DFP_
Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
A formação de um mestre compreende desenvolver habilidades de pesquisa, ensino e capacidade crítica. O egresso de um curso de mestrado, além de atuar em várias instituições de ensino, na capital e no interior de Minas Gerais, assim como em outros Estados, pode também vir a contribuir para o desenvolvimento e crescimento das organizações. Nota-se também que dentro da perspectiva de a carreira tornar-se cada vez autodirigida e multidirecional, muitos profissionais se interessam pela docência com o objetivo de ampliar seu aspecto de atuação, assim como de repassar e discutir as suas experiências. Essa alternativa é oferecida pelo curso de Mestrado Interinstitucinal, que, assim, possibilita a transição da gerência para a docência ou a atuação concomitante nessas duas atividades. A realização do Mestrado constitui, então, uma importante etapa para a formação do docente e do pesquisador, assim como, um processo de amadurecimento para o acesso a programas de doutorado no país e no exterior.
O Curso de Mestrado Interinstitucional em Administração da FACE/FUMEC configura-se, então, como altamente compatível com a demanda por acadêmicos titulados e profissionais interessados em ampliar suas competências e espaços de atuação.
Missão
A missão do Programa é a produção de pesquisa criativa, de ponta, e a formação de pesquisadores com habilidade científica, conhecimento metodológico e capacidade crítica. Entende-se que a pesquisa se orienta por métodos científicos rigorosos que respaldam os resultados alcançados, com capacidade de reprodução e contribuição para o progresso da ciência. Conforme a natureza dos problemas, as pesquisas assumem características positivistas ou interpretativistas, tendo os pesquisadores liberdade na escolha metodológica.
Sobre o curso
O curso de Mestrado Interinstitucional em Administração da FUMEC tem como objetivo geral a formação de profissionais com habilidades para o desenvolvimento científico e a produção de conhecimento em Ciências Administrativas.
Objetivos específicos
a) formar mestres para exercerem o magistério superior na área;
b) fomentar o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação;
c) promover e desenvolver competências de pesquisa junto ao corpo docente e discente da instituição de forma integrada com outros centros de excelência;
d) difundir os conhecimentos resultantes das pesquisas em periódicos, revistas e congressos científicos;
f) formar gestores para exercerem liderança em processos inovadores visando contribuir para a elevação dos padrões de gestão e produtividade das organizações brasileiras;
g) capacitar profissionais para desenvolver estratégias, implementar mecanismos de intervenção e avaliar resultados organizacionais;
i) manter uma rede de egressos visando à atualização desses ex-alunos e a propagação das atividades do Programa.
O Curso de Mestrado Interinstitucional em Administração da FACE/FUMEC configura-se, então, como altamente compatível com a demanda por acadêmicos titulados e profissionais interessados em ampliar suas competências e espaços de atuação.
Missão
A missão do Programa é a produção de pesquisa criativa, de ponta, e a formação de pesquisadores com habilidade científica, conhecimento metodológico e capacidade crítica. Entende-se que a pesquisa se orienta por métodos científicos rigorosos que respaldam os resultados alcançados, com capacidade de reprodução e contribuição para o progresso da ciência. Conforme a natureza dos problemas, as pesquisas assumem características positivistas ou interpretativistas, tendo os pesquisadores liberdade na escolha metodológica.
Sobre o curso
O curso de Mestrado Interinstitucional em Administração da FUMEC tem como objetivo geral a formação de profissionais com habilidades para o desenvolvimento científico e a produção de conhecimento em Ciências Administrativas.
Objetivos específicos
a) formar mestres para exercerem o magistério superior na área;
b) fomentar o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação;
c) promover e desenvolver competências de pesquisa junto ao corpo docente e discente da instituição de forma integrada com outros centros de excelência;
d) difundir os conhecimentos resultantes das pesquisas em periódicos, revistas e congressos científicos;
f) formar gestores para exercerem liderança em processos inovadores visando contribuir para a elevação dos padrões de gestão e produtividade das organizações brasileiras;
g) capacitar profissionais para desenvolver estratégias, implementar mecanismos de intervenção e avaliar resultados organizacionais;
i) manter uma rede de egressos visando à atualização desses ex-alunos e a propagação das atividades do Programa.
Núcleo Básico
Teoria das organizações (obrigatória)
Administração estratégica (obrigatória)
Administração de marketing (obrigatória)
Núcleo de formação em pesquisa
Metodologia científica (obrigatória)
Pesquisa em administração (obrigatória)
Projeto de dissertação (obrigatória)
Métodos qualitativos (optativa)
Métodos quantitativos (optativa)
Núcleo de formação e aprofundamento
Pesquisa de marketing (optativa)
Comportamento do consumidor (optativa)
Administração estratégica (optativa)
Comportamento organizacional (optativa)
Gestão de produtos, marcas e preços (optativa)
Marketing de serviços (optativa)
Marketing digital (optativa)
Marketing de relacionamento (optativa)
Marketing internacional (optativa)
Logística empresarial (optativa)
Modelos de estratégia empresarial (optativa)
Governança corporativa (optativa)
Gestão estratégica de finanças (optativa)
Gestão estratégica de pessoas (optativa)
Métodos qualitativos (optativa)
Cultura e mudança organizacional (optativa)
Alianças estratégicas (optativa)
Núcleo de apoio
Tópico Especial I ( 15 h/a)
Tópicos Especiais II (30 h/a)
Teoria das organizações (obrigatória)
Administração estratégica (obrigatória)
Administração de marketing (obrigatória)
Núcleo de formação em pesquisa
Metodologia científica (obrigatória)
Pesquisa em administração (obrigatória)
Projeto de dissertação (obrigatória)
Métodos qualitativos (optativa)
Métodos quantitativos (optativa)
Núcleo de formação e aprofundamento
Pesquisa de marketing (optativa)
Comportamento do consumidor (optativa)
Administração estratégica (optativa)
Comportamento organizacional (optativa)
Gestão de produtos, marcas e preços (optativa)
Marketing de serviços (optativa)
Marketing digital (optativa)
Marketing de relacionamento (optativa)
Marketing internacional (optativa)
Logística empresarial (optativa)
Modelos de estratégia empresarial (optativa)
Governança corporativa (optativa)
Gestão estratégica de finanças (optativa)
Gestão estratégica de pessoas (optativa)
Métodos qualitativos (optativa)
Cultura e mudança organizacional (optativa)
Alianças estratégicas (optativa)
Núcleo de apoio
Tópico Especial I ( 15 h/a)
Tópicos Especiais II (30 h/a)
Público alvo
O Curso, com duração de 24 meses, destina-se a capacitação de docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG.
A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a remessa dos documentos abaixo discriminados, em envelope lacrado e identificado com o nome do candidato e a expressão “MINTER FUMEC/ IFMG”, na REPRESENTAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO DO IFMG DO RESPECTIVO CAMPUS DE TRABALHO DO CANDIDADO:
a) Formulário de inscrição (disponível no site do Curso de Mestrado em Administração devidamente preenchido e impresso;
b) 01 foto 3 x 4;
c) diploma e histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso);
e) curriculum vitae (preferencialmente no modelo Lattes).
d) Intenção de pesquisa de, no máximo, duas páginas, contendo: 1) Contextualização do tema; 2) objetivo geral; 3) Breve justificativa.
O Curso, com duração de 24 meses, destina-se a capacitação de docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG.
A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a remessa dos documentos abaixo discriminados, em envelope lacrado e identificado com o nome do candidato e a expressão “MINTER FUMEC/ IFMG”, na REPRESENTAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO DO IFMG DO RESPECTIVO CAMPUS DE TRABALHO DO CANDIDADO:
a) Formulário de inscrição (disponível no site do Curso de Mestrado em Administração devidamente preenchido e impresso;
b) 01 foto 3 x 4;
c) diploma e histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso);
e) curriculum vitae (preferencialmente no modelo Lattes).
d) Intenção de pesquisa de, no máximo, duas páginas, contendo: 1) Contextualização do tema; 2) objetivo geral; 3) Breve justificativa.
DFP_