DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso de Jogos Digitais tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.
Geral
Fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos futuros profissionais na área de desenvolvimento de game para internet e dispositivos móveis.
Específicos
a) Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos de advergames;
b) Capacitar o aluno a desenvolver os mais variados tipos de games para plataforma móvel (celulares) e web;
c) Formar profissionais “INDIE” (produtores independentes) de jogos digitais e para dispositivos móveis;
d) Fomentar a compreensão do papel dos games no contexto da sociedade e as bases e fundamentos históricos, psicológicos, culturais e filosóficos presentes nesta relação;
e) Contribuir para a formação de profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir games atualizados com as demandas e as necessidades do mercado regional, nacional e internacional.
Perfil Profissional
O aluno formado no curso de Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.
Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências:
A – Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico Jogos Digitais.
B – Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Jogos Digitais.
C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados a Jogos Digitais.
D – Atitudes éticas, responsáveis e comprometidas com a qualidade de vida da sociedade, no desenvolvimento de tecnologias em Jogos Digitais.
Mercado de Trabalho
Desde 2000, Pernambuco tem se destacado em âmbito nacional na área de tecnologia, visto o investimento de empresas como Microsoft, Oracle, Nokia e HP no desenvolvimento de projetos (games e web móvel) realizados pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).
Os jogos nacionais estão conquistando o mercado e, segundo estimativas, a produção brasileira cresceu 5% faturando em torno de R$300 milhões em 2005. As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir outros tópicos como distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. “Faltam profissionais capacitados para trabalhar com games em Pernambuco” (JC, 13 de agosto 2008).
Graças às incubadoras de empresas ligadas às universidades federais em Pernambuco e Paraíba, tem crescido a demanda por desenvolvedores de games no Nordeste. As empresas pernambucanas têm se destacado em eficiência. Segundo estudo da Abragames, apesar de só abrigar apenas 9% das empresas do setor em 2005, Pernambuco conquistou 16% do faturamento da indústria naquele ano, exportando games para países da Europa e Ásia.
Para termos ideia de como esse aplicativo tem sido utilizado, incisivamente, como ferramenta de apoio em campanhas publicitárias e de comunicação de produtos ou marcas, temos exemplos como o jogo intitulado Cartas Escondidas que promoveu o segundo filme da série Batman (2008) e dos novos modelos de celulares N95 e o modelo 6120, uma parceria entre a Warner (produtora de filmes), Nokia (empresa de telefonia) e a Operadora Claro. Outra ação foi o game, T-Race, usado em uma das provas da oitava edição do BigBrother Brasil (2009) para o lançamento do novo Punto da montadora Fiat.
A proposta do Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais da Católica é desenvolver profissionais multimídia, com entendimento em comunicação e games, fomentando e criando novas possibilidades de interação entre consumidor e marca em nosso Estado e país, bem como construindo profissionais habilitados com essa nova era e plataforma digital.
Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O curso de Jogos Digitais tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.
Geral
Fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos futuros profissionais na área de desenvolvimento de game para internet e dispositivos móveis.
Específicos
a) Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos de advergames;
b) Capacitar o aluno a desenvolver os mais variados tipos de games para plataforma móvel (celulares) e web;
c) Formar profissionais “INDIE” (produtores independentes) de jogos digitais e para dispositivos móveis;
d) Fomentar a compreensão do papel dos games no contexto da sociedade e as bases e fundamentos históricos, psicológicos, culturais e filosóficos presentes nesta relação;
e) Contribuir para a formação de profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir games atualizados com as demandas e as necessidades do mercado regional, nacional e internacional.
Perfil Profissional
O aluno formado no curso de Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.
Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências:
A – Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico Jogos Digitais.
B – Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Jogos Digitais.
C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados a Jogos Digitais.
D – Atitudes éticas, responsáveis e comprometidas com a qualidade de vida da sociedade, no desenvolvimento de tecnologias em Jogos Digitais.
Mercado de Trabalho
Desde 2000, Pernambuco tem se destacado em âmbito nacional na área de tecnologia, visto o investimento de empresas como Microsoft, Oracle, Nokia e HP no desenvolvimento de projetos (games e web móvel) realizados pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).
Os jogos nacionais estão conquistando o mercado e, segundo estimativas, a produção brasileira cresceu 5% faturando em torno de R$300 milhões em 2005. As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir outros tópicos como distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. “Faltam profissionais capacitados para trabalhar com games em Pernambuco” (JC, 13 de agosto 2008).
Graças às incubadoras de empresas ligadas às universidades federais em Pernambuco e Paraíba, tem crescido a demanda por desenvolvedores de games no Nordeste. As empresas pernambucanas têm se destacado em eficiência. Segundo estudo da Abragames, apesar de só abrigar apenas 9% das empresas do setor em 2005, Pernambuco conquistou 16% do faturamento da indústria naquele ano, exportando games para países da Europa e Ásia.
Para termos ideia de como esse aplicativo tem sido utilizado, incisivamente, como ferramenta de apoio em campanhas publicitárias e de comunicação de produtos ou marcas, temos exemplos como o jogo intitulado Cartas Escondidas que promoveu o segundo filme da série Batman (2008) e dos novos modelos de celulares N95 e o modelo 6120, uma parceria entre a Warner (produtora de filmes), Nokia (empresa de telefonia) e a Operadora Claro. Outra ação foi o game, T-Race, usado em uma das provas da oitava edição do BigBrother Brasil (2009) para o lançamento do novo Punto da montadora Fiat.
A proposta do Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais da Católica é desenvolver profissionais multimídia, com entendimento em comunicação e games, fomentando e criando novas possibilidades de interação entre consumidor e marca em nosso Estado e país, bem como construindo profissionais habilitados com essa nova era e plataforma digital.
Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
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