DFP_
Diploma oferecido:Mestre em Educação.
Localização:Itatiba - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O programa é desenvolvido por meio de estudos e investigações relacionados às linhas de pesquisa que se articulam, entre outros aspectos, perspectivas sociais, históricas e culturais acerca das questões educacionais.
Linhas de Pesquisa
Linguagem, discurso e práticas educativas
A linha desenvolve pesquisas sobre questões relacionadas à linguagem, aos diferentes tipos de discurso e às práticas educativas. Os trabalhos produzidos abordam temas tais como: práticas sociais de leitura e escrita, leitura e produção textual no contexto da educação escolar e não escolar; modos de constituição da subjetividade; interação social, linguagem e representações sobre o trabalho docente.
Matemática, cultura e práticas pedagógicas
A linha tem como eixo norteador o conhecimento matemático em seus aspectos curriculares, pedagógicos e culturais, bem como a formação do professor que ensina matemática. As pesquisas convergem para temas como: as relações entre os conhecimentos matemático escolar e cotidiano; a produção do conhecimento matemático escolar na prática pedagógica; o conhecimento matemático no contexto da educação de adultos; os contextos da formação docente.
História, historiografia e ideias educacionais
A linha trabalha com o estudo da história da educação brasileira considerando a formação desse campo historiográfico, a organização de grupos de intelectuais voltados para a reflexão sobre a educação e a escola no Brasil, a história das instituições educacionais, bem como a constituição do campo educacional e de suas personagens. As pesquisas desenvolvidas abordam temas como: a história da infância, a história das instituições de ensino, a história de leituras de formação docente e aspectos da atuação dos professores e a história dos materiais escolares.
Linhas de Pesquisa
Linguagem, discurso e práticas educativas
A linha desenvolve pesquisas sobre questões relacionadas à linguagem, aos diferentes tipos de discurso e às práticas educativas. Os trabalhos produzidos abordam temas tais como: práticas sociais de leitura e escrita, leitura e produção textual no contexto da educação escolar e não escolar; modos de constituição da subjetividade; interação social, linguagem e representações sobre o trabalho docente.
Matemática, cultura e práticas pedagógicas
A linha tem como eixo norteador o conhecimento matemático em seus aspectos curriculares, pedagógicos e culturais, bem como a formação do professor que ensina matemática. As pesquisas convergem para temas como: as relações entre os conhecimentos matemático escolar e cotidiano; a produção do conhecimento matemático escolar na prática pedagógica; o conhecimento matemático no contexto da educação de adultos; os contextos da formação docente.
História, historiografia e ideias educacionais
A linha trabalha com o estudo da história da educação brasileira considerando a formação desse campo historiográfico, a organização de grupos de intelectuais voltados para a reflexão sobre a educação e a escola no Brasil, a história das instituições educacionais, bem como a constituição do campo educacional e de suas personagens. As pesquisas desenvolvidas abordam temas como: a história da infância, a história das instituições de ensino, a história de leituras de formação docente e aspectos da atuação dos professores e a história dos materiais escolares.
Linha de pesquisa: Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas
Nome das disciplinas:
A formação docente: construtos e conceitos
Cultura e processo de escolarização
Cultura e produção de conhecimento
Culturas escolares
Currículo e diversidade
Jogo e cultura
Matemática, cotidiano e escolarização
Narrativas, história oral e educação matemática
O conhecimento matemático escolar
Pesquisas no e do cotidiano escolar
Processos de produção e análise de pesquisas em educação
Produção e difusão de saberes em processos educativos
Seminários de pesquisa
Tendências em educação matemática
Teoria e prática em resolução de problemas na educação matemática
Tecnologia educacional e a formação docente
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Linha de pesquisa: Linguagem, Discurso e Práticas Educativas
Nome das disciplinas:
Cultura e processo de escolarização
Discurso, sujeito e práticas educativas
Estudos sobre discurso, sujeito e saberes
Estudos sobre letramento
Linguagem, pensamento e educação
Políticas de educação e discurso
Subjetividades em educação na contemporaneidade
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Linha de pesquisa: História, Historiografia e Ideias Educacionais
Nome das disciplinas:
Educação, trabalho e classes populares
História da educação infantil
História das instituições educacionais
Histórias de leitura para professores
História e historiografia da educação brasileira
Os intelectuais e a história da educação
O urbano e seus lugares de memória e educação
Teoria e metodologia da pesquisa em história e história da educação
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Nome das disciplinas:
A formação docente: construtos e conceitos
Cultura e processo de escolarização
Cultura e produção de conhecimento
Culturas escolares
Currículo e diversidade
Jogo e cultura
Matemática, cotidiano e escolarização
Narrativas, história oral e educação matemática
O conhecimento matemático escolar
Pesquisas no e do cotidiano escolar
Processos de produção e análise de pesquisas em educação
Produção e difusão de saberes em processos educativos
Seminários de pesquisa
Tendências em educação matemática
Teoria e prática em resolução de problemas na educação matemática
Tecnologia educacional e a formação docente
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Linha de pesquisa: Linguagem, Discurso e Práticas Educativas
Nome das disciplinas:
Cultura e processo de escolarização
Discurso, sujeito e práticas educativas
Estudos sobre discurso, sujeito e saberes
Estudos sobre letramento
Linguagem, pensamento e educação
Políticas de educação e discurso
Subjetividades em educação na contemporaneidade
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Linha de pesquisa: História, Historiografia e Ideias Educacionais
Nome das disciplinas:
Educação, trabalho e classes populares
História da educação infantil
História das instituições educacionais
Histórias de leitura para professores
História e historiografia da educação brasileira
Os intelectuais e a história da educação
O urbano e seus lugares de memória e educação
Teoria e metodologia da pesquisa em história e história da educação
Tópicos especiais I
Tópicos especiais II
Tópicos especiais III
Público-alvo: Portadores de diploma de ensino superior.
DFP_