DFP_
Diploma oferecido:Mestre em Administração
Localização:Salvador - Bahia
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Mestrado em Administração, que integra o Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA nasceu de esforços próprios da Unifacs em atividades de pesquisa e da perspectiva de uma universidade consciente e inserida no contexto social e econômico da sua região. Ao longo de sua trajetória, a instituição construiu e consolidou sua atuação na área de Administração, e a criação deste curso de Mestrado em Administração representa a consolidação das atividades de ensino e pesquisa empreendidas neste campo.
O oferecimento deste mestrado encontrou ambiência em uma região submetida a intensas modificações em sua matriz econômica, reconfigurando as cadeias produtivas de bens e serviços, e impondo novas demandas por profissionais qualificados aptos a gerenciar organizações privadas, públicas e sociais em um ambiente mais competitivo. Por outro lado, a essas condições reúne-se a demanda de instituições de ensino por docentes em Administração, favorecendo e estimulando o oferecimento deste Curso de Mestrado dentro de uma lógica acadêmica.
O Mestrado em Administração, com área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações, orienta-se por três vertentes: Gestão de Organizações Públicas, Privadas e Sociais; Gestão de Áreas e Processos Administrativos; Ensino da Administração e Aprendizagem Organizacional, visando atender aos seguintes objetivos:
• Formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação, de pós-graduação e para a pesquisa em administração.
• Atualizar e capacitar profissionais para atuarem no planejamento e na gestão de organizações privadas, públicas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional.
Área de Concentração
• Administração Contemporânea das Organizações
O oferecimento deste mestrado encontrou ambiência em uma região submetida a intensas modificações em sua matriz econômica, reconfigurando as cadeias produtivas de bens e serviços, e impondo novas demandas por profissionais qualificados aptos a gerenciar organizações privadas, públicas e sociais em um ambiente mais competitivo. Por outro lado, a essas condições reúne-se a demanda de instituições de ensino por docentes em Administração, favorecendo e estimulando o oferecimento deste Curso de Mestrado dentro de uma lógica acadêmica.
O Mestrado em Administração, com área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações, orienta-se por três vertentes: Gestão de Organizações Públicas, Privadas e Sociais; Gestão de Áreas e Processos Administrativos; Ensino da Administração e Aprendizagem Organizacional, visando atender aos seguintes objetivos:
• Formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação, de pós-graduação e para a pesquisa em administração.
• Atualizar e capacitar profissionais para atuarem no planejamento e na gestão de organizações privadas, públicas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional.
Área de Concentração
• Administração Contemporânea das Organizações
OBRIGATÓRIAS
Gestão Estratégica
Ementa
Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia. Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico x Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.
Estudos Organizacionais
Ementa
Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.
Economia Contemporânea
Ementa
Novas idéias de economistas mortos: o liberalismo smithiano, a crítica marxiana e a revolução keynesiana. História e dinâmica econômica contemporânea e contextualização do desenvolvimento das economias periféricas: o caso da América Latina. Divisão internacional do trabalho e o papel das ex-colônias ibéricas. A grande depressão e o ciclo industrial periférico. A aceleração do desenvolvimento dependente associado na década de 1950 no Brasil. Crise internacional monetária e produtiva na década de 1970 e o desenvolvimentismo burocrático latino-americano. A ascensão do neoliberalismo, expansão financeira e crise do modelo desenvolvimentista. Reestruturação produtivo-tecnológica e a crise da dívida externa na América Latina. Abertura financeira e novos padrões de inserção internacional para a periferia. Estado, financeirização da riqueza, desemprego e exclusão social na América Latina. Perspectivas do desenvolvimento econômico periférico para o século XXI.
Métodos de Pesquisa I
EMENTA
Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.
Métodos de Pesquisa II
EMENTA
Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.
Metodologia do Ensino Superior
Ementa
Contexto de expansão do ensino superior no Brasil. Desafios e perspectivas ao magistério superior em Administração. Formação do professor no ensino superior de Administração. As comunidades de prática como instrumento de formação do professor. Didática no ensino superior. Teorias, instrumentos, métodos, procedimentos e tecnologias adequados ao ensino superior.
OPTATIVAS
Gestão da Inovação
Ementa
Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.
Gestão de Marketing
Ementa
O conceito de Marketing. A nova essência do Marketing e o processo histórico do mesmo. Plano e processo de gerenciamento de marketing. Marketing Global. Sistema de Informação em marketing. Princípios de pesquisa em marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing Organizacional. Análise da Concorrência. Segmentação de Mercado. Estimativa de demanda e de mercado. Estratégicas genéricas de marketing. Desenvolvimento e gerenciamento de produtos e marcas. Gerenciamento de logística. Estratégias de comunicação e promoção. Precificação. Noções de marketing eletrônico.
Gestão de Recursos Humanos
Ementa
As contribuições da Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Funções Gerenciais de ARH. Os desafios da ARH na contemporaneidade. Cenários futuros da gestão de Recursos Humanos. O fator humano no processo de gestão. Racionalidade e intuição no processo criativo. Análise e síntese na concepção de estratégias empresariais. Gestão participativa e desempenho organizacional. Recursos humanos e competitividade organizacional.
Gestão de Tecnologia e Competitividade
Ementa
Conceitos de Tecnologia e de Inovação Tecnológica. Tecnologia, Inovação e Competitividade Empresarial. Estratégia e Gestão tecnológicas na empresa. A formação de competência tecnológica na empresa. Geração, difusão, transferência, absorção e proteção de tecnologia na empresa. O desenvolvimento e a inovação de produtos e serviços. A inovação e os ciclos de vida de produtos e serviços. O desenvolvimento e a inovação dos processos da cadeia de valor. Estruturas organizacionais para a gestão da tecnologia. Avaliação dos impactos da tecnologia no negócio.
Métodos Quantitativos
Ementa
Estatística descritiva, distribuições de probabilidade, amostragem, inferência, testes de hipóteses. Introdução à estatística multivariada.
Gestão das Organizações Públicas
Ementa
A Administração Pública, seus fundamentos e conceitos básicos. Configuração de uma esfera pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. Novos desenhos organizacionais e modelos de gestão pública.
Empreendedorismo em Educação
Ementa
Empreendedorismo. Plano de Negócio. Projeto Empresarial. Sistema Educacional Brasileiro. Internacionalização da Educação.
Comunicação e Imagem Organizacional
Ementa
Conceitos, elementos e o processo da comunicação. Evolução da Comunicação Organizacional. Identidade e Imagem Organizacional. Comunicação interna. Relacionamento Empresa x Assessoria de Imprensa. O papel da comunicação na gestão de crises organizacionais.
Investigação, Leitura e Elaboração de Textos Científicos
Ementa
Investigação científica. Planejamento de pesquisa bibliográfica. Coleta de informações. Uso das informações bibliográficas. Análise e inferências. Elaboração do relatório de pesquisa. Leitura e produção de textos: saber ler, entender e transferir a leitura. Metodologia para organizar, reunir e relacionar idéias e saberes.
Gestão de Sistemas de Informação
Ementa
Sociedade do conhecimento. Informação, transparência e poder. Economia da informação.Redes integradas de informações: internet e intranet. Organização virtual. Valor dos sistemas de informação para as empresas. Sistemas de informações gerenciais (sig). Teletrabalho. Aspectos comportamentais e políticos no desenvolvimento do sistema de informações: desafios humanos gerenciais de uma nova realidade hiper-informada. Tecnologias de inteligências. A tecnologia como recurso estratégico.
Tópicos Avançados em Administração
Ementa
Temas atuais em administração: Evolução e Tendências de Estudos e Pesquisas na Área
Seminários Especiais em Administração
Ementa
Temas Contemporâneos em Gestão Estratégica, Competitividade e Integração Ambiental.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS
Seminários de Pesquisa I
Ementa
Atividade obrigatória durante a qual o mestrando apresenta e discute sua proposta de pesquisa para elaboração da sua dissertação, com a finalidade de estruturar o seu projeto final para submetê-lo ao Exame de Qualificação.
Seminários de Pesquisa II
Ementa
Atividade obrigatória durante a qual o mestrando discute o desenvolvimento de sua pesquisa, particularmente a construção do seu modelo de análise e as etapas de desenvolvimento de sua dissertação. Ao final desta atividade o mestrando deverá ter concluído a sua dissertação para ser submetida à defesa pública.
Prática de Ensino
Ementa
Exercício da prática docente no ensino superior de Administração com vistas a promover a integração entre o Mestrado e o Ensino de Graduação. Elaboração de material didático e de planos de aula. Atuação como auxiliar do docente da disciplina em atividades teóricas e/ou práticas. Atendimento, por delegação do docente titular da disciplina, aos alunos da disciplina ministrada. Elaboração de relatório final sobre a experiência no magistério superior.
Gestão Estratégica
Ementa
Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia. Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico x Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.
Estudos Organizacionais
Ementa
Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.
Economia Contemporânea
Ementa
Novas idéias de economistas mortos: o liberalismo smithiano, a crítica marxiana e a revolução keynesiana. História e dinâmica econômica contemporânea e contextualização do desenvolvimento das economias periféricas: o caso da América Latina. Divisão internacional do trabalho e o papel das ex-colônias ibéricas. A grande depressão e o ciclo industrial periférico. A aceleração do desenvolvimento dependente associado na década de 1950 no Brasil. Crise internacional monetária e produtiva na década de 1970 e o desenvolvimentismo burocrático latino-americano. A ascensão do neoliberalismo, expansão financeira e crise do modelo desenvolvimentista. Reestruturação produtivo-tecnológica e a crise da dívida externa na América Latina. Abertura financeira e novos padrões de inserção internacional para a periferia. Estado, financeirização da riqueza, desemprego e exclusão social na América Latina. Perspectivas do desenvolvimento econômico periférico para o século XXI.
Métodos de Pesquisa I
EMENTA
Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.
Métodos de Pesquisa II
EMENTA
Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.
Metodologia do Ensino Superior
Ementa
Contexto de expansão do ensino superior no Brasil. Desafios e perspectivas ao magistério superior em Administração. Formação do professor no ensino superior de Administração. As comunidades de prática como instrumento de formação do professor. Didática no ensino superior. Teorias, instrumentos, métodos, procedimentos e tecnologias adequados ao ensino superior.
OPTATIVAS
Gestão da Inovação
Ementa
Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.
Gestão de Marketing
Ementa
O conceito de Marketing. A nova essência do Marketing e o processo histórico do mesmo. Plano e processo de gerenciamento de marketing. Marketing Global. Sistema de Informação em marketing. Princípios de pesquisa em marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing Organizacional. Análise da Concorrência. Segmentação de Mercado. Estimativa de demanda e de mercado. Estratégicas genéricas de marketing. Desenvolvimento e gerenciamento de produtos e marcas. Gerenciamento de logística. Estratégias de comunicação e promoção. Precificação. Noções de marketing eletrônico.
Gestão de Recursos Humanos
Ementa
As contribuições da Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Funções Gerenciais de ARH. Os desafios da ARH na contemporaneidade. Cenários futuros da gestão de Recursos Humanos. O fator humano no processo de gestão. Racionalidade e intuição no processo criativo. Análise e síntese na concepção de estratégias empresariais. Gestão participativa e desempenho organizacional. Recursos humanos e competitividade organizacional.
Gestão de Tecnologia e Competitividade
Ementa
Conceitos de Tecnologia e de Inovação Tecnológica. Tecnologia, Inovação e Competitividade Empresarial. Estratégia e Gestão tecnológicas na empresa. A formação de competência tecnológica na empresa. Geração, difusão, transferência, absorção e proteção de tecnologia na empresa. O desenvolvimento e a inovação de produtos e serviços. A inovação e os ciclos de vida de produtos e serviços. O desenvolvimento e a inovação dos processos da cadeia de valor. Estruturas organizacionais para a gestão da tecnologia. Avaliação dos impactos da tecnologia no negócio.
Métodos Quantitativos
Ementa
Estatística descritiva, distribuições de probabilidade, amostragem, inferência, testes de hipóteses. Introdução à estatística multivariada.
Gestão das Organizações Públicas
Ementa
A Administração Pública, seus fundamentos e conceitos básicos. Configuração de uma esfera pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. Novos desenhos organizacionais e modelos de gestão pública.
Empreendedorismo em Educação
Ementa
Empreendedorismo. Plano de Negócio. Projeto Empresarial. Sistema Educacional Brasileiro. Internacionalização da Educação.
Comunicação e Imagem Organizacional
Ementa
Conceitos, elementos e o processo da comunicação. Evolução da Comunicação Organizacional. Identidade e Imagem Organizacional. Comunicação interna. Relacionamento Empresa x Assessoria de Imprensa. O papel da comunicação na gestão de crises organizacionais.
Investigação, Leitura e Elaboração de Textos Científicos
Ementa
Investigação científica. Planejamento de pesquisa bibliográfica. Coleta de informações. Uso das informações bibliográficas. Análise e inferências. Elaboração do relatório de pesquisa. Leitura e produção de textos: saber ler, entender e transferir a leitura. Metodologia para organizar, reunir e relacionar idéias e saberes.
Gestão de Sistemas de Informação
Ementa
Sociedade do conhecimento. Informação, transparência e poder. Economia da informação.Redes integradas de informações: internet e intranet. Organização virtual. Valor dos sistemas de informação para as empresas. Sistemas de informações gerenciais (sig). Teletrabalho. Aspectos comportamentais e políticos no desenvolvimento do sistema de informações: desafios humanos gerenciais de uma nova realidade hiper-informada. Tecnologias de inteligências. A tecnologia como recurso estratégico.
Tópicos Avançados em Administração
Ementa
Temas atuais em administração: Evolução e Tendências de Estudos e Pesquisas na Área
Seminários Especiais em Administração
Ementa
Temas Contemporâneos em Gestão Estratégica, Competitividade e Integração Ambiental.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS
Seminários de Pesquisa I
Ementa
Atividade obrigatória durante a qual o mestrando apresenta e discute sua proposta de pesquisa para elaboração da sua dissertação, com a finalidade de estruturar o seu projeto final para submetê-lo ao Exame de Qualificação.
Seminários de Pesquisa II
Ementa
Atividade obrigatória durante a qual o mestrando discute o desenvolvimento de sua pesquisa, particularmente a construção do seu modelo de análise e as etapas de desenvolvimento de sua dissertação. Ao final desta atividade o mestrando deverá ter concluído a sua dissertação para ser submetida à defesa pública.
Prática de Ensino
Ementa
Exercício da prática docente no ensino superior de Administração com vistas a promover a integração entre o Mestrado e o Ensino de Graduação. Elaboração de material didático e de planos de aula. Atuação como auxiliar do docente da disciplina em atividades teóricas e/ou práticas. Atendimento, por delegação do docente titular da disciplina, aos alunos da disciplina ministrada. Elaboração de relatório final sobre a experiência no magistério superior.
Seleção:
a) Análise do Anteprojeto de Pesquisa, tendo por base a sua adequação às linhas de pesquisa do Mestrado;
b) Análise do Currículo Lattes;
c) Redação Temática;
d) Entrevista com os Candidatos.
e) Resultado do Teste ANPAD;
a) Análise do Anteprojeto de Pesquisa, tendo por base a sua adequação às linhas de pesquisa do Mestrado;
b) Análise do Currículo Lattes;
c) Redação Temática;
d) Entrevista com os Candidatos.
e) Resultado do Teste ANPAD;
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