DFP_
Diploma oferecido:Mestre Profissional em Educação Matemática
Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Mestrado Profissional em Educação Matemática visa a capacitação, através da pesquisa, de professores de Matemática para o pleno exercício da docência. O foco do curso é a formação continuada de professores da Educação Básica ou do Ensino Superior. Seu projeto foi aprovado pela CAPES em agosto de 2008 e o Programa iniciou suas atividades regulares em março de 2009.
Mestrado Profissional – O que é?
O Mestrado Profissional é uma modalidade de mestrado criada pela CAPES¹ em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam de qualificação profissional, mas não planejam dedicar-se à carreira acadêmica de ensino e pesquisa.
As principais características do Mestrado Profissional são:
a) A formação do mestrando é feita em serviço, pois espera-se que o profissional não se afaste de seu ambiente de trabalho durante o curso.
b) O perfil do aluno de cursos de Mestrado Profissional é bastante diverso daqueles dos Mestrados Acadêmicos. Enquanto nestes a presença de professores recém formados nas Licenciaturas é tendência natural, no Mestrado Profissional a clientela é majoritariamente formada por profissionais já experientes.
c) O Mestrado Profissional possui um caráter terminal, no seguinte sentido: enquanto o Mestrado Acadêmico prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, no Mestrado Profissional o que se pretende é inserir o professor na pesquisa para que ele retorne ao mercado de trabalho mais qualificado. O que realmente importa é que ele (i) conheça por experiência própria o que é pesquisar; (ii) seja preparado para saber onde encontrar, no futuro, a pesquisa que interessa à sua profissão; (iii) aprenda como incluir a pesquisa existente e aquela que está sendo produzida no seu trabalho profissional. Porém, isso não significa que o mestre profissional não possa candidatar-se a programas de doutorado.
d) O caráter do trabalho de final de curso no Mestrado Acadêmico é o de um relatório de pesquisa, enquanto o Mestrado Profissional requer que se encontre naquele trabalho uma proposta de ação profissional que possa ter, de modo mais ou menos imediato, impacto no sistema em que o mestrando atua.
Esta modalidade de mestrado atende as mais variadas áreas de conhecimento, porém este programa tem como foco a formação continuada de professores de Matemática.
Breve Histórico
O programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática foi recomendado pela CAPES em agosto de 2008. Atualmente, possui sua estrutura administrativa e pedagógica no Departamento de Matemática e conta com o apoio e participação de professores dos Departamentos de Matemática, de Ciência da Computação, de Estatística, de Filosofia e do Instituto de Artes e Design, bem como de professores de outras instituições de Ensino Superior.
Clientela
Professores de Matemática com experiência profissional em docência há pelo menos dois anos no Ensino Fundamental, Médio ou Superior.
Objetivos
Geral:
Capacitar, através da pesquisa, professores de Matemática para o exercício da docência;
Específicos:
- Formar professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente.
- Produzir trabalhos de pesquisa que contribuam para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
- Conferir, mediante as exigências acadêmicas do Programa, o grau de Mestre Profissional em Educação Matemática.
Mestrado Profissional – O que é?
O Mestrado Profissional é uma modalidade de mestrado criada pela CAPES¹ em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam de qualificação profissional, mas não planejam dedicar-se à carreira acadêmica de ensino e pesquisa.
As principais características do Mestrado Profissional são:
a) A formação do mestrando é feita em serviço, pois espera-se que o profissional não se afaste de seu ambiente de trabalho durante o curso.
b) O perfil do aluno de cursos de Mestrado Profissional é bastante diverso daqueles dos Mestrados Acadêmicos. Enquanto nestes a presença de professores recém formados nas Licenciaturas é tendência natural, no Mestrado Profissional a clientela é majoritariamente formada por profissionais já experientes.
c) O Mestrado Profissional possui um caráter terminal, no seguinte sentido: enquanto o Mestrado Acadêmico prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, no Mestrado Profissional o que se pretende é inserir o professor na pesquisa para que ele retorne ao mercado de trabalho mais qualificado. O que realmente importa é que ele (i) conheça por experiência própria o que é pesquisar; (ii) seja preparado para saber onde encontrar, no futuro, a pesquisa que interessa à sua profissão; (iii) aprenda como incluir a pesquisa existente e aquela que está sendo produzida no seu trabalho profissional. Porém, isso não significa que o mestre profissional não possa candidatar-se a programas de doutorado.
d) O caráter do trabalho de final de curso no Mestrado Acadêmico é o de um relatório de pesquisa, enquanto o Mestrado Profissional requer que se encontre naquele trabalho uma proposta de ação profissional que possa ter, de modo mais ou menos imediato, impacto no sistema em que o mestrando atua.
Esta modalidade de mestrado atende as mais variadas áreas de conhecimento, porém este programa tem como foco a formação continuada de professores de Matemática.
Breve Histórico
O programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática foi recomendado pela CAPES em agosto de 2008. Atualmente, possui sua estrutura administrativa e pedagógica no Departamento de Matemática e conta com o apoio e participação de professores dos Departamentos de Matemática, de Ciência da Computação, de Estatística, de Filosofia e do Instituto de Artes e Design, bem como de professores de outras instituições de Ensino Superior.
Clientela
Professores de Matemática com experiência profissional em docência há pelo menos dois anos no Ensino Fundamental, Médio ou Superior.
Objetivos
Geral:
Capacitar, através da pesquisa, professores de Matemática para o exercício da docência;
Específicos:
- Formar professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente.
- Produzir trabalhos de pesquisa que contribuam para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
- Conferir, mediante as exigências acadêmicas do Programa, o grau de Mestre Profissional em Educação Matemática.
Grupo A [Saberes Docentes]
Perspectivas Atuais em Avaliação
Metodologias alternativas de Ensino da Matemática
Informática na Educação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Gestão das TICs na Escola
Formação de Professores em EaD on-line
Grupo B [Conteúdos Específicos]
Álgebra Linear
Pensamento Comparativo em Matemática
Modelagem Matemática
Resolução de Problemas em Geometria
Representação Gráfica
Tópicos de Análise Matemática I
Tópicos de Análise Matemática II
Tópicos de Álgebra I
Tópicos de Álgebra II
Tópicos Especiais em Matemática
Grupo C [Formação Científica]
Concepções e Tendências em Educação Matemática
Prática Científica para Docentes Pesquisadores
Filosofia da Ciência
Software Educacional e Objetos de Aprendizagem
Projetos de Educação à Distância
Estudos Orientados
Grupo D [Atividades Complementares]
Seminário de Educação Matemática
Atividade de Docência Supervisionada I (Recomendada pela CAPES)
Atividade de Docência Supervisionada II (Recomendada pela CAPES)
Grupo de Estudo
Grupo de Pesquisa
É obrigatório o mestrando inscrever-se na seguinte disciplina:
Dissertação de Mestrado
O resumo das atividades do Curso e seus respectivos créditos são apresentados no quadro abaixo:
Disciplinas dos Grupos A, B e C
Grupo D: Atividades Complementares
Dissertação de Mestrado
Perspectivas Atuais em Avaliação
Metodologias alternativas de Ensino da Matemática
Informática na Educação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Gestão das TICs na Escola
Formação de Professores em EaD on-line
Grupo B [Conteúdos Específicos]
Álgebra Linear
Pensamento Comparativo em Matemática
Modelagem Matemática
Resolução de Problemas em Geometria
Representação Gráfica
Tópicos de Análise Matemática I
Tópicos de Análise Matemática II
Tópicos de Álgebra I
Tópicos de Álgebra II
Tópicos Especiais em Matemática
Grupo C [Formação Científica]
Concepções e Tendências em Educação Matemática
Prática Científica para Docentes Pesquisadores
Filosofia da Ciência
Software Educacional e Objetos de Aprendizagem
Projetos de Educação à Distância
Estudos Orientados
Grupo D [Atividades Complementares]
Seminário de Educação Matemática
Atividade de Docência Supervisionada I (Recomendada pela CAPES)
Atividade de Docência Supervisionada II (Recomendada pela CAPES)
Grupo de Estudo
Grupo de Pesquisa
É obrigatório o mestrando inscrever-se na seguinte disciplina:
Dissertação de Mestrado
O resumo das atividades do Curso e seus respectivos créditos são apresentados no quadro abaixo:
Disciplinas dos Grupos A, B e C
Grupo D: Atividades Complementares
Dissertação de Mestrado
Destinado a: professores licenciados em Matemática com experiência profissional em docência de pelo menos 2 (dois) anos letivos no Ensino Fundamental, Médio ou Superior.
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