Graduação em Turismo (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Desenvolver habilidades e competências que propiciem a formação de profissional ético, crítico e investigativo, capaz de atuar na área do Turismo, da hospitalidade, lazer e eventos com visão empreendedora, numa conotação de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
Perfil do Formando
O perfil central do egresso do Curso deve-se alicerçar nas habilidades de planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento turístico visando a satisfação e o bem-estar do turista e da comunidade receptora; para isso o profissional deve possuir, além de conhecimentos gerais, aqueles específicos das áreas de agenciamento, operacionalização e gerenciamento de organizações de turismo, meios de hospedagem, eventos e lazer, sabendo coordenar e orientar tecnicamente empreendimentos ligados à área.
Diante disso entende-se que a atuação do Turismólogo deve possibilitar:
• Habilidades empreendedora, criativa, crítica, e de liderança capaz de avaliar oportunidades e propor alternativas de atuação, atuando nos diferentes níveis das organizações como agente de mudanças, com visão ampla, antecipando-se às transformações e tendências do mundo globalizado;
• Atuação com competência em mercados competitivos estabelecendo ações eficazes para a vida social, econômica, e ambiental;
• Atuação ética, com visão humanística, holística, consciente da responsabilidade para com a comunidade;
• Domínio dos métodos das Ciências nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Políticas e Econômicas que lhe permita transitar tanto na área do Turismo quanto nas áreas citadas num domínio do instrumental técnico-científico para desenvolvimento do Turismo e da sociedade;
• Consciência e compromisso com o desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico, sócio-cultural);
• Domínio de conhecimentos nas áreas dos bens culturais, históricos e do Inventário do Patrimônio para compreender e gerir programas, atividades e projetos relacionados;
• Competência para adequar à realidade regional ações e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e racional da Amazônia, do Cerrado e Pantanal mato-grossense e sua inserção na América Latina, contribuindo para o desenvolvimento auto-sustentável dos ecossistemas do Estado, com vistas à melhoria das condições sócio-ambientais;
• Competência expressiva e de habilidades inter-pessoais como a empatia, o trabalho em equipe e procedimentos de relações públicas que lhe facilitem a atuação profissional;
• Domínio da expressão oral e escrita, de leitura, interpretação e produção de artigos técnicos, e produções científicas;
• Compreensão da necessidade de seu contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gestora sobre as atividades turísticas assumindo postura investigativa frente ao saber;
Diferencial
Pensando-se na integração entre ensino-práticas investigativas-extensão, a matriz curricular tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências afinadas com os princípios ligados à realidade social e regional, ao desenvolvimento humano e autonomia pessoal, ao desenvolvimento cognitivo relacionado ao raciocínio crítico e criativo e ao processo de construção do conhecimento baseado na integração teoria-prática, desenvolvendo-se condutas e atitudes técnicas e éticas para com o humano, social e o ambiental.
O Ensino no Curso de Turismo é o principal eixo de atuação; um processo de Ensinagem pensado rumo a atuação profissional empreendedora dos acadêmicos. Os referenciais norteadores da prática de ensino se fundamentam em teorias pedagógicas entre as quais: a Teoria Humanista e Sócio-crítica e ainda os Quatro Pilares da Educação. Busca-se recuperar aí o sentido da globalidade na Educação superior; como seu princípio fundamental o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade (ser social, cognitivo, emocional, com conhecimentos, habilidades e atitudes éticas para auto-realização, atuação profissional e boa convivência social).
As Práticas investigativas são pensadas na construção do saber que passa necessariamente pelo ato de apreender, que é elaboração mental reflexiva, dialética pelo qual se reconstrói um objeto ou tema de estudo pela concepção de noções e princípios e, independentemente do modelo visto em sala, associando idéias, deduzindo conseqüências inéditas.Neste sentido, a Prática investigativa torna-se um instrumento de excelência para o processo de construção do conhecimento e permite ao aluno apropriar-se do método científico, da atitude investigativa (observar, refletir, deduzir, antecipar-se a problemas, superar dificuldades, etc.).
O Curso de Turismo propõe ao aluno atividades relacionadas à Projetos Interdisciplinares ao longo dos núcleos e, a atuação de seu corpo docente, visa o despertamento do interesse pela prática investigativa e pela realidade do mercado de trabalho (regional e nacional).
Pensando-se na Extensão, o envolvimento da comunidade é fator preponderante no processo de ensino e pesquisa, já que o saber só ganha sentido quando de sua aplicabilidade. Nesta aplicação do conhecimento, as atividades de extensão tomam caráter singular, dinamizador do saber. Os conhecimentos são permanentemente reavaliados em face à realidade concreta numa articulação entre conhecimentos teóricos e a realidade prática.
Cursos de Extensão no formato de Seminários, Fóruns, Palestras, Workshops são pensados no interior do Curso voltados para comunidade interna e externa, sem perder de vista o caráter de responsabilidade social. Neste sentido, propostos cursos direcionados ao Patrimônio Artístico-Cultural dando visibilidade ao potencial cultural da região, cursos direcionados ainda à Organização de Eventos, Criação de rotas turísticas, à Programas de Recreação e Marketing, na busca de troca de experiências entre a academia e a sociedade rumo ao atendimento às demandas de um Turismo sustentável e busca de reflexões e estratégias para os diversos setores.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O Curso preocupa-se em oferecer Atividades de Extensão e, neste sentido, tem efetivado em seu calendário a Semana do Turismo e a Jornada de Estudos Turísticos que ocorrem anualmente. Nestas ocasiões socializam-se as atividades dos acadêmicos e docentes desenvolvidos ao longo do curso.
Infra-Estrutura de Ensino
Laboratório de Eventos e Hotelaria, Laboratório Multimídia, Laboratório de Alimentos e Bebidas.
Desenvolver habilidades e competências que propiciem a formação de profissional ético, crítico e investigativo, capaz de atuar na área do Turismo, da hospitalidade, lazer e eventos com visão empreendedora, numa conotação de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
Perfil do Formando
O perfil central do egresso do Curso deve-se alicerçar nas habilidades de planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento turístico visando a satisfação e o bem-estar do turista e da comunidade receptora; para isso o profissional deve possuir, além de conhecimentos gerais, aqueles específicos das áreas de agenciamento, operacionalização e gerenciamento de organizações de turismo, meios de hospedagem, eventos e lazer, sabendo coordenar e orientar tecnicamente empreendimentos ligados à área.
Diante disso entende-se que a atuação do Turismólogo deve possibilitar:
• Habilidades empreendedora, criativa, crítica, e de liderança capaz de avaliar oportunidades e propor alternativas de atuação, atuando nos diferentes níveis das organizações como agente de mudanças, com visão ampla, antecipando-se às transformações e tendências do mundo globalizado;
• Atuação com competência em mercados competitivos estabelecendo ações eficazes para a vida social, econômica, e ambiental;
• Atuação ética, com visão humanística, holística, consciente da responsabilidade para com a comunidade;
• Domínio dos métodos das Ciências nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Políticas e Econômicas que lhe permita transitar tanto na área do Turismo quanto nas áreas citadas num domínio do instrumental técnico-científico para desenvolvimento do Turismo e da sociedade;
• Consciência e compromisso com o desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico, sócio-cultural);
• Domínio de conhecimentos nas áreas dos bens culturais, históricos e do Inventário do Patrimônio para compreender e gerir programas, atividades e projetos relacionados;
• Competência para adequar à realidade regional ações e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e racional da Amazônia, do Cerrado e Pantanal mato-grossense e sua inserção na América Latina, contribuindo para o desenvolvimento auto-sustentável dos ecossistemas do Estado, com vistas à melhoria das condições sócio-ambientais;
• Competência expressiva e de habilidades inter-pessoais como a empatia, o trabalho em equipe e procedimentos de relações públicas que lhe facilitem a atuação profissional;
• Domínio da expressão oral e escrita, de leitura, interpretação e produção de artigos técnicos, e produções científicas;
• Compreensão da necessidade de seu contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gestora sobre as atividades turísticas assumindo postura investigativa frente ao saber;
Diferencial
Pensando-se na integração entre ensino-práticas investigativas-extensão, a matriz curricular tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências afinadas com os princípios ligados à realidade social e regional, ao desenvolvimento humano e autonomia pessoal, ao desenvolvimento cognitivo relacionado ao raciocínio crítico e criativo e ao processo de construção do conhecimento baseado na integração teoria-prática, desenvolvendo-se condutas e atitudes técnicas e éticas para com o humano, social e o ambiental.
O Ensino no Curso de Turismo é o principal eixo de atuação; um processo de Ensinagem pensado rumo a atuação profissional empreendedora dos acadêmicos. Os referenciais norteadores da prática de ensino se fundamentam em teorias pedagógicas entre as quais: a Teoria Humanista e Sócio-crítica e ainda os Quatro Pilares da Educação. Busca-se recuperar aí o sentido da globalidade na Educação superior; como seu princípio fundamental o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade (ser social, cognitivo, emocional, com conhecimentos, habilidades e atitudes éticas para auto-realização, atuação profissional e boa convivência social).
As Práticas investigativas são pensadas na construção do saber que passa necessariamente pelo ato de apreender, que é elaboração mental reflexiva, dialética pelo qual se reconstrói um objeto ou tema de estudo pela concepção de noções e princípios e, independentemente do modelo visto em sala, associando idéias, deduzindo conseqüências inéditas.Neste sentido, a Prática investigativa torna-se um instrumento de excelência para o processo de construção do conhecimento e permite ao aluno apropriar-se do método científico, da atitude investigativa (observar, refletir, deduzir, antecipar-se a problemas, superar dificuldades, etc.).
O Curso de Turismo propõe ao aluno atividades relacionadas à Projetos Interdisciplinares ao longo dos núcleos e, a atuação de seu corpo docente, visa o despertamento do interesse pela prática investigativa e pela realidade do mercado de trabalho (regional e nacional).
Pensando-se na Extensão, o envolvimento da comunidade é fator preponderante no processo de ensino e pesquisa, já que o saber só ganha sentido quando de sua aplicabilidade. Nesta aplicação do conhecimento, as atividades de extensão tomam caráter singular, dinamizador do saber. Os conhecimentos são permanentemente reavaliados em face à realidade concreta numa articulação entre conhecimentos teóricos e a realidade prática.
Cursos de Extensão no formato de Seminários, Fóruns, Palestras, Workshops são pensados no interior do Curso voltados para comunidade interna e externa, sem perder de vista o caráter de responsabilidade social. Neste sentido, propostos cursos direcionados ao Patrimônio Artístico-Cultural dando visibilidade ao potencial cultural da região, cursos direcionados ainda à Organização de Eventos, Criação de rotas turísticas, à Programas de Recreação e Marketing, na busca de troca de experiências entre a academia e a sociedade rumo ao atendimento às demandas de um Turismo sustentável e busca de reflexões e estratégias para os diversos setores.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O Curso preocupa-se em oferecer Atividades de Extensão e, neste sentido, tem efetivado em seu calendário a Semana do Turismo e a Jornada de Estudos Turísticos que ocorrem anualmente. Nestas ocasiões socializam-se as atividades dos acadêmicos e docentes desenvolvidos ao longo do curso.
Infra-Estrutura de Ensino
Laboratório de Eventos e Hotelaria, Laboratório Multimídia, Laboratório de Alimentos e Bebidas.
I º NÚCLEO
Eixo Temático: Autonomia Acadêmica e Organização Econômica, Social, Política e Cultural
Produção de Leitura e de Texto
Teoria Geral do Turismo
Introdução à Administração
Historia da Arte
Investigação Científica
Economia
Contabilidade Aplicada
Filosofia
Organização de Espaços em Feiras
Psicologia
Introdução ao Direito
Desenvolvimento Humano - Auto-Gestão
Estatística
Tópicos Avançados de Turismo – Conceitos e Técnicas
Língua Espanhola
Sociologia
II ºNÚCLEO
Eixo Temático: Formação para o Trabalho e Aspectos da Organização Social
Turismo Ecológico
Legislação Turística e Ambiental
Introdução à Hotelaria
Hotelaria – Hospedagem e Governança
Ética e Responsabilidade Social
Patrimônio Cultural e Regional
Elaboração Comercial de Roteiros
Tópicos Avançados de Turismo – Formação para o Trabalho
Língua Inglesa
Estrutura Logística de Transporte
Planejamento, Organização e Gestão de Turismo
Gestão Empresarial e Empreendedorismo
Projeto Supervisionado – Inserção no Mercado de Trabalho
Animação Sócio-cultural
Recreação e Condução de Grupo
Metodologia de Pesquisa
Marketing Turístico
Consultoria de Procedimentos
Noções de Alimentos e Bebidas para Bares e Restaurantes
Projeto Supervisionado – Adequação ao Mercado de Trabalho
III º NÚCLEO
Eixo Temático: Gestão de Negócios e Produção Acadêmica em Turismo
Elaboração de Proposta de Projeto Turístico
Relações Internacionais
Gestão de Desenvolvimento Humano
Técnicas de Recreação e Lazer
Esporte de Aventura
Projeto Supervisionado – Participação em Empresas
Projeto Supervisionado – Integração Tecnológica
Organização de Eventos
Gerência e Manutenção Hoteleira
Elaboração de Projetos Turísticos
Projeto Supervisionado – Aplicação Prática
Eixo Temático: Autonomia Acadêmica e Organização Econômica, Social, Política e Cultural
Produção de Leitura e de Texto
Teoria Geral do Turismo
Introdução à Administração
Historia da Arte
Investigação Científica
Economia
Contabilidade Aplicada
Filosofia
Organização de Espaços em Feiras
Psicologia
Introdução ao Direito
Desenvolvimento Humano - Auto-Gestão
Estatística
Tópicos Avançados de Turismo – Conceitos e Técnicas
Língua Espanhola
Sociologia
II ºNÚCLEO
Eixo Temático: Formação para o Trabalho e Aspectos da Organização Social
Turismo Ecológico
Legislação Turística e Ambiental
Introdução à Hotelaria
Hotelaria – Hospedagem e Governança
Ética e Responsabilidade Social
Patrimônio Cultural e Regional
Elaboração Comercial de Roteiros
Tópicos Avançados de Turismo – Formação para o Trabalho
Língua Inglesa
Estrutura Logística de Transporte
Planejamento, Organização e Gestão de Turismo
Gestão Empresarial e Empreendedorismo
Projeto Supervisionado – Inserção no Mercado de Trabalho
Animação Sócio-cultural
Recreação e Condução de Grupo
Metodologia de Pesquisa
Marketing Turístico
Consultoria de Procedimentos
Noções de Alimentos e Bebidas para Bares e Restaurantes
Projeto Supervisionado – Adequação ao Mercado de Trabalho
III º NÚCLEO
Eixo Temático: Gestão de Negócios e Produção Acadêmica em Turismo
Elaboração de Proposta de Projeto Turístico
Relações Internacionais
Gestão de Desenvolvimento Humano
Técnicas de Recreação e Lazer
Esporte de Aventura
Projeto Supervisionado – Participação em Empresas
Projeto Supervisionado – Integração Tecnológica
Organização de Eventos
Gerência e Manutenção Hoteleira
Elaboração de Projetos Turísticos
Projeto Supervisionado – Aplicação Prática
DFP_