Localização:São José dos Campos - São Paulo
Duração:460 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
Atualmente dizer que os recursos humanos de uma empresa é seu principal ativo pode ser vista como uma verdade axiomática. Com as constantes mudanças observadas no dia-a-dia das empresas, cada vez mais a gestão do seu recurso humano passa a ser um fator diferencial para sua estratégia global.
Hoje em dia as questões de gestão de pessoas deixaram de ser apenas uma atribuição de RH, passando a integrar as rotinas das diversas áreas da organização, obrigando aos Gestores a desenvolverem mais esta competência para manterem-se atualizados para o mercado.
É nesta vertente que este programa foi estruturado, buscando oferecer aos participantes de uma forma bastante abrangente as questões relacionadas com o tema e suas ligações com as demais questões organizacionais, permitindo aos profissionais que atuam (ou pretender atuar) com a gestão de pessoas, uma bagagem que lhes permitirá serem diferenciados para um mercado cada vez mais exigente.
Objetivo Geral
Capacitar executivos para o gerenciamento eficaz de pessoas, independente de estarem ou não inseridos em setores de RH, de organizações industriais ou de serviços, públicas ou privadas, permitindo-lhes o desenvolvimento em um tema que projeta-se para um futuro próximo, tornando-se um diferencial para estas organizações, principalmente em um cenário de expansão econômica no qual os recursos humanos deverão ser conquistados e mantidos para que a Organização consiga competir com os demais concorrentes.
• Gestão Organizacional:
Apresentação das teorias da organização e suas evoluções dentro do contexto atual e de que forma estas interferem nos modelos gerenciais. As funções, as técnicas e papéis dos gestores. Gerenciamento de equipes e departamentos. Clima e cultura organizacional. (20 h/a)
• Selecionando e Formando Equipes:
Análise do mercado de trabalho (demanda e oferta). A importância do aproveitamento da oferta interna. Estratégias e fontes de captação. Métodos e técnicas de recrutamento e seleção. Papel do selecionador. Colocação e recolocação de pessoal. Orientação profissional e gestão de carreira. Avaliação e resultado dos processos de seleção. Seleção por competências. Montagem e desenvolvimento de banco de dados. (30 h/a)
• Capacitação e Desenvolvimento:
Conceito de capacitação e desenvolvimento. Identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento. Estratégias para a capacitação e desenvolvimento de pessoas. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Sistemas corporativos de capacitação e desenvolvimento. As possibilidades coorporativas de Educação à distância e universidades corporativas. Capacitação e desenvolvimento por competência. (30 h/a)
• Cargos, Carreira e Remuneração:
Delineamento e descrição de cargos. Estrutura de carreiras. Sistemas tradicionais de remuneração. Remuneração indireta. Remuneração funcional. Remuneração por competências. Remuneração variável. Principais tipos de incentivos e benefícios. Benefícios flexíveis. Participação nos lucros e resultados. (30 h/a)
• Gestão de Desempenho:
Estratégias de gestão do desempenho funcional, setorial e organizacional. Gestão de desempenho e potencial. Modelos de gestão de desempenho. Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho. Etapas do planejamento. Aplicação dos instrumentos. Apuração dos dados. Análise e administração dos resultados. (30 h/a)
• Gestão Estratégica de Pessoas:
Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. (30 h/a)
• Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento:
Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Mapeamento e descrição de competências. A gestão de pessoas por competência. (30 h/a)
• Liderança e Motivação:
Motivação como energia intrínseca ao indivíduo. As principais teorias sobre motivação. Administração de frustração. O significado do trabalho como fator motivacional. A busca da motivação nas pessoas. Definições de liderança. Abordagens sobre liderança. A relação entre motivação e liderança. O processo de comunicação organizacional. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento. (30 h/a)
• Elaboração e Gerenciamento de Projetos:
Gerenciamento de projetos: definição e conceitos básicos. Projetos X ações de melhoria. Principais alvos em projetos. Fases, integração e desdobramento. Principais envolvidos/interessados. Áreas de concentração de conhecimentos relevantes. Seleção de projetos: métodos e técnicas. Elaboração de projetos. (20 h/a)
• Comunicação e Relacionamento Interpessoal:
A natureza e o processo da comunicação. A escuta. Comunicação verbal e não verbal. As barreiras físicas e interpessoais. Os conflitos interpessoais e de grupo. A importância da comunicação no desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso pessoal e profissional. As relações interpessoais entre os indivíduos. Tensão pessoal e no emprego. Assertividade e as relações em grupo. Exercícios vivenciais para Integração dos participantes. (20 h/a)
• Ética e Responsabilidade Empresarial:
A ética e a moral: moral social e ética empresarial. A importância da ética na tomada de decisões. O Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional: Valores e Missão. Análise de Códigos de Ética de Empresas de vários setores: características e aplicabilidade. Responsabilidade Social nos negócios: conceito e abrangência. A visão estratégica da Responsabilidade Social. Balanço Social: instrumento de análise da cidadania corporativa. O papel do Gestor de Pessoas na relação entre Ética e Responsabilidade Social. (20 h/a)
• Processo Decisório:
Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Modelos para tomada de decisão. Fatores intervenientes no processo decisório. Aspectos políticos, técnicos e psicológicos. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. (20 h/a)
• Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista:
Relação de trabalho e relação de emprego. Espécies de relação de trabalho. O sistema de relação do trabalho em nível de país e de empresa. Terceirização. Distinção entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Os principais tipos de sistemas, com destaques para o negocial e o celetista. O Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho: origens, desenvolvimento, atualidade e tendências. A relação da empresa com o empregado. Como evitar o problema do dano moral. O processo da negociação coletiva do trabalho: construção do cenário, organização, planejamento, realização da negociação e administração e avaliação do acordo. Acordo Coletivo, Convenção Coletiva e Dissídio Coletivo. Greve. (20 h/a)
• Metodologia Científica:
Metodologia básica das ciências sociais, com destaque para pesquisa. Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto. O tema da pesquisa, o problema, a hipótese, os procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados. Análise qualitativa e quantitativa de dados. Características do Trabalho Científico. Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório. Elaboração do trabalho científico. Citações Bibliográficas. (30 h/a)
• Monografia de Conclusão de Curso:
A Monografia de Conclusão é um trabalho de caráter obrigatório, a ser desenvolvido ao longo do Curso, sob orientação de professor designado pela Coordenação do Curso, abordando tema específico da área de especialização. (100 horas)