DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Objetivos do Curso:
Preparar profissionais de Psicologia e áreas afins para se tornarem pesquisadores em Psicologia Clínica, incentivando o desenvolvimento da pesquisa, em especial, na Região Nordeste do Brasil.
Específicos:
. Preparar professores para ensino superior na área de Psicologia;
. Preparar profissionais de Psicologia e áreas afins para a produção de conhecimento científico na área de sua atividade profissional;
. Atribuir, mediante regime didático-científico, o título de mestre em Psicologia Clínica.
Area de Concentração
Tratamento e prevenção em psicologia clínica que se desdobram em três linhas de pesquisa:
I. Família e Interação Social
II. Práticas Psicológicas em Instituições
III. Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
Linhas de Pesquisa
1) Família e Interação Social
Esta linha propõe-se a desenvolver pesquisas que privilegiem o sujeito e sua interação na família, considerando-se esta como locus especial na constituição da subjetividade. Seus pesquisadores têm se voltado para o estudo da família em sua trans-historicidade, considerando as transformações por ela sofridas na contemporaneidade, as novas formas de parentalidade e conjugalidade, os vínculos constituídos a partir delas, as relações de gênero na família e os eventos estressores que dificultam seu funcionamento (álcool/drogas, violência intrafamiliar, doença e perda), bem como sua relação com outros sistemas sociais. Essa linha vem-se consolidando com pesquisas que analisam diferentes contextos da formação de grupos familiares e de procriação. Como resultado, temos, além das dissertações defendidas, a publicação de duas coletâneas que incluem trabalhos de docentes e discentes: Família: Diversos Dizeres, publicada em 2004, e A mulher e a família: diversos dizeres, publicado em 2006, além de diversos capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Nacionais Quallis A e B. Nas coletâneas publicadas contamos também com a colaboração de professores de outras instituições, tanto do nordeste (UNIFOR, UFRPE, FAFIRE) quando do sudeste (PUC/SP, PUC-CAMPINAS) do país.
2) Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições
Esta linha vem se consolidando pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca das práticas psicológicas em instituições. A partir de uma perspectiva fenomenológica e psicossociológica clinica, subdivide-se em três temáticas: 1) Práticas Psicológicas Clínicas na Perspectiva Fenomenológica Existencial: que problematiza as diversas modalidades de práticas psicológicas clínicas em instituições de saúde; 2) Atenção psicossocial: que reflete sobre a ação clínica a partir da fenomenologia social e 3) Clínica Psicológica e o sofrimento do trabalhador: que corrobora na construção de visões sobre o sofrimento emocional do trabalhador capazes de sustentar práticas de identificação e acolhimento deste sofrimento. O Laboratório que dá suporte a esta linha mantém intercâmbios com diversas instituições: Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da USP; Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-CAMPINAS, da UFES, da UFRN e da PUC-SP; Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro – IFEN.
3) Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
A linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise desenvolve estudos metapsicológicos e clínicos sobre as formas de subjetivação contemporânea. As pesquisas são desenvolvidas a partir de cinco eixos temáticos: 1. Adoção: reflete sobre o processo de vínculo na perfilhação por adoção; 2. Corpo: analisa as psicopatologias do corpo corroborando para construção de sua metapsicologia; 3. A problemática do Gênero e da Sexualidade: a partir da análise da relação sócio-histórico-cultural entre sexualidade e normatização, analisa a gramática normativa dos sistemas de sexo-gênero e suas implicações na produção das sexualidades e subjetividades consideradas não-normativas (homossexualidade, transexualidade, travestilidade, transgêneros, intersex, entre outras); 4. Fenômeno religioso: faz uma interpretação freudiana da psicogênese e natureza do fenômeno religioso. 5. Limites, fronteiras e endereçamentos: circulação da energia psíquica. O laboratório que lhe dá suporte mantém intercambio com profissionais de áreas afins e com as instituições: Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL); Espaço Psicanalítico – EPSI-PB.; Programas de Pós-Graduação da UFPE: lingüística e psicologia cognitiva e Laboratório de Psicologia Clínica; Laboratoire de Psychopatologie et Clinique Psychanalytique- Université Aix-Marseille I; Centre D’étude des Processus Psychiques de L’université Denis Diderot-Paris 7; Groupe de Recherche sur l’adoption, filiations e problèmes de société de Paris; Laboratórios de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP, UNICAMP e da UNIFOR.
Objetivos do Curso:
Preparar profissionais de Psicologia e áreas afins para se tornarem pesquisadores em Psicologia Clínica, incentivando o desenvolvimento da pesquisa, em especial, na Região Nordeste do Brasil.
Específicos:
. Preparar professores para ensino superior na área de Psicologia;
. Preparar profissionais de Psicologia e áreas afins para a produção de conhecimento científico na área de sua atividade profissional;
. Atribuir, mediante regime didático-científico, o título de mestre em Psicologia Clínica.
Area de Concentração
Tratamento e prevenção em psicologia clínica que se desdobram em três linhas de pesquisa:
I. Família e Interação Social
II. Práticas Psicológicas em Instituições
III. Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
Linhas de Pesquisa
1) Família e Interação Social
Esta linha propõe-se a desenvolver pesquisas que privilegiem o sujeito e sua interação na família, considerando-se esta como locus especial na constituição da subjetividade. Seus pesquisadores têm se voltado para o estudo da família em sua trans-historicidade, considerando as transformações por ela sofridas na contemporaneidade, as novas formas de parentalidade e conjugalidade, os vínculos constituídos a partir delas, as relações de gênero na família e os eventos estressores que dificultam seu funcionamento (álcool/drogas, violência intrafamiliar, doença e perda), bem como sua relação com outros sistemas sociais. Essa linha vem-se consolidando com pesquisas que analisam diferentes contextos da formação de grupos familiares e de procriação. Como resultado, temos, além das dissertações defendidas, a publicação de duas coletâneas que incluem trabalhos de docentes e discentes: Família: Diversos Dizeres, publicada em 2004, e A mulher e a família: diversos dizeres, publicado em 2006, além de diversos capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Nacionais Quallis A e B. Nas coletâneas publicadas contamos também com a colaboração de professores de outras instituições, tanto do nordeste (UNIFOR, UFRPE, FAFIRE) quando do sudeste (PUC/SP, PUC-CAMPINAS) do país.
2) Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições
Esta linha vem se consolidando pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca das práticas psicológicas em instituições. A partir de uma perspectiva fenomenológica e psicossociológica clinica, subdivide-se em três temáticas: 1) Práticas Psicológicas Clínicas na Perspectiva Fenomenológica Existencial: que problematiza as diversas modalidades de práticas psicológicas clínicas em instituições de saúde; 2) Atenção psicossocial: que reflete sobre a ação clínica a partir da fenomenologia social e 3) Clínica Psicológica e o sofrimento do trabalhador: que corrobora na construção de visões sobre o sofrimento emocional do trabalhador capazes de sustentar práticas de identificação e acolhimento deste sofrimento. O Laboratório que dá suporte a esta linha mantém intercâmbios com diversas instituições: Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da USP; Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-CAMPINAS, da UFES, da UFRN e da PUC-SP; Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro – IFEN.
3) Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
A linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise desenvolve estudos metapsicológicos e clínicos sobre as formas de subjetivação contemporânea. As pesquisas são desenvolvidas a partir de cinco eixos temáticos: 1. Adoção: reflete sobre o processo de vínculo na perfilhação por adoção; 2. Corpo: analisa as psicopatologias do corpo corroborando para construção de sua metapsicologia; 3. A problemática do Gênero e da Sexualidade: a partir da análise da relação sócio-histórico-cultural entre sexualidade e normatização, analisa a gramática normativa dos sistemas de sexo-gênero e suas implicações na produção das sexualidades e subjetividades consideradas não-normativas (homossexualidade, transexualidade, travestilidade, transgêneros, intersex, entre outras); 4. Fenômeno religioso: faz uma interpretação freudiana da psicogênese e natureza do fenômeno religioso. 5. Limites, fronteiras e endereçamentos: circulação da energia psíquica. O laboratório que lhe dá suporte mantém intercambio com profissionais de áreas afins e com as instituições: Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL); Espaço Psicanalítico – EPSI-PB.; Programas de Pós-Graduação da UFPE: lingüística e psicologia cognitiva e Laboratório de Psicologia Clínica; Laboratoire de Psychopatologie et Clinique Psychanalytique- Université Aix-Marseille I; Centre D’étude des Processus Psychiques de L’université Denis Diderot-Paris 7; Groupe de Recherche sur l’adoption, filiations e problèmes de société de Paris; Laboratórios de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP, UNICAMP e da UNIFOR.
1) Módulo Fundamental: constituído de duas disciplinas (02) obrigatórias de dois (02) créditos, que são cursadas por todos os alunos do curso, contemplando o núcleo exigido pelos objetivos gerais visados pelo curso e necessários para imprimir-lhes unidade. São elas:
a) Epistemologia e Psicologia (Discussão dos processos de constituição, transformação e superação do projeto epistemológico da modernidade e de como se abre hoje o campo para uma cultura pós-epitemológica na qual as questões éticas passam a ocupar uma posição decisiva);
b) Pesquisa em Psicologia Clínica (Discussão das bases formais e procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia clínica).
2) Módulo Específico: constituído de duas (02) disciplinas obrigatórias de dois (02) créditos, distintas para cada linha de pesquisa. Visam a construção do trabalho de pesquisa e formação do pesquisador na linha de pesquisa na qual o aluno está engajado, levando em conta as especificidades dos questionamentos, dos temas e das orientações técnicas. Elas poderão ser cursadas por alunos oriundos de outras linha de pesquisa e, neste caso elas serão computadas nos créditos das disciplinas optativas. São elas:
a) Fundamentos Filosóficos da Clínica Fenomenológica e Existencial (Discussão entrelaçamento entre Psicologia e Filosofia, com atenção à Fenomenologia)
b) Pesquisa em Clínica Fenomenológica (Problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica, enfocando a leitura fenomenológica da linguagem científica)
c) Metapsicologia Freudiana (Discussão do estatuto metapsicológico dos conceitos psicanalíticos freudianos)
d) Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Discussão das singularidades da pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise)
e) Dinâmica do grupo Familiar e Intervenções Clínicas (Discussão dos fundamentos psicanalíticos que circunscrevem a família como locus de constituição da vida psíquica do indivíduo)
f) Pesquisa em Clínica com Família (Discussão de modelos de pesquisa nos quais a família se apresenta como foco ou como fundo)
3) Módulo Complementar: constituído por nove (09) disciplinas de dois (02) créditos cada, por Leituras Dirigidas e Seminários de um (01) crédito cada. Nosso estatuto prevê a alternativa de cursar disciplinas em outros programas, com aproveitamento de créditos, desde que em programas reconhecidos pela CAPES. Oferecemos as seguintes disciplinas eletivas:
a) Clínica Psicanalítica I
b) Clínica Psicanalítica II
c) Práticas Psicológicas em Instituições I
d) Práticas Psicológicas em Instituições II
e) Paradigmas em Psicologia da Família
f) Intervenção na Clínica da Família
g) Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
h) Cultura e Subjetividade
I) Tópicos Especiais em Linguagem
j) Visão Histórico-Social da Família
a) Epistemologia e Psicologia (Discussão dos processos de constituição, transformação e superação do projeto epistemológico da modernidade e de como se abre hoje o campo para uma cultura pós-epitemológica na qual as questões éticas passam a ocupar uma posição decisiva);
b) Pesquisa em Psicologia Clínica (Discussão das bases formais e procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia clínica).
2) Módulo Específico: constituído de duas (02) disciplinas obrigatórias de dois (02) créditos, distintas para cada linha de pesquisa. Visam a construção do trabalho de pesquisa e formação do pesquisador na linha de pesquisa na qual o aluno está engajado, levando em conta as especificidades dos questionamentos, dos temas e das orientações técnicas. Elas poderão ser cursadas por alunos oriundos de outras linha de pesquisa e, neste caso elas serão computadas nos créditos das disciplinas optativas. São elas:
a) Fundamentos Filosóficos da Clínica Fenomenológica e Existencial (Discussão entrelaçamento entre Psicologia e Filosofia, com atenção à Fenomenologia)
b) Pesquisa em Clínica Fenomenológica (Problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica, enfocando a leitura fenomenológica da linguagem científica)
c) Metapsicologia Freudiana (Discussão do estatuto metapsicológico dos conceitos psicanalíticos freudianos)
d) Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Discussão das singularidades da pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise)
e) Dinâmica do grupo Familiar e Intervenções Clínicas (Discussão dos fundamentos psicanalíticos que circunscrevem a família como locus de constituição da vida psíquica do indivíduo)
f) Pesquisa em Clínica com Família (Discussão de modelos de pesquisa nos quais a família se apresenta como foco ou como fundo)
3) Módulo Complementar: constituído por nove (09) disciplinas de dois (02) créditos cada, por Leituras Dirigidas e Seminários de um (01) crédito cada. Nosso estatuto prevê a alternativa de cursar disciplinas em outros programas, com aproveitamento de créditos, desde que em programas reconhecidos pela CAPES. Oferecemos as seguintes disciplinas eletivas:
a) Clínica Psicanalítica I
b) Clínica Psicanalítica II
c) Práticas Psicológicas em Instituições I
d) Práticas Psicológicas em Instituições II
e) Paradigmas em Psicologia da Família
f) Intervenção na Clínica da Família
g) Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
h) Cultura e Subjetividade
I) Tópicos Especiais em Linguagem
j) Visão Histórico-Social da Família
Processo de Seleção
As vagas são destinadas a portadores de diplomas de Psicólogo, de Bacharel ou Licenciado em Psicologia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único. O número de vagas anual é fixado pelo colegiado do curso e divulgado no Edital de Seleção.
A inscrição é feita na secretaria acadêmica da PRAC durante o período definido pelo Edital de Seleção, mediante preenchimento de ficha de inscrição (formulário da UNICAP) e entrega dos seguintes documentos:
formulário da UNICAP preenchido;
cópia RG (autenticada);
cópia do CPF (autenticada);
cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição (autenticada);
cópia de certidão de nascimento/casamento/divórcio (autenticada);
cópia do comprovante de serviço militar (autenticada);
cópia do histórico escolar da graduação (autenticada);
cópia do certificado de conclusão da graduação ou cópia do diploma (autenticada);
duas fotos 3×4 recentes;
requerimento expondo razões da escolha do curso de pós-graduação e da área;
projeto de pesquisa – proposta preliminar;
currículo Lattes (modelo do CNPq - Plataforma Lattes);
comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
A seleção é constituída dos seguintes itens:
Prova escrita sobre conhecimentos em Psicologia Clínica
Análise do pré-projeto de pesquisa
Avaliação do currículo Lattes
Entrevista com os candidatos que obtiverem nota 7,0 (sete) na prova de conhecimento.
Prova de língua estrangeira (francês ou inglês) na qual será pedida uma interpretação e/ou tradução de texto. Ao candidato que não conseguir obter nota 7,0 (sete) será dada uma nova oportunidade 6 meses após o período de seleção. Caso o resultado seja negativo, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso. Poderá submeter-se novamente à seleção com aproveitamento dos créditos obtidos.
As vagas são destinadas a portadores de diplomas de Psicólogo, de Bacharel ou Licenciado em Psicologia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único. O número de vagas anual é fixado pelo colegiado do curso e divulgado no Edital de Seleção.
A inscrição é feita na secretaria acadêmica da PRAC durante o período definido pelo Edital de Seleção, mediante preenchimento de ficha de inscrição (formulário da UNICAP) e entrega dos seguintes documentos:
formulário da UNICAP preenchido;
cópia RG (autenticada);
cópia do CPF (autenticada);
cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição (autenticada);
cópia de certidão de nascimento/casamento/divórcio (autenticada);
cópia do comprovante de serviço militar (autenticada);
cópia do histórico escolar da graduação (autenticada);
cópia do certificado de conclusão da graduação ou cópia do diploma (autenticada);
duas fotos 3×4 recentes;
requerimento expondo razões da escolha do curso de pós-graduação e da área;
projeto de pesquisa – proposta preliminar;
currículo Lattes (modelo do CNPq - Plataforma Lattes);
comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
A seleção é constituída dos seguintes itens:
Prova escrita sobre conhecimentos em Psicologia Clínica
Análise do pré-projeto de pesquisa
Avaliação do currículo Lattes
Entrevista com os candidatos que obtiverem nota 7,0 (sete) na prova de conhecimento.
Prova de língua estrangeira (francês ou inglês) na qual será pedida uma interpretação e/ou tradução de texto. Ao candidato que não conseguir obter nota 7,0 (sete) será dada uma nova oportunidade 6 meses após o período de seleção. Caso o resultado seja negativo, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso. Poderá submeter-se novamente à seleção com aproveitamento dos créditos obtidos.
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