Mestrado em Educação (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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Apresentação e Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: o Mestrado em Educação e o Doutorado em Ciências Humanas – Educação.
O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente tanto para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência como para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação.
Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES que vem conferindo a nota máxima da área ao nosso Programa, de forma consecutiva, ao longo dos últimos nove anos.
Outras características do Programa são a pluralidade e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos. A identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados pelas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.
O Mestrado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional.
O Doutorado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da criatividade e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa.
O programa apresenta as seguintes características:
* Perspectiva Interdisciplinar.
* Visão de totalidade do fenômeno educativo na sociedade, explorando-se as conexões entre as diferentes ciências sociais e humanas.
* Caráter de flexibilidade: procura-se garantir flexibilidade estrutural que permita aos pós-graduados obter uma fundamentação comum e, simultaneamente, explorar em profundidade um dos eixos temáticos especificados no Programa.
* Enfase na Integração pesquisa-ensino: concebem-se o ensino e a pesquisa como intimamente articulados alimentando-se as disciplinas com os resultados de pesquisas e envolvendo os pós-graduandos nas linhas de pesquisa do Departamento.
Objetivos
De acordo com essas características, o Programa visa atender aos seguintes objetivos:
* Desenvolver uma visão abrangente e uma postura crítica face à realidade educacional brasileira, propondo alternativas de ação diante dos problemas da sociedade.
* Desenvolver a pesquisa e a docência, potencializando a formação de professores e de pesquisadores.
* Aprofundar os estudos em um dos eixos temáticos do Programa.
Disciplinas Obrigatórias
Pesquisa Educacional II
Educação Brasileira
Pesquisa Educacional I
Dissertação de Mestrado
Tese de Doutorado
Exame de Qualificação I
Exame de Qualificação II
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês)
Matérias de Fundamentação
História da Educação Brasileira
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
Antropologia e Educação
Política da Educação Brasileira
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Política e Educação
Tópicos Especiais de Fundamentos da Educação
Mestrado
* Possuir o grau de Licenciado ou outro título universitário. Neste último caso, deverá comprovar experiência no setor educacional. Apresentar memorial de 3 páginas, no qual o candidato deverá descrever sua experiência de trabalho e estudo, assim como indicar seus objetivos no Mestrado e temática que deseja aprofundar, de acordo com uma das linhas de pesquisa.
* Ser aprovado em processo de seleção, constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação e entrevista com base no curriculum vitae e no memorial.
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