Mestrado em Profissional em Educação Matemática (Vassouras, Rio de Janeiro)
Universidade Severino Sombra
DFP_
Localização:Vassouras - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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A Universidade Severino Sombra (USS) está localizada na região geográfica do Estado do Rio de Janeiro, denominada Centro-Sul Fluminense. É dessa região, juntamente com a do Médio Paraíba, que provêm os alunos, que freqüentam os Cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos pela Universidade. Segundo dados do INEP, essas duas regiões possuem aproximadamente um total de 16000 professores atuando nas redes públicas (estaduais e municipais) e privadas de ensino da educação básica.
A presença de um Programa de Mestrado Profissional na área da Educação Matemática é de grande importância para a formação dos professores e para a qualidade da educação básica do Estado do Rio de Janeiro, em particular nos municípios do entorno da Universidade Severino Sombra, pois significa a oportunidade de um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas por parte desses profissionais.
Objetivo
O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente.
O curso é destinado aos portadores de diploma de nível superior em Matemática, Física, Informática, Engenharias ou áreas afins, outorgados por instituição de ensino superior reconhecida.
Perfil do Profissional a ser Formado
Ao abordar o perfil do professor a ser formado, destaca-se a necessidade de outros conhecimentos, além dos pertinentes a sua área de formação. Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação crítica de qualidade.
Linhas de Pesquisa
Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática:
Essa linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar o desenvolvimento de diversas metodologias e tecnologias de informação para o aprendizado da Matemática nos dois níveis do ensino, em virtude da dificuldade existente em se compreender as definições, conceitos e aplicações da Matemática.
Organização curricular em matemática e formação de professores:
Essa linha tem por objetivo pesquisar as articulações entre o conhecimento matemático, as práticas pedagógicas e o processo ensino/aprendizagem, relacionadas à organização curricular em matemática na Educação Básica e na formação de professores de matemática.
A presença de um Programa de Mestrado Profissional na área da Educação Matemática é de grande importância para a formação dos professores e para a qualidade da educação básica do Estado do Rio de Janeiro, em particular nos municípios do entorno da Universidade Severino Sombra, pois significa a oportunidade de um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas por parte desses profissionais.
Objetivo
O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente.
O curso é destinado aos portadores de diploma de nível superior em Matemática, Física, Informática, Engenharias ou áreas afins, outorgados por instituição de ensino superior reconhecida.
Perfil do Profissional a ser Formado
Ao abordar o perfil do professor a ser formado, destaca-se a necessidade de outros conhecimentos, além dos pertinentes a sua área de formação. Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação crítica de qualidade.
Linhas de Pesquisa
Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática:
Essa linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar o desenvolvimento de diversas metodologias e tecnologias de informação para o aprendizado da Matemática nos dois níveis do ensino, em virtude da dificuldade existente em se compreender as definições, conceitos e aplicações da Matemática.
Organização curricular em matemática e formação de professores:
Essa linha tem por objetivo pesquisar as articulações entre o conhecimento matemático, as práticas pedagógicas e o processo ensino/aprendizagem, relacionadas à organização curricular em matemática na Educação Básica e na formação de professores de matemática.
Disciplinas Obrigatórias:
Núcleo I:
Análise Matemática
Geometria
Idéias Fundamentais da Matemática
Metodologia da Pesquisa
Seminários de Pesquisa
Núcleo II:
Práticas Docentes
Núcleo III:
Centro de Estudos
Disciplinas Eletivas:
Álgebra Linear
Desenvolvimento de Ferramentas Educacionais para o Ensino de Matemática
Epistemologia e Educação Matemática
Estatística e Probabilidade
Expressão Gráfica e Geometria Descritiva
Formação de Professores: Tendências e Perspectivas de Pesquisa
História e Metodologia do Cálculo
Instrumentação para o Ensino de Matemática
Jogos Educacionais e Objetos de Aprendizagem
Matemática Financeira
O Currículo de Matemática nos Diferentes Níveis de Ensino
Sociologia da Educação
Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática
Teorias de Aprendizagem
Tópicos Especiais: O Livro Didático de Matemática
Tópicos de História da Matemática
Tópicos Especiais de Álgebra
Núcleo I:
Análise Matemática
Geometria
Idéias Fundamentais da Matemática
Metodologia da Pesquisa
Seminários de Pesquisa
Núcleo II:
Práticas Docentes
Núcleo III:
Centro de Estudos
Disciplinas Eletivas:
Álgebra Linear
Desenvolvimento de Ferramentas Educacionais para o Ensino de Matemática
Epistemologia e Educação Matemática
Estatística e Probabilidade
Expressão Gráfica e Geometria Descritiva
Formação de Professores: Tendências e Perspectivas de Pesquisa
História e Metodologia do Cálculo
Instrumentação para o Ensino de Matemática
Jogos Educacionais e Objetos de Aprendizagem
Matemática Financeira
O Currículo de Matemática nos Diferentes Níveis de Ensino
Sociologia da Educação
Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática
Teorias de Aprendizagem
Tópicos Especiais: O Livro Didático de Matemática
Tópicos de História da Matemática
Tópicos Especiais de Álgebra
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