferecido pela UNIP tem como objetivo formar professores para o exercício do magistério em Química e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da mesma. Por meio de métodos e técnicas apropriados ao ensino da Química, o curso possibilita o ingresso na carreira profissional ou o prosseguimento em estudos de pós-graduação ou as atividades de investigação científica.
Atividades Principais
Lecionar no ensino fundamental e no ensino médio;
trabalhar na implantação e assessoria de laboratórios técnico-científicos;
avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino;
trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino da mesma.
Os profissionais poderão, também, desenvolver atividades associadas a laboratórios responsáveis pela garantia da qualidade de produtos e a laboratórios responsáveis pelo controle de processos industriais, desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos e prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreiras de pesquisa.
Práticas
Estágio Supervisionado
Iniciação Científica
Monitoria
Laboratórios de Química
Física e Informática
Práticas de Ensino
A Química é uma ciência essencial para o progresso da humanidade, lidando com as leis naturais que regem a transformação da matéria. A decorrente tecnologia química agrega conhecimentos que permitem o controle e a utilização dos fenômenos que obedecem a essas leis.
O profissional de Química pode atuar no magistério, na indústria, auxiliando no controle e desenvolvimento de processos, na assistência técnica, no tratamento de efluentes e resíduos e, também, em Institutos de Pesquisas e Universidades.
O curso de Química ministrado pela UNIP visa a proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área da Química. A sólida formação em Química, Matemática e Física, aliada à forte componente de disciplinas de cunho didático-pedagógico da licenciatura, permite a integração dos egressos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
O curso oferecido pela UNIP tem como objetivo formar professores para o exercício do magistério em Química e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da mesma. Por meio de métodos e técnicas apropriados ao ensino da Química, o curso possibilita o ingresso na carreira profissional ou o prosseguimento em estudos de pós-graduação ou as atividades de investigação científica.
Atividades Principais
Lecionar no ensino fundamental e no ensino médio;
trabalhar na implantação e assessoria de laboratórios técnico-científicos;
avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino;
trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino da mesma.
Os profissionais poderão, também, desenvolver atividades associadas a laboratórios responsáveis pela garantia da qualidade de produtos e a laboratórios responsáveis pelo controle de processos industriais, desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos e prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreiras de pesquisa.
Práticas
Estágio Supervisionado
Iniciação Científica
Monitoria
Laboratórios de Química
Física e Informática
Práticas de Ensino
Matriz Curricular - Licenciatura
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Bioquímica
Cálculo Diferencial de Uma Variável
Cálculo Integral de Uma Variável
Ciências Sociais
Complementos de Cálculo
Complementos de Física
Comunicação e Expressão
Didática Específica
Didática Geral
Estágio
Estatística Descritiva
Estatística Indutiva
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Físico-Química
Fundamentos de Química
História da Química
Homem e Sociedade
Informática
Interpretação e Produção de Textos
Legislação e Diretrizes Curriculares da Química
Mecânica da Partícula
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Monografia de Conclusão de Curso (Orientação)
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Prática de Ensino: Componente Curricular
Prática de Ensino: Estágio Supervisionado
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Prática de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Química Ambiental
Química Analítica
Química Geral
Química Inorgânica
Química Orgânica
Termodinâmica Química
Tópicos de Matemática
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Bioquímica
Cálculo Diferencial de Uma Variável
Cálculo Integral de Uma Variável
Ciências Sociais
Complementos de Cálculo
Complementos de Física
Comunicação e Expressão
Didática Específica
Didática Geral
Estágio
Estatística Descritiva
Estatística Indutiva
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Físico-Química
Fundamentos de Química
História da Química
Homem e Sociedade
Informática
Interpretação e Produção de Textos
Legislação e Diretrizes Curriculares da Química
Mecânica da Partícula
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Monografia de Conclusão de Curso (Orientação)
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Prática de Ensino: Componente Curricular
Prática de Ensino: Estágio Supervisionado
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Prática de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Química Ambiental
Química Analítica
Química Geral
Química Inorgânica
Química Orgânica
Termodinâmica Química
Tópicos de Matemática
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