Graduação Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
Em sintonia com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da FIPP/Unoeste, do eixo tecnológico denominado Informação e Comunicação, objetiva, principalmente, o desenvolvimento de competências profissionais para atuação profissional direcionada para a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica das tecnologias da informação e da comunicação, além da gestão de seu profissionais, atuando ainda como um interlocutor entre a administração geral e a área de computação e informática. O egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos e informáticos envolvidos, implanta e documenta rotinas e sistemas, controla os níveis dos serviços e promove a governança. Promove também o desenvolvimento de competências genéricas de raciocínio, objetividade e iniciativa, estimula a cidadania e a responsabilidade social com um espírito crítico, ético, inovador e empreendedor, integrando o egresso à ciência e à tecnologia, para seu desenvolvimento e da sociedade local e regional.
Essa formação é possível, principalmente, mediante a aquisição de competências, habilidades e atitudes ao longo do curso, especialmente pelo desenvolvimento das atividades denominadas Projeto Integrador de Disciplinas (PID) e Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), que permitem a contextualização, a interdisciplinaridade, e são capazes de articular teoria e prática, o que favorece o aprender pelo fazer, promovendo as interações necessárias do ensino com a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento do espírito científico e da inovação tecnológica.
O Projeto Integrador de Disciplinas (PID), oferecido nos três primeiros semestres do curso, consiste na exploração de uma organização fictícia, mas com alto grau de realismo onde o aluno deverá atuar, cuja solução dos diversos problemas criados depende da aplicação das habilidades e competências que são desenvolvidas nas disciplinas envolvidas. É elaborada e defendida aos pares, o que proporciona vivência no desenvolvimento do trabalho em equipe, e ao final é capaz de garantir ao aluno forte experiência prática durante sua formação acadêmica, o que certamente aumenta sua empregabilidade. Isso tudo num ambiente controlado pelos docentes, muitos deles atuantes no mercado de TI.
O Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), oferecido no quarto semestre do curso, por sua vez, tem foco em problemas encontrados numa organização real, específicos da área de atuação do curso. Dessa forma, o PIT permite aproximar o aluno do mercado de atuação no mundo de trabalho, além de desenvolver sua capacidade empreendedora, possibilitando inclusive o desenvolvimento de bens e serviços.
Assim, a metodologia de ensino e aprendizagem do curso se apoia em atividades contextualizadas, desenvolvidas em equipe, orientadas pelo professor que corrige rumos e delineia novas rotas constantemente, promovendo uma mudança de atitude dos alunos pela investigação de sua prática, exercitando assim a reflexão crítica e culminando com o Trabalho de Conclusão de Curso.
VOCÊ SABIA?
Os cursos Superiores de Tecnologia permitem a solicitação de aproveitamento de competências profissionais, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23/12/2002, que versa sobre o aproveitamento das competências profissionais adquiridas pelo aluno no mercado de trabalho.
O aproveitamento de competências profissionais possibilita concluir o curso em um tempo menor.
PERFIL PROFISSIONAL
A organização curricular contempla o desenvolvimento de competências profissionais considerando o perfil do curso, a missão da Unoeste e as necessidades do mercado de trabalho.
Entende-se por competência profissional a capacidade do aluno em mobilizar, articular e colocar em ação um conjunto de habilidades e conhecimentos em prol de uma área específica. Assim, o tecnólogo egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação possui as competências descritas abaixo, relacionadas com o conjunto de disciplinas que contribuem para o desenvolvimento de cada competência:
1. Interagir com o ambiente organizacional, propor e implementar estratégias e recursos de TI de acordo com as necessidades das organizações, visando a solução de problemas, melhoria nos processos, a redução de custos e o ganho operacional, resultando em vantagem competitiva:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
- Inteligência Organizacional
- Segurança e Auditoria
- Governança I
- Governança II
- Planejamento Estratégico
- Negócios e Comércio Eletrônico
2. Promover a governança, aplicar as boas práticas de gestão dos recursos da TI e implementar normas seguindo padrões internacionais:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Governança I
- Governança II
3. Identificar oportunidades de negócios e soluções de TI para as organizações:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática, Sociedade e Ética
- Inteligência Organizacional
- Negócios e Comércio Eletrônico
4. Planejar, organizar, dirigir e controlar projetos de sistemas de informação:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Administração
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
5. Desenvolver estudos, análises, vistoria, avaliação, pareceres, perícias, e auditorias de projetos e sistemas de informação:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Informática, Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Fundamentos de Internet
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
- Planejamento Estratégico
6. Elaborar políticas, normas e padrões de utilização de sistemas e equipamentos de informática:
- Informática, Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
- Planejamento Estratégico
7. Intermediar o ambiente administrativo com o da TI, operando como interlocutor destas duas áreas na organização:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Gestão de Pessoas
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
8. Definir parâmetros para utilização de sistemas, serviços, banco de dados, e infraestrutura de TI:
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
9. Atuar como empreendedor, de modo crítico, ético e pró-ativo, para desenvolver ou propor soluções tecnológicas com ênfase na gestão da TI:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática, Sociedade e Ética
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
- Inteligência Organizacional
- Segurança e Auditoria
- Governança I
- Governança II
- Planejamento Estratégico
- Negócios e Comércio Eletrônico
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Esses profissionais trabalham, geralmente, em equipes multidisciplinares, podendo ocupar as funções de:
- Assistente de TI;
- Consultor de TI;
- Gerente de TI.
As atividades desenvolvidas pelo Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação em seus postos de trabalho são indispensáveis num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos humanos e de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O gestor de TI moderno não deve atuar especificamente sobre máquinas e aplicações, passando para o patamar de como e qual a real contribuição da tecnologia da informação para os negócios das empresas. Em empresas cujo negócio não esteja diretamente relacionado à tecnologia, o gestor de TI terá uma função mais tática e operacional que dará suporte às funções de negócio.
Em sintonia com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da FIPP/Unoeste, do eixo tecnológico denominado Informação e Comunicação, objetiva, principalmente, o desenvolvimento de competências profissionais para atuação profissional direcionada para a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica das tecnologias da informação e da comunicação, além da gestão de seu profissionais, atuando ainda como um interlocutor entre a administração geral e a área de computação e informática. O egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos e informáticos envolvidos, implanta e documenta rotinas e sistemas, controla os níveis dos serviços e promove a governança. Promove também o desenvolvimento de competências genéricas de raciocínio, objetividade e iniciativa, estimula a cidadania e a responsabilidade social com um espírito crítico, ético, inovador e empreendedor, integrando o egresso à ciência e à tecnologia, para seu desenvolvimento e da sociedade local e regional.
Essa formação é possível, principalmente, mediante a aquisição de competências, habilidades e atitudes ao longo do curso, especialmente pelo desenvolvimento das atividades denominadas Projeto Integrador de Disciplinas (PID) e Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), que permitem a contextualização, a interdisciplinaridade, e são capazes de articular teoria e prática, o que favorece o aprender pelo fazer, promovendo as interações necessárias do ensino com a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento do espírito científico e da inovação tecnológica.
O Projeto Integrador de Disciplinas (PID), oferecido nos três primeiros semestres do curso, consiste na exploração de uma organização fictícia, mas com alto grau de realismo onde o aluno deverá atuar, cuja solução dos diversos problemas criados depende da aplicação das habilidades e competências que são desenvolvidas nas disciplinas envolvidas. É elaborada e defendida aos pares, o que proporciona vivência no desenvolvimento do trabalho em equipe, e ao final é capaz de garantir ao aluno forte experiência prática durante sua formação acadêmica, o que certamente aumenta sua empregabilidade. Isso tudo num ambiente controlado pelos docentes, muitos deles atuantes no mercado de TI.
O Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), oferecido no quarto semestre do curso, por sua vez, tem foco em problemas encontrados numa organização real, específicos da área de atuação do curso. Dessa forma, o PIT permite aproximar o aluno do mercado de atuação no mundo de trabalho, além de desenvolver sua capacidade empreendedora, possibilitando inclusive o desenvolvimento de bens e serviços.
Assim, a metodologia de ensino e aprendizagem do curso se apoia em atividades contextualizadas, desenvolvidas em equipe, orientadas pelo professor que corrige rumos e delineia novas rotas constantemente, promovendo uma mudança de atitude dos alunos pela investigação de sua prática, exercitando assim a reflexão crítica e culminando com o Trabalho de Conclusão de Curso.
VOCÊ SABIA?
Os cursos Superiores de Tecnologia permitem a solicitação de aproveitamento de competências profissionais, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23/12/2002, que versa sobre o aproveitamento das competências profissionais adquiridas pelo aluno no mercado de trabalho.
O aproveitamento de competências profissionais possibilita concluir o curso em um tempo menor.
PERFIL PROFISSIONAL
A organização curricular contempla o desenvolvimento de competências profissionais considerando o perfil do curso, a missão da Unoeste e as necessidades do mercado de trabalho.
Entende-se por competência profissional a capacidade do aluno em mobilizar, articular e colocar em ação um conjunto de habilidades e conhecimentos em prol de uma área específica. Assim, o tecnólogo egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação possui as competências descritas abaixo, relacionadas com o conjunto de disciplinas que contribuem para o desenvolvimento de cada competência:
1. Interagir com o ambiente organizacional, propor e implementar estratégias e recursos de TI de acordo com as necessidades das organizações, visando a solução de problemas, melhoria nos processos, a redução de custos e o ganho operacional, resultando em vantagem competitiva:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
- Inteligência Organizacional
- Segurança e Auditoria
- Governança I
- Governança II
- Planejamento Estratégico
- Negócios e Comércio Eletrônico
2. Promover a governança, aplicar as boas práticas de gestão dos recursos da TI e implementar normas seguindo padrões internacionais:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Governança I
- Governança II
3. Identificar oportunidades de negócios e soluções de TI para as organizações:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática, Sociedade e Ética
- Inteligência Organizacional
- Negócios e Comércio Eletrônico
4. Planejar, organizar, dirigir e controlar projetos de sistemas de informação:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Administração
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
5. Desenvolver estudos, análises, vistoria, avaliação, pareceres, perícias, e auditorias de projetos e sistemas de informação:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Informática, Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Fundamentos de Internet
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
- Planejamento Estratégico
6. Elaborar políticas, normas e padrões de utilização de sistemas e equipamentos de informática:
- Informática, Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
- Planejamento Estratégico
7. Intermediar o ambiente administrativo com o da TI, operando como interlocutor destas duas áreas na organização:
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Gestão de Pessoas
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
8. Definir parâmetros para utilização de sistemas, serviços, banco de dados, e infraestrutura de TI:
- Redes de Computadores
- Banco de Dados
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Fundamentos de Sistemas de Informação
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Segurança e Auditoria
9. Atuar como empreendedor, de modo crítico, ético e pró-ativo, para desenvolver ou propor soluções tecnológicas com ênfase na gestão da TI:
- Administração
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática, Sociedade e Ética
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura de TI
- Processos Organizacionais
- Análise e Projeto de Sistemas
- Aplicações de Sistemas de Informação
- Prática e Gerenciamento de Projetos
- Inteligência Organizacional
- Segurança e Auditoria
- Governança I
- Governança II
- Planejamento Estratégico
- Negócios e Comércio Eletrônico
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Esses profissionais trabalham, geralmente, em equipes multidisciplinares, podendo ocupar as funções de:
- Assistente de TI;
- Consultor de TI;
- Gerente de TI.
As atividades desenvolvidas pelo Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação em seus postos de trabalho são indispensáveis num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos humanos e de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O gestor de TI moderno não deve atuar especificamente sobre máquinas e aplicações, passando para o patamar de como e qual a real contribuição da tecnologia da informação para os negócios das empresas. Em empresas cujo negócio não esteja diretamente relacionado à tecnologia, o gestor de TI terá uma função mais tática e operacional que dará suporte às funções de negócio.
Disciplinas
Algoritmos e Lógica Computacional I
Administração
Liderança e Empreendedorismo
Informática, Sociedade e Ética
Tecnologias da Informação e Comunicação I
Hardware Básico
Projeto Integrador de Disciplinas
Algoritmos e Lógica Computacional II
Tecnologias da Informação e Comunicação II
Ambientes Operacionais
Fundamentos de Internet
Gestão de Pessoas
Redes de Computadores
Banco de Dados
Infraestrutura de TI
Processos Organizacionais
Análise e Projeto de Sistemas
Fundamentos de Sistemas de Informação
Aplicações de Sistemas de Informação
Prática e Gerenciamento de Projetos
Inteligência Organizacional
Segurança e Auditoria
Governança I
Projeto Integrador de Tecnologias
Governança II
Planejamento Estratégico
Negócios e Comércio Eletrônico
Atividades Complementares
Língua Bras. Sinais (Optativa)
Trabalho de Conclusão de Curso
Algoritmos e Lógica Computacional I
Administração
Liderança e Empreendedorismo
Informática, Sociedade e Ética
Tecnologias da Informação e Comunicação I
Hardware Básico
Projeto Integrador de Disciplinas
Algoritmos e Lógica Computacional II
Tecnologias da Informação e Comunicação II
Ambientes Operacionais
Fundamentos de Internet
Gestão de Pessoas
Redes de Computadores
Banco de Dados
Infraestrutura de TI
Processos Organizacionais
Análise e Projeto de Sistemas
Fundamentos de Sistemas de Informação
Aplicações de Sistemas de Informação
Prática e Gerenciamento de Projetos
Inteligência Organizacional
Segurança e Auditoria
Governança I
Projeto Integrador de Tecnologias
Governança II
Planejamento Estratégico
Negócios e Comércio Eletrônico
Atividades Complementares
Língua Bras. Sinais (Optativa)
Trabalho de Conclusão de Curso
DFP_