DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Histórico
A pós-graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau teve início em 1991, com uma área de concentração em Ensino Superior. A partir de 1997 até 2003, a ênfase se dá no Educador Pesquisador. De 2003 em diante, é o pesquisador em Educação o foco do Programa.
O Programa inicia com a maioria de seus professores provenientes de outras instituições. Eram professores visitantes, "pesquisadores seniors", em sua maioria. Atualmente, o PPGE conta com 12 professores, todos concursados, mediante normas da Instituição e pertencem ao quadro de professores.
Objetivos
- Formar pesquisadores em educação num ambiente de produção de pesquisa e para os diferentes níveis de ensino;
- Desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, privilegiando as temáticas envolvidas nas linhas de pesquisa;
- Assegurar a continuidade de pesquisas e imprimir caráter cumulativo às investigações;
- Proporcionar a atribuição do grau de Mestre em educação.
- Linha de Pesquisa 3: Processos de Ensinar e Aprender
Ementa: Interfaces entre o ensino e a aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico e a construção do conhecimento. Teorias da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Inclusão escolar. Saberes docentes. Formação inicial e continuada de professores. Currículo e avaliação da aprendizagem. Educação e tecnologias da informação e da comunicação.
Objeto de investigação da Linha: Ensino e aprendizagem em educação.
Grupos de pesquisa:
Educação Inclusiva: Julianne Fischer
Formação e atuação docente: Rita Buzzi Rausch
Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural: Edson Schroeder
A pós-graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau teve início em 1991, com uma área de concentração em Ensino Superior. A partir de 1997 até 2003, a ênfase se dá no Educador Pesquisador. De 2003 em diante, é o pesquisador em Educação o foco do Programa.
O Programa inicia com a maioria de seus professores provenientes de outras instituições. Eram professores visitantes, "pesquisadores seniors", em sua maioria. Atualmente, o PPGE conta com 12 professores, todos concursados, mediante normas da Instituição e pertencem ao quadro de professores.
Objetivos
- Formar pesquisadores em educação num ambiente de produção de pesquisa e para os diferentes níveis de ensino;
- Desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, privilegiando as temáticas envolvidas nas linhas de pesquisa;
- Assegurar a continuidade de pesquisas e imprimir caráter cumulativo às investigações;
- Proporcionar a atribuição do grau de Mestre em educação.
- Linha de Pesquisa 3: Processos de Ensinar e Aprender
Ementa: Interfaces entre o ensino e a aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico e a construção do conhecimento. Teorias da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Inclusão escolar. Saberes docentes. Formação inicial e continuada de professores. Currículo e avaliação da aprendizagem. Educação e tecnologias da informação e da comunicação.
Objeto de investigação da Linha: Ensino e aprendizagem em educação.
Grupos de pesquisa:
Educação Inclusiva: Julianne Fischer
Formação e atuação docente: Rita Buzzi Rausch
Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural: Edson Schroeder
NÚCLEO BÁSICO
DISCIPLINAS
Epistemologia da Educação
Epistemologia da Pesquisa
Filosofia da Educação
Teoria Pedagógica
Teoria Social da Educação
NÚCLEO ESPECÍFICO
DISCIPLINAS )
Disciplinas Optativas
NÚCLEO INVESTIGATIVO
DISCIPLINAS
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
Seminário de Pesquisa III
Seminário de Pesquisa IV
Oficinas do Pensamento I
Oficinas do Pensamento II
Oficinas do Pensamento III
Oficinas do Pensamento IV
Defesa da Dissertação
OUTRAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
- Participação em Eventos Científicos e ou Divulgação de Produção Científica
- Participação em 10 (dez) Seminários de Conteúdo
- Participação em 4 (quatro) bancas de defesa de dissertação
- Seminário de Qualificação
- Proficiência em Língua Estrangeira
DISCIPLINAS
Epistemologia da Educação
Epistemologia da Pesquisa
Filosofia da Educação
Teoria Pedagógica
Teoria Social da Educação
NÚCLEO ESPECÍFICO
DISCIPLINAS )
Disciplinas Optativas
NÚCLEO INVESTIGATIVO
DISCIPLINAS
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
Seminário de Pesquisa III
Seminário de Pesquisa IV
Oficinas do Pensamento I
Oficinas do Pensamento II
Oficinas do Pensamento III
Oficinas do Pensamento IV
Defesa da Dissertação
OUTRAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
- Participação em Eventos Científicos e ou Divulgação de Produção Científica
- Participação em 10 (dez) Seminários de Conteúdo
- Participação em 4 (quatro) bancas de defesa de dissertação
- Seminário de Qualificação
- Proficiência em Língua Estrangeira
Professores do ensino superior; técnicos e professores das redes de ensino; licenciados e bacharéis em várias áreas e profissionais liberais, interessados em pesquisar educação. Documentação Necessária:
- Ficha de Inscrição;
- Fotocópia da Cédula de Identidade;
- Fotocópia do CPF;
- Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;
- Fotocópia do Diploma de Graduação;
- Fotocópia da Certidão de Casamento (só no caso de mulheres);
- Fotos 3 x 4 coloridas;
- Currículo Vitae (Modelo Lattes);
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de pagamento da Taxa da Inscrição.
- Ficha de Inscrição;
- Fotocópia da Cédula de Identidade;
- Fotocópia do CPF;
- Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;
- Fotocópia do Diploma de Graduação;
- Fotocópia da Certidão de Casamento (só no caso de mulheres);
- Fotos 3 x 4 coloridas;
- Currículo Vitae (Modelo Lattes);
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de pagamento da Taxa da Inscrição.
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