FUNIBER

Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo - Alagoas

FUNIBER

Localização:Alagoas - Maceió

Duração:900 Horas

Valores/Preço:Consultar Valor

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características
A área de Projetos na atualidade tem grande lugar no desenvolvimento profissional de executivos das mais variadas profissões, pois todos participam, em diferentes níveis de liderança, do desenvolvimento e implementação de um projeto.
A área de Arquitetura e Urbanismo em conjunto é, sem lugar a dúvida, a que historicamente maior desenvolvimento e aplicação teve desde sua própria concepção. Daí a necessidade de desenvolver um programa que atenda às exigências profissionais atuais, especializado em projetos Urbanos e Arquitetônicos.
Devido a isto, o Mestrado em Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e Urbanismo estrutura-se sob um esquema formador inovador para a área, pois não só percorre em paralelo as três áreas clássicas do mundo dos projetos (Desenho, Gestão e Direção), mas vai além em sentido transversal com os cinco eixos temáticos relevantes da área:
1. Análise e teoria da Arquitetura e Urbanismo.
2. Desenvolvimento metodológico de projetos.
3. Implementação e gestão de projetos.
4. Tecnologias aplicadas a projetos de Arquitetura e Urbanismo.
5. O meio ambiente em projetos de Arquitetura e Urbanismo.
Permitindo desta maneira uma formação altamente especializada na área, a partir de todos os enfoques necessários para um correto desempenho profissional no âmbito privado e/ou em áreas de governo.
Finalmente, é importante destacar que a superposição dos 5 eixos temáticos mencionados, com as três áreas clássicas de projeto e a combinação de teoria e prática de aplicação imediata, forma um programa educacional focalizado em reforçar capacidades, habilidades e conhecimento para:
• desenhar um projeto;
• administrar sua projeção do início à reflexão post-mortem; e
• dirigir todos os recursos humanos individuais, coletivos e técnicos para os fins do projeto e os interesses dos envolvidos.
O programa de Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo articula fundamentos teóricos que permitem um desenvolvimento conceitual de cada tema, e exercício prático e metodológico com todo rigor próprio vivido no seio do desenvolvimento de um projeto.
Claramente, pode-se advertir, então, que não só se formam profissionais da teoria e da prática, mas também se treina e exercita para a aplicação na vida real.
É exatamente este o objetivo principal: não só formar profissionais da teoria, mas sim, a partir desta e da prática, pô-los ao ritmo dos tempos atuais na tomada de decisões e aplicação de soluções a problemas específicos da vida real.
Os objetivos estruturais do Mestrado são:
Objetivo geral:
• Formar profissionais com um alto compromisso social, ético e com visão global do que significa a intervenção em uma cidade. Contribuindo com metodologias específicas para trazer soluções a problemas urbanos e arquitetônicos, permitindo redesenhar os espaços físicos que ocupa o homem na vida atual.
Objetivos específicos:
• desenhar um projeto, entendendo por desenhar o treinar a criatividade para a solução de problemas e conflitos aos quais atender com o projeto;
• administrar projetos de Arquitetura e Urbanismo de um enfoque complementar (visão sistêmica e global), entendendo claramente a relação e incumbências de ambas as áreas, e incorporando o conceito do ciclo de vida de um projeto e do produto resultante;
• elevar o perfil da Direção de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, não só por meio do ajuste das habilidades diretoras, mas dando um amplo conhecimento ao diretor das áreas de impacto que se devem administrar ao realizar uma intervenção urbana;
• incorporar o conceito de desenho urbano, considerando que a intervenção urbana pode supor grandes escala territoriais, com um alto impacto ambiental;
• conhecer e fazer uso de metodologias adequadas para o desenho de soluções projetivas, atendendo à sequência lógica de avanço e avaliação contínua para a gestão e administração de todos os recursos comprometidos respondendo aos padrões internacionais do Management (Associação Espanhola de Engenharia de Projetos, AEIPRO ou o Project Management Institute, PMI).
Plano de Estudos
Introdução a projetos
Desenho de sistemas projetivos
Análise dos serviços a prestar
Análise funcional no projeto
A ergonomia no projeto
Segurança e confiabilidade no projeto
O meio ambiente no projeto
As especificações no projeto
Elaboração do anteprojeto
Introdução à gestão de projetos
Planejamento e gestão de projetos
Inter-relações entre urbanismo e arquitetura
Acompanhamento e controle do projeto
O meio ambiente em projetos urbanos e arquitetônicos
Gestão da confiança: risco e qualidade
Impacto da tecnologia em projetos urbano arquitetônicos
Componentes contextuais do projeto: econômicos, sociais, institucionais e culturais
Marketing da cidade

Teoria do projeto urbano arquitetônico
Gestão sem distâncias
Técnicas de apresentação em público
Administração e direção de empresa
Direção e planejamento estratégico
Preservação do patrimônio urbano arquitetônico
Técnicas de direção de equipes de trabalho
Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional
A função do estado
Últimas Consultas