DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Em função de uma grade curricular abrangente e diversificada, o profissional oriundo desse curso estará apto a atuar nas mais diversas áreas de informática, como: análise e desenvolvimento de sistemas de informação, gerência de projetos, consultoria na aquisição e implantação de recursos e serviços informatizados, administração de banco de dados, redes de computadores, dentre outras.
Além disso, o aluno tem uma visão das mais modernas tecnologias e também do mundo empresarial, através de disciplinas, tais como: Técnicas e Linguagens de Programação, Análise e Projeto de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas distribuídos, Computação Gráfica, Desenvolvimento Web com Banco de Dados e Política de Negócios e Empreendedorismo.
O Programa de Inclusão Digital (PROGRIDI) visa promover a inclusão digital da comunidade. Professores e alunos atuam voluntariamente no treinamento e capacitação de pessoas com diferentes perfis. Com tudo isso, o curso habilita o aluno na sua integração com o mercado profissional e empresarial sem perder a visão de sua dimensão social e humana.
Com base nas Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática (CEEInf/SESU/MEC), o perfil do profissional do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Hélio Rocha é definido pelas seguintes características:
• Comprometimento ético/profissional e internalização de valores de justiça e responsabilidade social;
• Visão global e capacidade de síntese da realidade social, política, econômica e cultural em que está inserido;
• Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos;
• Compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
• Capacidade de atuar de forma inter e multidisciplinar;
• Capacidade de liderança e trabalho em equipe;
• Capacidade de assumir riscos e tomar decisões em situações diversificadas e incertas;
• Capacidade de atuar sob condições estressantes e em situações ambíguas;
• Capacidade de resolução de problemas com iniciativa, flexibilidade e adaptabilidade;
• Capacidade de organização e sistematização;
• Curiosidade e criatividade/inventividade;
• Capacidade de assimilação de novas informações;
• Raciocínio lógico, crítico e analítico; e
• Espírito empreendedor.
• Realizar a prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização;
• Empregar de forma criativa e eficiente a tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;
• Identificar problemas informacionais e dimensionar as soluções tecnológicas adequadas e necessárias para sua resolução visando atingir os objetivos da organização;
• Apoiar a gestão dos negócios eliminando desperdícios e tarefas demasiadamente repetitivas visando o aumento de produtividade, qualidade, eficiência, segurança e redução de custos atraves da automação das atividades desempenhadas pelo homem; e
• Desenvolver, implementar e gerenciar sistemas de informação e infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação) dados (internos e externos) para uso em processos organizacionais.
Além disso, o aluno tem uma visão das mais modernas tecnologias e também do mundo empresarial, através de disciplinas, tais como: Técnicas e Linguagens de Programação, Análise e Projeto de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas distribuídos, Computação Gráfica, Desenvolvimento Web com Banco de Dados e Política de Negócios e Empreendedorismo.
O Programa de Inclusão Digital (PROGRIDI) visa promover a inclusão digital da comunidade. Professores e alunos atuam voluntariamente no treinamento e capacitação de pessoas com diferentes perfis. Com tudo isso, o curso habilita o aluno na sua integração com o mercado profissional e empresarial sem perder a visão de sua dimensão social e humana.
Com base nas Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática (CEEInf/SESU/MEC), o perfil do profissional do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Hélio Rocha é definido pelas seguintes características:
• Comprometimento ético/profissional e internalização de valores de justiça e responsabilidade social;
• Visão global e capacidade de síntese da realidade social, política, econômica e cultural em que está inserido;
• Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos;
• Compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
• Capacidade de atuar de forma inter e multidisciplinar;
• Capacidade de liderança e trabalho em equipe;
• Capacidade de assumir riscos e tomar decisões em situações diversificadas e incertas;
• Capacidade de atuar sob condições estressantes e em situações ambíguas;
• Capacidade de resolução de problemas com iniciativa, flexibilidade e adaptabilidade;
• Capacidade de organização e sistematização;
• Curiosidade e criatividade/inventividade;
• Capacidade de assimilação de novas informações;
• Raciocínio lógico, crítico e analítico; e
• Espírito empreendedor.
• Realizar a prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização;
• Empregar de forma criativa e eficiente a tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;
• Identificar problemas informacionais e dimensionar as soluções tecnológicas adequadas e necessárias para sua resolução visando atingir os objetivos da organização;
• Apoiar a gestão dos negócios eliminando desperdícios e tarefas demasiadamente repetitivas visando o aumento de produtividade, qualidade, eficiência, segurança e redução de custos atraves da automação das atividades desempenhadas pelo homem; e
• Desenvolver, implementar e gerenciar sistemas de informação e infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação) dados (internos e externos) para uso em processos organizacionais.
Estrutura de Dados
Técnicas e Linguagem de Programação I
Técnicas e Linguagem de Programação II
Desenvolvimento Web com Banco de Dados
Introdução à Ciência da Computação
Lógica de Programação e Algoritmos
Arquitetura de Computadores
Lógica Matemática
Álgebra Linear
Estatística
Teoria Geral de Sistemas
Sistemas de Informação
Sistemas Operacionais
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos
Administração, Gerência e Segurança de Redes
Banco de Dados I
Banco de Dados II
Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas II
Elaboração e Gestão de Projetos
Engenharia de Software I
Engenharia de Software II
Tópicos Especiais em Informática
Segurança e Auditoria de Sistemas
Computação Gráfica
Fundamentos de Macroeconomia
Contabilidade Geral
Teoria Geral da Administração
Direito e Legislação
Computador e Sociedade
Estudo das Idéias Antropológicas, Políticas e Sociais
Inglês
Comunicação Empresarial
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Trabalho de Conclusão do Curso I
Trabalho de Conclusão do Curso II
Técnicas e Linguagem de Programação I
Técnicas e Linguagem de Programação II
Desenvolvimento Web com Banco de Dados
Introdução à Ciência da Computação
Lógica de Programação e Algoritmos
Arquitetura de Computadores
Lógica Matemática
Álgebra Linear
Estatística
Teoria Geral de Sistemas
Sistemas de Informação
Sistemas Operacionais
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos
Administração, Gerência e Segurança de Redes
Banco de Dados I
Banco de Dados II
Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas II
Elaboração e Gestão de Projetos
Engenharia de Software I
Engenharia de Software II
Tópicos Especiais em Informática
Segurança e Auditoria de Sistemas
Computação Gráfica
Fundamentos de Macroeconomia
Contabilidade Geral
Teoria Geral da Administração
Direito e Legislação
Computador e Sociedade
Estudo das Idéias Antropológicas, Políticas e Sociais
Inglês
Comunicação Empresarial
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Trabalho de Conclusão do Curso I
Trabalho de Conclusão do Curso II
DFP_