Mestrado em Educação - Políticas e Instituições Educacionais e seus Atores (Petrópolis, Rio de Janeiro)
Universidade Católica de Petrópolis
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Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Mestrado em Educação do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis foi avaliado e recomendado pela CAPES em 2001. Na avaliação da CAPES, correspondente ao triênio 2004-2006, obteve nota 4 (quatro).
O Mestrado caracteriza-se por pluralidade, flexiblilidade e interdisciplinalidade. O corpo docente abrange diferentes enfoques analíticos e perspectivas teórico-metodológicas.
A proposta curricular foi formulada tendo em vista a necessidade de adequar o curso às pesquisas desenvolvidas, às características do alunado, à composição atual do corpo docente e às recomendações da CAPES expressas nas fichas de avaliação do Programa.
O Mestrado em Educação faz da pesquisa o núcleo organizador das atividades acadêmicas. Busca estabelecer claramente seus focos de especialização, bem como as linhas de pesquisa que desenvolve. A intenção é garantir organicidade às atividades de modo a integrar ensino, pesquisa, produção científica e orientação.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar pesquisadores e profissionais para a área da educação, mediante o desenvolvimento de linhas de pesquisa que contribuam para:
a) o avanço do conhecimento;
b) a análise de questões e problemas educacionais, e
c) a proposição de soluções alternativas.
Quer-se, em síntese, desenvolver nos mestrandos uma visão crítica, abrangente e propositiva da realidade educacional brasileira.
LINHAS DE PESQUISA
1- Políticas e instituições educacionais e seus atores - Análise das políticas educacionais no país, identificando organizações, propostas e planos definidos em níveis nacional, estadual e local, bem como estudo de instituições educacionais e do papel de sujeitos históricos, responsáveis pelos processos sociais instituídos e instituintes.
O Mestrado caracteriza-se por pluralidade, flexiblilidade e interdisciplinalidade. O corpo docente abrange diferentes enfoques analíticos e perspectivas teórico-metodológicas.
A proposta curricular foi formulada tendo em vista a necessidade de adequar o curso às pesquisas desenvolvidas, às características do alunado, à composição atual do corpo docente e às recomendações da CAPES expressas nas fichas de avaliação do Programa.
O Mestrado em Educação faz da pesquisa o núcleo organizador das atividades acadêmicas. Busca estabelecer claramente seus focos de especialização, bem como as linhas de pesquisa que desenvolve. A intenção é garantir organicidade às atividades de modo a integrar ensino, pesquisa, produção científica e orientação.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar pesquisadores e profissionais para a área da educação, mediante o desenvolvimento de linhas de pesquisa que contribuam para:
a) o avanço do conhecimento;
b) a análise de questões e problemas educacionais, e
c) a proposição de soluções alternativas.
Quer-se, em síntese, desenvolver nos mestrandos uma visão crítica, abrangente e propositiva da realidade educacional brasileira.
LINHAS DE PESQUISA
1- Políticas e instituições educacionais e seus atores - Análise das políticas educacionais no país, identificando organizações, propostas e planos definidos em níveis nacional, estadual e local, bem como estudo de instituições educacionais e do papel de sujeitos históricos, responsáveis pelos processos sociais instituídos e instituintes.
Disciplinas Obrigatórias Gerais
Educação Brasileira: questões atuais
Questões Epistemológicas e Pesquisa em Educação
Prática de Pesquisa I
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Disciplinas Obrigatórias das Linhas
Linha 1 - A Política Educacional como Objeto de Pesquisa
Disciplinas Optativas
Educação Brasileira: questões atuais
Questões Epistemológicas e Pesquisa em Educação
Prática de Pesquisa I
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Disciplinas Obrigatórias das Linhas
Linha 1 - A Política Educacional como Objeto de Pesquisa
Disciplinas Optativas
Portadoes de diploma de curso superior de duração plena, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
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